SEGUNDA-FEIRA, 15/09/2025

Lula critica possível sanção dos EUA a Moraes e condena atuação de Eduardo Bolsonaro no exterior

Presidente também voltou a condenar ataques de Israel na Faixa de Gaza

Por Paula Laboissière e Andreia Verdélio – Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula critica possível sanção dos EUA a Moraes e condena atuação de Eduardo Bolsonaro no exterior
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como inadmissíveis as ameaças de sanção, por parte do governo dos Estados Unidos, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. “É inadmissível que um presidente de qualquer país do mundo dê palpites sobre a decisão da Suprema Corte de um outro país”, disse Lula em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (3), no Palácio do Planalto.

O governo norte-americano estuda medidas nesse sentido diante da tese divulgada pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro de que existe uma perseguição judicial no Brasil no contexto do julgamento por tentativa de golpe de Estado que culminou no 8 de janeiro de 2023.

“Se você concorda ou se você não concorda, silencie. Não é correto você dar palpite. Não é correto você ficar julgando as pessoas. Já tive o meu passaporte suspenso dos Estados Unidos. Acho que os Estados Unidos precisam apenas compreender que respeito à integridade das instituições de outros países é muito importante”, afirmou Lula, ao falar sobre a atuação da Suprema Corte brasileira.

“Achamos que um país não pode ficar se intrometendo na vida do outro, querendo punir o outro país. Isso não tem cabimento”, acrescentou.

“É importante a gente respeitar. Como eu gosto de respeitar, eu gosto de ser respeitado. Por enquanto, o que nós temos são falas de pessoas. Mas pode ficar certo de que o Brasil vai defender não só o seu ministro, mas a Suprema Corte.”

O governo dos Estados Unidos também afirmou quer pretende restringir a entrada no país de autoridades acusadas de promover censura contra empresas e cidadãos norte-americanos. Apesar de não citar pessoas físicas, a medida teria como alvo o ministro Alexandre de Moraes, acusado por apoiadores de Bolsonaro de censurar de parlamentares de direita e plataformas que operam as redes sociais.

Eduardo Bolsonaro

Na coletiva, Lula criticou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está licenciado de seu mandato, nos Estados Unidos, onde passou a denunciar o que chama de perseguição contra seu grupo político.

“O que é lamentável é que um deputado brasileiro, filho do ex-presidente, está lá a convocar os Estados Unidos para se meter na política interna do Brasil. É isso que é grave, é isso que é uma prática terrorista. Uma prática antipatriótica”, afirmou o presidente.

“Um cidadão que é deputado renuncia ao seu mandato, pede licença do seu mandato pra ficar tentando lamber as botas do [presidente dos Estados Unidos Donald] Trump e de assessores dele, pedindo intervenção na política brasileira. Não é possível aceitar isso.”

Lula classificou a atuação de Eduardo Bolsonaro em solo norte-americano como “desrespeito ao Brasil” e “provocação”. “Esse cidadão pensava isso da Suprema Corte quando mentiu a meu respeito? Você conhece alguma fala dele questionando a Suprema Corte? Não. O pai dele, quando nega a Justiça Eleitoral, não nega os votos que seus filhos receberam. Só nega os dele. Não nega os votos de senadores que foram eleitos. Só nega os dele.”

“É preciso que haja um mínimo de bom senso. Se essa gente pensa que vai ganhar consciência da sociedade com mentira, é um ledo engano”, destacou Lula.

Atendendo ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro Alexandre de Moraes abriu inquérito, no dia 26, para investigar a participação de Eduardo Bolsonaro na articulação com autoridades estadunidenses para promover sanções contra o STF.

O filho do ex-presidente Bolsonaro será investigado pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação por supostamente incitar o governo dos EUA contra Moraes.

Genocídio em Gaza

Durante a coletiva, o presidente Lula também falou sobre o conflito na Faixa de Gaza e afirmou que não é possível aceitar as ações do Exército israelense “como se fosse uma guerra normal”. Para o presidente, o governo de Israel precisa parar com o “vitimismo”.

“Vocês já viram a carta de mil militares [israelenses] anunciando que não é mais guerra, é genocídio. Você não pode, a pretexto de encontrar alguém, matar mulheres e crianças, deixar crianças com fome. Eu não sei se vocês viram a cena de duas crianças que estavam carregando farinha para comer e que foram mortas. Ou seja, é exatamente por conta do que o povo judeu sofreu na sua história que o governo de Israel deveria ter bom senso e humanismo no trato com o povo palestino”, disse Lula.

