QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

Em audiência na Câmara, políticos debatem uso medicinal da maconha

Senado avalia PL para fornecimento de remédios com canabidiol pelo SUS.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Em audiência na Câmara, políticos debatem uso medicinal da maconha
Lula Marques/ Agência Brasil
A proibição do uso medicinal da Cannabis sativa, planta popularmente conhecida como maconha, foi comparada, nesta terça-feira (19) durante audiência na Câmara dos Deputados, a situações como a proibição do uso de morfina e do cultivo de cana-de-açúcar e da mandioca – plantas que, dependendo do tratamento que recebem, podem resultar em bebidas alucinógenas.

A questão foi associada também ao fundamentalismo religioso e ao racismo, uma vez que, no passado, a maconha tinha seu uso associado a negros escravizados.

A regulamentação do uso da Cannabis para fins medicinais foi o tema da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados a pedido da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). O evento contou com a participação de políticos e autoridades favoráveis ao uso medicinal da maconha.

No Senado, está tramitando o Projeto de Lei (PL) 89/23, que institui a política de fornecimento gratuito de medicamentos com canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Câmara, tramita o PL 399/15, que viabiliza a comercialização de medicamentos que contenham Cannabis sativa em sua formulação.

Planta terapêutica

“A Cannabis é usada como planta terapêutica há milênios. Seus efeitos são reconhecidos por diversas culturas ancestrais e contemporâneas. Infelizmente sua proibição reflete o quadro de um Brasil marcado não só pelo racismo, porque em parte está associada aos quatro séculos de escravidão no Brasil, mas também pelo avanço de conservadorismo e fundamentalismo religioso, que infelizmente atravanca o que é uma vida mais digna para muitas famílias e muitas pessoas com deficiência”, argumentou Talíria, ao abrir a audiência.

A deputada enumerou uma série de benefícios da Cannabis para doenças como fibromialgia, epilepsia e câncer, “entre uma série de outras patologias e modos de viver”. Por isso, acrescentou, é fundamental que o Estado assuma o papel de garantir acesso.

“Isso passa por viabilizar produção, e, quando falamos de produção, falamos de preço e do quanto é inviável, por conta da importação, para muitas famílias que não têm acesso aos produtos e medicamentos com valor altíssimo. Falamos também de prescrição e, acima de tudo, de acesso universal garantido pelo SUS, para que essas famílias tenham algum conforto”, complementou.

Morfina

Vereadora do PSOL-RJ, Luciana Boiteux comparou a proibição do uso medicinal da planta à proibição do uso de morfina, um opioide usado como analgésico em uma série de tratamentos. “Fico imaginando se, no passado, tivessem de batalhar tanto para o acesso à morfina, que é um opioide com muitas finalidades. Não dá para pensar em lidar com a dor de muitos pacientes sem o acesso à morfina”, afirmou.

Brasília (DF) 19/09/2023 Comissão de Legislação Participativa da Câmara realiza audiência pública para debater a regulamentação da produção e aplicação para fins medicinais e terapêuticos da cannabis medicinal.oto Lula Marques/ Agência Brasil
O deputado estadual paulista Eduardo Suplicy, que faz uso da Cannabis medicinal, e a deputada federal Talíria Petrone, em audiência pública que debateu a regulamentação da produção  da  planta  para  fins  medicinais e  terapêuticos – Lula Marques/Agência Brasil

Um dos convidados para debater o tema foi o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), que aproveitou o evento para informar que, no fim do ano passado, foi diagnosticado com doença de Parkinson leve e que faz uso da Cannabis medicinal. “Eu tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda. Além da medicação convencional que tomei, estou me tratando agora com a Cannabis medicinal desde fevereiro deste ano e posso dizer: estou me sentindo muito bem e ativo. A Cannabis traz uma melhor qualidade de vida para todos”, disse Suplicy.

Segundo o deputado, a Cannabis está provocando na medicina “uma revolução comparável à descoberta da penicilina, em 1928”. Ele acrescentou que a planta pode ser considerada o remédio do século 21. “O impacto da Cannabis na saúde humana só é comparável ao impacto da penicilina, pela capacidade de combater bactérias e a eficácia na luta contra várias doenças”, afirmou.

“É importante combatermos o estigma contra a Cannabis porque ela promove a qualidade de vida para as pessoas com Alzheimer, ansiedade, artrite, glaucoma, dor crônica, esclerose múltipla, insônia, depressão, esquizofrenia, endometriose, epilepsia, síndrome de Dravet, doença de Parkinson, além das doenças do espectro autista, entre outras tantas. É fundamental garantir, a todos, acesso à Cannabis, proporcionando, assim, acesso à saúde”, acrescentou Suplicy, ao lamentar que o uso da planta ainda não beneficia a todos, uma vez que um frasco de canabidiol pode chegar a custar R$ 1.200.

