SEGUNDA-FEIRA, 30/06/2025
Publicidade

Senado adia votação de novo Código Eleitoral com cota de 20% para mulheres no Legislativo e mudanças em regras eleitorais

CCJ do Senado adiou novamente votação do novo Código Eleitoral

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado adia votação de novo Código Eleitoral com cota de 20% para mulheres no Legislativo e mudanças em regras eleitorais
Lula Marques/Agência Brasil

Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) divergiram, nesta quarta-feira (28), sobre as propostas para incentivar a participação de mulheres na política, entre elas, a que reserva 20% das vagas nos parlamentos federal, estaduais e municipais para as mulheres. A regra valeria por 20 anos.

A proposta consta no projeto de lei complementar (PLP) que cria novo Código Eleitoral, com quase 900 artigos e que unifica sete legislações em vigor. A votação foi adiada mais uma vez hoje, após pedido de vista na CCJ do Senado.

Segundo a proposta, só poderiam entrar na cota de 20% a candidata que tenha, no mínimo, conquistado 10% do quociente eleitoral definido em cada eleição. O quociente eleitoral é uma média calculada com base no número de votos válidos e de vagas disputadas e usada para evitar que pessoas com poucos votos assumam uma cadeia no Legislativo.

O PLP 112/2021 ainda estabelece novas regras para prestação de contas de campanhas; impõe quarentena de quatro anos para policiais, juízes e militares se candidatarem e regulamenta a propaganda eleitoral na internet.

O projeto também fixa prazo de inelegibilidade de oito anos para condenados pela Lei da Ficha Limpa; estipula regras para fiscalização das urnas eletrônicas; proíbe disparo em massa de mensagens nas redes sociais e cria regras mais rígidas para divulgação de pesquisas de intenção de votos, apesar de liberar a divulgação de pesquisa no dia anterior do pleito, o que hoje é proibido.

Mulheres na política

O relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu a reserva de 20% de cadeiras nos parlamentos, argumentando que mais de 700 municípios no país não têm representação feminina no legislativo e outras 1,6 mil cidades só têm uma mulher nas câmaras de vereadores.

“Toda reunião que houver tratando de política, em qualquer município do Brasil, terá no mínimo duas mulheres. Essas mulheres servirão de exemplo para as outras mulheres. Elas terão um mandato, terão visibilidade, terão assessoria, terão emenda parlamentar”, justificou.

O senador Dr. Hiran (PP-RR) afirmou que não há apoio para esse tipo de mudança e defendeu apenas outros estímulos para participação feminina na política, como reserva de recursos para campanha.

“A opinião pública não conseguirá entender que um estado com 10 vagas para deputados federais tenha duas mulheres que não tiveram votação significativa e elas representem a sociedade que votou em homens com votação muito maior. Isso é muito complicado e fere o princípio da representatividade de muitos de nós aqui”, destacou.

O senador Espiridião Amim (PP-SC) disse que o raciocínio do senador Hiran deve ser considerado, acrescentando que a mudança fere o princípio da representação de uma pessoa, que é o voto.

Ao mesmo tempo, sustentou que é preciso estimular a mulher a ter maior participação na política.

“Isso é um déficit cultural. Quem é que quer cota para alguma coisa? Ninguém quer, mas precisa. É preciso para o negro, para as minorias. Por quê? Porque eles não estavam acostumados a disputar eleição. A mulher também não”, disse.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) defendeu a mudança, alegando que diversos países na América Latina têm uma representatividade feminina na política maior que o Brasil.

“Nós somos o país na 136ª na posição mundial na participação feminina. A Venezuela tem 32% de participação feminina. Nós temos algo em torno de 17% a 18%. Quando eu fui eleita deputada federal, eu fui a única mulher eleita do Maranhão, em 2014”, afirmou.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) defendeu que deveria haver paridade na política, 50% para homens e 50% para mulheres, mas disse que a proposta é um avanço.

“Gostaria de citar alguns países da América Latina que já têm paridade: México, Nicarágua, Cuba, um país todo fechado tem paridade e nós aqui, com toda essa democracia, não temos paridade. A Bolívia, o Chile e a Argentina têm paridade. E o Brasil, maior país da América Latina, não consegue nem discutir a paridade”, afirmou.

Número de candidatas

Outra mudança que gerou divergência foi a proposta de reverter a obrigatoriedade que existe atualmente aos partidos de reservar 30% das vagas de candidaturas para mulheres. As normas vigentes ainda determinam que 30% dos recursos usados nas campanhas sejam destinados a essas candidatas, regra que seria mantida pela proposta do relator.

