QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Em audiência na Câmara, políticos debatem uso medicinal da maconha

Senado avalia PL para fornecimento de remédios com canabidiol pelo SUS.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Em audiência na Câmara, políticos debatem uso medicinal da maconha
Lula Marques/ Agência Brasil
A proibição do uso medicinal da Cannabis sativa, planta popularmente conhecida como maconha, foi comparada, nesta terça-feira (19) durante audiência na Câmara dos Deputados, a situações como a proibição do uso de morfina e do cultivo de cana-de-açúcar e da mandioca – plantas que, dependendo do tratamento que recebem, podem resultar em bebidas alucinógenas.

A questão foi associada também ao fundamentalismo religioso e ao racismo, uma vez que, no passado, a maconha tinha seu uso associado a negros escravizados.

A regulamentação do uso da Cannabis para fins medicinais foi o tema da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados a pedido da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). O evento contou com a participação de políticos e autoridades favoráveis ao uso medicinal da maconha.

No Senado, está tramitando o Projeto de Lei (PL) 89/23, que institui a política de fornecimento gratuito de medicamentos com canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Câmara, tramita o PL 399/15, que viabiliza a comercialização de medicamentos que contenham Cannabis sativa em sua formulação.

Planta terapêutica

“A Cannabis é usada como planta terapêutica há milênios. Seus efeitos são reconhecidos por diversas culturas ancestrais e contemporâneas. Infelizmente sua proibição reflete o quadro de um Brasil marcado não só pelo racismo, porque em parte está associada aos quatro séculos de escravidão no Brasil, mas também pelo avanço de conservadorismo e fundamentalismo religioso, que infelizmente atravanca o que é uma vida mais digna para muitas famílias e muitas pessoas com deficiência”, argumentou Talíria, ao abrir a audiência.

A deputada enumerou uma série de benefícios da Cannabis para doenças como fibromialgia, epilepsia e câncer, “entre uma série de outras patologias e modos de viver”. Por isso, acrescentou, é fundamental que o Estado assuma o papel de garantir acesso.

“Isso passa por viabilizar produção, e, quando falamos de produção, falamos de preço e do quanto é inviável, por conta da importação, para muitas famílias que não têm acesso aos produtos e medicamentos com valor altíssimo. Falamos também de prescrição e, acima de tudo, de acesso universal garantido pelo SUS, para que essas famílias tenham algum conforto”, complementou.

Morfina

Vereadora do PSOL-RJ, Luciana Boiteux comparou a proibição do uso medicinal da planta à proibição do uso de morfina, um opioide usado como analgésico em uma série de tratamentos. “Fico imaginando se, no passado, tivessem de batalhar tanto para o acesso à morfina, que é um opioide com muitas finalidades. Não dá para pensar em lidar com a dor de muitos pacientes sem o acesso à morfina”, afirmou.

Brasília (DF) 19/09/2023 Comissão de Legislação Participativa da Câmara realiza audiência pública para debater a regulamentação da produção e aplicação para fins medicinais e terapêuticos da cannabis medicinal.oto Lula Marques/ Agência Brasil
O deputado estadual paulista Eduardo Suplicy, que faz uso da Cannabis medicinal, e a deputada federal Talíria Petrone, em audiência pública que debateu a regulamentação da produção  da  planta  para  fins  medicinais e  terapêuticos – Lula Marques/Agência Brasil

Um dos convidados para debater o tema foi o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), que aproveitou o evento para informar que, no fim do ano passado, foi diagnosticado com doença de Parkinson leve e que faz uso da Cannabis medicinal. “Eu tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda. Além da medicação convencional que tomei, estou me tratando agora com a Cannabis medicinal desde fevereiro deste ano e posso dizer: estou me sentindo muito bem e ativo. A Cannabis traz uma melhor qualidade de vida para todos”, disse Suplicy.

Segundo o deputado, a Cannabis está provocando na medicina “uma revolução comparável à descoberta da penicilina, em 1928”. Ele acrescentou que a planta pode ser considerada o remédio do século 21. “O impacto da Cannabis na saúde humana só é comparável ao impacto da penicilina, pela capacidade de combater bactérias e a eficácia na luta contra várias doenças”, afirmou.

