SEXTA-FEIRA, 30/05/2025

Senado adia votação de novo Código Eleitoral com cota de 20% para mulheres no Legislativo e mudanças em regras eleitorais

CCJ do Senado adiou novamente votação do novo Código Eleitoral

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado adia votação de novo Código Eleitoral com cota de 20% para mulheres no Legislativo e mudanças em regras eleitorais
Lula Marques/Agência Brasil

Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) divergiram, nesta quarta-feira (28), sobre as propostas para incentivar a participação de mulheres na política, entre elas, a que reserva 20% das vagas nos parlamentos federal, estaduais e municipais para as mulheres. A regra valeria por 20 anos.

A proposta consta no projeto de lei complementar (PLP) que cria novo Código Eleitoral, com quase 900 artigos e que unifica sete legislações em vigor. A votação foi adiada mais uma vez hoje, após pedido de vista na CCJ do Senado.

Segundo a proposta, só poderiam entrar na cota de 20% a candidata que tenha, no mínimo, conquistado 10% do quociente eleitoral definido em cada eleição. O quociente eleitoral é uma média calculada com base no número de votos válidos e de vagas disputadas e usada para evitar que pessoas com poucos votos assumam uma cadeia no Legislativo.

O PLP 112/2021 ainda estabelece novas regras para prestação de contas de campanhas; impõe quarentena de quatro anos para policiais, juízes e militares se candidatarem e regulamenta a propaganda eleitoral na internet.

O projeto também fixa prazo de inelegibilidade de oito anos para condenados pela Lei da Ficha Limpa; estipula regras para fiscalização das urnas eletrônicas; proíbe disparo em massa de mensagens nas redes sociais e cria regras mais rígidas para divulgação de pesquisas de intenção de votos, apesar de liberar a divulgação de pesquisa no dia anterior do pleito, o que hoje é proibido.

Mulheres na política

O relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu a reserva de 20% de cadeiras nos parlamentos, argumentando que mais de 700 municípios no país não têm representação feminina no legislativo e outras 1,6 mil cidades só têm uma mulher nas câmaras de vereadores.

“Toda reunião que houver tratando de política, em qualquer município do Brasil, terá no mínimo duas mulheres. Essas mulheres servirão de exemplo para as outras mulheres. Elas terão um mandato, terão visibilidade, terão assessoria, terão emenda parlamentar”, justificou.

O senador Dr. Hiran (PP-RR) afirmou que não há apoio para esse tipo de mudança e defendeu apenas outros estímulos para participação feminina na política, como reserva de recursos para campanha.

“A opinião pública não conseguirá entender que um estado com 10 vagas para deputados federais tenha duas mulheres que não tiveram votação significativa e elas representem a sociedade que votou em homens com votação muito maior. Isso é muito complicado e fere o princípio da representatividade de muitos de nós aqui”, destacou.

O senador Espiridião Amim (PP-SC) disse que o raciocínio do senador Hiran deve ser considerado, acrescentando que a mudança fere o princípio da representação de uma pessoa, que é o voto.

Ao mesmo tempo, sustentou que é preciso estimular a mulher a ter maior participação na política.

“Isso é um déficit cultural. Quem é que quer cota para alguma coisa? Ninguém quer, mas precisa. É preciso para o negro, para as minorias. Por quê? Porque eles não estavam acostumados a disputar eleição. A mulher também não”, disse.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) defendeu a mudança, alegando que diversos países na América Latina têm uma representatividade feminina na política maior que o Brasil.

“Nós somos o país na 136ª na posição mundial na participação feminina. A Venezuela tem 32% de participação feminina. Nós temos algo em torno de 17% a 18%. Quando eu fui eleita deputada federal, eu fui a única mulher eleita do Maranhão, em 2014”, afirmou.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) defendeu que deveria haver paridade na política, 50% para homens e 50% para mulheres, mas disse que a proposta é um avanço.

“Gostaria de citar alguns países da América Latina que já têm paridade: México, Nicarágua, Cuba, um país todo fechado tem paridade e nós aqui, com toda essa democracia, não temos paridade. A Bolívia, o Chile e a Argentina têm paridade. E o Brasil, maior país da América Latina, não consegue nem discutir a paridade”, afirmou.

Número de candidatas

Outra mudança que gerou divergência foi a proposta de reverter a obrigatoriedade que existe atualmente aos partidos de reservar 30% das vagas de candidaturas para mulheres. As normas vigentes ainda determinam que 30% dos recursos usados nas campanhas sejam destinados a essas candidatas, regra que seria mantida pela proposta do relator.

“O fim da cota obrigatória de candidaturas, mantida a cota para candidatas de 30% dos recursos de campanha, constitucionalmente assegurada, permitirá que cada partido ou federação defina o percentual de candidatas e de candidatos, segundo a viabilidade de eleição dos respectivos candidatos a cada cargo e em cada circunscrição”, justificou Marcelo Castro.

A senadora Zenaide Maia (Podemos-RN) disse que a conquista de candidaturas mínimas não deve ser revista.

