SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

Deputado Alan Queiroz realiza audiência pública sobre o residencial Orgulho do Madeira

Participaram do encontro moradores, representantes governamentais, Sebrae e Caerd.

Por Ivanilson Frasão I Secom ALE/RO - 010

Publicado em 

Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

O parlamentar, na abertura do diálogo com os presentes, ressaltou que esse era o momento para que todos se expressassem sobre as várias demandas do residencial. Ele observou que são inúmeros os problemas no local e que precisam ser discutidos, daí o motivo da audiência pública.

A moradora Tânia Moreno Cordeiro foi a primeira convidada a falar na audiência pública. Ela agradeceu a oportunidade de estar na Assembleia Legislativa discutindo melhorias para a comunidade do Orgulho do Madeira. Outro ponto lembrado pela moradora foram as difíceis situações enfrentadas pela comunidade devido à falta de água e esgoto. Além disso, ela contou que, atualmente, mais da metade das pessoas que habitam o residencial são invasores, o que tem criado sérios problemas no local.

“No início, a Seas fazia visitas para levantamento sobre que eram moradores ou não e quem estava nas residências. Mas isso acabou. Assim, foram muitos apartamentos invadidos e a maior parte vende os imóveis para terceiros e aí, foi quando começou a entrada de facções. Talvez, se todos tivessem pegos os seus apartamentos e ficado, talvez, a facção não teria entrado ali, porque não teria imóveis”, relatou. Dona Tânia disse também que não existe uma presença do poder público junto à comunidade do Orgulho do Madeira. Ela defendeu que houvessem ações da Vigilância Sanitária, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e se colocou à disposição para contribuir com as melhorias no residencial.

Respeito

Alan Queiroz fez uma quebra de protocolo da audiência pública, permitindo que os outros moradores se expressassem sobre o Orgulho do Madeira. Assim, a moradora Karen de Oliveira, que foi umas primeiras moradoras do local, fez uso da palavra. Ela ressaltou, municiada de papéis, que os problemas que afligem a comunidade se devem à ausência do Poder Público.

“Eu tenho aqui documentos datados de 2018 e até hoje a Seas e, muito menos, o Banco do Brasil apareceram para nos dar respostas dentro do Orgulho do Madeira. Esses documentos estão junto ao Ministério Público e Defensoria Pública. Eu acredito que o que falta ao Orgulho do Madeira é respeito com todos que ali moram, pois, todos pagam impostos e ninguém vive de graça”, enfatizou.

Outro morador do Orgulho do Madeira que também fez uso da palavra foi o servidor público Ramisson. Ele também agradeceu pela audiência pública e disse que a discussão era em torno da questão do esgoto e saneamento básico. “Sinto falta da presença nesse encontro da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos(Semusb) e da Secretaria Municipal de Obras(Semob). Eu gostaria que nos voltássemos para a questão do esgoto e da água, pois, é o que nos aflige. Não é possível mais, viver daquele jeito. É vergonhoso! Ninguém queria viver daquele jeito e culpar a população é muito fácil”, disse.

Furtos

O diretor-técnico da Caerd, Lauro Fernandes, contou que a empresa vem tomando uma série de medidas no Orgulho do Madeira visando tentar resolver alguns dos problemas enfrentados pelos moradores. Porém, disse, a empresa tem sido vítima de atos praticados por uma parcela da comunidade.

“Tomamos algumas atitudes juntamente com a Secretaria de Segurança Pública para reforçar o policiamento em torno da estação de tratamento e do prédio da Caerd. Tivemos alguns eventos nesses locais como furtos de cabos, sopradores e todo o cercamento da estação foi subtraído, inclusive, o portão de acesso e isso, de fato, está prejudicando muito o trabalho”, explicou.

O professor da Universidade Federal de Rondônia, Jeferson Alberto de Lima, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou que as ações para a solução dos problemas enfrentados pelos moradores, devem ser pensadas de forma responsável. Observou também que essa situação ocorre em outras cidades de Rondônia e defendeu a iniciativa do deputado Alan Queiroz em trazer esses assuntos para a discussão. Afirmou ainda que a Unir tem técnicos capacitados para contribuir com a solução desses problemas.

