TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Em debate na SIC TV, Mariana Carvalho mostra que está pronta para ser a primeira prefeita de Porto Velho

Candidata venceu o debate da Sic TV apresentando propostas e confrontou oponente sobre que obras ele trouxe para Porto Velho

Por Assessoria - ƒ

Publicado em 

Durante o debate na SIC TV, realizado na noite deste sábado (19), a candidata Mariana Carvalho mostrou que está pronta para ser a primeira prefeita de Porto Velho. Ela mais uma vez apresentou suas propostas, confrontou o seu oponente, Léo Moraes, questionando aonde ele investiu emendas para obras na capital, quando foi deputado federal, sem resposta.

Mariana Carvalho começou perguntando se o adversário, como diretor geral do Detran, realizou concurso público e se contratou servidores, com ele evitando ir direto ao assunto.

Em seguida, a candidata quis saber quais as ações para a saúde da mulher. “Como deputada federal, destinei recursos para a recuperação de mamas de mulheres vítimas de câncer. Também destinei recursos para a ampliação e reforma da maternidade municipal e para outras unidades de saúde. E durante a pandemia, pude atuar em diversas frentes. Como prefeita, vou ampliar a estrutura das unidades básicas de saúde do pré-natal, implantar a Carreta da Saúde e outros serviços”.

Saneamento básico

Mariana Carvalho disse que está alinhada com o governador e outras lideranças, para resolver a falta de água tratada e de esgoto. “Vamos trabalhar para mudar essa realidade, que hoje é de responsabilidade do Governo do Estado. Vou trabalhar para resolver o problema de falta de água, inclusive nos distritos. Vamos fazer Porto Velho avançar muito mais em qualidade de vida. Só é possível com diálogo com o governo do estado, a União, a Assembleia Legislativa e a bancada federal”, disse.

Segurança

Mariana anunciou que vai ampliar a iluminação pública, priorizar a limpeza de terrenos. “Vamos implantar a guarda municipal, que deve demorar um tempo para realizar o concurso. Vamos trabalhar para que os militares da reserva, ou da ativa nos dias de folga, possam atuar para ajudar a aumentar a segurança. Atenção com os vigilantes dos prédios públicos e ampliar a rede de monitoramento, interligado com o Governo, e a implantação de mais totens de segurança”.

Em seguida, foram sorteados questionamentos de representantes de entidades. Os temas foram educação inclusiva, ações para as pessoas com deficiência, hub logística da capital e saúde. Mariana Carvalho disse que é importante ter ações para promover o acolhimento e inclusão das pessoas com deficiência.

Sobre a educação, também a educação inclusiva, Mariana iniciou citando que “o ponto eletrônico precisa ser flexibilizado, principalmente para quem tem dupla jornada. Para a educação, vamos fazer o pagamento do piso do magistério, na tabela, como os servidores querem. Vamos valorizar os servidores e sempre aberta ao diálogo, para dar voz a quem faz a máquina funcionar. Também vamos criar estrutura para acolher as crianças que precisem de um apoio educacional especializado”.

Sobre o fortalecimento do hub logístico de Porto Velho, Mariana reconheceu que a localização estratégica da capital possibilita um avanço no setor de logística.

“Vamos fazer o anel viário, ligando a Estrada da Penal com a Estrada do Belmont, também buscar a ligação com o Porto do Chuelo. Buscar fortalecer o nosso distrito industrial, que é de responsabilidade do Governo. Serei a prefeita do diálogo, para atrair novas empresas e apoiar as que estão aqui”, completou.

Sobre a saúde, Mariana afirmou que “vamos melhorar as unidades de saúde, com mais profissionais, ampliar o programa de saúde da família, com mais agentes comunitários, estabelecer diálogo com os profissionais de saúde, valorizando e atuando para assegurar os direitos e benefícios. Também queremos oferecer um programa de agendamento de consultas e exames on line, a carreta da saúde e outras ações. Será um compromisso fazer a melhor saúde da capital”.

