QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

Desembargador Alexandre Miguel (TJRO) expõe como evitar Vícios de Formalidade no Processo Legislativo

Palestra esclarecedora para participantes aconteceu durante 1º Fórum das CCJRs realizado pela Alero.

Por Felipe Corona I Secom ALE/RO - 010

Publicado em 

Antônio Lucas I Secom ALE/RO

O desembargador Alexandre Miguel, que atua no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), realizou uma palestra sobre Vício de Formalidade no Processo Legislativo. O tema foi abordado durante a programação do 1º Fórum das CCJRs realizado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, nesta quarta-feira (20).

Durante o início de sua exposição, o magistrado começou com princípios básicos da Constituição Brasileira: “Nosso processo constitucional tem premissas básicas como democracia, estado de Direito, dignidade da pessoa humana, que são standards (básicos), dentro da nossa Constituição Federal e que de alguma forma e de certa maneira, acabam nos irradiando o pensamento e o sentido da palavra como um justo”.

Ele continuou: “Às vezes temos uma compreensão da palavra do que é justo, injusto. De alguma forma temos uma noção do que é o estado de Direito, uma dignidade da pessoa humana. O respeito à esses quesitos são premissas jurídicas e dogmáticas que seguem como normas fundamentais de Direito do Estado. Então, fundamentam nossa sociedade”.

Alexandre Miguel prosseguiu reforçando garantias fundamentais dos cidadãos: “Esses direitos geram forças protetivas, pluridimensionais, diante de uma ameaça a todos os bens jurídicos, que estão bem agasalhados em nossa Constituição. Inclusive, está preconizado ali no artigo 5º: ninguém será privado da liberdade ou dos seus bens sem o devido processo legal. Esse conjunto de leis quer garantir regras claras e bem definidas”.

E ainda afirmou: “Esse devido processo legal, resumindo bem, tem o trinome: vida, liberdade e propriedade. Com a tutela do direito à vida tem seu sentido mais amplo. Quando a gente fala em liberdade, é de ir e vir. Mas é mais que isso: liberdade de pensamento, de expressão, de imprensa, religiosa. Então veja que a Constituição nos traz a amplitude dessa compreensão”.

Destaque 

O desembargador rondoniense ainda ressaltou outros pontos: “Já quando se fala bem à propriedade, não são apenas bens materiais, mas imateriais. Então é quando se fala em dano moral, que é imaterial, intangível. A propriedade intelectual também se faz sob esse viés. Ainda há os três poderes constituídos: o Executivo planeja e executa, o Judiciário julga e o Legislativo legisla”.

Ele completou: “Então, nisso chegamos ao tema da nossa palestra: como o devido processo legal, existe o devido processo legislativo. Então, dentro do Direito existe a hora de fazer a lei e a hora de aplicar a lei. Traduzindo: na hora da atividade legislativa e na hora da atividade judicial também. Então, isso não é monopólio de um único poder estatal”.

Segundo Alexandre Miguel, todas as leis e normas derivam da Lei Magna brasileira: “As produções de leis derivam diretamente da Constituição. Sim, é na Constituição que se definem uma série de atos que devem ser realizados pelos órgãos legislativos. E temos tudo isso no artigo 59, onde temos quais são as leis, quais os métodos e tipos de leis, além de como serem produzidas”.

O magistrado ainda pontuou: “O respeito ao devido processo legislativo na elaboração das normas também é um dogma corolário do princípio da legalidade, consagrado constitucionalmente. Uma vez ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, se não em virtude de uma espécie normativa elaborada pelo poder competente”.

Ele observou que todas as regras para um bom processo legislativo estão em diversos pontos da Constituição Federal.

“Então esse conjunto de regras está desde o artigo 59 até o 69 e não serve apenas para o Legislativo Federal, mas sim para os estaduais e os municipais, vinculando a obediência de todos ao devido processo legislativo. E há uma jurisprudência antiga, datada da década de 1990, do Superior Tribunal de Justiça [STJ], que cataloga bem o devido processo legislativo. Dizia ali, aquele julgamento, que o devido processo legislativo se liga à gênese [criação] da lei”.

De acordo com o representante do TJRO, “uma lei malformada, vítima de processos que a gerou, é ineficaz. Ou seja: não obriga ninguém. Por isso, que o respeito à essas normas do processo legislativo estabelecido pela Constituição acarreta naquilo que nós chamamos, dentro da doutrina constitucional, de inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo produzido. Permitindo, portanto, o controle de constitucionalidade por parte do Poder Judiciário. E como disse o desembargador André Fontes, tanto pelo método difuso como pelo concentrado”.

Alexandre Miguel evidenciou o papel essencial das Comissões de Constituição, Justiça e Redação dos Legislativos estaduais e municipais do país.

“Então, ele só se estabelece depois da lei criada. Só a partir daí, que podemos dizer que uma lei é constitucional ou não. Com uma exceção: em alguns países vemos o controle de constitucionalidade preventivo, controle judicial. No Brasil, isso não existe, só em uma rara hipótese. Mas isso também pode acontecer dentro das Comissões de Constituição e Justiça. É ela ali, o ser importante dentro do processo legislativo, na análise da constitucionalidade na elaboração da lei. Passado desse ponto, o debate saindo dali, toma outro porte”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
L
Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
L
Líder do PT critica como "escandalosa" votação do PL que reduz penas de golpistas

Líder do PT critica como “escandalosa” votação do PL que reduz penas de golpistas

Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
L
Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Deputado pauta projeto que favorece réus ligados a Bolsonaro, gerando críticas sobre seletividade e inconstitucionalidade.
L
Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

O deputado Mendonça Filho, relator da PEC 18/2025 na Câmara, pretende proibir o contingenciamento de recursos federais destinados à segurança pública e constitucionalizar os Fundos Nacionais de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário (Funpen).
L
Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal sobre CNH Social inspirou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a protocolar requerimento solicitando que o Detran-RO apresente estudos, dados e providências para garantir a implementação do benefício no estado.
L
Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

A ação reforça o apoio às famílias e fortalece a identidade escolar para o ano letivo de 2026.
L
Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Ministro dos Transportes aborda redução de custos da habilitação e investimentos em infraestrutura, incluindo ponte de Penedo e obras na Via Dutra.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L

TJ/RO solta Guga, investigado por “rachadinha” na Assembleia, em decisão com repercussão nacional

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.
L
Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Instituição destaca crescimento acima de 6% na última década e apresenta nova solução de crédito planejado.
L
Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Plataforma CNH do Brasil oferece curso online, simulado oficial e versão digital da habilitação.
L
Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Trailer de Dark Horse utilizou faixa do Destiny’s Child sem autorização, e ação legal já está em andamento.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.