TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Audiência Pública em Ariquemes debate descentralização da saúde no Vale do Jamari

Cláudia de Jesus e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa fizeram diálogos pela melhoria de saúde de nove municípios.

Por Cristiane Lopes - Assessoria parlamentar/010

Publicado em 

Assessoria

Ariquemes foi palco de uma audiência pública na última sexta-feira (25) à tarde, que reuniu autoridades, especialistas e a população em geral para discutir a situação crítica do Atendimento da Saúde de Média e Alta Complexidade na Região do Vale do Jamari. Solicitada por vereadores de Ariquemes da Comissão de Saúde e realizada pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), com apoio da Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, o evento debateu questões vitais para o acesso à saúde na região composta por nove municípios.

A audiência trouxe à tona a questão da regionalização da saúde no estado. Cláudia de Jesus destacou a importância de descentralizar os serviços de saúde, a fim de reduzir os longos deslocamentos enfrentados por pacientes que buscam atendimento no Hospital João Paulo II, localizado na capital, Porto Velho. Os relatos são de que pacientes permanecem na capital por até dois meses, sem recursos adequados. Situação que expõem a necessidade de uma solução para essa situação.

A interrupção das obras do Hospital Regional de Ariquemes, paradas há 7 anos, também esteve em pauta. Recursos federais foram destinados para a obra, porém, devido a ajustes técnicos necessários, esses recursos foram devolvidos. O governo do estado, por sua vez, não conseguiu cumprir prazos e apresentar documentos necessários, gerando frustração na população.

Cláudia de Jesus lembrou a insatisfação tanto da classe política quanto dos moradores em enviar pacientes exclusivamente para Porto Velho, enfatizando a necessidade de autonomia para definir políticas públicas na área da saúde. “Temos que fortalecer as regionais para mudar esse modelo. A gente ouve o clamor da população e busca soluções junto ao governador. Não é crítica, é nos envolver para ajudar a população”, explicou a deputada.

Além da deputada Cláudia de Jesus, estiveram presentes os deputados estaduais Pedro Fernandes, Luizinho Goebel, Alex Redano e Delegado Camargo, além de secretários municipais, vereadores, profissionais da saúde e a população em geral do Vale do Jamari.

Os encaminhamentos realizados pelos secretários municipais presentes na audiência foram direcionados à Secretária Executiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Michele Dutra. Situações que visam aliviar as demandas da região, com foco na priorização de cirurgias. Também foi solicitado à secretária que forme uma comissão em conjunto com os deputados para levar as demandas da população ao governo.

Durante a audiência, a questão da diálise também foi abordada. É o caso de pacientes de Jaru que estão sendo atendidos em Ariquemes devido à terceirização do serviço em Ji-Paraná. No entanto, a capacidade máxima de Ariquemes está sobrecarregada, obrigando a transferência de pacientes para Porto Velho.

Explicações

Michele Dutra esclareceu diversos pontos, incluindo os 50 leitos de UTIs em Ariquemes, financiados pelo Estado. Ela enfatizou que, embora tenham sido repassados R$ 23 milhões à região do Vale do Jamari este ano, o governo federal contribuiu apenas com R$ 10 milhões. A secretária também apontou a importância da atualização da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), que está defasada e afeta a remuneração de hospitais e clínicas conveniados.

A gestora reconheceu o crescimento do estado e a necessidade de expandir a infraestrutura hospitalar para atender às demandas da população local. A audiência concluiu com um compromisso mútuo de buscar soluções para os desafios do sistema de saúde na região do Vale do Jamari, visando o bem-estar e o acesso adequado aos serviços médicos para todos os cidadãos.

A Secretária Executiva da Secretaria de Estado da Saúde assegurou que o governo do Estado está empenhado em reduzir o congestionamento das filas de cirurgias eletivas que abrange aproximadamente 35 mil pessoas em todas as regiões do estado. A meta é eliminar completamente a fila para procedimentos eletivos nas especialidades de urologia, ortopedia e cirurgia geral.