Agenda da Saúde

Representando o Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri, da Coordenação Geral de Atenção Especializada, informou que a pasta está trabalhando nesta agenda. Entre as atribuições da pasta destacam-se a política de neurologia e a coordenação da saúde da pessoa com deficiência, que acompanha tanto pessoas portadoras do transtorno do espectro autista quanto políticas voltadas a pacientes com dores crônicas.

“A gente enxerga os produtos feitos a partir da maconha e de seus derivados como potenciais recursos terapêuticos para um conjunto expressivo de condições clínicas. Consideramos as evidências científicas e tomamos essa posição a partir das análises de evidências disponíveis na literatura. Por isso, temos compromisso inegociável com a ciência e com a vida acima de tudo. É desse lugar que a gente enxerga que os produtos de maconha são potenciais recursos terapêuticos”, disse.

Mandioca e cana

Segundo Cariri, a proibição da produção da maconha do Brasil poderia ser comparada à proibição da produção de mandioca no país, uma vez que, da mandioca, é possível  produzir uma bebida alucinógena.

“É como se a gente proibisse a produção de mandioca no país e autorizasse a importação de tapioca”, disse ele, ao lembrar que a autorização para a produção de maconha medicinal poderá resultar na geração de empregos no país.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, foi além e comparou a proibição da produção de maconha com a produção de cana-de-açúcar. “A cana é utilizada para inúmeras finalidades. Inclusive para a produção de aguardente, que pode, no abuso, resultar em problemas de saúde.”

Teixeira lembrou que medicamentos à base de maconha ajudam crianças com epilepsias refratárias, que normalmente têm de 20 a 30 convulsões por dia. “Nenhum outro medicamento dá conta dessas situações”, disse o ministro ao defender que o Brasil se empenhe não apenas na produção, mas em pesquisas voltadas ao tema.

Ele acrescentou que o PL 399 permite a produção de Cannabis sativa no Brasil em um ambiente “altamente controlado” para a fabricação de medicamentos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Retirada quebra de sigilo do Banco Master na CPMI do INSS

Retirada quebra de sigilo do Banco Master na CPMI do INSS

O presidente do colegiado decidiu remover o requerimento da pauta sob o argumento de que o pedido de acesso total aos dados fiscais extrapola o objeto da investigação.
L
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A discussão surge após o encerramento de uma CPI que investigou a criação de 11 unidades de conservação no estado.
L
Lula defende fortalecimento da democracia na Venezuela

Lula defende fortalecimento da democracia na Venezuela

O presidente brasileiro afirmou que o destino do país vizinho deve ser decidido pelos próprios venezuelanos e cobrou condições para o retorno de refugiados.
L
Lula reafirma defesa de mandatos para ministros do STF

Lula reafirma defesa de mandatos para ministros do STF

O presidente declarou que a permanência de magistrados até os 75 anos é excessiva e sugeriu que o Congresso Nacional discuta novos critérios.
L
Flávio Dino suspende pagamento de penduricalhos nos Três Poderes

Flávio Dino suspende pagamento de penduricalhos nos Três Poderes

O ministro do STF determinou a interrupção imediata de benefícios que superam o teto constitucional de 46,3 mil reais em todo o território nacional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Consulta ao Abono Salarial PIS/Pasep 2026 já está disponível

Consulta ao Abono Salarial PIS/Pasep 2026 já está disponível

Trabalhadores podem conferir se têm direito ao benefício referente ao ano-base 2024 através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal oficial do governo.
L
Inscrições para o Fies 2026 encerram nesta sexta-feira

Inscrições para o Fies 2026 encerram nesta sexta-feira

Estudantes têm até as 23h59 para disputar uma das 67 mil vagas de financiamento do primeiro semestre; programa exige média no Enem e renda familiar limitada.
L
STF define data para julgamento sobre alcance da Lei de Anistia

STF define data para julgamento sobre alcance da Lei de Anistia

Ministros devem decidir em fevereiro se o perdão aos crimes da ditadura militar abrange casos de ocultação de cadáver e desaparecimentos forçados no país.
L
Inscrições para a Olimpíada de Matemática estão abertas

Inscrições para a Olimpíada de Matemática estão abertas

Escolas de todo o país podem registrar estudantes do ensino fundamental e médio na 21ª edição da Obmep que oferece bolsas de incentivo científico e medalhas.
L
Senado defende fim da escala 6x1 e redução de jornada de trabalho

Senado defende fim da escala 6×1 e redução de jornada de trabalho

Para o senador Paulo Paim, debate ganha força após o governo federal incluir o tema como prioridade para 2026 e sinalizar envio de proposta com urgência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus solicita melhorias no agendamento da nova carteira de identidade em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita melhorias no agendamento da nova carteira de identidade em Ji-Paraná

Deputada estadual pede urgência na ampliação do sistema no Tudo Aqui para garantir acesso de moradores da zona rural e vulneráveis à emissão do documento
L
Eyder Brasil apoia evento “Ambiente de Glória” em Porto Velho

