TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Deputado Alan Queiroz realiza audiência pública sobre o residencial Orgulho do Madeira

Participaram do encontro moradores, representantes governamentais, Sebrae e Caerd.

Por Ivanilson Frasão I Secom ALE/RO - 010

Publicado em 

Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

O parlamentar, na abertura do diálogo com os presentes, ressaltou que esse era o momento para que todos se expressassem sobre as várias demandas do residencial. Ele observou que são inúmeros os problemas no local e que precisam ser discutidos, daí o motivo da audiência pública.

A moradora Tânia Moreno Cordeiro foi a primeira convidada a falar na audiência pública. Ela agradeceu a oportunidade de estar na Assembleia Legislativa discutindo melhorias para a comunidade do Orgulho do Madeira. Outro ponto lembrado pela moradora foram as difíceis situações enfrentadas pela comunidade devido à falta de água e esgoto. Além disso, ela contou que, atualmente, mais da metade das pessoas que habitam o residencial são invasores, o que tem criado sérios problemas no local.

“No início, a Seas fazia visitas para levantamento sobre que eram moradores ou não e quem estava nas residências. Mas isso acabou. Assim, foram muitos apartamentos invadidos e a maior parte vende os imóveis para terceiros e aí, foi quando começou a entrada de facções. Talvez, se todos tivessem pegos os seus apartamentos e ficado, talvez, a facção não teria entrado ali, porque não teria imóveis”, relatou. Dona Tânia disse também que não existe uma presença do poder público junto à comunidade do Orgulho do Madeira. Ela defendeu que houvessem ações da Vigilância Sanitária, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e se colocou à disposição para contribuir com as melhorias no residencial.

Respeito

Alan Queiroz fez uma quebra de protocolo da audiência pública, permitindo que os outros moradores se expressassem sobre o Orgulho do Madeira. Assim, a moradora Karen de Oliveira, que foi umas primeiras moradoras do local, fez uso da palavra. Ela ressaltou, municiada de papéis, que os problemas que afligem a comunidade se devem à ausência do Poder Público.

“Eu tenho aqui documentos datados de 2018 e até hoje a Seas e, muito menos, o Banco do Brasil apareceram para nos dar respostas dentro do Orgulho do Madeira. Esses documentos estão junto ao Ministério Público e Defensoria Pública. Eu acredito que o que falta ao Orgulho do Madeira é respeito com todos que ali moram, pois, todos pagam impostos e ninguém vive de graça”, enfatizou.

Outro morador do Orgulho do Madeira que também fez uso da palavra foi o servidor público Ramisson. Ele também agradeceu pela audiência pública e disse que a discussão era em torno da questão do esgoto e saneamento básico. “Sinto falta da presença nesse encontro da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos(Semusb) e da Secretaria Municipal de Obras(Semob). Eu gostaria que nos voltássemos para a questão do esgoto e da água, pois, é o que nos aflige. Não é possível mais, viver daquele jeito. É vergonhoso! Ninguém queria viver daquele jeito e culpar a população é muito fácil”, disse.

Furtos

O diretor-técnico da Caerd, Lauro Fernandes, contou que a empresa vem tomando uma série de medidas no Orgulho do Madeira visando tentar resolver alguns dos problemas enfrentados pelos moradores. Porém, disse, a empresa tem sido vítima de atos praticados por uma parcela da comunidade.

“Tomamos algumas atitudes juntamente com a Secretaria de Segurança Pública para reforçar o policiamento em torno da estação de tratamento e do prédio da Caerd. Tivemos alguns eventos nesses locais como furtos de cabos, sopradores e todo o cercamento da estação foi subtraído, inclusive, o portão de acesso e isso, de fato, está prejudicando muito o trabalho”, explicou.

