QUARTA-FEIRA, 04/03/2026
Publicidade

Em destaque

Caerd responde pedido da Dra. Taíssa sobre escassez hídrica com Plano de Contingência

Documento contém medidas que devem ser adotadas para enfrentar os efeitos da crise.

Por Rosa Rodrigues I Assessoria parlamentar - 30

Publicado em 

Caerd responde pedido da Dra. Taíssa sobre escassez hídrica com Plano de Contingência
Divulgação

Em meio à preocupação crescente com a escassez hídrica fluvial que afeta a região, a deputada Dra. Taíssa (Podemos) protocolou requerimento à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). O objetivo do requerimento foi solicitar medidas mitigatórias urgentes para minimizar os impactos decorrentes dessa crise.

Em resposta ao pedido da deputada, a Caerd enviou um Plano de Contingência detalhado, delineando as estratégias e ações que serão implementadas para enfrentar os desafios impostos pela escassez hídrica. Este plano visa não apenas assegurar o fornecimento contínuo de água potável à população, mas também promover a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis no uso dos recursos hídricos.

A escassez hídrica fluvial tem sido uma preocupação constante para as comunidades locais, afetando não apenas o abastecimento doméstico, mas também atividades agrícolas e industriais. Segundo o boletim hídrico divulgado pela Defesa Civil estadual, o nível do Rio Madeira, em Porto Velho, poderá ficar abaixo da cota de emergência (1,70 metros), até o mês de agosto de 2024.

A atuação da parmlamentar e a resposta da Caerd com um plano de ação demonstram um esforço coordenado para enfrentar essa situação desafiadora. “Estou acompanhando as notícias, e a situação não está nada boa. Enviei um novo requerimento à Caerd perguntando se todas as ações de prevenção que recebemos estão realmente em prática”, expressou a parlamentar.

O Plano de Contingência possui as seguintes medidas preventivas:

Ações de curto prazo:
-Limpeza e desassoreamento nos pontos de captação de água;
-Barramento para a elevação de nível da água nos pontos de captação;
-Monitoramento do nível dos mananciais com instalação de réguas;
-Melhorias emergenciais nas Estações de Tratamento de Água;
-Melhorias nas Estações Elevatórias de Água Bruta;
-Plano de comunicação;
-Programa de redução de perdas;
-Aquisição de reservatórios de no mínimo 500 litros para população de baixa renda.

Ações de médio prazo:
-Captação, alternativas para complementar a vazão de água captada e adutoras emergenciais;
-Perfuração de poços tubulares profundos;
-Tarifa de contingência – aplicação de multa para consumo excessivo da água e desperdício;
-Utilização dos poços públicos de escolas Municipais e Estaduais;
-Operação com carro-pipa;
-Aquisição de grupo gerador para instalação em captações alternativas.

Ações longo prazo:

-Captação de recursos financeiros para construção de novas adutoras em mananciais perenes.

A deputada enfatiza a importância da colaboração entre o poder legislativo e as instituições responsáveis pelo fornecimento de água e saneamento básico. “É necessário o monitoramento contínuo e ajustes rápidos nas estratégias conforme a evolução do cenário climático”, disse. A resposta da Caerd também informou que o plano é acompanhado por um monitoramento rigoroso das redes de abastecimento e dos padrões de consumo. Além disso, ressaltou que é necessário que representantes da Secretaria Municipal, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Caerd, se reúnam para discutir as necessidades de prevenção. “A implementação integral do plano requer a colaboração de diversos setores, visando garantir o abastecimento de água tratada”, informou a Caerd.

O plano também enfatiza que a água está ligada aos estilos de vida, o que demanda estratégias sociais, políticas e econômicas específicas. Então, além das obras necessárias como perfuração de poços e redução de perdas, é fundamental que a população reflita sobre os hábitos de consumo, tanto individuais como coletivos.