“É importante combatermos o estigma contra a Cannabis porque ela promove a qualidade de vida para as pessoas com Alzheimer, ansiedade, artrite, glaucoma, dor crônica, esclerose múltipla, insônia, depressão, esquizofrenia, endometriose, epilepsia, síndrome de Dravet, doença de Parkinson, além das doenças do espectro autista, entre outras tantas. É fundamental garantir, a todos, acesso à Cannabis, proporcionando, assim, acesso à saúde”, acrescentou Suplicy, ao lamentar que o uso da planta ainda não beneficia a todos, uma vez que um frasco de canabidiol pode chegar a custar R$ 1.200.

Agenda da Saúde

Representando o Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri, da Coordenação Geral de Atenção Especializada, informou que a pasta está trabalhando nesta agenda. Entre as atribuições da pasta destacam-se a política de neurologia e a coordenação da saúde da pessoa com deficiência, que acompanha tanto pessoas portadoras do transtorno do espectro autista quanto políticas voltadas a pacientes com dores crônicas.

“A gente enxerga os produtos feitos a partir da maconha e de seus derivados como potenciais recursos terapêuticos para um conjunto expressivo de condições clínicas. Consideramos as evidências científicas e tomamos essa posição a partir das análises de evidências disponíveis na literatura. Por isso, temos compromisso inegociável com a ciência e com a vida acima de tudo. É desse lugar que a gente enxerga que os produtos de maconha são potenciais recursos terapêuticos”, disse.

Mandioca e cana

Segundo Cariri, a proibição da produção da maconha do Brasil poderia ser comparada à proibição da produção de mandioca no país, uma vez que, da mandioca, é possível  produzir uma bebida alucinógena.

“É como se a gente proibisse a produção de mandioca no país e autorizasse a importação de tapioca”, disse ele, ao lembrar que a autorização para a produção de maconha medicinal poderá resultar na geração de empregos no país.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, foi além e comparou a proibição da produção de maconha com a produção de cana-de-açúcar. “A cana é utilizada para inúmeras finalidades. Inclusive para a produção de aguardente, que pode, no abuso, resultar em problemas de saúde.”

Teixeira lembrou que medicamentos à base de maconha ajudam crianças com epilepsias refratárias, que normalmente têm de 20 a 30 convulsões por dia. “Nenhum outro medicamento dá conta dessas situações”, disse o ministro ao defender que o Brasil se empenhe não apenas na produção, mas em pesquisas voltadas ao tema.

Ele acrescentou que o PL 399 permite a produção de Cannabis sativa no Brasil em um ambiente “altamente controlado” para a fabricação de medicamentos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Vereador Pedro Geovar afirma que a concessão da BR-364 e o pedágio devem elevar custos logísticos em Rondônia, com impacto direto no preço dos alimentos e no bolso da população.
L
Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Deputado Coronel Chrisóstomo afirma ter votado contra a concessão da BR-364 e contesta o aumento do pedágio em Rondônia, alegando cobrança antecipada e descumprimento contratual.
L
Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Eyder Brasil esteve na Politec para debater avanços na perícia criminal em Rondônia, ouvindo servidores e discutindo modernização de equipamentos e melhorias estruturais.
L
Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Presidente brasileiro apoia soberania panamenha e propõe adesão a protocolo internacional para garantir comércio justo e livre de interferências.
L
Lula confirma viagem a Washington para reunião com Trump

Lula confirma viagem a Washington para reunião com Trump

O presidente brasileiro anunciou que visitará a Casa Branca em março para um encontro bilateral focado em fortalecer as relações comerciais e a democracia entre os dois países.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Ação da Prefeitura de Porto Velho levará orientação, distribuição de insumos e conscientização sobre saúde sexual e prevenção de doenças durante os principais blocos da cidade.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Pagamento de janeiro atende mais de 18 milhões de famílias com valor médio de R$ 697,77 após a inclusão de benefícios adicionais para dependentes.
L
Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Candidatos têm até as 23h59 para concorrer a bolsas integrais e parciais em faculdades privadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
L
Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Evento tradicional marca o início oficial da programação carnavalesca na capital, com Corte do Rei Momo e atrações musicais que valorizam artistas locais.
L
Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Candidatos podem conferir a aprovação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os não selecionados têm até o dia 2 de fevereiro para a lista de espera.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula discursa no Fórum Econômico da América Latina e Caribe