“Em vez de dizer que é antissemitismo, precisa parar com esse vitimismo. O que está acontecendo na Faixa de Gaza é um genocídio, é a morte de mulheres e crianças que não estão participando de guerra, é a decisão de um governo que nem o povo judeu quer”, acrescentou.

Para Lula, a paz só será alcançada quando o Estado palestino for reconhecido.

No fim de semana, o governo brasileiro criticou duramente a aprovação, pelo governo de Israel, de mais 22 assentamentos israelenses em território palestino. Trata-se, segundo o Itamaraty, de uma “flagrante ilegalidade perante o direito internacional”. Em nota, nesta segunda-feira (2), a Embaixada de Israel em Brasília rebateu dizendo que autoridades pelo mundo “compram mentiras” do grupo militar palestino Hamas e atacam governo do presidente israelense, Benjamin Netanyahu.

Hoje, Lula afirmou que “um presidente da República não responde a uma embaixada”. “O presidente da República reafirma o que disse: o que está acontecendo em Gaza não é uma guerra, é um exército matando mulheres e crianças”, disse.

Agenda internacional

Na noite desta terça-feira, Lula embarca para Paris, na França. Entre amanhã (4) e segunda-feira (9), de junho, ele fará uma visita de Estado que não é realizada há 13 anos por um chefe de governo brasileiro. Um dos pontos altos da agenda deverá ser o anúncio de uma nova declaração climática conjunta dos dois países, em um dos encontros bilaterais entre Lula e o presidente francês, Emmanuel Macron.

A agenda é extensa e, entre os compromissos, Lula receberá o título de doutor honoris causa na Universidade Paris 8 e será homenageado na Academia Francesa. A academia foi criada em 1635, e, em seus quase 400 anos de história, apenas outros 19 chefes de Estado foram homenageados em sessão oficial. Antes dele, o único brasileiro reconhecido pela honraria havia sido Dom Pedro II, em 1872.

Está prevista também a participação dea Lula na sessão do Fórum Econômico Brasil-França. O encontro reunirá autoridades e líderes empresariais de ambos os países.

Lula também participará da terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que deve reunir ao menos 60 chefes de Estado, na cidade francesa de Nice, no próximo domingo (8).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cláudia de Jesus promove audiência pública sobre Política Estadual de Cultura em Rondônia

Cláudia de Jesus promove audiência pública sobre Política Estadual de Cultura em Rondônia

Deputada debateu desafios do setor com artistas, gestores culturais e representantes do governo
L
Cláudia de Jesus solicita palestras sobre violência contra a mulher nas escolas de Rondônia

Cláudia de Jesus solicita palestras sobre violência contra a mulher nas escolas de Rondônia

Deputada defende campanha educativa para conscientização de crianças e adolescentes
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa do Dia de Brincar em Porto Velho

Deputado Coronel Chrisóstomo participa do Dia de Brincar em Porto Velho

Evento reuniu famílias no Parque da Cidade com atividades lúdicas e dinâmicas patrióticas.
L
Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Em texto no jornal americano, o presidente Lula critica a decisão de Donald Trump de taxar produtos brasileiros e defende a soberania e o multilateralismo.
L
'Careca do INSS' irá depor à CPMI

‘Careca do INSS’ irá depor à CPMI

O presidente da comissão, Carlos Viana, anuncia que o investigado Antônio Carlos Antunes comparecerá voluntariamente para esclarecer as fraudes no INSS.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de segunda-feira 15/09/25: No amor, o dia favorece a união e a cumplicidade

Horóscopo de segunda-feira 15/09/25: No amor, o dia favorece a união e a cumplicidade

O que os astros reservam para o seu signo em 15 de setembro de 2025
L

Sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já premiou os ganhadores com uma picape Fiat Strada e prêmios em dinheiro

O sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já foi realizado e entregou uma Fiat Strada ou R$ 100 mil, além de diversos prêmios em dinheiro.
L

Promoção Cinema: News Rondônia e Cine Araújo juntos na sua diversão!

