DOMINGO, 22/02/2026

Em destaque

Em debate na SIC TV, Mariana Carvalho mostra que está pronta para ser a primeira prefeita de Porto Velho

Candidata venceu o debate da Sic TV apresentando propostas e confrontou oponente sobre que obras ele trouxe para Porto Velho

Por Assessoria - ƒ

Publicado em 

Durante o debate na SIC TV, realizado na noite deste sábado (19), a candidata Mariana Carvalho mostrou que está pronta para ser a primeira prefeita de Porto Velho. Ela mais uma vez apresentou suas propostas, confrontou o seu oponente, Léo Moraes, questionando aonde ele investiu emendas para obras na capital, quando foi deputado federal, sem resposta.

Mariana Carvalho começou perguntando se o adversário, como diretor geral do Detran, realizou concurso público e se contratou servidores, com ele evitando ir direto ao assunto.

Em seguida, a candidata quis saber quais as ações para a saúde da mulher. “Como deputada federal, destinei recursos para a recuperação de mamas de mulheres vítimas de câncer. Também destinei recursos para a ampliação e reforma da maternidade municipal e para outras unidades de saúde. E durante a pandemia, pude atuar em diversas frentes. Como prefeita, vou ampliar a estrutura das unidades básicas de saúde do pré-natal, implantar a Carreta da Saúde e outros serviços”.

Saneamento básico

Mariana Carvalho disse que está alinhada com o governador e outras lideranças, para resolver a falta de água tratada e de esgoto. “Vamos trabalhar para mudar essa realidade, que hoje é de responsabilidade do Governo do Estado. Vou trabalhar para resolver o problema de falta de água, inclusive nos distritos. Vamos fazer Porto Velho avançar muito mais em qualidade de vida. Só é possível com diálogo com o governo do estado, a União, a Assembleia Legislativa e a bancada federal”, disse.

Segurança

Mariana anunciou que vai ampliar a iluminação pública, priorizar a limpeza de terrenos. “Vamos implantar a guarda municipal, que deve demorar um tempo para realizar o concurso. Vamos trabalhar para que os militares da reserva, ou da ativa nos dias de folga, possam atuar para ajudar a aumentar a segurança. Atenção com os vigilantes dos prédios públicos e ampliar a rede de monitoramento, interligado com o Governo, e a implantação de mais totens de segurança”.

Em seguida, foram sorteados questionamentos de representantes de entidades. Os temas foram educação inclusiva, ações para as pessoas com deficiência, hub logística da capital e saúde. Mariana Carvalho disse que é importante ter ações para promover o acolhimento e inclusão das pessoas com deficiência.

Sobre a educação, também a educação inclusiva, Mariana iniciou citando que “o ponto eletrônico precisa ser flexibilizado, principalmente para quem tem dupla jornada. Para a educação, vamos fazer o pagamento do piso do magistério, na tabela, como os servidores querem. Vamos valorizar os servidores e sempre aberta ao diálogo, para dar voz a quem faz a máquina funcionar. Também vamos criar estrutura para acolher as crianças que precisem de um apoio educacional especializado”.

Sobre o fortalecimento do hub logístico de Porto Velho, Mariana reconheceu que a localização estratégica da capital possibilita um avanço no setor de logística.

“Vamos fazer o anel viário, ligando a Estrada da Penal com a Estrada do Belmont, também buscar a ligação com o Porto do Chuelo. Buscar fortalecer o nosso distrito industrial, que é de responsabilidade do Governo. Serei a prefeita do diálogo, para atrair novas empresas e apoiar as que estão aqui”, completou.

Sobre a saúde, Mariana afirmou que “vamos melhorar as unidades de saúde, com mais profissionais, ampliar o programa de saúde da família, com mais agentes comunitários, estabelecer diálogo com os profissionais de saúde, valorizando e atuando para assegurar os direitos e benefícios. Também queremos oferecer um programa de agendamento de consultas e exames on line, a carreta da saúde e outras ações. Será um compromisso fazer a melhor saúde da capital”.

Sobre a revitalização do centro comercial, a candidata disse que “os comerciantes estão saindo. Vamos criar estacionamentos rotativos, mudanças nas linhas de ônibus, construir shopping popular, conceder incentivos fiscais aos lojistas e melhorar a infraestrutura nas parças e outros espaços públicos. Também levar a carreta da cultura e fechar a Sete de Setembro aos domingos, por exemplo”.

Alagamentos

Mariana reconheceu a importância de um plano de combate às alagações. “Vamos combater, fazendo alargamentos de canais e aumentar a vazão da rede de drenagem, onde for necessário. Muita coisa já foi feita, mas ainda há muito por fazer. É uma situação que requer muitos investimentos, mas estamos confiantes de que, com as parcerias que temos, vamos poder fazer muito mais”.

Geração de empregos

Mariana Carvalho defendeu que haja ações do município para estimular a geração de emprego e renda. “Facilitar o acesso ao crédito aos microempreendedores, fortalecer o programa Giro Empreendedor, vamos fazer obras que irão gerar empregos, fazer parcerias para criar um ambiente de negócios favorável, para fortalecer o trabalho dos empreendedores. Vamos criar o Selo PVH para valorizar os produtos locais das agroindústrias”.

