SEXTA-FEIRA, 05/09/2025
Publicidade
SICRED

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires – LULA

PERGUNTINHA: Qual sua opinião sobre a decisão dos partidos Republicanos e PP, que eram oposição ao governo e tiveram muitos dos seus eleitos com o discurso bolsonarista, entrarem para a base aliada de Lula, depois de ganharem Ministérios?

Por Sergio Pires - 35

Publicado em 

MAGISTRADO OU ALIADO? MINISTRO DO STF DIZ QUE PRISÃO DE LULA FOI O MAIOR ERRO JUDICIÁRIO DA HISTÓRIA DO PAÍS
Foto - Sergio Pires

MAGISTRADO OU ALIADO? MINISTRO DO STF DIZ QUE PRISÃO DE LULA FOI O MAIOR ERRO JUDICIÁRIO DA HISTÓRIA DO PAÍS

O Ministro Dias Toffoli, ao julgar caso da Lava Jato (será que se pronunciou como amigo e fã do presidente Lula?) extrapolando suas funções como defensor da Constituição, afirmou que a prisão do então ex-presidente petista “foi um dos maiores erros judiciários da história do país”. Foi mais longe: “foi o verdadeiro ovo da serpente dos ataques à democracia e às instituições”, acrescentando que “o ovo foi chocado por autoridades que fizeram desvio de função, agindo em conluio para atingir instituições, autoridades, empresas e alvos específicos”. Ou seja, condenou as decisões da Lava Jato; do ex-juiz Sérgio Moro e de todos os magistrados de várias instâncias, que concordaram com a condenação de Lula e determinaram sua prisão. Para ele, “a verdadeira democracia foi atacada”, porque, transparece, a verdadeira democracia, única, é aquela que ele defende, ou seja, de um lado só. Ao dizer textualmente que todas essas pessoas “não distinguiram, propositadamente, inocentes dos criminosos”, Toffoli confirma a visão partidária, por não abordar, sob o mesmo raciocínio, por exemplo, o que aconteceu depois do 8 de Janeiro, quanto centenas de inocentes foram presos e alguns deles ainda o estão até agora.

Tóffoli ainda destacou que os julgadores se valeram “de uma verdadeira tortura psicológica, um pau de arara do século 21, para obter provas”! Usando de toda a ironia possível, pode-se dizer que isso sim é que é uma análise imparcial dos fatos, da série de ataques aos cofres públicos, da roubalheira comprovada, da devolução de milhões e milhões de reais desviados e das confissões espontâneas, dadas durante os processos. O STF, através da maioria dos seus ministros, com seu partidarismo, torna-se, cada vez mais, um vital braço político do petismo e do seu esforço para mudar a História, nos impondo novas “verdades”!

SÍLVIA CRISTINA VAI USAR EMENDAS PARA GUERRA CONTRA O CÂNCER E PARA NOVO PROJETO NA REGIÃO DO VALE DO JAMARI

A deputada Silvia Cristina está preparando uma grande surpresa para o Vale do Jamari, que poderá surgir como investimento de parte dos cerca de 38 milhões e 800 mil reais que ela terá em emendas impositivas, no ano que vem. As tratativas ainda estão andando, por isso ela prefere ainda não contar a novidade. Mas a contará em breve. Mas outros projetos estão andando, afora os hospitais de prevenção ao câncer que ela conseguiu concretizar, ajudando a salvar muitas vidas em diferentes regiões do Estado. A parlamentar, hoje no PL, tem se destacado na prioridade de suas principais ações destinada às questões da saúde pública e, principalmente, no combate à mais terrível das doenças que assola não só os rondonienses, como todos os brasileiros. Prevenir os vários tipos de câncer; abrir estruturas de laboratórios e hospitais (inclusive em parceria com o Hospital do Câncer de Rondônia) e investir pesado em todas as formas de combate ao câncer, é meta abraçada pela parlamentar, desde seu primeiro mandato. Silvia Cristina, assim como todos os seus demais colegas de bancada, terão um orçamento pessoal, via emendas, recorde em toda a história do parlamento. Por isso, ela também está planejando mais uma ação daquelas grandiosas, neste setor. Aguardemos, pois!