“O fim da cota obrigatória de candidaturas, mantida a cota para candidatas de 30% dos recursos de campanha, constitucionalmente assegurada, permitirá que cada partido ou federação defina o percentual de candidatas e de candidatos, segundo a viabilidade de eleição dos respectivos candidatos a cada cargo e em cada circunscrição”, justificou Marcelo Castro.

A senadora Zenaide Maia (Podemos-RN) disse que a conquista de candidaturas mínimas não deve ser revista.

“Ninguém me convence dessa história de dizer que tem dificuldade de botar mulheres candidatas e vão tirar esses 30%. Aliás, eu não sei por que essa fixação em retirar esses 30% que a gente conseguiu, fica difícil de a gente entender isso”, criticou.

Urnas eletrônicas

O projeto de lei estabelece que compete ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disciplinar as etapas para a votação, garantindo o direito de fiscalização aos partidos políticos, federações, Ministério Público, Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Poderão ainda solicitar credenciamento junto ao TSE para participar da fiscalização das urnas os departamentos de tecnologia da informática de universidades e entidades privadas brasileiras sem fins lucrativos, com notória atuação relacionada à defesa da democracia. As Forças Armadas foram excluídas desse processo pelo relator.

Fake news

O título III do projeto proíbe a divulgação de fatos inverídicos, as chamadas fake news, em propaganda partidária, com previsão de multas aos candidatos que divulgarem ou compartilharem “fatos sabendo ou devendo saber serem inverídicos”.

A proposta ainda proíbe o disparo em massa de conteúdos nas plataformas digitais. “A utilização de disparos em massa para divulgar posicionamento pessoal ou conteúdo político-eleitoral não constitui livre manifestação democrática”, define a proposta.

O projeto, no entanto, permite o impulsionamento para divulgação de candidatos a partir do início do ano eleitoral “com valor limitado a 10% do limite de gastos do cargo pretendido”.

Quarentena e inelegibilidade

O projeto ainda disciplina o prazo para agentes públicos deixarem suas funções para se candidatarem, fixando em 2 de abril do ano da eleição a data para ministros de Estado, governadores e prefeitos, entre outros cargos, deixarem o posto que ocupam.

No caso de magistrados ou membros do Ministério Público, policiais federais e civis e militares, tanto da União como dos estados, o prazo da quarentena é fixado em quatro anos antes da eleição que pretende concorrer.

A proposta ainda fixa o prazo máximo de inelegibilidade para cargos políticos em oito anos, o que inclui aqueles condenados com base na Lei da Ficha Limpa. Atualmente, o prazo varia de acordo com decisão do Poder Judiciário.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SEMOB atende solicitação do vereador Everaldo Fogaça nas ruas Madagascar e Magno Asolino

Além de facilitar o trânsito de moradores, a melhoria também contribui para o acesso de veículos essenciais, como os da coleta de lixo.
L

ATO NA PAULISTA: Jaime Bagattoli se une ao presidente Bolsonaro e a lideranças da direita em ato pela liberdade

Senador lembrou que o povo também protesta contra altos impostos e custo de vida
L

Não tem mais volta? Sérgio Gonçalves vai à Justiça contra lei que beneficiou Rocha, e rompimento parece irreversível

Com muito apoio popular, seria um castigo imerecido para o Governador, que tem chances reais de ocupar uma das duas cadeiras no Senado da República.
L

Deputada Lebrinha destina R$ 400 mil para investimentos na saúde de Vale do Paraíso

Recurso reforça o atendimento à população e amplia os investimentos na saúde pública do município.
L

Deputada Lebrinha destina R$ 50 mil em apoio ao Rodeio de Vale do Paraíso

Evento cultural movimentou a economia local e garantiu lazer à população.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O RondônCAP fechou o mês de junho com prêmios incríveis e muita solidariedade às APAEs

O Sorteio deste domingo já aconteceu, mas no próximo tem uma Fiat Strada e um barco de alumínio juntinhos, 03 motos Honda POP e 40 Giros da Sorte; é o RondonCAP Especial de Férias.
L

Evandro Freitas e Paulo Reis alertam: regularização ambiental é chave para proteger o produtor rural

Especialistas da Catema e NW explicam como evitar embargos, multas e prejuízos legais no campo
L

Tráfego de carretas é liberado na ponte sobre o Rio Candeias neste domingo

Após interdição de 42 horas, veículos pesados voltam a circular na BR-364; PRF controla o trânsito no local
L
© Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados

Palmeiras supera Botafogo na prorrogação e avança na Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Paulinho marca o gol da vitória e garante vaga do Verdão nas quartas de final em partida disputada na Filadélfia
L