Lula discursa no Fórum Econômico da América Latina e Caribe

O presidente brasileiro participa da abertura do evento no Panamá para discutir investimentos e assinar acordos de logística e comércio com foco no canal interoceânico.
L
Alero reforça compromisso com a saúde mental e destaca ações do Janeiro Branco

Alero reforça compromisso com a saúde mental e destaca ações do Janeiro Branco

Leis aprovadas pela Assembleia Legislativa consolidam políticas de proteção emocional; Janeiro Branco promove acolhimento e combate estigmas sobre transtornos mentais
L
Recuperação da RO-205 é solicitada por Dra. Taíssa Sousa após relatos de risco em ambulâncias

Recuperação da RO-205 é solicitada por Dra. Taíssa Sousa após relatos de risco em ambulâncias

Indicação parlamentar aponta estado crítico da rodovia que liga a BR-364 a municípios estratégicos; recuperação da RO-205 visa garantir segurança e escoamento da produção
L

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Agentes atendiam denúncia de perturbação do sossego quando localizaram espingardas e drogas no Setor 03; proprietário do imóvel foi preso em flagrante.
10
Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Suspeito tentou enforcar a vítima antes de incendiar o imóvel e fugir com a motocicleta da esposa; Corpo de Bombeiros evitou que chamas atingissem vizinhos.
16
Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Acidente envolvendo um Ford Fiesta e um Toyota Corolla ocorreu no bairro Boa Esperança; apesar do impacto, motoristas saíram ilesos da batida.
14
Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Chevrolet Tracker foi subtraído em 2022 durante assalto à mão armada em Campinas; veículo foi localizado em Riberalta após quatro anos do crime.
12
Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Polícia Civil desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro que utilizava comércios locais para ocultar lucros de organizações criminosas na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: EUVALDO FORONI

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 159574
L

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 112 SOL /DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: V S DE ABREU

Licença Ambiental Simplificada
L
Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Felino feriu condutor e matou cães na estrada da antiga Cidade Universitária; moradores e trabalhadores da região temem novos encontros com o animal.
L
Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional em Rondônia incentiva empreendedorismo sustentável com projetos como horta hidropônica no Idep, unindo capacitação técnica, economia verde e consciência ambiental.
L
Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

Investigação revela esquema que importava cocaína da Bolívia utilizando Rondônia e Mato Grosso do Sul como rotas estratégicas para o Sudeste e Sul.
10
Seleção de formadores da política estadual de alfabetização: inscrições terminam sexta

Seleção de formadores da política estadual de alfabetização: inscrições terminam sexta

Processo da Seduc encerra inscrições nesta sexta-feira para seleção de formadores da política estadual de alfabetização, com vagas em Rondônia e foco no ProAlfa.
L
PRF guincha semirreboque deixado no centro de Vilhena

PRF guincha semirreboque deixado no centro de Vilhena

Motorista de Manaus desengatou implemento na avenida Marechal Rondon durante a madrugada; veículo causava risco de acidentes e foi levado ao pátio.
14
Motorista sobrevive após picape pegar fogo em acidente na BR 364

Motorista sobrevive após picape pegar fogo em acidente na BR 364

Caminhonete Hilux bateu contra árvore e foi destruída pelas chamas após condutor ser “fechado” por caminhão próximo à subestação da Eletrobras.
12
Polícia prende suspeitos de executar jovem em guerra de facções

Polícia prende suspeitos de executar jovem em guerra de facções

Bruno Ricardo Rodrigues Dalmor, de 24 anos, foi morto com dez tiros em Comodoro; operação “Game Over” resultou na prisão de nove pessoas após o crime.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.