Sobre a revitalização do centro comercial, a candidata disse que “os comerciantes estão saindo. Vamos criar estacionamentos rotativos, mudanças nas linhas de ônibus, construir shopping popular, conceder incentivos fiscais aos lojistas e melhorar a infraestrutura nas parças e outros espaços públicos. Também levar a carreta da cultura e fechar a Sete de Setembro aos domingos, por exemplo”.

Alagamentos

Mariana reconheceu a importância de um plano de combate às alagações. “Vamos combater, fazendo alargamentos de canais e aumentar a vazão da rede de drenagem, onde for necessário. Muita coisa já foi feita, mas ainda há muito por fazer. É uma situação que requer muitos investimentos, mas estamos confiantes de que, com as parcerias que temos, vamos poder fazer muito mais”.

Geração de empregos

Mariana Carvalho defendeu que haja ações do município para estimular a geração de emprego e renda. “Facilitar o acesso ao crédito aos microempreendedores, fortalecer o programa Giro Empreendedor, vamos fazer obras que irão gerar empregos, fazer parcerias para criar um ambiente de negócios favorável, para fortalecer o trabalho dos empreendedores. Vamos criar o Selo PVH para valorizar os produtos locais das agroindústrias”.

Educação

“Porto Velho avançou, com uniformes, kits escolares, melhorou seus índices educacionais, numa parceria com o Tribunal de Contas do Estado, quase todas as escolas estão climatizadas. Destinei recursos para a compra de 28 ônibus escolares e outras obras na educação”, relatou.

Agropecuária

Mariana anunciou que vai implantar o programa Porteira Adentro, para fazer pequenos serviços nas propriedades da agricultura familiar. “Também vamos distribuir o calcário, garantir boas estradas e estimular a produção do grande, do médio e do pequeno, de todas as regiões do município”.

Anel Viário

Mariana defendeu a construção do anel viário, para a retirada do trânsito de carretas pesadas na área urbana da BR-319 (avenida Jorge Teixeira), que hoje gera engarrafamentos e acidentes.

“Vamos fazer uma interligação nas Estradas da Penal e do Belmont, com cerca de dez quilômetros de extensão e buscar os nossos parceiros para garantir o investimento para essa e outras obras de mobilidade urbana”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Apenas uma ocorrência relevante foi registrada na Capital; PM intensificou policiamento em todo o Estado durante o Carnaval 2026
L

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Proposta que extingue jornada 6x1 avança na Câmara e vai à CCJ

Proposta que extingue jornada 6×1 avança na Câmara e vai à CCJ

Texto que reduz carga semanal para 36 horas será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para comissão especial.
L
Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Ex-diretor da PRF continuará detido na Papudinha; ele foi condenado por participação na trama golpista ligada às eleições de 2022.
L
Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Vereadora afirma que discursos simbólicos não reduzem a violência e cobra punições mais severas, estrutura estatal e ações concretas para proteger mulheres em Rondônia.
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Indicações pedem atualização de decretos estaduais para incluir pacientes com doenças crônicas no rol de beneficiários de benefícios fiscais na compra e propriedade de veículos.
L
Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Encontro em Porto Velho discute adequação do trecho rodoviário de acesso aos portos e integra elaboração do orçamento municipal de 2026 com participação popular.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: V & R COMERCIO DE DERIVADOS DE PETROLEO LTDA

Licença Ambiental de Operação (L.A.O) Nº 159035
L

Requerimento da Outorga: Janilda Fiau Silva

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação da Outorga da SED ENTRONCAMENTO:  ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO
L

Requerimento de Outorga: PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Iniciativa do MDIC oferece financiamento com juros baixos para autônomos, cooperativas e empresas de transporte em todo o país.
L
Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Pesquisa da Conab e DIEESE aponta aumento do custo da alimentação em 24 capitais e variações negativas em apenas três municípios.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.