QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

Lula sanciona com vetos renegociação das dívidas dos estados

Pontos retirados trariam impacto para o resultado primário

Por WELLTON MÁXIMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Lula sanciona com vetos renegociação das dívidas dos estados
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria um programa especial de renegociação da dívida dos estados. No entanto, o presidente vetou pontos que trariam impacto sobre o resultado primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública).

A sanção foi publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad havia informado que tanto a equipe econômica como a Casa Civil recomendaram os vetos.

Chamada de Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), a renegociação está aberta até 31 de dezembro para os estados que quiserem aderir. A principal novidade do programa é que os estados podem quitar parte da dívida com a União transferindo bens móveis ou imóveis, participações societárias, créditos com o setor privado e outros ativos com a União. Dessa forma, empresas dos estados podem passar para o controle da União em troca do abatimento dos débitos.

Pelo programa, as parcelas pagas pelos estados à União serão calculadas e corrigidas mensalmente, com possibilidade de amortizações extraordinárias e redução dos valores nos primeiros cinco anos. Durante a vigência do contrato, o estado que aderir ao Propag não poderá contratar novas operações de crédito para o pagamento das parcelas refinanciadas, sob pena de desligamento do programa.

Em entrevista nesta manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo concedeu mais do que os cinco principais governadores de oposição pediam.

“O projeto aprovado pelo Congresso é muito além do que eles me pediram nas reuniões que fizeram comigo. Faz parte da vida política criticar, mas acho que eles nem sonhavam que fosse possível um ato do Presidente da República tão republicano quanto o que foi tomado”, declarou o ministro.

Reescalonamento

Os pontos sancionados mantêm o cerne do projeto apresentado no ano passado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e aprovado pelo Congresso no fim do ano passado. A lei permite que os entes paguem esses débitos em até 30 anos e com juros de 0% a 2% ao ano acima da inflação. A dívida poderá ser parcialmente abatida conforme a entrega de ativos ao governo federal, compromissos com investimentos assumidos e aportes no Fundo de Equalização Federativa, por meio do qual os estados em situação fiscal ruim compensarão os estados com boa situação fiscal.

No ano passado, o governo tinha proposto que os estados que investissem em educação pagassem menos juros. O Congresso abandonou a proposta e votou o projeto de Pacheco, que permite que os estados que aderirem ao Propag deem prioridade a investimentos em educação, saneamento, infraestrutura e segurança com o dinheiro que economizarão no pagamento de juros.

Pontos retirados

Entre os pontos retirados do texto, estão os que abririam a possibilidade dos entes federativos que aderissem ao Propag ficarem livres de cumprir metas, compromissos e obrigações do Regime de Recuperação Fiscal no ano de adesão. O item vetado previa a redução das contrapartidas, com dedução do saldo devedor de investimentos de interesse social do saldo devedor.

Na justificativa, o governo ressaltou que a suspensão das exigências comprometeria a gestão fiscal responsável e a sustentabilidade das contas públicas dos Estados e do Distrito Federal. O abatimento da dívida com a União dos investimentos de interesse social, justificou o Planalto, seria inconstitucional porque os estados e Distrito Federal ganhariam um benefício duplo na renegociação, com juros reduzidos e desconto de investimentos feitos.

Lula também retirou do texto o item que desobrigava o estado que violasse os limites de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de cumprir as restrições previstas. Caso fosse sancionado, o ponto permitiria que a União pagasse as prestações das dívidas dos estados e as incorporasse ao saldo devedor, ampliando o impacto fiscal do Propag para o governo federal.

O presidente Lula vetou artigo que dispensava os estados beneficiados pela Lei Complementar 206, de 16 de maio de 2024, que autoriza a União a postergar o pagamento da dívida de entes federativos afetados por calamidade pública, de aportar recursos no Fundo de Equalização Financeira. Segundo o governo, o ponto criaria diferenças de tratamento entre os estados no pagamento e no recebimento de recursos do fundo.

Outro ponto vetado foi o artigo que permitiria aos estados que apresentassem determinada relação entre receitas e despesas correntes a deixar de limitar o crescimento dos gastos primários. Segundo a justificativa, o dispositivo contraria o interesse público ao reduzir contrapartidas necessárias para o Propag e comprometeria a efetividade do programa. Também foi derrubado um item que permite a destinação de recursos de operações de crédito para obras de infraestrutura logística.

Alegando inconstitucionalidade, o presidente Lula retirou artigo que permitiria à União deduzir do valor das parcelas a vencer dos contratos de dívida os recursos transferidos pelo respectivo estado em 2021, 2022 e 2023 para obras de responsabilidade da União. Conforme o texto, o dispositivo é inconstitucional ao fazer a União assumir obrigações de exercícios passados sem a formalização prévia de acordos, o que traria insegurança jurídica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Projeto de lei elimina brechas jurídicas que permitiam absolvição em casos de estupro de vulnerável; texto segue para sanção do presidente Lula.
L

Bagattoli integra grupo no Senado sobre acordo Mercosul-UE

Senador Jaime Bagattoli passa a compor grupo da Comissão de Relações Exteriores que acompanha impactos do acordo Mercosul-União Europeia.
L
CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