Depoimentos

Anderson Godin – Secretário Municipal de Saúde de Buritis

“Ao tentarmos ajudar a saúde, muitas vezes enfrentamos dificuldades ao assumir demandas que não são nossas. A falta de clareza sobre os papéis de cada esfera – federal, estadual e municipal – torna complexa a definição de responsabilidades na área de saúde. Diferentemente da Educação, onde os papéis estão bem definidos para cada nível. As viagens para Porto Velho para levar pacientes já resultaram até em incidentes graves, como ônibus incendiados. A centralização do atendimento de saúde apenas na capital nos coloca em uma posição difícil.”

Evelyn Cristina – Secretária Municipal de Saúde de Cujubim

“O transporte de pacientes até Porto Velho é um desafio real para os municípios. Enfrentamos também dificuldades com a regulação do SUS. É fundamental descentralizar a saúde. Em nosso município, temos até falta de ambulâncias para o transporte, resultado da demora no tempo de deslocamento até os hospitais, o que é altamente prejudicial.”

Rodrigo Queiroz – Secretário Municipal de Saúde de Alto Paraíso

“Em Alto Paraíso, enfrentamos problemas com exames de imagem. As filas para esses exames são um dos nossos maiores desafios. Reconheço que houve melhorias na saúde estadual, mas é urgente realizar cirurgias eletivas para retirar as pessoas das filas de espera. A descentralização das ações é crucial.”

Marlene Vieira – Monte Negro

“Minha experiência mostra a realidade das viagens longas para tratamento. Cerca de 70% dos passageiros em um ônibus que vi seguindo para Porto Velho estavam buscando atendimento médico. Esse ônibus quebrou duas vezes no trajeto. Como alguém saudável, cheguei cansada em Ariquemes – imagine para quem estava doente? O sofrimento é imenso para quem mora longe.”

Sirlene Onório – secretaria de politicas sociais da cidade de Novo Horizonte

“É perturbador ver o constante desfile de ambulâncias na BR, quando esses pacientes poderiam receber tratamento nos municípios que são polos de atendimento. Investir em políticas preventivas de saúde e atendimento de alta complexidade é uma questão de humanidade.”

Euzilene Nascimento

“O SUS precisa ser fortalecido, pois ele nos pertence. Agradeço à deputada Cláudia por sua dedicação e coragem na defesa da população. Nós, mulheres, somos as mais afetadas pelo descaso na saúde.”

Raimundo Nonato – Conselho Estadual de Saúde

“Apesar de um projeto que começou com grande expectativa, o Hospital de Ariquemes acabou por se tornar um elefante branco. Entretanto, podemos nos orgulhar de Ariquemes ser uma referência em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em Atenção Primária”.

Aparício Feliz – Machadinho do Oeste

“Conhecemos bem as dificuldades, e elas são muitas. Temos pessoas esperando na fila de regulação do SUS por até três anos, e a desculpa é sempre a mesma: a pandemia. Pedimos que o governador assuma sua responsabilidade com a saúde. A solução está ao alcance, basta querer.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Articulações entre Hildon, Flori e Léo redesenham alianças para o governo, revelando disputas estratégicas, negociações partidárias e impactos eleitorais em Rondônia.
L
RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

A filiação de Marcos Rocha ao PSD reforça a influência de Expedito Júnior, mostrando a capacidade de articulação e apostas estratégicas que moldam a política estadual.
L
Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Ministra do STF entende que alteração na pontuação de desempenho de servidores ativos não garante paridade automática para aposentados e pensionistas do órgão.
L
Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Senador ficou quatro dias internado após apresentar mal-estar associado a um quadro de desidratação e seguirá em recuperação com orientações médicas em casa.
L
Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Presidente brasileiro destaca fortalecimento da democracia e afirma que Brasil seguirá atuando em parceria com o novo governo português para ampliar relações bilaterais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde para ampliar atendimento com 160 profissionais na rede municipal, fortalecendo equipes em Porto Velho e distritos com foco assistencial.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Abertura do ano letivo destaca investimentos, entrega de materiais e melhorias estruturais que beneficiam mais de 170 mil alunos da rede estadual em Rondônia.
L
Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Programa Conexão RH recebe Mauricio Mendes para falar sobre liderança, pessoas e infraestrutura no projeto Nova 364 em Rondônia.
L
Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Programa experimental oferece empréstimos de até R$ 21 mil com juros reduzidos para incentivar o empreendedorismo e a qualificação de pessoas vulneráveis.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa recebe Medalha Mérito do Ciclismo da Federação de Ciclismo de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa recebe Medalha Mérito do Ciclismo da Federação de Ciclismo de Rondônia

