DOMINGO, 18/01/2026

Em destaque

Convenção aprova nome de Valteir Cruz e professora Eliane para as eleições de outubro

Durante o encontro, realizado na noite de quinta-feira, 25 de julho, participaram dirigentes e apoiadores de diversos partidos e pré-candidatos a vereadores e vereadoras de Pimenta Bueno, acompanhados por um grande público presente.

Por Sandro André - 20

Publicado em 

Convenção aprova nome de Valteir Cruz e professora Eliane para as eleições de outubro

Um grande evento político-partidário realizado na noite de quinta-feira (25.julho.2024), em Pimenta Bueno, reuniu diversas autoridades do campo político, incluindo dirigentes e apoiadores de diversos partidos e pré-candidatos locais, além de um grande público presente. O objetivo do encontro foi discutir temas relevantes para o desenvolvimento do município e as expectativas dos partidos com vistas às eleições municipais de outubro.

Participaram do evento figuras públicas como o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha; o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves; o deputado federal Lúcio Mosquini; o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol; os deputados estaduais Cirone Deiró e Jean Mendonça; o ex-deputado federal Natan Donadon; além dos pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeita de Pimenta Bueno, Valteir Cruz e Professora Eliane e os pré-candidatos a vereadores.

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, iniciou seu discurso destacando que, para realizar as obras de que a população necessita, é preciso haver união. “É essa união que tem feito a diferença. Nós somos de diferentes partidos, mas, antes de mais nada, estamos todos unidos por Pimenta Bueno, e a gente tem que trabalhar assim”, disse. “Aqueles que querem atrito, na verdade estão provocando isso porque buscam ganhar algo em cima disso, mas nós não vamos entrar nessa”, assegurou.

Marcos Rocha abraçou Valteir Cruz e a Professora Eliane e avalizou seu apoio aos dois pré-candidatos. “Conversei muito com eles e estou seguro da lealdade e do compromisso deles com Pimenta Bueno”, ressaltou. “Eles são meus pré-candidatos e, dentro de poucos dias, se Deus permitir, serão oficialmente os meus candidatos para a prefeitura de Pimenta Bueno”, enfatizou o governador do estado.

Já o deputado federal Lúcio Mosquini destacou seu compromisso com a cidade por meio de investimentos em áreas como infraestrutura e pavimentação asfáltica. “Eu tenho moral para subir num carro de som e pedir votos para o Valteir Cruz e a Professora Eliane”, provocou Mosquini, que destinou mais de R$ 16 milhões em recursos federais para Pimenta Bueno.

“Esses recursos possibilitaram a recente aquisição de uma patrulha mecanizada para obras de asfaltamento, que permitirá para a prefeitura realizar serviços de pavimentação sem depender de terceirizações, beneficiando diretamente os moradores”, assinalou Mosquini.

CONFIANÇA

“Vamos com confiança e, se Deus permitir, a partir de janeiro iremos administrar Pimenta Bueno ao lado da nossa população”, destacou o pré-candidato Valteir Cruz. “Eu já falei para a nossa pré-candidata a vice, Professora Eliane, que é ela quem vai ficar no gabinete da prefeitura, porque nós vamos para a rua”, disse. “Um prefeito não pode querer fazer todas as coisas sozinho, a gente tem que ouvir as pessoas no bairro, na zona rural, é isso que eu sempre fiz e vou continuar fazendo”.

Valteir lembrou que, “em cinco anos e meio de mandato como vice-prefeito, trabalhamos incansavelmente, fazendo o elo da prefeitura com a população, atendendo as pessoas, desde o cidadão mais humilde até o maior dos empresários”, afirmou. “Aqui assumo o compromisso de que, sendo confirmado como candidato, se Deus permitir que eu seja eleito, trabalharei ao lado das pessoas, discutindo com a população e levantando soluções para uma cidade melhor”, confirmou. “Vou trabalhar para fazer de Pimenta Bueno, talvez não a maior cidade, mas a melhor cidade para se morar”, destacou Valteir.

O pré-candidato ainda fez referência as críticas infundadas do atual prefeito. “No entanto eu ando nas ruas de cabeça erguida, tenho 40 anos de Pimenta Bueno, cheguei aqui aos 15 anos de idade, constitui família, sou pai, sou avô, tenho uma história aqui em nossa cidade, e as pessoas que encontro na rua, pessoas importantes nesse município, dizem que o verdadeiro prefeito fui eu, pois eu sempre os atendi, sempre estive ali na prefeitura, pronto para ouvir as reivindicações e buscar melhorias para os nossos cidadãos”.

