SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

Lula sanciona com vetos renegociação das dívidas dos estados

Pontos retirados trariam impacto para o resultado primário

Por WELLTON MÁXIMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Lula sanciona com vetos renegociação das dívidas dos estados
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria um programa especial de renegociação da dívida dos estados. No entanto, o presidente vetou pontos que trariam impacto sobre o resultado primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública).

A sanção foi publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad havia informado que tanto a equipe econômica como a Casa Civil recomendaram os vetos.

Chamada de Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), a renegociação está aberta até 31 de dezembro para os estados que quiserem aderir. A principal novidade do programa é que os estados podem quitar parte da dívida com a União transferindo bens móveis ou imóveis, participações societárias, créditos com o setor privado e outros ativos com a União. Dessa forma, empresas dos estados podem passar para o controle da União em troca do abatimento dos débitos.

Pelo programa, as parcelas pagas pelos estados à União serão calculadas e corrigidas mensalmente, com possibilidade de amortizações extraordinárias e redução dos valores nos primeiros cinco anos. Durante a vigência do contrato, o estado que aderir ao Propag não poderá contratar novas operações de crédito para o pagamento das parcelas refinanciadas, sob pena de desligamento do programa.

Em entrevista nesta manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo concedeu mais do que os cinco principais governadores de oposição pediam.

“O projeto aprovado pelo Congresso é muito além do que eles me pediram nas reuniões que fizeram comigo. Faz parte da vida política criticar, mas acho que eles nem sonhavam que fosse possível um ato do Presidente da República tão republicano quanto o que foi tomado”, declarou o ministro.

Reescalonamento

Os pontos sancionados mantêm o cerne do projeto apresentado no ano passado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e aprovado pelo Congresso no fim do ano passado. A lei permite que os entes paguem esses débitos em até 30 anos e com juros de 0% a 2% ao ano acima da inflação. A dívida poderá ser parcialmente abatida conforme a entrega de ativos ao governo federal, compromissos com investimentos assumidos e aportes no Fundo de Equalização Federativa, por meio do qual os estados em situação fiscal ruim compensarão os estados com boa situação fiscal.

No ano passado, o governo tinha proposto que os estados que investissem em educação pagassem menos juros. O Congresso abandonou a proposta e votou o projeto de Pacheco, que permite que os estados que aderirem ao Propag deem prioridade a investimentos em educação, saneamento, infraestrutura e segurança com o dinheiro que economizarão no pagamento de juros.

Pontos retirados

Entre os pontos retirados do texto, estão os que abririam a possibilidade dos entes federativos que aderissem ao Propag ficarem livres de cumprir metas, compromissos e obrigações do Regime de Recuperação Fiscal no ano de adesão. O item vetado previa a redução das contrapartidas, com dedução do saldo devedor de investimentos de interesse social do saldo devedor.

Na justificativa, o governo ressaltou que a suspensão das exigências comprometeria a gestão fiscal responsável e a sustentabilidade das contas públicas dos Estados e do Distrito Federal. O abatimento da dívida com a União dos investimentos de interesse social, justificou o Planalto, seria inconstitucional porque os estados e Distrito Federal ganhariam um benefício duplo na renegociação, com juros reduzidos e desconto de investimentos feitos.

Lula também retirou do texto o item que desobrigava o estado que violasse os limites de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de cumprir as restrições previstas. Caso fosse sancionado, o ponto permitiria que a União pagasse as prestações das dívidas dos estados e as incorporasse ao saldo devedor, ampliando o impacto fiscal do Propag para o governo federal.

O presidente Lula vetou artigo que dispensava os estados beneficiados pela Lei Complementar 206, de 16 de maio de 2024, que autoriza a União a postergar o pagamento da dívida de entes federativos afetados por calamidade pública, de aportar recursos no Fundo de Equalização Financeira. Segundo o governo, o ponto criaria diferenças de tratamento entre os estados no pagamento e no recebimento de recursos do fundo.

