SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires – LULA

PERGUNTINHA: Qual sua opinião sobre a decisão dos partidos Republicanos e PP, que eram oposição ao governo e tiveram muitos dos seus eleitos com o discurso bolsonarista, entrarem para a base aliada de Lula, depois de ganharem Ministérios?

Por Sergio Pires - 35

Publicado em 

MAGISTRADO OU ALIADO? MINISTRO DO STF DIZ QUE PRISÃO DE LULA FOI O MAIOR ERRO JUDICIÁRIO DA HISTÓRIA DO PAÍS
Foto - Sergio Pires

MAGISTRADO OU ALIADO? MINISTRO DO STF DIZ QUE PRISÃO DE LULA FOI O MAIOR ERRO JUDICIÁRIO DA HISTÓRIA DO PAÍS

O Ministro Dias Toffoli, ao julgar caso da Lava Jato (será que se pronunciou como amigo e fã do presidente Lula?) extrapolando suas funções como defensor da Constituição, afirmou que a prisão do então ex-presidente petista “foi um dos maiores erros judiciários da história do país”. Foi mais longe: “foi o verdadeiro ovo da serpente dos ataques à democracia e às instituições”, acrescentando que “o ovo foi chocado por autoridades que fizeram desvio de função, agindo em conluio para atingir instituições, autoridades, empresas e alvos específicos”. Ou seja, condenou as decisões da Lava Jato; do ex-juiz Sérgio Moro e de todos os magistrados de várias instâncias, que concordaram com a condenação de Lula e determinaram sua prisão. Para ele, “a verdadeira democracia foi atacada”, porque, transparece, a verdadeira democracia, única, é aquela que ele defende, ou seja, de um lado só. Ao dizer textualmente que todas essas pessoas “não distinguiram, propositadamente, inocentes dos criminosos”, Toffoli confirma a visão partidária, por não abordar, sob o mesmo raciocínio, por exemplo, o que aconteceu depois do 8 de Janeiro, quanto centenas de inocentes foram presos e alguns deles ainda o estão até agora.

Tóffoli ainda destacou que os julgadores se valeram “de uma verdadeira tortura psicológica, um pau de arara do século 21, para obter provas”! Usando de toda a ironia possível, pode-se dizer que isso sim é que é uma análise imparcial dos fatos, da série de ataques aos cofres públicos, da roubalheira comprovada, da devolução de milhões e milhões de reais desviados e das confissões espontâneas, dadas durante os processos. O STF, através da maioria dos seus ministros, com seu partidarismo, torna-se, cada vez mais, um vital braço político do petismo e do seu esforço para mudar a História, nos impondo novas “verdades”!

SÍLVIA CRISTINA VAI USAR EMENDAS PARA GUERRA CONTRA O CÂNCER E PARA NOVO PROJETO NA REGIÃO DO VALE DO JAMARI

A deputada Silvia Cristina está preparando uma grande surpresa para o Vale do Jamari, que poderá surgir como investimento de parte dos cerca de 38 milhões e 800 mil reais que ela terá em emendas impositivas, no ano que vem. As tratativas ainda estão andando, por isso ela prefere ainda não contar a novidade. Mas a contará em breve. Mas outros projetos estão andando, afora os hospitais de prevenção ao câncer que ela conseguiu concretizar, ajudando a salvar muitas vidas em diferentes regiões do Estado. A parlamentar, hoje no PL, tem se destacado na prioridade de suas principais ações destinada às questões da saúde pública e, principalmente, no combate à mais terrível das doenças que assola não só os rondonienses, como todos os brasileiros. Prevenir os vários tipos de câncer; abrir estruturas de laboratórios e hospitais (inclusive em parceria com o Hospital do Câncer de Rondônia) e investir pesado em todas as formas de combate ao câncer, é meta abraçada pela parlamentar, desde seu primeiro mandato. Silvia Cristina, assim como todos os seus demais colegas de bancada, terão um orçamento pessoal, via emendas, recorde em toda a história do parlamento. Por isso, ela também está planejando mais uma ação daquelas grandiosas, neste setor. Aguardemos, pois!