RATINHO, DA TV E DO AGRONEGÓCIO, USA ATÉ PALAVRÕES PARA DIZER QUE  A AMAZÔNIA É DOMINADA POR ONGS ESTRANGEIRAS

“Bando de pilantra!” A frase é do apresentador e pecuarista Ratinho, sim, aquele mesmo dos programas populares de TV e um dos grandes nomes do agronegócio brasileiro, que tem inclusive uma enorme fazenda no Acre.  Numa entrevista a uma emissora com distribuição pela internet (o link, para quem quiser ver parte dela é https://www.instagram.com/reel/Cwym82sNcMe/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D)  Carlos Massa, o nome verdadeiro dele, usa seu tradicional palavreado, recheado de termos impublicáveis e até ofensas, para protestar contra as ONGs na nossa floresta. Ele começa questionando, ao invés de responder: “sabe quem está dominando a Amazônia? Não é o governo brasileiro, não são os militares”. Depois de dizer que quem vira o mapa do Brasil observa que a nossa floresta ocupa metade dele, Ratinho acusa:         “é ONG, bando de pilantra”! Foi mais longe, afirmando que não existe ONG no Nordeste porque lá “não tem como eles tirarem dinheiro”. E ironizou: “lá não tem índio pra preservar, não tem minério”. Exagerou, depois, destacando que “se você for na Amazônia, há uma ONG para cada índio”! Ratinho, mais adiante, diz que “a desgraça é ONG da Noruega, da Alemanha, é ONG daquela po….(palavrão) da França, que não compra nada do Brasil e essa esquerda do ca…. (outro palavrão ainda fica puxando o saco deles. A França só ferra o Brasil! Só ferra!”. E foi adiante: “você vai na França é maltratado. País de bosta! A França que vai pra pu… que o pa…(terceiro palavrão). Ainda disse que “eles não compram nada, não dão lucro pro Brasil e ficam se metendo na Amazônia”!. Tem muito mais, inclusive contra a Inglaterra. Quem quiser assistir aos principais trechos da entrevista, que copie o link. Ratinho não deixou barato!

CCJR: REPRESENTANTES DE DEZ ASSEMBLEIAS DO PAÍS JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA NO ENCONTRO NACIONAL EM RONDÔNIA

Foi a partir da constatação de que muitos projetos inconstitucionais eram aprovados na Assembleia Legislativa de Rondônia, que o deputado Ismael Crispin levou ao presidente da Casa, o deputado Marcelo Cruz, a ideia de criar uma estratégia que pudesse melhorar a atuação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A proposta, com o aval da Presidência da ALE, foi ampliada, para se tornar o primeiro encontro nacional das CCJR do país, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 deste mês de setembro, na própria ALE rondoniense. Representantes de pelo menos dez Assembleias já confirmaram presença, assim como dezenas de vereadores e outras autoridades de diferentes poderes. Foi sobre o 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição e Redação que Ismael Crispin falou durante sua participação especial no programa Papo de Redação, nesta semana. Na conversa com os Dinossauros Beni Andrade, Everton Leoni, Jorge Peixoto e Sérgio Pires, o parlamentar destacou que será de grande importância a participação não só de parlamentares, mas também de todos os que participam, de uma forma ou outra, na criação e análise das leis. A iniciativa rondoniense já pode ser considerada um sucesso, até porque a Assembleia Legislativa do Paraná, por exemplo, comprou a ideia e já vai programar a segunda edição de um evento que sequer ainda foi realizado, na sua agenda do ano que vem.

NO SETE DE SETEMBRO, GOVERNADOR DESTACA RONDÔNIA E COMANDANTE DA 17ª BRIGADA LEMBRA OS HERÓIS DO PASSADO

Não foi a mesma multidão dos últimos anos, mas mesmo assim, o desfile de Sete de Setembro, na avenida Migrantes, teve bastante gente, na manhã desta quinta-feira. Antes da solenidade, o governador Marcos Rocha falou, em coletiva aos jornalistas, sobre a Independência e seu significado, ao lado do general Flávio Moreira Matias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; da primeira dama, Luana Rocha e de sua filha Júlia, o Governador exaltou a data, num palanque onde atrás havia a frase “No Universo entre as Nações, Resplandece a do Brasil!”. Destacou ainda o crescimento de Rondônia; o controle das finanças que permite pagamento do funcionalismo até dez dias antes da data prevista e falou no futuro, acreditando que o Estado vai crescer cada vez mais. Já o comandante do 17ª BIS, respondeu a perguntas sobre a situação da Amazônia e sobre a importância das comemorações dos 201 anos da Independência, além de lembrar vários personagens importantes da nossa História, tanto antes quanto depois da Independência. O desfile cívico-militar começou com uma sequência de onze escolas estaduais e depois iniciou a participação de Polícia Militar, Bombeiros e Forças Armadas, representadas por suas três armas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Desde muito cedo, um longo trecho da BR 319 (avenida Jorge Teixeira) ficou interditado, obrigando os motoristas a desviarem seu trajeto normal.