Comissão investiga se desregulação do mercado financeiro facilitou fraudes bilionárias; sigilos do Banco Master e de seus sócios foram quebrados pelos senadores.
L
Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Proposta estabelece regras para manejo de fauna doméstica e silvestre em emergências; texto segue para sanção presidencial e altera leis ambientais e de segurança de barragens.
L

DER executa tapa-buracos na RO-459, em Alto Paraíso, após solicitação de Pedro Fernandes

Serviço executado nesta semana atende solicitação do deputado Pedro Fernandes e busca melhorar segurança e trafegabilidade na rodovia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Corpo de Bombeiros confirma 40 vítimas fatais em Juiz de Fora e seis em Ubá; pelo menos 21 pessoas seguem desaparecidas sob escombros de deslizamentos.
L
Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

O golpe teria causado prejuízo de R$ 25 mil, envolvendo a venda fraudulenta de uma casa no Cristal da Calama.
10

Saúde em crise: moradores cobram explicações sobre desvio de mais de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

População questiona falhas no controle da gestão municipal e pede responsabilização após abertura de CPMI pela Câmara
L
In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

Nesta quarta-feira, dia 25, às 15h, o In Foco Podcast recebe Reginaldo Trindade, procurador da República e escritor, para uma conversa sobre trajetória, obras, educação e sociedade.
L
Brasil registra 88 casos de Mpox nos dois primeiros meses de 2026

Brasil registra 88 casos de Mpox nos dois primeiros meses de 2026

Estado de São Paulo concentra a maioria das confirmações com 62 registros; Ministério da Saúde reforça orientações de higiene e isolamento para conter vírus.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa pede recuperação da Linha 29 B em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa pede recuperação da Linha 29 B em Nova Dimensão

Indicação solicita termo de cooperação entre Governo de RO e Prefeitura de Nova Mamoré para garantir trafegabilidade.
L
Dra. Taíssa destina R$ 50 mil para saúde da mulher em Pimenteiras

Dra. Taíssa destina R$ 50 mil para saúde da mulher em Pimenteiras

Emenda parlamentar será usada na compra de Implanon para ampliar o planejamento familiar no município.
L
Dra. Taíssa confirma presença na Festa da Agricultura Familiar em Theobroma

Dra. Taíssa confirma presença na Festa da Agricultura Familiar em Theobroma

Deputada recebeu prefeito Gilliard na Assembleia e reforçou apoio ao evento marcado para 2 de maio.
L
CPI do Crime Organizado convida ministros Moraes e Toffoli

CPI do Crime Organizado convida ministros Moraes e Toffoli

Senadores aprovam convites para ouvir magistrados e familiares sobre o caso Banco Master; requerimentos de convocação obrigatória foram retirados.
L
STF condena irmãos Brazão a 76 anos pelo caso Marielle e Anderson

STF condena irmãos Brazão a 76 anos pelo caso Marielle e Anderson

Primeira Turma define penas por organização criminosa e homicídios; ex-chefe da Polícia Civil é absolvido das mortes, mas condenado por obstrução.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

Ação na BR-364 resultou na descoberta de 20 tabletes da droga escondidos em mala de passageiro; suspeito apresentou nervosismo durante abordagem policial.
10
Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Crime ocorreu no distrito de Garimpo Bom Futuro; neta teria pedido para o casal sentar no sofá antes de iniciar os disparos pelas costas das vítimas.
18
Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Ação policial localiza jovem de 18 anos e adolescente de 14 após postagem em rede social; criminosos furtaram unidade da Sapatinho de Luxo na zona Leste.
14
PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina em Vilhena; passageiro de 23 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas ao transportar 20 tabletes do entorpecente.
12
BPChoque prende trio com pistola no centro de Porto Velho

BPChoque prende trio com pistola no centro de Porto Velho

Ação policial no bairro Arigolândia resulta na apreensão de arma calibre .40 e munições; dois homens e uma mulher foram detidos em flagrante na tarde desta quarta-feira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Taxa média para pessoas físicas atinge 61% ao ano e acompanha ciclo de alta da Selic; cartão de crédito parcelado e crédito pessoal impulsionam o avanço.
L
Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Reconhecimento de juros pressiona estoque do endividamento mesmo com resgates de títulos; Selic a 15% ao ano dificulta queda do montante global.
L

IFRO abre inscrições para curso gratuito de Cuidadora de Idoso

Inscrições seguem até 3 de março no Campus Porto Velho Calama para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Ministra da Igualdade Racial e familiares acompanham julgamento no STF; irmãos Brazão foram condenados a 76 anos de prisão como mandantes do crime.
L

IFRO oferece 520 vagas no Partiu IF em 9 municípios de RO

Inscrições seguem até março para estudantes do 9º ano da rede pública; programa oferece bolsa mensal de R$ 200.
L
Aquecimento do Atlântico potencializa eventos climáticos extremos

Aquecimento do Atlântico potencializa eventos climáticos extremos

Aumento na temperatura das águas acelera a evaporação e agrava temporais no Brasil; especialistas alertam para recordes de calor oceânico e desequilíbrio ambiental.
L

UNIR abre concurso com 47 vagas para professor efetivo

Inscrições seguem até 5 de março para vagas em sete campi da UNIR, com salários que podem chegar a R$ 14,4 mil.
L

SAC ou Price: saiba qual sistema escolher no financiamento

Entenda as diferenças entre SAC e Tabela Price, veja exemplos práticos e descubra qual modelo combina com seu perfil financeiro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.