Homenagem reconhece apoio da parlamentar ao ciclismo rondoniense e incentivo aos atletas de Guajará-Mirim
L
Dra. Taíssa critica tratamento diferenciado a grandes empresas em sessão extraordinária

Dra. Taíssa critica tratamento diferenciado a grandes empresas em sessão extraordinária

Deputada cobra eficiência administrativa e denuncia impactos na população com falhas em energia, água, saúde e segurança
L
Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhoneiro foge após causar acidente com duas mortes na BR-364

Ultrapassagem em curva termina em tragédia com dois mortos na BR-364

Vítimas eram socorristas da concessionária que administra a rodovia e seguiam para o trabalho quando foram atingidas por carreta em ultrapassagem proibida.
18
Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Criminoso de 39 anos tentou enganar a polícia recentemente ao se passar pelo próprio pai, mas foi capturado novamente por receptação de aparelho furtado.
12
Foragido é preso com pistola após roubo de carro no centro

Foragido é preso com pistola após roubo de carro no centro

Homem armado rendeu motorista em semáforo e foi capturado pela Polícia Militar na zona leste da capital após perseguição policial e rastreio de celular.
10
Motociclista sobrevive após colisão com ônibus em Porto Velho

Motociclista sobrevive após colisão com ônibus em Porto Velho

Condutor avançou o sinal vermelho no cruzamento das avenidas Jorge Teixeira e Dom Pedro II, sendo salvo pelo capacete ao parar embaixo do veículo coletivo.
14
Apenado influencer é preso após fazer dancinha Shopping

Apenado influencer é preso após fazer dancinha no Shopping

O criador de conteúdo Wesley S. foi detido pela Polícia Penal de Rondônia após descumprir ordens judiciais de monitoramento ao gravar vídeos em local proibido.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Serviços na manutenção da RO-370 garantem estabilidade da pista entre Parecis e Vila Bosco, com drenagem e melhorias que reforçam o tráfego no período chuvoso.
L
Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Concessionária orienta moradores de Rondônia a redobrar cuidados durante temporais, após aumento do risco de choques e acidentes causados por descargas elétricas.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade de Outorga: CARNES TAURANO LTDA

PEDIDO DE MUDANÇA DE TITULARIDADE DE OUTORGA DE POÇO “AMAZÔNICO”.
L
OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

Bloco da OAB Rondônia estreia na Banda do Vai Quem Quer para conscientizar sobre violência contra a mulher, unindo Carnaval, cidadania e responsabilidade social.
L
PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

Posse de três procuradores amplia a atuação da PGE de Rondônia, fortalecendo a segurança jurídica, o suporte às políticas públicas e a estrutura institucional do estado.
L
CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

Competição nacional começa em 17 de fevereiro com 28 clubes em campo; torneio deste ano traz mudanças no regulamento e vaga extra para a Libertadores.
L
Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Conselho Nacional de Justiça abre segunda investigação contra Marco Buzzi após depoimento de suposta vítima, enquanto magistrado segue afastado por licença médica.
L
Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Ilha natal de Bad Bunny pertence aos EUA, mas não é estado, não vota para presidente e segue submetida a decisões de Washington, o que reacende debate histórico e político.
L
Inflação de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

Inflação de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

Queda no valor da conta de luz compensa o aumento no preço da gasolina, permitindo que o índice oficial permaneça no limite de tolerância do governo federal.
L
Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

BNDES aponta defasagem bilionária e destaca papel do Novo PAC e do mercado de capitais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.