SEXTA-FEIRA, 27/03/2026

Em destaque

Cláudia de Jesus: ‘a luta pelos direitos das mulheres é permanente’

Deputada tem levantando a voz pela igualdade de gênero no poder legislativo de Rondônia

Por Francisco Costa e Cristiane Abreu\ALE-RO - 010

Publicado em 

Cláudia de Jesus: 'a luta pelos direitos das mulheres é permanente'

Desde que assumiu o mandato, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) atua em defesa de políticas públicas de gênero. Bem antes de ser eleita para a Assembleia Legislativa, ela já estava nos movimentos sociais, na Câmara de Vereadores e na Secretaria de Agricultura de Ji-Paraná na luta pela promoção de direitos humanos. Desde que ocupou cargo no poder legislativo promoveu inúmeras reuniões com a sociedade e os governos, realiza audiências públicas, faz indicações, requerimentos, projetos de lei e desenvolve ações nas Comissões de saúde, agricultura, agropecuária, habitação e defesa dos direitos da criança, adolescente, mulher e idoso, para que mulheres nas zonas urbana e rural tenham acesso aos seus direitos.

“A luta em defesa dos direitos e promoção das mulheres é crucial para alcançar a inclusão social. Precisamos agir juntas para proteger e defender as mulheres de todas as formas de violência, garantindo oportunidades iguais e construindo uma sociedade mais justa e equitativa para todos”, declarou a deputada.

No ano passado, a deputada esteve em Brasília (DF) dialogando com ministros do governo Lula sobre promoção da igualdade racial, ações para saúde, reforma agrária, regularização fundiária e construção da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho e Ji-Paraná. A iniciativa tem o objetivo de abrigar mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos.

Mais de 500 mulheres rondonienses estiveram no ano passado na Capital federal na Marcha das Margaridas em busca de respeito, proteção e direitos sociais. A deputada não só incentivou a caravana, como esteve conversando com os governos sobre as principais pautas.

Nas últimas décadas, Rondônia ficou conhecido como o Estado brasileiro que mais mata mulheres e com a maior taxa de feminicídio. A média é de 3,0 mortes por 100 mil mulheres: um número duas vezes maior que a média nacional. Cláudia de Jesus faz frente pela proteção das mulheres negras, periféricas, ribeirinhas, pescadoras, seringueiras, extrativistas, quilombolas, indígenas, atípicas, domésticas, mães e todas as outras pessoas que representam o sexo feminino na sociedade. De acordo com a deputada, o dia 8 de março é uma lembrança importante para que todas sejam valorizadas e reconhecidas.

“Muito me emociona falar desse assunto porque já vi muitas companheiras perderem a vida. Por isso, precisamos de mais mulheres ocupando espaços de poder. É nesses lugares onde vamos levantar a voz, protocolar documentos, destinar recursos, estabelecer ações sociais pela igualdade de gênero e para que possamos continuar vivas. Sobreviver continua sendo uma luta permanente. As mulheres rondonienses precisam de dias felizes, e esse é o meu sonho e meu desejo’, disse Cláudia de Jesus.

Entre os projetos de lei apresentados no mandato da deputada estão: a instituição do Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio, marcado anualmente em 25 de março. E a lei que torna obrigatória a notificação, por parte dos condomínios residenciais, aos órgãos de segurança pública, sobre casos ou suspeitas de violência doméstica e familiar contra mulheres. Houve também diversas solicitações da comunidade acolhidas, por solicitação da parlamentar, pelo governo estadual, como: garantir atendimento digno nas Delegacias de Defesa da Mulher e ampliar o acesso à educação infantil.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Eleições e política em Rondônia e Acre aquecem debate e movimentações partidárias

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Eleições e política em Rondônia e Acre aquecem debate e movimentações partidárias

Decisões judiciais, trocas de partidos e pré-candidaturas marcam o cenário político a seis meses da eleição
L
Fiscalização de Sofia Andrade resulta em melhorias na Zona Leste de Porto Velho

