SEGUNDA-FEIRA, 27/10/2025

Em destaque

TRE oficializa Rafael Fera como novo Deputado Federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

Decisão do TRE muda pouco o cenário político de Rondônia e abre longa disputa judicial antes da posse de Rafael Fera.

Por Sérgio Pires - 30

Publicado em 

TRE oficializa Rafael Fera como novo Deputado Federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

Tudo mudou para tudo continuar (quase) igual. Na retotalização dos votos da última eleição, depois que as regras do jogo foram mudadas quando já tinha passado longo tempo da etapa final, a única mudança foi a inclusão do nome do ex-vereador de Ariquemes, Rafael Fera, como novo membro da nossa bancada federal. E a prevista saída de Lebrão, que ocupava a cadeira com metade dos votos do agora novo titular. O que mudou mesmo? Os eleitos receberam alguns votos a mais, porque os de Lebrão foram divididos e Rafael Fera ainda tem um bom caminho a percorrer, antes de sentar na cadeira que, fosse levada em conta a vontade do eleitor, já teria sido dele desde o início do mandato.

Na recontagem, Fernando Máximo ficou com 85.605 votos; Sílvia Cristina, com 65.012; Lúcio Mosquini com 48.785; Maurício Carvalho, com 32.637; Coronel Chrisóstomo, com 24.406; Rafael Fera, com 24.286; Thiago Flores, com 23.791 e Cristiane Lopes, com 22.806. Neste pacote, caso quem teve mais votos chegasse à Câmara, seriam eleitas a petista Fátima Cleide (28.422 votos) e a primeira dama de Cacoal, Joliane Duran Simões Fúria (24.630), ambas fora da Câmara por causa das respectivas legendas e coligações.

Agora começa uma nova peregrinação jurídica, para que Fera assuma sua cadeira. Primeiro, ele terá que conseguir validar a decisão da atual Câmara de Vereadores de Ariquemes, que anulou sua cassação ocorrida na gestão anterior. Depois, terá que esperar que os últimos recursos de Lebrão sejam negados e que nenhum ministro do STF peça vistas do processo. Por fim, terá que aguardar a convocação da Câmara Federal, para assumir. Caso tenha problemas de percurso e não possa assumir, o próximo suplente é o prefeito de Vilhena, o Delegado Flori, que  quer manter-se onde está. A próxima suplente é a vereadora de quinto mandato de Porto Velho, Elis Regina.

CRÍTICA DE VALDIR RAUPP NOS DINOSSAUROS TEM REAÇÃO DOS BOLSONARISTAS MAIS FANÁTICOS DE RONDÔNIA

No longo bate papo que o ex-senador teve com os Dinossauros da SICTV, na semana passada, uma declaração dele causou polêmica. Raupp afirmou que não concordava com a indicação e apoio de Jair Bolsonaro  ao empresário Bruno Scheid,  de Ji-Paraná, porque o único mote de campanha de Scheid “seria uma vingança, para cassar ministros do STF”! Imediatamente começaram a surgir nas redes sociais pronunciamentos e comentários a favor de Scheid, vindos de bolsonaristas mais fanáticos. E em seguida dele próprio, confirmando que é isso mesmo. O próprio pré-candidato divulgou um vídeo em que afirma que “realmente este será um dos motes da campanha”.

O ex-Presidente está tentando lançar nomes muito ligados a ele, para compor uma maioria no Senado, em 2026 com o objetivo maior de cassar ministros da Corte Suprema, mas principalmente Alexandre de Moraes. Este é um assunto público, já divulgado por várias fontes. A divisão ideológica que atingiu o Brasil e também a Rondônia, onde 70 por cento dos eleitores são de direita ou conservadores, podem colocar no Senado personagens praticamente desconhecidos da política. Bolsonaro ainda é um cabo eleitoral muito poderoso no Estado.

Bolsonaro defende com unhas e dentes a teoria de que, com maioria de senadores, poderá começar processos de depuração no STF, coisa que seus seguidores aplaudem. Mas só isso será suficiente? Rondônia tem nomes de peso, com muitos serviços prestados, que também querem as duas vagas. Bolsonaro conseguirá seu intento, mesmo ele estando inelegível para 2026? Saberemos quando as urnas e abrirem no ano que vem!

