Nas redes sociais, um vídeo vem repercutindo entre os indígenas de Rondônia e associações que atuam na defesa da causa e história dos povos originários. O indígena Tambura, do Povo Amondawa de Rondônia foi o responsável por essa cena. Na imagem, ele surge desmentindo uma fala antecedida do deputado federal (MDB) Lúcio Mosquini.
O emedebista, segundo informações havia declarado que algumas áreas do estado de Rondônia, inclusive parte da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, possivelmente entrariam no processo de regularização fundiária. Neste instante Tambura toma o microfone e passa a esclarecer o que estaria por trás da fala de Mosquini.
“Eu não poderia ficar calado e faço um alerta. Uma terra pública que já está destinada desde 1988, jamais será regularizada, jamais! Não existe nenhuma lei que regulamente isso”, enfatizou.
Neste instante, Tambura se volta para Mosquini e de maneira incisiva descredibiliza o argumento usado pelo político. “Por isso que ele está tendo um monte de trabalho lá em (Brasília) para tentar regular”, confirma.
O episódio aconteceu no sábado, 23/4, durante um evento para a entrega de maquinários agrícolas, na (Linha-84), no município de Mirante da Serra. Os indígenas que atuam como pequenos produtores também, estavam entre os convidados.
A gravação feita pelos próprios indígenas mostra um Mosquini inquieto diante da exposição pela fala de Tambura. “Se por um momento alguém apareça dizendo, vou regularizar aquela terra ali para vocês, jamais caiam… Puxem o histórico daqui da terra porque jamais será regularizada”, pontua.