Fiscalização de Sofia Andrade resulta em melhorias na Zona Leste de Porto Velho

Vereadora cobra recuperação de rua e revitalização de área de lazer; serviços já foram iniciados
L
Governo reduz para zero a tarifa de importação de 191 produtos eletrônicos

Governo reduz para zero a tarifa de importação de 191 produtos eletrônicos

Decisão da Camex beneficia itens de informática que sofreram alta de impostos em fevereiro; medida também zera alíquotas para medicamentos de doenças crônicas e insumos agrícolas para conter a inflação e garantir o abastecimento industrial no Brasil.
L
STF forma maioria e derruba prorrogação da CPMI do INSS

STF forma maioria e derruba prorrogação da CPMI do INSS

Placar de 6 a 2 no plenário virtual invalida decisão liminar que estendia os trabalhos da comissão; ministros acompanharam divergência de Alexandre de Moraes, restando apenas os votos de Gilmar Mendes e Edson Fachin para o encerramento oficial do julgamento.
L
Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Ministro do STF acompanhou o relator André Mendonça ao defender que o direito das minorias parlamentares deve alcançar também a extensão dos trabalhos; apesar do novo voto favorável, a maioria da Corte ainda se posiciona contra a continuidade das investigações sobre fraudes previdenciárias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sexta-feira (27): decisões e fim de pendências

Previsões do horóscopo para 27 de março de 2026 indicam um dia de foco, disciplina e organização para encerrar a semana.
L

Programa Agenda News: Do grão à xícara, Porto Velho Café ganha destaque em Rondônia

Nas feiras locais, o cliente participa de todo o processo, desde a escolha do grão até a moagem na hora, levando para casa um produto recém-torrado, com qualidade superior e sabor diferenciado. Mesmo sem disputar preços baixos, a marca aposta na excelência como diferencial.
L
Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

No Acre, Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de governador
L
Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Parceria com a farmacêutica MSD prevê a transferência de tecnologia do pembrolizumabe, terapia que estimula o sistema imunológico; acordo visa nacionalizar a produção de insumos de saúde e ampliar o atendimento para até 13 mil pessoas por ano no Brasil.
L
Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Durante visita a complexo farmacêutico em Goiás, presidente ressaltou que investimentos em saúde não devem ser vistos como gastos; programa oferece atualmente 41 medicamentos de uso contínuo, incluindo itens de alto custo que podem chegar a R$ 1 milhão no mercado privado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Chefe da pasta dos Povos Indígenas deixou o InCor, em São Paulo, nesta quinta-feira (26) em boas condições clínicas; boletim médico confirma que ministra seguirá com acompanhamento ambulatorial e medicação controlada após apresentar quadro de febre e dores abdominais no último sábado.
L
Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator e abriu placar de 3 a 1 pela interrupção das investigações; magistrado argumentou que a extensão dos trabalhos é um direito da maioria parlamentar, além de criticar o vazamento de dados sigilosos por parte da comissão.
L
Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Senador reflete sobre campanhas e diz que disputa política mede relações, história pessoal e reconhecimento social.
L
Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes criticaram a divulgação de conversas íntimas de Daniel Vorcaro durante julgamento sobre a CPMI do INSS; magistrados condenaram a quebra de sigilo de materiais apreendidos pela Polícia Federal que deveriam estar sob custódia legislativa.
L
André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

Relator defende manutenção de liminar que obriga continuidade das investigações sobre fraudes contra aposentados; ministro afirma que requerimento preenche requisitos legais e que o Judiciário deve garantir o direito de fiscalização da minoria parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica em estado grave após acidente na Abunã

Motociclista fica em estado grave após acidente na Abunã

Acidente envolvendo carro e moto na Avenida Abunã, bairro Embratel, deixou motociclista com ferimentos graves e mobilizou equipes de emergência em Porto Velho.
12
Polícia prende casal com quase 1 kg de maconha em residência

Polícia prende casal com quase 1 kg de maconha em residência

Durante operação em bairro de Porto Velho, polícia militar apreendeu cerca de 929g de maconha, simulacro de arma e rádio transmissor, resultando em prisões.
14
Força Tática apreende drogas em veículo na Zona Leste de Porto Velho