A BRIGA PELO SENADO SERÁ UMA DAS MAIS ACIRRADAS DA HISTÓRIA, MESMO SEM TODAS AS DEFINIÇÕES ATÉ AGORA

Por falar em Senado, o quadro continua complicado, porque são muitos nomes de peso para as duas vagas. O próprio Raupp ainda analisa o quadro, para definir se entra ou não na disputa. O melhor quadro para ele fosse se Marcos Rogério e Confúcio Moura disputassem o Governo, tirando da disputa senatorial dois nomes entre os mais fortes. Neste momento, surgem como duas candidaturas bastante viáveis a do governador Marcos Rocha, pelo governo acima da média que está realizando e o deputado federal Fernando Máximo, que em breve troca de partido e deve disputar pelo PL de Bolsonaro, na mesma chapa que terá Bruno Scheid. Não há ainda definição também sobre Hildon Chaves, que tem como Plano A concorrer ao Governo, mas como Plano B buscar uma vaga ao Senado.

Neste pacote, quem não colocar o nome da deputada federal Silvia Cristina na relação dos “com chance”, estará cometendo um pecado mortal. E Acir Gurgacz? Que ninguém subestime o ex-senador de Ji-Paraná, nome fortíssimo nesta disputa acirrada que se antevê para 2026.

Faltando ainda pelo menos nove meses para as definições, porque tudo começa a ferver a partir de abril, a poucos meses da eleição, o quadro ainda é difícil de clarear, na medida em que são várias lideranças, cada uma com seu potencial, para tentar chegar  às duas vagas ao Senado. A disputa por elas deverá ser uma das mais complexas de 2026. Quem ganhará?

OS BILHÕES DA FEIRA, PIB RECORDE E MENOR DESEMPREGO: ROCHA  COMEMORA O SUCESSO DA NOSSA ECONOMIA

Enquanto em algumas regiões do país a economia patina, sem sair do ligar, em Rondônia há uma sucessão de boas notícias. Pode-se começar destacando o agronegócio e a edição recém concluída da Rondônia Rural Show, recorde de público, com quase 430 mil visitantes e, muito mais, de vendas, com mais de 5 bilhões e 100 milhões de reais faturados. Isso é perto de 1 bilhão de dólares e 16 por cento a mais do que no ano anterior, que já havia sido um sucesso. A feira, iniciada modestamente no governo Confúcio, no ano de 2012. Naquela primeira edição, as vendas já foram surpreendentes: mais de 186 milhões de reais, 27 vezes menos do que faturado este ano.

Outro destaque que não se pode ignorar é a previsão de que Rondônia terá um PIB de 4,7 por cento este ano, o segundo maior do país, ao lado do Mato Grosso do Sul, um Estado que começou seu histórico desenvolvimento muito antes que nós. Os números previstos para a expansão da nossa economia, quando cresceremos mais que o dobro da média nacional, nos coloca à frente de potências econômicas como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e vários outros Estados. É um novo período dourado, equiparando-se aos anos da corrida do ouro, para os rondonienses.

Por fim, outro item  de vital importância para todos, uma das maiores provas de que Rondônia tem uma das melhores economias do Brasil, oportunidades de renda e melhoria de vida para a população, é que no primeiro trimestre de 2025, nos tornamos o segundo Estado brasileiro com menor desemprego. A queda para 3,1 por cento nos que estão desempregados é mais uma demonstração concreta do crescimento da nossa economia. “Por apenas um décimo, ficamos atrás de Santa Catarina”, lembrou o governador Marcos Rocha, comemorando os números positivos. “Vamos ainda mais longe”, prevê Rocha.

SEM CENSURA, SEM DESRESPEITO ÀS OPINIÕES DE QUEM QUER QUE SEJA. POR AQUI, HÁ APENAS CRITÉRIOS SENDO SEGUIDOS

Resposta a leitor que pergunta porque neste espaço não se divulga questões que estão em outras mídias. Vamos lá! Há que se respeitar todas as opiniões. Quem gosta de censura prévia são alguns membros do Judiciário, em todas as instâncias e do atual governo brasileiro. Portanto, neste espaço, defende-se com unhas e dentes a  liberdade de pensamento e de expressão, como exige nossa Constituição, que tem sido constantemente pisoteada por decisões absurdas, cada um a usando a seu bel prazer. Pode-se não concordar – assim como tem muita gente que não concorda com o que é escrito aqui – mas jamais censurar. Que isso fique bem claro.