JAC aposta em picape sem firulas para desafiar as líderes do mercado

Nova versão da Hunter amplia atuação da marca no segmento de veículos utilitários no Brasil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Número de trabalhadores com carteira atinge recorde, diz IBGE
L
Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

As vagas são de Mecânico de Manutenção Especializado, Inspetor END N2-1 e Supervisor.
L
Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Prazo para ordenar cidades onde querem trabalhar se encerra domingo
L
Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Edital do concurso será publicado na próxima semana
L
Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha realiza entrega de van para reforçar atendimentos de saúde em Novo Horizonte

Veículo reforça a rede de saúde e integra pacote de mais de R$ 3 milhões destinados ao município.
L

Deputada Lebrinha destina R$ 2 milhões para fortalecer a saúde pública de Rolim de Moura

Recurso já está disponível e será destinado ao fortalecimento dos serviços de saúde do município.
L

IFRO é contemplado com novos recursos via emenda parlamentar da deputada Lebrinha

Mais de R$ 2 milhões em investimentos da deputada Lebrinha para o IFRO em São Miguel do Guaporé.
L

Alexandre de Moraes determina perícia médica em Daniel Silveira para avaliar urgência cirúrgica

Decisão responde a pedido da defesa e visa verificar necessidade de procedimento no joelho do ex-parlamentar
L

Lebrinha destina R$ 150 mil para fortalecer serviços de fisioterapia em Costa Marques

Recursos contemplam o município e o distrito de São Domingos, a pedido do vereador Paulinho da Saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende duas mulheres com drogas em táxi na BR-364, em Porto Velho

Informações apuradas pelo site indicam que as suspeitas haviam saído de Rio Branco (AC) em um táxi com destino a Porto Velho.
10

Batida entre motos deixa três feridos na zona Sul

De acordo com testemunhas, as motos seguiam em sentidos opostos quando ocorreu a colisão frontal.
14

Mulher é encontrada morta com marcas na cabeça na zona Leste

A equipe médica do Samu constatou o óbito, verificando que a vítima já estava morta há pelo menos seis horas.
18

Jovem é presa levando droga nas partes íntimas em presídio da capital

A suspeita foi levada à Policlínica Ana Adelaide e, em seguida, à Maternidade Municipal.
10

Colisão entre motos deixa adolescente morto e dois feridos na zona Leste

Quando os policiais chegaram ao local, não encontraram vestígios do acidente, pois os veículos já haviam sido retirados.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Número 192 do Samu está temporariamente fora de serviço

Empresa responsável pelo serviço de telefonia está trabalhando para normalizar os serviços
L

Deputada Lebrinha entrega pulverizador agrícola para produtores de Nova Brasilândia

Equipamento reforça a agricultura familiar na Linha 05, em parceria com associação local.
L

Deputada Lebrinha e deputado Lebrão anunciam R$ 10 milhões em maquinários, beneficiando 8 municípios de Rondônia

Equipamentos vão reforçar infraestrutura, apoiar a agricultura e garantir melhorias no interior.
L
Encerramento da Semana de Políticas sobre Drogas reúne população e lideranças em Porto Velho

Encerramento da Semana de Políticas sobre Drogas reúne população e lideranças em Porto Velho

A programação em Porto Velho marcou o encerramento das atividades na Capital, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade.
L

“Vou matar todos nesta casa”, disse personal trainer após esposa PM descobrir traição

Logo depois, sentou-se em uma cadeira e apontou a arma para a própria cabeça.
14

Porto Velho encara o Goianésia em duelo decisivo pela Série D

Time rondoniense joga em casa neste sábado (28), às 16h, e precisa da vitória para seguir sonhando com a classificação
L
Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

A reorganização também permitirá dobrar a capacidade da enfermaria, que passará de 15 para 20 leitos.
L

Massa de ar polar continental na Argentina provocará a queda de temperaturas em Rondônia

Massa de ar polar avança sobre o Brasil a partir do dia 29, derrubando as temperaturas em Rondônia, Acre, Amazonas e diversas regiões do país.
L
Mais de 80 alunos do Programa Vencer em Guajará-Mirim e Vilhena são contemplados com kits profissionais após formatura

Mais de 80 alunos do Programa Vencer em Guajará-Mirim e Vilhena são contemplados com kits profissionais após formatura

A secretária da Seas, Luana Rocha, esteve presente nas entregas e comemorou junto aos alunos a realização dessa etapa do Vencer.
L
Colégio Tiradentes celebra 35 anos com projeto voltado à leitura e à cidadania

Colégio Tiradentes celebra 35 anos com projeto voltado à leitura e à cidadania

A realização do projeto é apenas uma das muitas ações programadas ao longo do ano letivo.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.