RATINHO, DA TV E DO AGRONEGÓCIO, USA ATÉ PALAVRÕES PARA DIZER QUE  A AMAZÔNIA É DOMINADA POR ONGS ESTRANGEIRAS

“Bando de pilantra!” A frase é do apresentador e pecuarista Ratinho, sim, aquele mesmo dos programas populares de TV e um dos grandes nomes do agronegócio brasileiro, que tem inclusive uma enorme fazenda no Acre.  Numa entrevista a uma emissora com distribuição pela internet (o link, para quem quiser ver parte dela é https://www.instagram.com/reel/Cwym82sNcMe/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D)  Carlos Massa, o nome verdadeiro dele, usa seu tradicional palavreado, recheado de termos impublicáveis e até ofensas, para protestar contra as ONGs na nossa floresta. Ele começa questionando, ao invés de responder: “sabe quem está dominando a Amazônia? Não é o governo brasileiro, não são os militares”. Depois de dizer que quem vira o mapa do Brasil observa que a nossa floresta ocupa metade dele, Ratinho acusa:         “é ONG, bando de pilantra”! Foi mais longe, afirmando que não existe ONG no Nordeste porque lá “não tem como eles tirarem dinheiro”. E ironizou: “lá não tem índio pra preservar, não tem minério”. Exagerou, depois, destacando que “se você for na Amazônia, há uma ONG para cada índio”! Ratinho, mais adiante, diz que “a desgraça é ONG da Noruega, da Alemanha, é ONG daquela po….(palavrão) da França, que não compra nada do Brasil e essa esquerda do ca…. (outro palavrão ainda fica puxando o saco deles. A França só ferra o Brasil! Só ferra!”. E foi adiante: “você vai na França é maltratado. País de bosta! A França que vai pra pu… que o pa…(terceiro palavrão). Ainda disse que “eles não compram nada, não dão lucro pro Brasil e ficam se metendo na Amazônia”!. Tem muito mais, inclusive contra a Inglaterra. Quem quiser assistir aos principais trechos da entrevista, que copie o link. Ratinho não deixou barato!

CCJR: REPRESENTANTES DE DEZ ASSEMBLEIAS DO PAÍS JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA NO ENCONTRO NACIONAL EM RONDÔNIA

Foi a partir da constatação de que muitos projetos inconstitucionais eram aprovados na Assembleia Legislativa de Rondônia, que o deputado Ismael Crispin levou ao presidente da Casa, o deputado Marcelo Cruz, a ideia de criar uma estratégia que pudesse melhorar a atuação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A proposta, com o aval da Presidência da ALE, foi ampliada, para se tornar o primeiro encontro nacional das CCJR do país, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 deste mês de setembro, na própria ALE rondoniense. Representantes de pelo menos dez Assembleias já confirmaram presença, assim como dezenas de vereadores e outras autoridades de diferentes poderes. Foi sobre o 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição e Redação que Ismael Crispin falou durante sua participação especial no programa Papo de Redação, nesta semana. Na conversa com os Dinossauros Beni Andrade, Everton Leoni, Jorge Peixoto e Sérgio Pires, o parlamentar destacou que será de grande importância a participação não só de parlamentares, mas também de todos os que participam, de uma forma ou outra, na criação e análise das leis. A iniciativa rondoniense já pode ser considerada um sucesso, até porque a Assembleia Legislativa do Paraná, por exemplo, comprou a ideia e já vai programar a segunda edição de um evento que sequer ainda foi realizado, na sua agenda do ano que vem.