Valteir agradeceu o governador do estado, que destinou recursos para a implantação de modernos sistemas de iluminação na cidade. “Temos muita gratidão ao governador, que está sempre com o gabinete aberto para nos receber e mandar os recursos de que a cidade necessita”, concluiu Valteir.

PRAZOS

O prazo para o lançamento oficial das candidaturas dos partidos em todo o país se encerra no dia 5 de agosto. Até esta data, os delegados deverão confirmar os nomes dos candidatos para as eleições municipais que acontecem no dia 6 de outubro. As eleições em Pimenta Bueno serão realizadas em turno único.

Os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. De acordo com a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), será eleito o candidato que receber mais da metade dos votos, excluídos brancos e nulos.

A convenção é uma eleição interna dos partidos políticos. A legislação eleitoral permite que a votação dos delegados possa ser feita de forma híbrida (presencial ou virtual). Nesta oportunidade, será escolhida a numeração dos candidatos para a campanha eleitoral.

A propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa no dia 16 de agosto, um dia após o fim do prazo para registro das candidaturas. A partir desta data, os candidatos poderão fazer carreatas, comícios e panfletagem entre as 8h e as 22h. Anúncios pagos na imprensa escrita e na internet também estarão liberados. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão será iniciado no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro.

Desde 2017, o financiamento das campanhas se dá por meio do Fundo Eleitoral repassado aos partidos em anos de eleição. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal, de 2015, proibiu o financiamento das campanhas por empresas privadas. Além do Fundo Eleitoral, os partidos contam com o Fundo Partidário, distribuído anualmente para a manutenção das atividades administrativas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Deputado afirma que investimento integra repasse federal de R$ 4 milhões pago em 2025 para fortalecer a segurança em Rondônia; motocicletas aguardam regularização documental para entrarem em operação.
L
Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo diz que decisão do STF foi desproporcional e afirma que já havia solicitado prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, citando idade e saúde como fatores previstos em lei.
L
Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Requerimento 3530/2025 pede cronograma e dados sobre novas convocações do concurso da Polícia Civil em Rondônia, citando demora, déficit de efetivo e necessidade de transparência.
L
Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Indicação 15325/26 propõe cooperação entre Seduc e Setic para criar uma plataforma online gratuita, voltada ao ensino médio estadual, com aulas, simulados e trilhas personalizadas.
L
Eyder Brasil: Léo Moraes amplia ônibus de acessibilidade

Eyder Brasil: Léo Moraes amplia ônibus de acessibilidade

Ônibus Multissensorial em Porto Velho passa a atender outras deficiências e pessoas em vulnerabilidade, ampliando o transporte adaptado e fortalecendo inclusão e segurança no deslocamento urbano.
L
Publicidade

POLÍCIA

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

O suspeito de 22 anos foi flagrado por policiais militares no forro de um imóvel na zona norte de Porto Velho após um vigilante de rua desconfiar de uma bicicleta parada.
12
Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

O jovem de 23 anos foi preso em flagrante na madrugada deste sábado após atingir várias pessoas na Avenida Calama durante uma tentativa de fuga após uma confusão.
16
PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

Suspeito foi preso no bairro Novo Ji-Paraná após abordagem em local apontado como ponto de tráfico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Modelo elétrico estreia assistente Gemini e sistema HuginCore em sua nova geração
L
Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Rafael Germano, de 32 anos, apresentava ferimentos por arma branca; crime pode ter ocorrido entre quarta e quinta-feira.
14
Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Motociclista tentou desviar de um cachorro, perdeu o controle e colidiu frontalmente com caminhão nas proximidades do Frigon.
16
Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Brasileiro condenado pela Justiça de Rondônia foi localizado no exterior, deportado e capturado em Minas Gerais após cooperação entre PF, TJ/RO e INTERPOL.
18
Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Dupla foi flagrada com artefatos incendiários prontos para ataque contra empresa de internet; ação estaria ligada a dívida com facção criminosa.
14
Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no bairro Beira Rio; vítima recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para avaliação médica.
12
Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Homem caiu na água ao lançar tarrafa no distrito de Alvorada do Oeste; buscas foram retomadas neste sábado com apoio do Corpo de Bombeiros.
16
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma discussão motivada pela programação da televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado em uma instituição de acolhimento no bairro Mariana.
16
Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Acidente ocorreu próximo a Vilhena quando caminhoneiro seguia para visitar o filho internado após cirurgia; vítima perdeu o controle do veículo ao passar por poça d’água.
18
Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Execuções transmitidas ao vivo e tribunais do crime motivam ações policiais; adolescente de 16 anos foi torturada e morta após decisão de facção.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.