Outro ponto vetado foi o artigo que permitiria aos estados que apresentassem determinada relação entre receitas e despesas correntes a deixar de limitar o crescimento dos gastos primários. Segundo a justificativa, o dispositivo contraria o interesse público ao reduzir contrapartidas necessárias para o Propag e comprometeria a efetividade do programa. Também foi derrubado um item que permite a destinação de recursos de operações de crédito para obras de infraestrutura logística.

Alegando inconstitucionalidade, o presidente Lula retirou artigo que permitiria à União deduzir do valor das parcelas a vencer dos contratos de dívida os recursos transferidos pelo respectivo estado em 2021, 2022 e 2023 para obras de responsabilidade da União. Conforme o texto, o dispositivo é inconstitucional ao fazer a União assumir obrigações de exercícios passados sem a formalização prévia de acordos, o que traria insegurança jurídica.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidente Alex Redano solicita à Sesdec as minutas atualizadas das leis de Organização Básica e de Promoções da Polícia Militar para garantir transparência, análise técnica e segurança jurídica.
L
Primeiros Socorros: Dra. Taíssa propõe capacitação obrigatória para pais em Rondônia

Primeiros Socorros: Dra. Taíssa propõe capacitação obrigatória para pais em Rondônia

Projeto de Lei da Deputada Dra. Taíssa torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros em hospitais e maternidades de Rondônia, visando reduzir a mortalidade infantil por acidentes e asfixia.
L
Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sammya Tubarão é eliminada no paredão do Rondônia Reality Show

Com ampla maioria dos votos na noite desta quinta-feira, Sammya Tubarão deixa a disputa após liderar a rejeição do público em um dos paredões mais movimentados da temporada
L

Agenda News: Yago Costa e Mayter Luter

Yago Costa e Mayter Luter, da I.S Bartender’s, que vêm colecionando títulos, reconhecimento nacional e se consolidando como referência em coquetelaria de eventos.
L
Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
CPMI do INSS rejeita convocação de Lulinha e Jorge Messias

CPMI do INSS rejeita convocação de Lulinha e Jorge Messias

A CPMI do INSS rejeitou a convocação de Fábio Lula da Silva e do ministro Jorge Messias, em uma votação que representou uma derrota para a oposição, que buscava atingir o governo.
L
Gilmar Mendes nega pedido da AGU sobre impeachment de ministros do STF

Gilmar Mendes nega pedido da AGU sobre impeachment de ministros do STF

O ministro Gilmar Mendes negou a solicitação da AGU para reconsiderar a decisão que restringe à PGR a legitimidade para apresentar pedidos de impeachment contra integrantes do Supremo Tribunal Federal.
L
CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aprovou a convocação de Romeu Zema e Daniel Vorcaro, além da quebra de sigilo do banqueiro, em investigação sobre irregularidades em empréstimos consignados do INSS.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE LAMP
L
Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Ação itinerante da Semagric na Estrada dos Periquitos aproximou a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) da zona rural, garantindo o acesso dos agricultores às políticas públicas e crédito.
L

Requerimento da Licença Ambiental: HELISUL TAXI AEREO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de instalação e a Licença Ambiental de Operação
L
Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Evento de Natal em Porto Velho terá Cantata Natalina apresentada por alunos das escolas de música, com orquestra, coral e show holográfico, marcando o acender das luzes no Prédio do Relógio.
L
Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Documentos com dados de 2023 e 2024 orientam debates da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor, fortalecendo a participação e a transparência no planejamento urbano de Porto Velho.
L
Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) intensifica fiscalizações e usa ferramentas como o Siapets para combater o abandono de animais, que é crime, e incentivar a adoção responsável na capital.
L
ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

Agência de Regulação de Porto Velho (ARDPV) instala adesivos informativos em toda a frota de ônibus, garantindo canal direto com a Ouvidoria e incentivando a fiscalização cidadã no transporte coletivo.
L
Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ampliação de ecobueiros, que filtram o lixo nas bocas de lobo, deve reduzir significativamente os alagamentos em Porto Velho
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Inscrições começam na segunda-feira (08) e são gratuitas
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.