Por isso, há que se respeitar todos os posicionamentos. Inclusive o deste escriba de mal traçadas linhas. Como ele já acompanhou tantas injustiças nestes mais de 55 anos de jornalismo, há alguns critérios para publicações de denúncias neste espaço. Nada de censura. Apenas critérios. Aqui não se acusa ninguém sem que haja fatos públicos e  notórios. Sem que haja um processo em andamento; uma ação policial concreta ou fatos que sejam incontestáveis.

Por causa da política e de seus interesses, já se destruiu muitas vidas, muitas famílias. Apenas um exemplo: um conhecido político rondoniense que foi inocentado de todas as acusações quase uma década e meia depois,  até hoje tem uma sério problema de doença na família, por tudo o que a pessoa sofreu. Como aqui não se tem interesse político e, como critério, tenta-se dar opiniões sinceras sobre fatos concretos, respeitando-se sempre quem pensa diferente, este tipo de procedimento continuará sendo seguido, em respeito aos leitores e aos que militam na vida pública.

REBELO VOLTA AO ATAQUE CONTRA MARINA SILVA E PROTESTA CONTRA A PIOR QUALIDADE DE VIDA NA AMAZÔNIA

Ah, que problema cada vez que Aldo Rebelo abre a boca! Ele faz tremer as estruturas do governo, do ministério do Meio Ambiente, comandado pelas ONGs internacionais e, principalmente, da ministra Marina Silva, aquela que é da Amazônia mas não quer a gente da Amazônia tenha uma vida digna. Marina desfile pelas largas avenidas de São Paulo, com toda a sua superestrutura e modernismos, enquanto a região que ela deveria defender tem os piores índices humanos do país.

Numa nova entrevista, Rebelo questiona: qual o poder político de Marina Silva, já que no Congresso seu partido nem tem sequer um senador? Ele foi mais longe: “que poder é este em que o governo federal contingenciou o orçamento de 37 ministérios e, qual foi o único que manteve 100 por cento de seus recursos? Ora, foi o Ministério do Meio Ambiente. Por que? Porque ali a força política não vem do Congresso, não é uma força política com raízes e bases nacionais”.

Aldo Rebelo explica: “ali há uma força política que vem de fora, das embaixadas da Europa e dos Estados Unidos, que controlam as organizações não governamentais por eles financiadas”. Esta é a correlação de forças que domina as questões ambientais no Brasil, resumiu. Rebelo tem denunciado estes acordos internacionais, feitos em detrimento dos grandes interesses brasileiros e protestado pela situação da população Amazônica, que tem os piores índices de desenvolvimento humano do país, em praticamente todos os setores.

DELEGAÇÃO DAS MULHERES RONDONIENSES SE DESTACAM EM ENCONTRO NACIONAL DO PL

A vereadora Sofia Andrade e a presidente regional do PL em Rondônia, Sandra Melo, foram algumas representantes rondonienses no Encontro Nacional de Mandatárias do PL Mulher, realizada na última sexta-feira em Brasília. O ex-presidente Bolsonaro participou do evento, comandado pela ex-primeira dama Michele Bolsonaro, reunindo centenas de lideranças de todo o país. O senador rondoniense Marcos Rogério também prestigiou o evento. Mulheres de todo o país convergiram para a Capital Federal, num encontro que tenta mobilizar toda a direta feminina para a disputa eleitoral do ao que vem.

Num vídeo divulgado nas redes sociais, Sofia Andrade e Marcos Rogério trocam elogios, ela chamando ele de “o melhor senador do país”, enquanto Rogério conclamava as mulheres, como Sofia, a trabalharem “para mudar o Brasil”. Como pano de fundo do encontro, as rondonienses foram também incitadas a participar diretamente da disputa nas urnas e da mobilização para que o PL feminino avance e abra espaço para muito mais mulheres na política.