Força Tática apreende drogas em veículo na Zona Leste de Porto Velho

Operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de cinco suspeitos, incluindo duas mulheres
16
Homem é baleado após ser arrastado para matagal na BR-319

Homem é baleado após ser arrastado para matagal na BR-319

Criminosos atacam vítima a tiros no bairro Cidade Alta, e fogem logo após a ação.
14
Casal é preso por tráfico de drogas

Casal é preso por tráfico de drogas

Ação do 5º Batalhão da Polícia Militar resulta no fechamento de ponto de venda de drogas no bairro Nova Porto Velho e apreensão de cocaína e maconha.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prévia da inflação de março fica em 0,44% com pressão dos alimentos

Prévia da inflação de março fica em 0,44% com pressão dos alimentos

IPCA-15 mostra desaceleração em relação a fevereiro, mas grupo de Alimentação e Bebidas registra alta de 0,88%; no acumulado de 12 meses, índice soma 3,9% e permanece dentro da meta estabelecida pelo governo federal.
L
Vinicius Júnior descarta favoritismo do Brasil para a Copa do Mundo

Vinicius Júnior descarta favoritismo do Brasil para a Copa do Mundo

Atacante do Real Madrid destaca peso da camisa como trunfo para o Mundial de 2026; técnico Carlo Ancelotti confirma esquema ofensivo com quatro atacantes para amistoso contra a França nesta quinta-feira.
L
Arthur Elias convoca Seleção Feminina para disputa da Fifa Series em Cuiabá

Arthur Elias convoca Seleção Feminina para disputa da Fifa Series em Cuiabá

Técnico relaciona 26 jogadoras para confrontos contra Coreia do Sul, Zâmbia e Canadá na Arena Pantanal; competição em abril visa promover intercâmbio entre diferentes escolas do futebol mundial e testar força do elenco brasileiro.
L
Unesco alerta que 273 milhões de crianças estão fora da escola no mundo

Unesco alerta que 273 milhões de crianças estão fora da escola no mundo

Relatório GEM 2026 aponta que exclusão educacional cresceu pelo sétimo ano consecutivo; conflitos armados, crises econômicas e crescimento populacional são os principais entraves para o cumprimento das metas da ONU.
L
Classe C lidera o empreendedorismo no Brasil, aponta novo estudo

Classe C lidera o empreendedorismo no Brasil, aponta novo estudo

Pesquisa do Instituto Locomotiva e Sebrae revela que quase metade dos donos de negócios pertencem à classe média; busca por autonomia, flexibilidade e ganhos superiores motiva a migração do regime CLT para o próprio CNPJ.
L
Latam incorpora primeiros aviões da Embraer em acordo de US$ 2,1 bilhões

Latam incorpora primeiros aviões da Embraer em acordo de US$ 2,1 bilhões

Evento com presença do presidente Lula em São Carlos marca momento histórico para a aviação nacional; companhia receberá 24 jatos do modelo 195-E2 para reforçar a conectividade regional e expandir operações no Brasil.
L
Festival Sonora Brasil percorre 15 estados com foco na música afro-indígena

Festival Sonora Brasil percorre 15 estados com foco na música afro-indígena

28ª edição do projeto realizado pelo Sesc estreia em junho com turnê nacional de artistas que unem tradição e modernidade; programação busca valorizar o patrimônio vivo e a resistência cultural de povos originários e matrizes africanas.
L
Mulheres que Inspiram lota teatro e destaca protagonismo feminino

Mulheres que Inspiram lota teatro e destaca protagonismo feminino

Atividade contou com palestras, roda de conversa e debate aberto ao público
L
Imposto de Renda: Porto Velho busca ampliar recursos para fundos sociais

Imposto de Renda: Porto Velho busca ampliar recursos para fundos sociais

Campanha incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto para projetos voltados a crianças e idosos sem custos adicionais no município.
L
Credenciamento de artistas abre vagas para eventos do Calendário Cultural 2026

Credenciamento de artistas abre vagas para eventos do Calendário Cultural 2026

Prefeitura lança edital para artistas e produtores culturais integrarem a programação oficial de eventos e ações itinerantes.
L
Publicidade