Eyder Brasil apoia evento “Ambiente de Glória” em Porto Velho

Programação religiosa com entrada solidária deve reunir cerca de mil pessoas em dois dias de louvor, arrecadando alimentos para ações sociais na zona sul da capital.
L
Refis de Rondônia vira alvo de desinformação e reacende debate sobre fake news e polarização política

Refis de Rondônia vira alvo de desinformação e reacende debate sobre fake news e polarização política

Programa de refinanciamento tributário aprovado pela Assembleia é alvo de narrativas falsas nas redes, enquanto especialistas apontam impacto positivo na arrecadação e repasses aos municípios.
L
Deputados aprovam reajuste salarial "fura-teto constitucional" no salário de servidores da Câmara e do Senado após volta do recesso

Deputados aprovam reajuste salarial “fura-teto constitucional” no salário de servidores da Câmara e do Senado após volta do recesso

Projetos também incluem novo plano de carreira para servidores do Senado e criação de institutos federais; medidas geram estimativa de impacto orçamentário elevado.
L
Vereador Dr. Santana defende expansão de plantão social em Porto Velho

Vereador Dr. Santana defende expansão de plantão social em Porto Velho

Durante ação realizada no Residencial Porto Fino, parlamentar cobrou que serviços de cidadania cheguem aos distritos da Ponta do Abunã e comunidades do Baixo Madeira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Porto Velho

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Porto Velho

Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cumpriram o mandado de prisão preventiva nesta quinta-feira após investigação sobre crime sexual.
16
Mulher é presa ao tentar entrar no presídio 603 com drogas no estômago

Mulher é presa ao tentar entrar no presídio 603 com drogas no estômago

Suspeita carregava cerca de 100 porções de entorpecentes internamente e estava acompanhada de uma criança
10
Homem é preso com armas ilegais durante operação em Vilhena

Homem é preso com armas ilegais durante operação em Vilhena

Ação da Polícia Militar na zona rural resultou na apreensão de revólver Magnum e espingarda; flagrante ocorreu enquanto equipes apoiavam oficial de Justiça.
12
Mulher agride marido com facada e foge no bairro Marcos Freire

Mulher agride marido com facada e foge no bairro Marcos Freire

Crime ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira na zona leste de Porto Velho; suspeita levou o celular da vítima após o ataque dentro da residência.
16
Polícia Militar recupera moto furtada e prende autor do crime

Polícia Militar recupera moto furtada e prende autor do crime

Veículo foi localizado em residência abandonada após o suspeito confessar o delito; criminoso invadiu imóvel durante a madrugada para realizar o furto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LAS): HILÁRIO CAVALI

Licenciamento Simplificado e do Termo de Outorga.
L
Sistema Imigrantes-Anchieta terá pedágio eletrônico a partir de julho

Sistema Imigrantes-Anchieta terá pedágio eletrônico a partir de julho

A concessionária Ecovias inicia neste sábado a instalação de pórticos para cobrança automática que permitirá a passagem dos veículos sem necessidade de parada.
L
Exportações de milho rendem quase US$ 225 milhões a Rondônia em 2025

Exportações de milho rendem quase US$ 225 milhões a Rondônia em 2025

Exportações de milho impulsionam economia de Rondônia com recorde de vendas externas, crescimento produtivo e ampliação de mercados internacionais.
L
Elas em Pauta: TRT-14 abre acordos para mulheres

Elas em Pauta: TRT-14 abre acordos para mulheres

Campanha Elas em Pauta mobiliza TRT-14 para conciliar processos com mulheres, ampliando escuta qualificada, igualdade de gênero e soluções trabalhistas.
L
Vacinação contra a gripe intensifica durante inverno amazônico

Vacinação contra a gripe intensifica durante inverno amazônico

Agevisa reforça o atendimento nos 52 municípios para ampliar a cobertura vacinal até o fim de fevereiro
L
Rondônia Cidadã inicia calendário 2026 em Três Coqueiros neste fim de semana

Rondônia Cidadã inicia calendário 2026 em Três Coqueiros neste fim de semana

A estrutura foi organizada para receber as famílias da região com agilidade e conforto durante os dois dias de evento.
L
Rota Bioceânica: Governo de RO atrai discussão internacional para saída ao Pacífico

Rota Bioceânica: Governo de RO atrai discussão internacional para saída ao Pacífico

Evento reúne autoridades do Chile, Bolívia e Peru para consolidar integração logística e o Quadrante Rondon
L
Formação de agentes garante segurança e qualidade nutricional em Rondônia

Formação de agentes garante segurança e qualidade nutricional em Rondônia

O evento também contou com um momento de reconhecimento à trajetória dos servidores que atuam nas cozinhas escolares do estado.
L
Segurança viária: Detran-RO reforça ações educativas nos circuitos de Carnaval em Porto Velho

Segurança viária: Detran-RO reforça ações educativas nos circuitos de Carnaval em Porto Velho

Sob coordenação de Sandro Rocha e Marcos Rocha, Governo de Rondônia promove mobilizações e teatro de rua para garantir a segurança viária durante os festejos
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.