A participação da mulher ainda está muito distante do ideal, também aqui em Rondônia. O PL, por exemplo, elegeu apenas 15 vereadoras e duas vice-prefeitas, em 14 cidades. Todas as demais localidades não deram espaço para as liberais. Na Assembleia Legislativa, quatro deputadas são conservadoras, mas nenhuma do PL. A esquerda elegeu apenas uma.

VEM AÍ NOVO ATAQUE AO BOLSO DE QUEM PRODUZ. BAGATTOLI PROTESTA E DIZ QUE GOVERNO LULA CRIOU UM IMPOSTO A CADA 37 DIAS

Lá vem mais imposto para atacar o bolso de quem trabalha e produz. Como o aumento do IOF fracassou (aliás, mais uma tentativa do governo de engordar os cofres obesos da União que não deu certo) o jeito agora é criar outra  forma de arrancar grana dos setores produtivos do país. O senador rondoniense Jaime Bagattoli protestou contra a medida. “Na prática, a saída encontrada foi compensar as perdas aumentando a carga tributária. A principal medida é a aplicação de um imposto sobre a LCI (Letras de Crédito Imobiliário), a LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e o Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais). Esses investimentos são extremamente populares entre os trabalhadores e pequenos poupadores que buscam uma rentabilidade um pouco maior que a da poupança, justamente por sua isenção de Imposto de Renda, que agora está ameaçada”, informou.

“A decisão é péssima para os pequenos investidores e para os produtores. Ela mostra, mais uma vez, que o atual Governo escolhe penalizar quem ganha menos e quem financia o agro para não sair perdendo na arrecadação. O governo tenta, a todo custo, tapar o buraco de uma gestão que gasta de forma descontrolada. É um claro ataque ao setor produtivo e um prejuízo certo para o consumidor”, analisou.

O representante rondoniense no Senado foi mais longe: “desde 2023, o que vemos é um aumento de impostos a cada 37 dias. Não há qualquer movimento para cortar privilégios, combater o desperdício na máquina pública, ou seja, cortar gastos. A única solução que o governo consegue enxergar é avançar sobre o bolso do cidadão e sobre a capacidade produtiva do Brasil, tributando com mais força quem poupa e quem produz”, protestou Bagattoli.

NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 12, DEBATE SOBRE ATUALIZAÇÃO DO NOSSO ZONEAMENTO SERÁ EM PIMENTA BUENO         

Quanto mais se debate, mais reforça a necessidade de que Rondônia repense e avalie a importância da atualização do seu Zoneamento Sócioeconômico e Ecológico. Por isso, será de grande importância a participação de autoridades, produtores e comunidades em mais uma audiência pública para debater o tema. O encontro acontecerá nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 189 horas, em Pimenta Bueno, liderado pelo deputado Ismael Crispin, presidente  da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e que tem levado as discussões sobre a atualização a várias regiões do Estado. “Esse é um momento decisivo para o futuro do nosso Estado. A participação da população é fundamental para que possamos construir um zoneamento justo, equilibrado e que respeite tanto o meio ambiente quanto quem produz no campo”, destacou. Na última audiência realizada em Nova Mamoré, ele reforçou que a proposta de atualização do zoneamento não busca impor decisões unilaterais, “mas sim ouvir as diferentes vozes da sociedade”.

“Estamos percorrendo o Estado para ouvir cada região, cada produtor, cada comunidade. Ouvimos as dores, as incertezas e as sugestões de quem vive nossa realidade rural”, afirmou Ismael Crispin, que também lembrou que “a legislação atual está defasada, sendo baseada em dados do ano 2000”. Para ele, “Rondônia não é mais o mesmo de 25 anos atrás. Evoluímos na produção, na tecnologia e na consciência ambiental. Precisamos de um zoneamento que reflita essa nova realidade e que traga segurança jurídica para todos os envolvidos”, defendeu.

Segundo Crispin, “a expectativa para a audiência em Pimenta Bueno é grande. Lideranças políticas, comunitárias, técnicos e moradores da região são esperados para mais uma rodada de escuta e construção coletiva sobre o futuro ambiental e produtivo de Rondônia”.