Sorteio toda sexta-feira garante um par de ingressos para os internautas. Participe e aproveite o cinema por nossa conta!
L
Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou a retirada de lesões cutâneas e exames, recebendo o diagnóstico de pneumonia recente e anemia.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte I

A floresta do rio Mamu, na fronteira Brasil–Bolívia, revela um universo mítico em que a espiritualidade ribeirinha se entrelaça com a grandeza cosmogônica da natureza.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L

POLÍTICA

Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

O ministro do STF, Flávio Dino, critica a proposta de anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e alega que a medida não resolve problemas sociais.
L
Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Publicidade

POLÍCIA

CORE, DENARC e PRF prendem homem acusado de homicídio na Zona Leste de Porto Velho

CORE, DENARC e PRF prendem homem acusado de homicídio na Zona Leste de Porto Velho

Após a prisão, foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
12
PF cumpre mandado de prisão preventiva na segunda fase da Operação Human Commodity em Rondônia

PF cumpre mandado de prisão preventiva na segunda fase da Operação Human Commodity em Rondônia

Mandado foi expedido pela 7ª Vara Federal Criminal da SJRO e cumprido em Campo Novo de Rondônia/RO
10
Vendaval atinge torneio esportivo e deixa feridos em Vilhena

VÍDEO: Vendaval atinge torneio esportivo e deixa feridos em Vilhena

Um forte vendaval com chuva intensa atingiu um torneio na Associação Nova Vida em Vilhena, derrubando barracas e ferindo ao menos duas pessoas.
10
Operação da PF em Humaitá gera conflito

VÍDEO: Operação da PF em Humaitá gera conflito

Uma operação da PF em Humaitá contra o garimpo ilegal resultou em um cenário de tensão e confronto, com relatos de uso de munição não letal e pânico entre moradores.
12
PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

INCEPTIO: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Operação Inceptio cumpre mandados em seis estados e determina bloqueio de mais de R$ 130 milhões
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza palestra “Cidade Consciente, Cidade Limpa” na Escola José Otino

Prefeitura realiza palestra “Cidade Consciente, Cidade Limpa” na Escola José Otino

Atividade faz parte do cronograma do Dia Mundial da Limpeza e promove educação ambiental entre estudantes
L
Assinatura de termo de cooperação marca avanço na socioeducação de Rondônia

Assinatura de termo de cooperação marca avanço na socioeducação de Rondônia

Evento nacional em São Luís fortaleceu intercâmbio de experiências e capacitação de servidores no sistema socioeducativo
L
Prefeitura de Porto Velho lança plataforma inovadora para proteção animal

Prefeitura de Porto Velho lança plataforma inovadora para proteção animal

Siapets centraliza serviços da Sema e amplia cuidados com os animais na capital
L
Semusa capacita 130 servidores da Educação em primeiros socorros em Porto Velho

Semusa capacita 130 servidores da Educação em primeiros socorros em Porto Velho

Iniciativa piloto segue a Lei Lucas e prepara profissionais da Educação para situações de emergência nas escolas
L
Capacitação de novos guias de turismo encerra com aula de campo em Porto Velho

Capacitação de novos guias de turismo encerra com aula de campo em Porto Velho

Curso oferecido pela Semtel qualificou profissionais para atuar no turismo local e valorizou o patrimônio histórico da capital
L
Proprietários rurais têm até 30 de setembro para entregar DITR em Porto Velho

Proprietários rurais têm até 30 de setembro para entregar DITR em Porto Velho

Declaração pode ser feita online pelo site da Receita Federal; prazo é essencial para evitar multas e irregularidades fiscais
L
Prefeitura de Porto Velho realiza poda de árvores na avenida Imigrantes

Prefeitura de Porto Velho realiza poda de árvores na avenida Imigrantes

Ação preventiva visa segurança, limpeza urbana e aproveitamento dos resíduos para compostagem em parceria com várias secretarias
L
“Dia de Brincar” reúne centenas de crianças no Parque da Cidade em Porto Velho

“Dia de Brincar” reúne centenas de crianças no Parque da Cidade em Porto Velho

Proposta é ocupar espaços públicos com alegria, cidadania e inclusão; evento fez alusão à Semana da Pátria e reuniu famílias da capital
L
Emdur realiza manutenção emergencial e restabelece iluminação em Jaci-Paraná após fortes chuvas

Emdur realiza manutenção emergencial e restabelece iluminação em Jaci-Paraná após fortes chuvas

Equipes atuaram no distrito no fim de semana para recuperar pontos afetados pelos temporais e reforçar a segurança da população.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica limpeza da drenagem e pede apoio da população para evitar alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica limpeza da drenagem e pede apoio da população para evitar alagamentos

Equipes da Seinfra reforçam a manutenção dos canais e bueiros, mas gestão alerta que descarte incorreto de lixo pode causar novos entupimentos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.