A escassez hídrica já tem atingido diversas famílias com a falta de água potável. “Estou recebendo diversas mensagens, e estou buscando respostas. Além de um novo requerimento à Caerd sobre o andamento das medidas, também enviei indicações à Sedam para que haja mais conscientização da população em geral”, expressou a deputada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia mantém proibição à reconstituição de leite em pó importado

Assembleia mantém proibição à reconstituição de leite em pó importado

Deputados derrubaram veto do Executivo e mantiveram projeto que impede reidratação de leite em pó importado na indústria alimentícia de Rondônia.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político, decisões judiciais e eventos marcam a semana no Brasil e em Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político, decisões judiciais e eventos marcam a semana no Brasil e em Rondônia

Debates sobre política internacional, pesquisas eleitorais, homenagens oficiais, investigações e saúde pública movimentam o noticiário nacional e estadual.
L
alex-redano-destina-r-1-milhao-para-fortalecer-atendimento-em-cacaulandia

Alex Redano destina R$ 1 milhão para fortalecer atendimento em Cacaulândia

Anúncio de recurso foi feito pelo deputado estadual durante a inauguração da base descentralizada do Samu no município rondoniense nesta segunda-feira
L

Marcos Rocha institui Comissão para construção do Plano Estadual de Educação para os próximos 10 anos

Decreto nº 31.300 cria comissão responsável por elaborar o Plano Estadual de Educação de Rondônia para o período de 2026 a 2036, com participação de instituições e audiências públicas.
L
Alero debate impactos da privatização e preço do pedágio da BR-364

Alero debate impactos da privatização e preço do pedágio da BR-364

Audiência pública proposta pelo deputado Alan Queiroz reúne autoridades e sociedade para questionar falhas em estudos técnicos e o alto custo das tarifas em Rondônia
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Limpômetro registra avanço da limpeza urbana em 2026

Limpômetro registra avanço da limpeza urbana em 2026

Painel aponta mais de 1,3 mil quilômetros de ruas limpas e 5,5 mil toneladas de resíduos recolhidos nos dois primeiros meses do ano em Porto Velho.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 04/03/2026: dia favorece equilíbrio, produtividade e ajustes importantes

Quarta-feira pede organização, responsabilidade e decisões equilibradas
L

Coluna do Simpi – Empresários veem a contratação de MEI’s como alternativa para enfrentar novas regras trabalhistas

Mudanças nas regras de trabalho em feriados e debate sobre o fim da escala 6×1 preocupam empresários, que veem no MEI uma alternativa para manter operações e reduzir custos trabalhistas.
L

Produção de cana-de-açúcar destaca Porto Velho e Candeias no cenário regional

Levantamento aponta Porto Velho e Candeias do Jamari entre os 20 maiores produtores de cana-de-açúcar da Região Norte, reforçando o potencial agrícola e sucroenergético de Rondônia.
L

Com nota C: Tesouro Nacional aponta desafios fiscais para Porto Velho

Relatório do Tesouro Nacional aponta que Porto Velho recebeu nota C na Capacidade de Pagamento, refletindo alto comprometimento da receita com despesas correntes e menor margem para investimentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nikolas Ferreira usou jato vinculado a dono do Banco Master em 2022

Nikolas Ferreira usou jato vinculado a dono do Banco Master em 2022

Deputado alega desconhecer proprietário da aeronave usada em caravana política; empresa operadora nega que Daniel Vorcaro seja dono do jatinho.
L
Homenagem na Alero: deputados recebem a Ordem do Mérito Marechal Rondon

Homenagem na Alero: deputados recebem a Ordem do Mérito Marechal Rondon

Governador Marcos Rocha entrega a maior comenda de Rondônia a parlamentares em reconhecimento à parceria institucional e ao desenvolvimento do estado
L
Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Investimento de R$ 50 mil viabilizado por emenda parlamentar fortalece o taekwondo e incentiva o desenvolvimento de crianças e adolescentes no município
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Parlamentar cobrou andamento de obras em Guajará-Mirim e São Felipe durante reunião na SEDUC.
L
Flávio Dino libera documentário sobre Arautos do Evangelho na HBO Max

Flávio Dino libera documentário sobre Arautos do Evangelho na HBO Max

Ministro do STF derruba decisão que impunia censura prévia à obra; série documental aborda denúncias de abuso e manipulação psicológica na congregação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Usuário e traficante são presos com maconha no Orgulho do Madeira