“Ninguém me convence dessa história de dizer que tem dificuldade de botar mulheres candidatas e vão tirar esses 30%. Aliás, eu não sei por que essa fixação em retirar esses 30% que a gente conseguiu, fica difícil de a gente entender isso”, criticou.

Urnas eletrônicas

O projeto de lei estabelece que compete ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disciplinar as etapas para a votação, garantindo o direito de fiscalização aos partidos políticos, federações, Ministério Público, Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Poderão ainda solicitar credenciamento junto ao TSE para participar da fiscalização das urnas os departamentos de tecnologia da informática de universidades e entidades privadas brasileiras sem fins lucrativos, com notória atuação relacionada à defesa da democracia. As Forças Armadas foram excluídas desse processo pelo relator.

Fake news

O título III do projeto proíbe a divulgação de fatos inverídicos, as chamadas fake news, em propaganda partidária, com previsão de multas aos candidatos que divulgarem ou compartilharem “fatos sabendo ou devendo saber serem inverídicos”.

A proposta ainda proíbe o disparo em massa de conteúdos nas plataformas digitais. “A utilização de disparos em massa para divulgar posicionamento pessoal ou conteúdo político-eleitoral não constitui livre manifestação democrática”, define a proposta.

O projeto, no entanto, permite o impulsionamento para divulgação de candidatos a partir do início do ano eleitoral “com valor limitado a 10% do limite de gastos do cargo pretendido”.

Quarentena e inelegibilidade

O projeto ainda disciplina o prazo para agentes públicos deixarem suas funções para se candidatarem, fixando em 2 de abril do ano da eleição a data para ministros de Estado, governadores e prefeitos, entre outros cargos, deixarem o posto que ocupam.

No caso de magistrados ou membros do Ministério Público, policiais federais e civis e militares, tanto da União como dos estados, o prazo da quarentena é fixado em quatro anos antes da eleição que pretende concorrer.

A proposta ainda fixa o prazo máximo de inelegibilidade para cargos políticos em oito anos, o que inclui aqueles condenados com base na Lei da Ficha Limpa. Atualmente, o prazo varia de acordo com decisão do Poder Judiciário.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente da Câmara defende cortes de gastos e cobra alternativas ao aumento do IOF para cumprir meta fiscal

Presidente da Câmara defende cortes de gastos e cobra alternativas ao aumento do IOF para cumprir meta fiscal

Casa quer cortes estruturantes de gastos para cumprir meta fiscal
L

Governador Marcos Rocha reconhece atuação de servidores da Emater/RO com aprovação de projeto

A atuação da Emater é essencial para o fortalecimento da agricultura familiar, responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos em Rondônia, e pilar do desenvolvimento rural sustentável no estado.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador é homenageado com três honrarias da Assembleia Legislativa pelas contribuições ao estado de Rondônia

Bagattoli dedicou homenagem à família e lembrou do legado deixado na região
L

Deputada Lebrinha destina R$ 300 mil para compra de equipamentos da Fhemeron

Emenda parlamentar possibilita compra de aparelhos para agilizar atendimentos na Fhemeron
L

Governador Marcos Rocha participa de ações de fomento cadeia produtiva e inovações tecnológicas na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

A maior feira do agronegócio da Região Norte tem atraído milhares de pessoas que acompanham de perto toda a programação voltada para o agronegócio
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Declínio de temperatura tem segundo alerta do Inmet

Até o início da próxima semana, o frio de origem polar permanecerá sobre o estado. Em Vilhena, os termômetros ainda baterão na casa dos 13°C hoje.
L

Saiu o resultado! Conheça os vencedores do sorteio para o show do Menos é Mais

News Rondônia divulgou os dez sortudos que vão curtir de perto a apresentação do grupo no dia 30 de maio, na casa de shows Talismã 21, em Porto Velho. Confira a lista e prepare-se para uma noite inesquecível!
L

Agenda News: Varanda Criativa espera por você neste domingo!

A 62ª edição da feira mais charmosa de Porto Velho chega com um arraiá de criatividade, gastronomia irresistível, música ao vivo e muitas surpresas.
L

Falaê PodCast | Entrevista Silvanio Robson dos S. Oliveira – Diretor Administrativo SEMASF

No Falaê Podcast desta quinta-feira, dia 29, às 18h, nosso convidado é Silvanio Robson dos S. Oliveira, Diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF).
L

Agenda News | Entrevista Dra. Fernanda Almeida

Nesta quinta-feira, dia 29, às 17h, o programa Agenda News recebe a Dra. Fernanda Almeida, administradora comercial da Clínica Dr. Marcelo Almeida.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Índice recuou cerca de 1% em relação ao mesmo período do ano passado
L

Sine Municipal oferece 123 oportunidades de trabalho em Porto Velho

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade
L
Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Taxa varia de R$ 180 a R$ 250 e deve ser paga até 20 de junho
L

Governo de RO prorroga até 2027 validade do concurso para cargos efetivos da Seas

O concurso homologado em 13 de junho de 2023, teve a validade prorrogada para 13 de junho de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara aprova uso de multas de trânsito para custear CNH de pessoas de baixa renda; texto vai à sanção presidencial

