O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, de uma reunião de alto nível em Santiago, no Chile, focada na defesa da democracia. O evento é organizado pelo presidente chileno, Gabriel Boric, e conta também com a presença dos presidentes da Colômbia, Espanha e Uruguai.
Pautas em Destaque
Três temas principais serão debatidos durante o encontro: a defesa da democracia e do multilateralismo, o combate às desigualdades e o enfrentamento à desinformação e às tecnologias digitais. A reunião será inicialmente restrita aos chefes de Estado, seguida de um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa.
Continuidade de Iniciativas
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, esta reunião dá continuidade ao encontro “em defesa da democracia – lutando contra o extremismo”, realizado em 2024. Aquela iniciativa foi convocada pelos presidentes Lula e Pedro Sánchez, da Espanha. Uma nova edição dessa discussão está prevista para setembro deste ano, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.