CANDEIAS EM CRISE SEM FIM. NOVO PREFEITO PODE SER CASSADO OU RENUNCIAR AO CARGO

A sexta-feira pode ser mais um dia decisivo na complexa situação política de Candeias do Jamari. Depois da cassação do então prefeito Valteir Queiroz, quem está na  alça de mira da Câmara de Vereadores é seu substituto, o então vice e hoje prefeito Antônio Onofre de Souza (PSB), o Toninho Cerejeiras. Toninho tem até o final do dia, nesta sexta, para apresentar sua defesa em acusações vindos da Câmara, onde foi aberto processo contra ele. Candeias do Jamari virou um verdadeiro caos, pela guerra política que enfrenta. Há anos não consegue ter uma administração segura, que priorize os interesses da população. Recentemente, ao assumir, Toninho Cerejeiras demitiu dezenas de comissionados, cortou secretarias e anunciou publicamente uma dívida de 17 milhões da Prefeitura que ainda comanda. Pior ainda foi a denúncia de que a Prefeitura recolhia contribuições dos seus servidores, mas não as repassava ao INSS, o que é um grave crime federal. Contra o novo Prefeito, os vereadores já assacaram várias denúncias. É voz corrente na cidade que Toninho Cerejeiras pode renunciar ao cargo, criando mais uma crise dentro da crise. Vários políticos da cidade estão torcendo pelo pior, para que haja nova eleição no município. Será que vai resolver?

MEC LIMITA NOVOS CURSOS DE MEDICINA, ATENDENDO TAMBÉM POSIÇÃO DO CONSELHO FEDERAL, CONTRA MÁ QUALIDADE DO ENSINO

Em meio a um embate entre grupos educacionais privados e o Supremo Tribunal Federal, o Ministério da Educação emitiu portaria com várias regras ,para limitar a ampliação de vagas em cursos de medicina em faculdades particulares. Enquanto o assunto caminha entre decisões do governo e votação no Supremo, o Conselho Federal de Medicina, presidido pelo rondoniense Hiran  Gallo, que comanda uma entidade com mais de meio milhão de médicos, já havia pedido ao MEC que não dê prosseguimento aos processos de abertura de novos cursos, mesmo aqueles já sob fase final de análise. Em nota, a entidade nacional afirma que “o CFM tem, de forma reiterada, defendido a qualidade do ensino médico no país, buscando diretrizes sólidas para a regulamentação e avaliação dos cursos, bem como por maior transparência no processo de abertura de novas vagas. Por isso, encaminhou ofício ao MEC, solicitando que a pasta não autorize a abertura de nenhum novo curso de medicina no País, mesmo que já protocolados. Ainda mais grave, o CFM “chama atenção para o pedido de mais de 170 cursos que não precisaram cumprir critérios de qualidade e segurança da formação, com incremento de 10 mil novas vagas”. O MEC acatou o pedido, ao menos neste momento, enquanto o assunto está parado no STF, porque o ministro Luiz Fux pediu vistas.