Educação

“Porto Velho avançou, com uniformes, kits escolares, melhorou seus índices educacionais, numa parceria com o Tribunal de Contas do Estado, quase todas as escolas estão climatizadas. Destinei recursos para a compra de 28 ônibus escolares e outras obras na educação”, relatou.

Agropecuária

Mariana anunciou que vai implantar o programa Porteira Adentro, para fazer pequenos serviços nas propriedades da agricultura familiar. “Também vamos distribuir o calcário, garantir boas estradas e estimular a produção do grande, do médio e do pequeno, de todas as regiões do município”.

Anel Viário

Mariana defendeu a construção do anel viário, para a retirada do trânsito de carretas pesadas na área urbana da BR-319 (avenida Jorge Teixeira), que hoje gera engarrafamentos e acidentes.

“Vamos fazer uma interligação nas Estradas da Penal e do Belmont, com cerca de dez quilômetros de extensão e buscar os nossos parceiros para garantir o investimento para essa e outras obras de mobilidade urbana”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Da dificuldade à dignidade: Cássio Gois destaca nova Prefeitura como símbolo de respeito aos servidores.
L
“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

O pré-candidato destacou que governar exige compromisso com toda a população, mas com atenção especial aos que mais precisam.
L
STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

Ministros rejeitaram recursos de oficiais condenados por omissão no 8 de janeiro; pena de 16 anos de prisão deve ser mantida para cinco militares.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimunda Damiana Ramalho dos Santos

Falecimento de Raimunda Damiana Ramalho dos Santos, ocorrido em Porto Velho, deixando um legado de fé, amor à família e dedicação ao próximo, com despedida marcada na Igreja Teu Reino.
L
Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Artista, cozinheira e referência de amor e fé, Izabel Estela dos Prazeres Queiroz deixa um legado de afeto, generosidade e memórias inesquecíveis para família e amigos.
L
Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Neste sábado, dia 21, às 11h, o Momento Agro entrevista José Antonio da Silva, conhecido como Casa Grande, para mostrar como funciona o cultivo, o cuidado e a colheita nas hortas que ele mantém.
L
Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Neste sábado, dia 21, às 09h, o Sintonia 360 entrevista Jessica Brasil Cabral, corretora de imóveis, modelo e apresentadora digital, em um papo sobre carreira, influência e Carnaval.
L
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

O sorteio do concurso 2.975 ocorre às 21h em São Paulo; apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou canais digitais da Caixa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Em visita à Índia, o presidente brasileiro defendeu que o controle da tecnologia não deve pertencer a grandes plataformas, mas sim servir ao desenvolvimento social.
L
Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Deputada esteve no Núcleo Primavera, zona rural de Urupá, e destacou a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Com R$ 200 mil em emenda, unidade será inaugurada dia 27 em Guajará-Mirim, após 9 anos sem doações locais.
L
Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Deputado solicita ao Governo de Rondônia apoio emergencial às famílias do Bairro da Mangueira, em Costa Marques, atingidas por fortes chuvas.
L
Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Recurso será usado pela Prefeitura de São Felipe d’Oeste para comprar arado subsolador e apoiar pequenos produtores rurais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Manifestantes fecham a Rua Osvaldo Ribeiro para cobrar soluções urgentes sobre a falta de água no condomínio
10
Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Vítima de 57 anos estava embaixo do veículo e foi esmagada quando o motorista iniciou o deslocamento; o acidente ocorreu na manhã deste sábado na BR-364.
18
Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Investigado por tráfico de drogas foi detido ao chegar no município; ação estratégica da equipe policial retirou de circulação alvo de mandado judicial.
12
Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Suspeito confessou ter trocado aparelho por drogas em ponto de tráfico; receptadores foram localizados em diligências conjuntas entre guarnições e a Força Tática.
10
Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Autor confessou ter agido por vingança após demissão; vítima foi amarrada e trancada dentro de casa enquanto o veículo era subtraído na BR-364.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Evento gratuito na Praça Jacques Demolay democratiza o acesso à ciência com observação astronômica e telescópios para a comunidade
L
Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Filhote rejeitado pela mãe no zoológico de Ichikawa, no Japão, ganhou um orangotango de pelúcia para ajudar na adaptação ao grupo.
L
Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas com o Banco Master.
L
Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Evento na Rua Jacy Paraná serve como ensaio técnico para o desfile oficial das escolas de samba de Porto Velho, previsto para o mês de abril.
L
Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

A parceria assinada em Nova Delhi visa reduzir a dependência da China e fortalecer cadeias de suprimento resilientes para tecnologias de ponta.
L
Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Kleber Cabral foi ouvido como investigado após criticar operação contra auditores da Receita; oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
L
BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Novo serviço do Banco Central já foi ativado por 1 milhão de pessoas e funciona como uma barreira obrigatória contra fraudes de identidade em bancos.
L
Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Ibovespa ultrapassa os 190 mil pontos pela primeira vez com o fim das tarifas de Trump; moeda norte-americana atinge o menor valor em quase dois anos.
L
Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Queda do “tarifaço” pela Suprema Corte traz alívio de US$ 21,6 bilhões às exportações do Brasil, porém anúncio de nova taxa de Trump preocupa setores estratégicos.
L
Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

A companhia aérea oficializou a saída do Chapter 11 com redução bilionária de dívidas e o apoio estratégico das gigantes United e American Airlines.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.