Usuário e traficante são presos com maconha no Orgulho do Madeira

Dupla foi flagrada com porções de maconha e dinheiro durante patrulhamento do 5º BPM na zona Leste de Porto Velho, nesta terça-feira.
14
Operação conjunta apreende armas e 30kg de peixe na capital

Operação conjunta apreende armas e 30kg de peixe na capital

Ação da PM e Sedam flagrou trio com pesca ilegal e arma de fogo no entorno da Estação Ecológica Serra Três Irmãos, em Porto Velho.
14
Traficante foge e deixa amiga cabeleireira ser presa com drogas

Traficante foge e deixa amiga cabeleireira ser presa com drogas

No local, foi encontrada uma mochila contendo diversas porções de maconha e cocaína prontas para a comercialização.
10
PM prende dupla com drogas e dinheiro na zona Leste

PM prende dupla com drogas e dinheiro na zona Leste

A ação ocorreu na quadra 600, após uma guarnição do 5º Batalhão flagrar a dupla em atitude suspeita.
10
Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Ação coordenada em Guajará-Mirim e Nova Mamoré desarticula grupo suspeito de homicídios, esquartejamento e expulsão de moradores de suas residências.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agro cresce 11,7% e impulsiona um terço da expansão do PIB em 2025

Agro cresce 11,7% e impulsiona um terço da expansão do PIB em 2025

Setor ganha peso na economia brasileira após safras recordes de soja e milho; indústria extrativa também registra alta expressiva de 15,3%.
L
Tarifaço americano teve efeito pontual no PIB de 2025, aponta IBGE

Tarifaço americano teve efeito pontual no PIB de 2025, aponta IBGE

Exportações brasileiras cresceram 6,2% apesar das taxas impostas pelo governo Trump; diversificação de mercados garantiu expansão da economia no último ano.
L
ONU condena ataque a escola no Irã e exige proteção imediata a civis

ONU condena ataque a escola no Irã e exige proteção imediata a civis

Bombardeio em Minab resultou na morte de mais de 150 estudantes; alto comissário Volker Türk pede investigação imparcial e retorno às negociações de paz.
L
Energisa alerta para riscos de acidentes com a rede elétrica durante obras e reformas

Energisa alerta para riscos de acidentes com a rede elétrica durante obras e reformas

Em Rondônia, três mortes foram registradas em 2025 por acidentes envolvendo a rede elétrica em atividades da construção civil, reforçando a necessidade de prevenção e planejamento.
L
Cristo Redentor recebe iluminação especial contra a violência de gênero

Cristo Redentor recebe iluminação especial contra a violência de gênero

Campanha “Feminicídio Nunca Mais” utiliza visibilidade da Copa do Mundo Feminina de 2027 para mobilização social; evento ocorre nesta terça-feira no Rio.
L
Israel lança incursão terrestre no sul do Líbano em nova fase do conflito

Israel lança incursão terrestre no sul do Líbano em nova fase do conflito

Operação militar concentra-se nas regiões de Kfar Kila e Khiam; Exército libanês recua de posições na fronteira para garantir segurança de efetivos.
L
PIB do Brasil fecha 2025 com alta de 2,3% e registra quinto ano de expansão

PIB do Brasil fecha 2025 com alta de 2,3% e registra quinto ano de expansão

Resultado consolidado pelo IBGE aponta estabilidade no último trimestre; crescimento anual reflete a trajetória de recuperação da economia nacional.
L

Ponto & Contraponto: Alexandre Porto alerta que segurança nas escolas exige debate, planejamento e soluções reais

Administrador e especialista em gestão educacional analisa propostas após tragédia em sala de aula e afirma que medidas rápidas, como detectores de metal, podem gerar apenas sensação de segurança.
L

Jovem News: Delegado Marcos Corrêa alerta sobre feminicídio, violência doméstica e proteção às crianças

No programa, o delegado Marcos Corrêa detalha como identificar violência doméstica, explica o que a lei considera abuso, aborda proteção às vítimas e reforça cuidados com crianças e adolescentes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.