MEDIDA PRÁTICA CONTRA OS AGRESSORES DE MULHERES: PROJETO E CRISTIANE OS OBRIGA AO USO DE TORNOZILEIRA ELETRÔNICA

Aprovação unânime na Comissão da Mulher, da Câmara Federal: foi isso que aconteceu com projeto de lei de autoria da deputada rondoniense Cristiane Lopes, que determina que os agressores de mulheres sejam obrigados a usarem tornozeleira eletrônica, para poderem ser monitorados. A proposta, quando aprovada no Parlamento e sancionada, impõe modificação à Lei Maria da Penha, na tentativa de manter sob vigilância os criminosos contumazes em ataques a mulheres. “Estou extremamente feliz com a aprovação dessa medida, que  tem como objetivo principal garantir a segurança e proteção das vítimas de violência doméstica. Além disso, também funciona como um elemento que desvia e inibe o agressor de cometer novos atos violentos, garantindo uma maior segurança para as vítimas e reduzindo os índices alarmantes desse tipo de crime”, justificou. Defender esse projeto em proteção às mulheres “é mais do que uma necessidade, é uma urgência”, diz Cristiane. E prossegue: “precisamos garantir que todas as mulheres tenham o direito fundamental de viverem livres do medo, da violência e do feminicídio. É hora de fortalecer as leis existentes e criar novas medidas de proteção, para que nenhuma mulher seja vítima de uma cultura que silencia a vítima e que ainda permeia nossa sociedade. Juntas, podemos construir um futuro onde todas as mulheres se sintam seguras”.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Pedro Fernandes celebra final dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes celebra final dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari em Ariquemes

Evento reuniu instituições de segurança, justiça e sociedade em um momento de integração, valorização profissional e aproximação com a comunidade.
L
Dra. Taíssa celebra ordem de serviço para retomada da obra do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra ordem de serviço para retomada da obra do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Assinatura da ordem de serviço garante investimento de mais de R$ 2,2 milhões para revitalizar o Estádio João Saldanha, símbolo do esporte em Guajará-Mirim.
L
Dra. Taíssa destaca coragem das mulheres e assina projeto em defesa dos soldados da borracha

Dra. Taíssa destaca coragem das mulheres e assina projeto em defesa dos soldados da borracha

Deputada reafirma apoio às famílias de pioneiros ameaçadas por disputa fundiária e assina decreto contra desocupação na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita estudo para estadualização da Linha Zero entre Rio Pardo e Alto Paraíso

Deputada Dra. Taíssa solicita estudo para estadualização da Linha Zero entre Rio Pardo e Alto Paraíso

Indicação apresentada ao DER pede análise sobre a estadualização da Linha Zero para garantir trafegabilidade e desenvolvimento regional.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita operação tapa-buraco no distrito Planalto São Luiz em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa solicita operação tapa-buraco no distrito Planalto São Luiz em Cabixi

Indicação prevê que DER e Secretaria Municipal de Obras unam esforços para melhorar as ruas do distrito Planalto São Luiz, em Cabixi.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de sexta-feira 05/09/2025: Nesta sexta-feira, a Lua em Virgem se alinha ao Sol no mesmo signo

Horóscopo de sexta-feira 05/09/2025: Nesta sexta-feira, a Lua em Virgem se alinha ao Sol no mesmo signo

Alinhamento astral favorece organização, produtividade e conversas francas em todos os signos do zodíaco.
L
Inscrições para vagas temporárias do IBGE terminam em 10 de setembro

Inscrições para vagas temporárias do IBGE terminam em 10 de setembro

Candidatos a agente de pesquisas e mapeamento devem se inscrever presencialmente em postos do instituto em sete estados, com 58 oportunidades disponíveis.
L

CCOPAB | Terceiro dia de estágio desafia jornalistas com experiências intensas e emocionantes

Da perícia criminal a simulações em favelas cenográficas, a rotina dos estagiários de comunicação no CCOPAB foi marcada por aprendizado prático, adrenalina e momentos de reflexão.
L

Agenda News | Josiene Rodrigues

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe a empresária Josiene Rodrigues, franqueada da Depile-se em Porto Velho. A clínica, localizada na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 2680A, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, faz parte de uma rede reconhecida por unir depilação, estética facial e corporal em um ambiente moderno e acolhedor.
L

Giro News | Entrevista com Emival Barbosa

O programa Giro News desta quinta-feira, dia 04, às 16h, vai receber Emival Barbosa, CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos. A entrevista vai destacar a trajetória do empresário, os desafios do setor e a importância da inovação no comércio local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L

POLÍTICA

Câmara de Porto Velho concede Título de Cidadã Honorária à ex-superintendente da PF, Dra. Larissa Magalhães

Câmara de Porto Velho concede Título de Cidadã Honorária à ex-superintendente da PF, Dra. Larissa Magalhães

Homenagem reconhece a trajetória da primeira mulher a comandar a Polícia Federal em Rondônia e seu legado na segurança pública.
L
Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