Câmara aprova uso de multas de trânsito para custear CNH de pessoas de baixa renda

Ação beneficia pessoas de baixa renda que estejam no CadÚnico
L

Melhorias apontadas por Sofia Andrade em Porto Velho são atendidas

As ações beneficiaram diferentes regiões da capital, garantindo mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para os moradores
L
Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Condição é genética e impede defesa do indivíduo da exposição ao sol
L

Presidente da Assembleia destaca presença de Ronaldo Caiado na Rondônia Rural Show

“Uma palestra que vai engrandecer ainda mais nosso evento”, salienta.
L

Sílvia Cristina visita estandes e dialoga com expositores na Rondônia Rural Show Internacional

Produtos da agricultura familiar, inovações tecnológicas, máquinas e implementos estão expostos na feira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso em bar depois de incendiar própria casa para expulsar “noiados”

Homem é preso em bar depois de incendiar própria casa para expulsar “noiados”

Na abordagem foi encontrado dentro da mochila que o suspeito carregava um corote com combustível.
14
Mulher é presa por omissão em caso de abuso sexual contra filha de 10 anos

Mulher é presa por omissão em caso de abuso sexual contra filha de 10 anos

A polícia coletou depoimentos e outras evidências que apontam para omissão dolosa da suspeita.
16
Dois foragidos por tráfico e ligação com facção criminosa são presos em Urupá

Dois foragidos por tráfico e ligação com facção criminosa são presos em Urupá

O primeiro detido, I.Z.J., de 29 anos, tinha mandado de prisão em aberto e foi condenado a 9 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
12
Dupla é presa em Porto Velho por receptação de moto roubada em 2024

Dupla é presa em Porto Velho por receptação de moto roubada em 2024

Durante diligências, os agentes abordaram os suspeitos, identificados como R.S.S. e J.L.M., que estavam em motocicletas. Após consulta nos sistemas, foi constatado que uma das motos havia sido furtada em 2024.
10
Vulgo “Diamante do CV” suspeito de homicídio é preso pela Força Tática do 5° na zona sul

Vulgo “Diamante do CV” suspeito de homicídio é preso pela Força Tática do 5° na zona sul

A prisão aconteceu na Rua Juazeiro, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho. A guarnição fazia patrulhamento no local, quando avistou o suspeito que tentou fugir, mas logo foi detido.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Connan abre novo Centro de Distribuição em Ariquemes (RO)

Connan abre novo Centro de Distribuição em Ariquemes (RO)

Novo CD atenderá também clientes dos estados do Acre e Amazonas.
L
José Roberto de Castro Neves é eleito para a cadeira 26 da ABL, sucedendo Marcos Vilaça

José Roberto de Castro Neves é eleito para a cadeira 26 da ABL, sucedendo Marcos Vilaça

Ele irá ocupar a cadeira 26 da academia
L
João Fonseca avança à terceira rodada de Roland Garros após vitória sobre francês Herbert

João Fonseca avança à terceira rodada de Roland Garros após vitória sobre francês Herbert

Brasileiro reencontra britânico Draper, número 5 do mundo, no sábado
L
Consumo de alimentos cresce 1,25% em abril, mas cesta básica acumula alta de 10,83% em 12 meses, segundo Abras

Consumo de alimentos cresce 1,25% em abril, mas cesta básica acumula alta de 10,83% em 12 meses, segundo Abras

Preço dos alimentos sobe 0,83%, revela pesquisa da Abras
L
Mercado reage à suspensão temporária de tarifas por Trump com queda do dólar e leve recuo da bolsa

Mercado reage à suspensão temporária de tarifas por Trump com queda do dólar e leve recuo da bolsa

Bolsa recua 0,25% após alternar altas e baixas
L
Lula defende inclusão social e crescimento econômico durante reativação do Porto de Itajaí

Lula defende inclusão social e crescimento econômico durante reativação do Porto de Itajaí

Em Santa Catarina, presidente defendeu redistribuição de renda
L
Nenhum ganhador da Mega-Sena 2.869; prêmio acumula para R$ 31 milhões no próximo sorteio

Nenhum ganhador da Mega-Sena 2.869; prêmio acumula para R$ 31 milhões no próximo sorteio

Números sorteados foram: 02 – 10 – 13 – 40 – 41 – 53
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab articula aproximação inédita entre agricultura familiar brasileira e mercado argentino

Encontro realizado pela primeira vez reforça missão da Conab de fortalecer a agricultura familiar, por meio da interação com potencial mercado importador.
L
Juiz confirma prisão temporária de MC Poze do Rodo por apologia ao crime e ligação com facção criminosa no RJ

Juiz confirma prisão temporária de MC Poze do Rodo por apologia ao crime e ligação com facção criminosa no RJ

Ele é investigado por apologia ao crime e envolvimento com facção
L

Quarto dia: 12ª Rondônia Rural Show incentiva educação e reforça segurança dos visitantes

Os visitantes e expositores da maior feira do agronegócio da Região Norte contam com um sistema reforçado de segurança.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.