O professor da Universidade Federal de Rondônia, Jeferson Alberto de Lima, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou que as ações para a solução dos problemas enfrentados pelos moradores, devem ser pensadas de forma responsável. Observou também que essa situação ocorre em outras cidades de Rondônia e defendeu a iniciativa do deputado Alan Queiroz em trazer esses assuntos para a discussão. Afirmou ainda que a Unir tem técnicos capacitados para contribuir com a solução desses problemas.

Na audiência pública, o representante da Seas, Bruno Afonso, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele contou que a secretaria se afastou um pouco devido a pandemia, mas que está retornando com o desenvolvimento algumas ações como os plantões sociais e o Projeto Trabalho Social. Este último são cursos em várias áreas que serão levados para a comunidade. Sobre a venda de imóveis, foi informado que há uma parceria com o Conselho dos Corretores de Imóveis para que comuniquem aos filiados sobre a ilegalidade dessa prática.

A gerente regional do Sebrae-RO, Viviane Kichileski, explicou sobre o órgão e defendeu que a comunidade fosse incentivada a fazer cursos profissionalizantes. Porém, alertou, é preciso também que seja ensinada a gestão empresarial, pois, no Brasil é muito grande a taxa de mortalidade de empresas. O deputado Alan Queiroz informou que irá colocar R$ 100 mil e o Sebrae o mesmo montante para estimular um projeto de empreendedorismo no Orgulho do Madeira.

Defensoria

O presidente da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), Cleverson Brancalhão, foi convidado a falar no encontro. Ele relatou sobre os investimentos que estão sendo feitos na empresa para garantir uma maior qualidade no serviço prestado à população. Elogiou também a iniciativa do deputado em promover a audiência pública.

No encontro, o defensor público Eduardo Guimarães, fez uso da palavra onde relatou sobre uma ação civil pública que tramita na 10ª Vara Cível, que visa discutir os problemas estruturais no empreendimento, tendo como alvos a empresa Direcional Engenharia, responsável pelo empreendimento, e o Banco do Brasil que financiou a obra. Ele explicou que a ação está tramitando e elogiou a iniciativa do deputado em reunir todos os envolvidos para discutir os problemas que afetam o residencial.

Na sequência, fez uso da palavra, o secretário adjunto da Semusb, Ítalo Rodrigues, onde relatou que uma equipe da secretaria esteve no local verificando os problemas de drenagem e saneamento no Orgulho do MadeiraDisse ainda, que há um projeto para levar educação ambiental aos moradores da região. Além disso, se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com as outras entidades na busca de soluções para os problemas que afetam a comunidade local.

Ao final, o deputado estadual Alan Queiroz agradeceu a participação de todos no encontro.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
L
Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
L
Líder do PT critica como "escandalosa" votação do PL que reduz penas de golpistas

Líder do PT critica como “escandalosa” votação do PL que reduz penas de golpistas

Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
L
Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Deputado pauta projeto que favorece réus ligados a Bolsonaro, gerando críticas sobre seletividade e inconstitucionalidade.
L
Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

O deputado Mendonça Filho, relator da PEC 18/2025 na Câmara, pretende proibir o contingenciamento de recursos federais destinados à segurança pública e constitucionalizar os Fundos Nacionais de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário (Funpen).
L
Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal sobre CNH Social inspirou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a protocolar requerimento solicitando que o Detran-RO apresente estudos, dados e providências para garantir a implementação do benefício no estado.
L
Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

A ação reforça o apoio às famílias e fortalece a identidade escolar para o ano letivo de 2026.
L
Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Ministro dos Transportes aborda redução de custos da habilitação e investimentos em infraestrutura, incluindo ponte de Penedo e obras na Via Dutra.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L

TJ/RO solta Guga, investigado por “rachadinha” na Assembleia, em decisão com repercussão nacional

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.
L
Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Instituição destaca crescimento acima de 6% na última década e apresenta nova solução de crédito planejado.
L
Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Plataforma CNH do Brasil oferece curso online, simulado oficial e versão digital da habilitação.
L
Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Trailer de Dark Horse utilizou faixa do Destiny’s Child sem autorização, e ação legal já está em andamento.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.