PERGUNTINHA

O que você achou do voto do ministro André Mendonça, do STF, defendendo a Constituição e contestando a tese apoiada pelo ministro Alexandre de Moraes e provavelmente por todos os demais ministros, que proíbe o controle de opiniões e pensamentos dos brasileiros?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Audiência em Costa Marques reforça integração Brasil-Bolívia

Audiência em Costa Marques reforça integração Brasil-Bolívia

Deputada Gislaine Lebrinha destaca desenvolvimento sustentável do Vale do Guaporé.
L
Lula defende multilateralismo e aproximação com Sudeste Asiático na Cúpula da ASEAN

Lula defende multilateralismo e aproximação com Sudeste Asiático na Cúpula da ASEAN

Presidente destacou sinergia entre ASEAN e presidências brasileiras do G20 e BRICS, priorizando sustentabilidade, soberania e cooperação econômica.
L
Outubro Rosa reforça prevenção e atuação da Alero na saúde pública de Rondônia

Outubro Rosa reforça prevenção e atuação da Alero na saúde pública de Rondônia

Durante o Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) destaca histórias de superação e ações que fortalecem a prevenção e o cuidado com a saúde das mulheres.
L
Lula destaca em Kuala Lumpur: “Brasil está de braços abertos para receber empresários da Malásia”

Lula destaca em Kuala Lumpur: “Brasil está de braços abertos para receber empresários da Malásia”

Presidente participa de encontros para ampliar parcerias em áreas estratégicas como semicondutores, sustentabilidade, biotecnologia e inovação. Vice-premier malaio reforça desejo de aumentar o comércio com o Brasil.
L
Lula destaca sucesso da viagem à Ásia e novas parcerias com Indonésia e Malásia

Lula destaca sucesso da viagem à Ásia e novas parcerias com Indonésia e Malásia

Presidente afirma que a missão reforça o papel do Brasil no cenário internacional e abre portas para investimentos e cooperação com o leste asiático.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Permanece um mistério o desaparecimento do dono da lanchonete “Castelinho”, situada próxima à entrada de Guajará-Mirim

Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército intensificam as buscas pelo empresário Antônio Nemézio, desaparecido desde 19 de outubro, após sinais de que roupas e botas encontradas podem ser dele.
L

Uma frente fria, impulsionada por uma massa de ar frio, trará chuvas intensas à região nas próximas 24 horas

Devido a essa previsão, os estados do Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Amazonas estão em alerta amarelo para chuvas fortes.
L

Um caso chocante no Acre: um recém-nascido foi dado como morto por médicos, mas voltou a apresentar sinais de vida durante o velório

A grande polêmica gerada pelo caso no estado levou o governador Gladson Cameli (Progressistas) a tomar medidas drásticas: exigiu o afastamento imediato da equipe médica do parto e a instauração de um processo para apurar as responsabilidades.
L
Defesas de Bolsonaro e outros seis réus devem recorrer de condenação no STF

Defesas de Bolsonaro e outros seis réus devem recorrer de condenação no STF

O prazo para apresentação de recursos sobre o caso da trama golpista termina nesta segunda-feira (27), com foco na redução de penas. Advogados de Mauro Cid não devem recorrer.
L
Sisu 2026 aceitará notas do Enem 2023, 2024 e 2025

Sisu 2026 aceitará notas do Enem 2023, 2024 e 2025

Medida inédita do MEC permite que candidatos usem o melhor desempenho das três últimas edições para concorrer a vagas em universidades públicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Edevaldo Neves aparece entre os mais lembrados em pesquisa para deputado estadual em Rondônia

Edevaldo Neves aparece entre os mais lembrados em pesquisa para deputado estadual em Rondônia

Deputado figura entre os nomes mais citados em levantamento do Instituto Brasil Dados, consolidando sua força política para 2026.
L
Alckmin se diz otimista com diálogo entre Brasil e EUA

Alckmin se diz otimista com diálogo entre Brasil e EUA

Vice-presidente comentou o encontro entre Lula e Donald Trump, na Malásia, e citou “bons motivos para acreditar” em uma solução.
L
Deputada Cristiane Lopes entrega trator agrícola a produtores rurais em Campo Novo de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes entrega trator agrícola a produtores rurais em Campo Novo de Rondônia