Na audiência pública, o representante da Seas, Bruno Afonso, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele contou que a secretaria se afastou um pouco devido a pandemia, mas que está retornando com o desenvolvimento algumas ações como os plantões sociais e o Projeto Trabalho Social. Este último são cursos em várias áreas que serão levados para a comunidade. Sobre a venda de imóveis, foi informado que há uma parceria com o Conselho dos Corretores de Imóveis para que comuniquem aos filiados sobre a ilegalidade dessa prática.

A gerente regional do Sebrae-RO, Viviane Kichileski, explicou sobre o órgão e defendeu que a comunidade fosse incentivada a fazer cursos profissionalizantes. Porém, alertou, é preciso também que seja ensinada a gestão empresarial, pois, no Brasil é muito grande a taxa de mortalidade de empresas. O deputado Alan Queiroz informou que irá colocar R$ 100 mil e o Sebrae o mesmo montante para estimular um projeto de empreendedorismo no Orgulho do Madeira.

Defensoria

O presidente da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), Cleverson Brancalhão, foi convidado a falar no encontro. Ele relatou sobre os investimentos que estão sendo feitos na empresa para garantir uma maior qualidade no serviço prestado à população. Elogiou também a iniciativa do deputado em promover a audiência pública.

No encontro, o defensor público Eduardo Guimarães, fez uso da palavra onde relatou sobre uma ação civil pública que tramita na 10ª Vara Cível, que visa discutir os problemas estruturais no empreendimento, tendo como alvos a empresa Direcional Engenharia, responsável pelo empreendimento, e o Banco do Brasil que financiou a obra. Ele explicou que a ação está tramitando e elogiou a iniciativa do deputado em reunir todos os envolvidos para discutir os problemas que afetam o residencial.

Na sequência, fez uso da palavra, o secretário adjunto da Semusb, Ítalo Rodrigues, onde relatou que uma equipe da secretaria esteve no local verificando os problemas de drenagem e saneamento no Orgulho do MadeiraDisse ainda, que há um projeto para levar educação ambiental aos moradores da região. Além disso, se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com as outras entidades na busca de soluções para os problemas que afetam a comunidade local.

Ao final, o deputado estadual Alan Queiroz agradeceu a participação de todos no encontro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Em conversa por telefone, os líderes avaliaram o cenário após o cessar-fogo e a proposta de criação de um conselho internacional para pacificar o enclave palestino.
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou a intenção de acelerar a internalização do tratado comercial no Brasil, buscando uma vigência provisória para o setor.
L
Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Parlamentar protocolou pedido de providência para manutenção da Rua Paraná, que foi atendido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura
L

Nikolas Ferreira relata “pé deformado” e dores em caminhada de 230 km

O deputado federal cumpre trajeto entre Minas Gerais e Brasília em ato de apoio a Jair Bolsonaro.
L
Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Projeto de lei da vereadora exige divulgação trimestral de dados sobre radares, revisão técnica anual e relatórios sobre destinação de recursos arrecadados com multas.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 2,3 milhões para causa animal em RO

Ieda Chaves destina mais de R$ 2,3 milhões para causa animal em RO

Parlamentar utiliza salário integral e recursos próprios para resgate, construção de abrigo e apoio a ONGs; estrutura em Porto Velho acolhe gatos e cães em situação de vulnerabilidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Alunos de diferentes unidades em Rondônia registraram pontuações de 960 na redação e médias gerais superiores a 750 pontos, consolidando a qualidade do ensino técnico federal.
L
Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Estudantes dos campi de Porto Velho integraram a etapa final do Modelo Internacional do Brasil, desenvolvendo habilidades de diplomacia e liderança em evento nacional.
L
IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

Os candidatos selecionados têm até o dia 26 de janeiro para enviar a documentação via sistema oficial, garantindo uma das mais de 3,7 mil vagas gratuitas oferecidas pela instituição.
L
IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

O processo seletivo busca profissional externo para atuar no projeto de alimentação escolar dos campi Calama e Zona Norte, com inscrições abertas a partir desta sexta-feira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.