NO SETE DE SETEMBRO, GOVERNADOR DESTACA RONDÔNIA E COMANDANTE DA 17ª BRIGADA LEMBRA OS HERÓIS DO PASSADO

Não foi a mesma multidão dos últimos anos, mas mesmo assim, o desfile de Sete de Setembro, na avenida Migrantes, teve bastante gente, na manhã desta quinta-feira. Antes da solenidade, o governador Marcos Rocha falou, em coletiva aos jornalistas, sobre a Independência e seu significado, ao lado do general Flávio Moreira Matias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; da primeira dama, Luana Rocha e de sua filha Júlia, o Governador exaltou a data, num palanque onde atrás havia a frase “No Universo entre as Nações, Resplandece a do Brasil!”. Destacou ainda o crescimento de Rondônia; o controle das finanças que permite pagamento do funcionalismo até dez dias antes da data prevista e falou no futuro, acreditando que o Estado vai crescer cada vez mais. Já o comandante do 17ª BIS, respondeu a perguntas sobre a situação da Amazônia e sobre a importância das comemorações dos 201 anos da Independência, além de lembrar vários personagens importantes da nossa História, tanto antes quanto depois da Independência. O desfile cívico-militar começou com uma sequência de onze escolas estaduais e depois iniciou a participação de Polícia Militar, Bombeiros e Forças Armadas, representadas por suas três armas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Desde muito cedo, um longo trecho da BR 319 (avenida Jorge Teixeira) ficou interditado, obrigando os motoristas a desviarem seu trajeto normal.

CANDEIAS EM CRISE SEM FIM. NOVO PREFEITO PODE SER CASSADO OU RENUNCIAR AO CARGO

A sexta-feira pode ser mais um dia decisivo na complexa situação política de Candeias do Jamari. Depois da cassação do então prefeito Valteir Queiroz, quem está na  alça de mira da Câmara de Vereadores é seu substituto, o então vice e hoje prefeito Antônio Onofre de Souza (PSB), o Toninho Cerejeiras. Toninho tem até o final do dia, nesta sexta, para apresentar sua defesa em acusações vindos da Câmara, onde foi aberto processo contra ele. Candeias do Jamari virou um verdadeiro caos, pela guerra política que enfrenta. Há anos não consegue ter uma administração segura, que priorize os interesses da população. Recentemente, ao assumir, Toninho Cerejeiras demitiu dezenas de comissionados, cortou secretarias e anunciou publicamente uma dívida de 17 milhões da Prefeitura que ainda comanda. Pior ainda foi a denúncia de que a Prefeitura recolhia contribuições dos seus servidores, mas não as repassava ao INSS, o que é um grave crime federal. Contra o novo Prefeito, os vereadores já assacaram várias denúncias. É voz corrente na cidade que Toninho Cerejeiras pode renunciar ao cargo, criando mais uma crise dentro da crise. Vários políticos da cidade estão torcendo pelo pior, para que haja nova eleição no município. Será que vai resolver?

MEC LIMITA NOVOS CURSOS DE MEDICINA, ATENDENDO TAMBÉM POSIÇÃO DO CONSELHO FEDERAL, CONTRA MÁ QUALIDADE DO ENSINO

Em meio a um embate entre grupos educacionais privados e o Supremo Tribunal Federal, o Ministério da Educação emitiu portaria com várias regras ,para limitar a ampliação de vagas em cursos de medicina em faculdades particulares. Enquanto o assunto caminha entre decisões do governo e votação no Supremo, o Conselho Federal de Medicina, presidido pelo rondoniense Hiran  Gallo, que comanda uma entidade com mais de meio milhão de médicos, já havia pedido ao MEC que não dê prosseguimento aos processos de abertura de novos cursos, mesmo aqueles já sob fase final de análise. Em nota, a entidade nacional afirma que “o CFM tem, de forma reiterada, defendido a qualidade do ensino médico no país, buscando diretrizes sólidas para a regulamentação e avaliação dos cursos, bem como por maior transparência no processo de abertura de novas vagas. Por isso, encaminhou ofício ao MEC, solicitando que a pasta não autorize a abertura de nenhum novo curso de medicina no País, mesmo que já protocolados. Ainda mais grave, o CFM “chama atenção para o pedido de mais de 170 cursos que não precisaram cumprir critérios de qualidade e segurança da formação, com incremento de 10 mil novas vagas”. O MEC acatou o pedido, ao menos neste momento, enquanto o assunto está parado no STF, porque o ministro Luiz Fux pediu vistas.