Equipamento de R$ 400 mil foi destinado à Associação Santa Rita de Cássia e beneficiará dezenas de famílias do campo.
L
Lula prevê solução definitiva com EUA sobre tarifas em poucos dias

Lula prevê solução definitiva com EUA sobre tarifas em poucos dias

Presidente expressou otimismo após reunião com Donald Trump e espera um acordo de qualidade para suspender taxação contra o Brasil.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Grave acidente com moto e carro deixa mulher ferida em viaduto na Jatuarana

Grave acidente com moto e carro deixa mulher ferida em viaduto na Jatuarana

A colisão entre os veículos ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) no viaduto de Porto Velho, e a vítima está no local aguardando socorro do SAMU.
16
Motociclista tem perna dilacerada em acidente com carro em Porto Velho

Motociclista tem perna dilacerada em acidente com carro em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia em direção a Rua Jaci-Paraná, quando acabou sendo atingido pelo carro que saía do estacionamento do supermercado.
16
Adolescente é apreendido com motocicleta furtada após tentar fugir da polícia no Orgulho do Madeira

Bandidos de facção amarram e agridem porteiro de condomínio na zona leste

Vítima foi rendida, amarrada e agredida a coronhadas e socos no Bairro Socialista; criminosos estavam em busca do aparelho DVR para destruir provas.
12
Policial penal reage a ataque de criminosos do CV em Porto Velho

Policial penal reage a ataque de criminosos do CV em Porto Velho

Três homens, um deles monitorado por tornozeleira eletrônica, foram presos após invadirem a residência do agente, ameaçá-lo de morte e tentarem tomar sua arma.
14
Empresário agredido por segurança morre após 5 dias

Empresário agredido por segurança morre após 5 dias

Paulo Vinícius dos Santos levou um soco na frente de adega, permaneceu inconsciente na calçada por quase duas horas sem socorro e faleceu na sexta-feira (24).
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025

Município lidera Ideb na Região Norte e recebe R$ 300 mil para investir em educação inovadora.
L
VÍDEO: Ariranhas defendem toca e enfrentam onça por três horas no Canal do Caxiri

VÍDEO: Ariranhas defendem toca e enfrentam onça por três horas no Canal do Caxiri

Batalha rara pela sobrevivência mostra a ferocidade das ariranhas na defesa do território, forçando a onça a recuar após intensa disputa.
L
Doutores da Amazônia lança programa "Amazônia Sem Cárie" na COP 30

Doutores da Amazônia lança programa “Amazônia Sem Cárie” na COP 30

Iniciativa pioneira une ciência, tecnologia e saberes tradicionais para combater a cárie dentária na Amazônia Legal.
L
Pesquisadores brasileiros estudam tubarão alaranjado inédito registrado na Costa Rica

Pesquisadores brasileiros estudam tubarão alaranjado inédito registrado na Costa Rica

Primeiro registro de xantismo e albinismo combinado em um tubarão-lixa surpreende a comunidade científica e é analisado por universidade brasileira.
L
Aventureiros usam colchão inflável e quase são levados por correnteza

VÍDEO: Aventureiros usam colchão inflável e quase são levados por correnteza

Alex e amigo enfrentaram a força de um rio em vídeo viral, gerando alerta nas redes sociais sobre imprudência em ambientes naturais.
L
VÍDEO: Onça-pintada exibe força e arrasta jacaré adulto

VÍDEO: Onça-pintada exibe força e arrasta jacaré adulto

O flagrante raro em Poconé (MT) mostra a impressionante capacidade predatória da onça-pintada, o terceiro maior felino do mundo, ao carregar a presa pela mata.
L
Prefeitura de Porto Velho lamenta falecimento de Marli da Silva Almeida

Prefeitura de Porto Velho lamenta falecimento de Marli da Silva Almeida

Marli da Silva Almeida, mãe da servidora Josaine Leila Almeida e sogra do secretário de Agricultura Rodrigo da Silva, faleceu aos 67 anos.
L
Amazonas Equatorial: o paradoxo ambiental do Brasil

Amazonas Equatorial: o paradoxo ambiental do Brasil

Exploração de petróleo na Margem Equatorial expõe contradições do discurso ambiental brasileiro.
L
Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

Exame auxilia na detecção precoce de doenças e complementa a mamografia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.