SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

Deputado Alan Queiroz realiza audiência pública sobre o residencial Orgulho do Madeira

Participaram do encontro moradores, representantes governamentais, Sebrae e Caerd.

Por Ivanilson Frasão I Secom ALE/RO - 010

Publicado em 

Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

O parlamentar, na abertura do diálogo com os presentes, ressaltou que esse era o momento para que todos se expressassem sobre as várias demandas do residencial. Ele observou que são inúmeros os problemas no local e que precisam ser discutidos, daí o motivo da audiência pública.

A moradora Tânia Moreno Cordeiro foi a primeira convidada a falar na audiência pública. Ela agradeceu a oportunidade de estar na Assembleia Legislativa discutindo melhorias para a comunidade do Orgulho do Madeira. Outro ponto lembrado pela moradora foram as difíceis situações enfrentadas pela comunidade devido à falta de água e esgoto. Além disso, ela contou que, atualmente, mais da metade das pessoas que habitam o residencial são invasores, o que tem criado sérios problemas no local.

“No início, a Seas fazia visitas para levantamento sobre que eram moradores ou não e quem estava nas residências. Mas isso acabou. Assim, foram muitos apartamentos invadidos e a maior parte vende os imóveis para terceiros e aí, foi quando começou a entrada de facções. Talvez, se todos tivessem pegos os seus apartamentos e ficado, talvez, a facção não teria entrado ali, porque não teria imóveis”, relatou. Dona Tânia disse também que não existe uma presença do poder público junto à comunidade do Orgulho do Madeira. Ela defendeu que houvessem ações da Vigilância Sanitária, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e se colocou à disposição para contribuir com as melhorias no residencial.

Respeito

Alan Queiroz fez uma quebra de protocolo da audiência pública, permitindo que os outros moradores se expressassem sobre o Orgulho do Madeira. Assim, a moradora Karen de Oliveira, que foi umas primeiras moradoras do local, fez uso da palavra. Ela ressaltou, municiada de papéis, que os problemas que afligem a comunidade se devem à ausência do Poder Público.

“Eu tenho aqui documentos datados de 2018 e até hoje a Seas e, muito menos, o Banco do Brasil apareceram para nos dar respostas dentro do Orgulho do Madeira. Esses documentos estão junto ao Ministério Público e Defensoria Pública. Eu acredito que o que falta ao Orgulho do Madeira é respeito com todos que ali moram, pois, todos pagam impostos e ninguém vive de graça”, enfatizou.

Outro morador do Orgulho do Madeira que também fez uso da palavra foi o servidor público Ramisson. Ele também agradeceu pela audiência pública e disse que a discussão era em torno da questão do esgoto e saneamento básico. “Sinto falta da presença nesse encontro da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos(Semusb) e da Secretaria Municipal de Obras(Semob). Eu gostaria que nos voltássemos para a questão do esgoto e da água, pois, é o que nos aflige. Não é possível mais, viver daquele jeito. É vergonhoso! Ninguém queria viver daquele jeito e culpar a população é muito fácil”, disse.

Furtos

O diretor-técnico da Caerd, Lauro Fernandes, contou que a empresa vem tomando uma série de medidas no Orgulho do Madeira visando tentar resolver alguns dos problemas enfrentados pelos moradores. Porém, disse, a empresa tem sido vítima de atos praticados por uma parcela da comunidade.

“Tomamos algumas atitudes juntamente com a Secretaria de Segurança Pública para reforçar o policiamento em torno da estação de tratamento e do prédio da Caerd. Tivemos alguns eventos nesses locais como furtos de cabos, sopradores e todo o cercamento da estação foi subtraído, inclusive, o portão de acesso e isso, de fato, está prejudicando muito o trabalho”, explicou.

O professor da Universidade Federal de Rondônia, Jeferson Alberto de Lima, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou que as ações para a solução dos problemas enfrentados pelos moradores, devem ser pensadas de forma responsável. Observou também que essa situação ocorre em outras cidades de Rondônia e defendeu a iniciativa do deputado Alan Queiroz em trazer esses assuntos para a discussão. Afirmou ainda que a Unir tem técnicos capacitados para contribuir com a solução desses problemas.

Na audiência pública, o representante da Seas, Bruno Afonso, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele contou que a secretaria se afastou um pouco devido a pandemia, mas que está retornando com o desenvolvimento algumas ações como os plantões sociais e o Projeto Trabalho Social. Este último são cursos em várias áreas que serão levados para a comunidade. Sobre a venda de imóveis, foi informado que há uma parceria com o Conselho dos Corretores de Imóveis para que comuniquem aos filiados sobre a ilegalidade dessa prática.

A gerente regional do Sebrae-RO, Viviane Kichileski, explicou sobre o órgão e defendeu que a comunidade fosse incentivada a fazer cursos profissionalizantes. Porém, alertou, é preciso também que seja ensinada a gestão empresarial, pois, no Brasil é muito grande a taxa de mortalidade de empresas. O deputado Alan Queiroz informou que irá colocar R$ 100 mil e o Sebrae o mesmo montante para estimular um projeto de empreendedorismo no Orgulho do Madeira.

Defensoria

O presidente da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), Cleverson Brancalhão, foi convidado a falar no encontro. Ele relatou sobre os investimentos que estão sendo feitos na empresa para garantir uma maior qualidade no serviço prestado à população. Elogiou também a iniciativa do deputado em promover a audiência pública.

No encontro, o defensor público Eduardo Guimarães, fez uso da palavra onde relatou sobre uma ação civil pública que tramita na 10ª Vara Cível, que visa discutir os problemas estruturais no empreendimento, tendo como alvos a empresa Direcional Engenharia, responsável pelo empreendimento, e o Banco do Brasil que financiou a obra. Ele explicou que a ação está tramitando e elogiou a iniciativa do deputado em reunir todos os envolvidos para discutir os problemas que afetam o residencial.

Na sequência, fez uso da palavra, o secretário adjunto da Semusb, Ítalo Rodrigues, onde relatou que uma equipe da secretaria esteve no local verificando os problemas de drenagem e saneamento no Orgulho do MadeiraDisse ainda, que há um projeto para levar educação ambiental aos moradores da região. Além disso, se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com as outras entidades na busca de soluções para os problemas que afetam a comunidade local.

Ao final, o deputado estadual Alan Queiroz agradeceu a participação de todos no encontro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L
Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República o laudo da Polícia Federal que confirma o uso de um ferro de solda contra o equipamento.
L
Lula descarta privatização e defende reestruturação dos Correios

Lula descarta privatização e defende reestruturação dos Correios

O presidente Lula afirmou que a estatal não será vendida e estuda parcerias com empresas nacionais e estrangeiras para recuperar a saúde financeira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

O presidente brasileiro afirmou que buscará um novo diálogo com Donald Trump para evitar um conflito armado na América do Sul e garantir estabilidade regional.
L
Alexandre de Moraes amplia prazo para perícia médica de Augusto Heleno

Alexandre de Moraes amplia prazo para perícia médica de Augusto Heleno

O ministro Alexandre de Moraes autorizou que a Polícia Federal entregue o laudo sobre a saúde do general Augusto Heleno até o dia 26 de dezembro.
L
PF aponta senador como sustentáculo político de esquema no INSS

PF aponta senador como sustentáculo político de esquema no INSS

A investigação da Polícia Federal indicou que o senador Weverton Rocha seria um dos pilares de um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Vendas ao mercado chinês crescem 28,6% e reduzem impacto das sobretaxas americanas.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.