MEDIDA PRÁTICA CONTRA OS AGRESSORES DE MULHERES: PROJETO E CRISTIANE OS OBRIGA AO USO DE TORNOZILEIRA ELETRÔNICA

Aprovação unânime na Comissão da Mulher, da Câmara Federal: foi isso que aconteceu com projeto de lei de autoria da deputada rondoniense Cristiane Lopes, que determina que os agressores de mulheres sejam obrigados a usarem tornozeleira eletrônica, para poderem ser monitorados. A proposta, quando aprovada no Parlamento e sancionada, impõe modificação à Lei Maria da Penha, na tentativa de manter sob vigilância os criminosos contumazes em ataques a mulheres. “Estou extremamente feliz com a aprovação dessa medida, que  tem como objetivo principal garantir a segurança e proteção das vítimas de violência doméstica. Além disso, também funciona como um elemento que desvia e inibe o agressor de cometer novos atos violentos, garantindo uma maior segurança para as vítimas e reduzindo os índices alarmantes desse tipo de crime”, justificou. Defender esse projeto em proteção às mulheres “é mais do que uma necessidade, é uma urgência”, diz Cristiane. E prossegue: “precisamos garantir que todas as mulheres tenham o direito fundamental de viverem livres do medo, da violência e do feminicídio. É hora de fortalecer as leis existentes e criar novas medidas de proteção, para que nenhuma mulher seja vítima de uma cultura que silencia a vítima e que ainda permeia nossa sociedade. Juntas, podemos construir um futuro onde todas as mulheres se sintam seguras”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Proposta que extingue jornada 6x1 avança na Câmara e vai à CCJ

Proposta que extingue jornada 6×1 avança na Câmara e vai à CCJ

Texto que reduz carga semanal para 36 horas será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para comissão especial.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Ex-diretor da PRF continuará detido na Papudinha; ele foi condenado por participação na trama golpista ligada às eleições de 2022.
L
Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Vereadora afirma que discursos simbólicos não reduzem a violência e cobra punições mais severas, estrutura estatal e ações concretas para proteger mulheres em Rondônia.
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Indicações pedem atualização de decretos estaduais para incluir pacientes com doenças crônicas no rol de beneficiários de benefícios fiscais na compra e propriedade de veículos.
L
Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Encontro em Porto Velho discute adequação do trecho rodoviário de acesso aos portos e integra elaboração do orçamento municipal de 2026 com participação popular.
L
Fernando Máximo destina emenda para APAE

Fernando Máximo destina emenda para APAE

Deputado federal entrega R$ 50 mil à APAE de Alto Alegre dos Parecis para fortalecer atendimento social e apoiar projetos da instituição filantrópica.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Minha Casa Minha Vida Entidades recebe propostas para moradias urbanas

Minha Casa Minha Vida Entidades recebe propostas para moradias urbanas

Organizações sem fins lucrativos têm até terça-feira para enviar propostas ao programa federal que apoia produção social de moradias para famílias de baixa renda.
L
Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Agências bancárias estarão fechadas nos dias 16 e 17 de fevereiro e retomam atendimento presencial a partir das 12 horas da Quarta-feira de Cinzas; Pix e canais digitais seguem disponíveis.
L
Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

A Concessionária Nova 364 avança com ações de pavimentação, manutenção e conservação da rodovia, reforçando a segurança e fluidez do tráfego.
L
Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Parceria entre prefeitura de Porto Velho e iniciativa privada amplia inclusão digital no Assentamento Santa Rita
L
Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará se destacam no Programa, com crescimento expressivo nas comercializações e fortalecimento da agricultura familiar
L
Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Prefeitura prepara edital para instalação de 12 eletropostos com investimento privado e contrapartidas urbanas e ambientais
L
Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Prefeitura inicia aulas para cerca de 10 mil estudantes do campo com kits escolares, uniformes e ações de valorização educacional
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.