A medida provisória assinada por Lula substitui o Auxílio Gás e prevê a distribuição direta de botijões gratuitos para cerca de 15,5 milhões de famílias.
L
Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Em encontro com influenciadores em Belo Horizonte, o presidente Lula afirmou que a extrema direita ainda tem força no Congresso e que a proposta para perdoar os condenados pelos atos de 8 de janeiro corre o risco de ser aprovada.
L
Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Reunião nesta semana definiu estratégias para buscar celeridade na aprovação da matéria na Câmara
L

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Publicidade

POLÍCIA

omem é baleado em confronto com BPTAR no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Homem é baleado em confronto com BPTAR no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Confronto ocorreu na noite desta quinta-feira (04); homem não identificado foi levado em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do Sargento Machado prende quatro foragidos na zona leste

Equipe do Sargento Machado prende quatro foragidos na zona leste

Recapturas ocorreram nesta quinta-feira (04) durante patrulhamento do 5º Batalhão em bairros da zona leste de Porto Velho.
12
PF prende em flagrante suspeita de lavagem de dinheiro em Rondônia

PF prende em flagrante suspeita de lavagem de dinheiro em Rondônia

Ação resultou na apreensão de mais de R$ 100 mil em espécie
10
Motocicleta quebra perna em grave acidente na Avenida Rio Madeira

Motociclista quebra perna em grave acidente na Avenida Rio Madeira

De acordo com testemunhas, a motociclista que seguia na Rio Madeira teria avançado o sinal vermelho e foi atingida pelo carro que trafegava na 7 de Setembro.
16
Polícia Civil deflagra operação contra "Tribunal do Crime" em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação contra “Tribunal do Crime” em Rondônia

A Operação Retaliação cumpriu três mandados de prisão e um de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa em Machadinho d’Oeste.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia da Amazônia mobiliza para COP30 com foco em soberania

Dia da Amazônia mobiliza para COP30 com foco em soberania

Mais de 20 atividades em oito estados marcam a data, destacando a importância da floresta para o clima global e os direitos dos povos tradicionais.
L
Deputado alvo de operação da PF nega envolvimento em desvio de verba

Deputado alvo de operação da PF nega envolvimento em desvio de verba

Ricardo Ayres, investigado por suposto desvio de recursos para cesta básica, afirma que sua participação se limitou a destinar emendas e que sua inocência será comprovada.
L
Parceria fortalece a 1ª Semana Jurídica em Porto Velho

Parceria fortalece a 1ª Semana Jurídica em Porto Velho

Curso de Direito da UNAMA e Escola do Legislativo Municipal unem esforços para ampliar a participação dos alunos
L
UNAMA Porto Velho e vereador Pedro Geovar firmam parceria para a 1ª Semana Jurídica

UNAMA Porto Velho e vereador Pedro Geovar firmam parceria para a 1ª Semana Jurídica

Evento vai reunir nomes do Direito em palestras, debates e oportunidades de networking.
L
Prefeitura de Rio Crespo inaugura pavimentação de acesso à RO-140 com investimento de R$ 678 mil

Prefeitura de Rio Crespo inaugura pavimentação de acesso à RO-140 com investimento de R$ 678 mil

Obra na Rua Afonso Gago foi viabilizada por emenda do senador Marcos Rogério e garante mais segurança e mobilidade aos moradores de Rio Crespo.
L
Nota de falecimento: Antônio Carlos Roque de Lima

Nota de falecimento: Antônio Carlos Roque de Lima

A cerimônia de despedida será realizada dia 05/09 a partir das 10h00, na Funerária São Cristóvão.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LO): F.H. DE OLIVEIRA PEIXOTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO de Nº 151039
L
FACER realiza reunião com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

FACER realiza reunião com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

Encontro em Porto Velho debate competitividade empresarial e apresenta iniciativas como Sim Vale Feira, Sim Alimentação e Sim Kit Escolar.
L
3º Festival Cultural 'Reconstruindo o Quilombo' acontece em Pimenteiras do Oeste

3º Festival Cultural ‘Reconstruindo o Quilombo’ acontece em Pimenteiras do Oeste

Evento gratuito na Comunidade Quilombola de Santa Cruz celebra cultura afro-brasileira com oficinas, apresentações artísticas e exposições.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.