TERÇA-FEIRA, 16/12/2025

Em destaque

Lula cria pacto nacional de prevenção a feminicídios  

Anúncio foi feito durante o encerramento da 7ª Marcha das Margaridas.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula cria pacto nacional de prevenção a feminicídios
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da Marcha das Margaridas 2023, em Brasília, nesta quarta-feira (16), atende ao terceiro dos 13 eixos da pauta de reivindicações políticas das mulheres participantes da mobilização. O de Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo.

O Ministério das Mulheres vai coordenar as ações governamentais com o objetivo de prevenir as mortes violentas de mulheres, em razão da desigualdade de gênero e da violência doméstica. O novo pacto ainda terá a missão de garantir os direitos e o acesso à justiça às mulheres vítimas da violência e aos seus familiares.   

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que, no ano passado, houve crescimento de todas as formas de violência contra a mulher. Especificamente sobre os feminicídios, em 2022, 1.437 mulheres mortas, simplesmente, por serem o que são: mulheres. O número representa alta de 6,1% no número de casos, em relação ao ano anterior. 

Brasília,DF 16/08/2023 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e de vários ministros, participa do encerramento da Marcha das Margaridas na Esplanada dos Ministérios. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Presidente Lula e secretária da Contag, Mazé Morais, no encerramento da Marcha das Margaridas – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A coordenadora da 7ª Marcha das Margaridas, e secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), a piauiense Mazé Morais, ao comentar sobre as pautas políticas do movimento, agradeceu ao presidente da República pelo diálogo feito com os ministérios, nos últimos meses. “A marcha de 2023 – diferentemente da marcha de 2019, que foi a marcha da resistência – é, agora, a marcha da reconstrução do Brasil e do bem viver”, disse a coordenadora. 

“Quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede”, afirma a coordenadora da 7ª Marcha das Margaridas”,  Mazé Morais. 

Prevenção a feminicídios

De acordo com o Ministério das Mulheres, como ação inicial do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídio, serão entregues 270 unidades móveis para realizar o atendimento direto de acolhimento e orientação às mulheres, além de 10 carros, em que a metade servirá para locomoção das equipes e a outra parte para transportar os equipamentos de atendimento às usuárias.  

Nas localidades onde é necessário o serviço fluvial para o atendimento das mulheres das florestas, das águas e do Pantanal, o Ministério das Mulheres vai encaminhar barcos e lanchas. 

Além do Ministério das Mulheres, o comitê gestor do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios é composto pelos ministérios da Igualdade Racial; Povos Indígenas; dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Justiça e Segurança Pública; da Saúde; da Educação; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; de Gestão e Inovação em Serviços Públicos; do Planejamento e Orçamento, e Casa Civil da Presidência da República. 

Durante o ato, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que o governo federal quer ficar mais próximo da população. “Essa marcha está em Brasília, mas, a partir de agora, são o governo e o Ministério das Mulheres quem vão marchar até vocês, para que nós possamos, de fato, garantir resultados e efetividade das políticas públicas para as mulheres brasileiras”. 

“O presidente Luiz Inácio Lula da Lula da Silva já disse não quer ministro em Brasília. Ele quer ministros nos lugares onde tiver o problema. Por isso, nós, os ministros, estaremos com vocês, para que nós possamos resolver”, declarou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. 

Margaridas no foco 

Outras medidas voltadas para as mulheres, que são o público da Marcha das Margaridas, foram anunciadas pelo ministério. Uma delas é a criação do Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, com o objetivo de elaborar, propor, avaliar e monitorar políticas de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres. 

Brasília,DF 16/08/2023 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e de vários ministros, participa do encerramento da Marcha das Margaridas na Esplanada dos Ministérios. Foto: Fabio Rodrigues
7ª Marcha das Margaridas na Esplanada dos Ministérios. Foto – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Para estimular a autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda das mulheres, o governo federal instituiu o Fórum para a Promoção de Estratégias de Fortalecimento de políticas públicas de autonomia econômica e cuidado com mulheres da pesca, aquicultura artesanal, marisqueiras e outras trabalhadoras das águas. 

Escuta e relacionamento 

O governo quer ouvir de perto as mulheres, nas localidades onde vivem. Conhecendo melhor a realidade delas, o Ministério das Mulheres acredita que poderá garantir a proteção de direitos e acertar mais na construção de políticas públicas adequadas à realidade vivida.  

O programa “Oi, Mulheres!”, que é a Ouvidoria Itinerante do ministério, vai levar profissionais da pasta para escutar as mulheres diretamente nos espaços que elas moram. Serão beneficiadas pelo serviço aquelas em situação de vulnerabilidade e submetidas a violações de direitos; mulheres indígenas, ribeirinhas, pescadoras, quilombolas, de terreiro, em situação de rua, catadoras de materiais recicláveis, pescadoras, trabalhadoras do campo, privadas de liberdade, vítimas da violência policial, além de mulheres que vivem em situações de riscos, desastres, deslocamentos forçados e outras crises.  

O Ministério das Mulheres também firmou uma parceria com os Correios para garantir que as mulheres possam enviar cartas à Ouvidoria Mulheres sem custo de remessa. A medida estabelece um canal de denúncia de violações de direitos, especialmente, para mulheres em situação de vulnerabilidade, invisibilizadas ou excluídas digitais. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Evento promoveu integração entre famílias e comunidade escolar na zona rural do município.
L
Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus destaca prestação de contas, atuação em Rondônia e mais de R$ 14 milhões destinados a Ji-Paraná
L
“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

Esther Dweck rebate críticas à existência de empresas públicas e confirma que o governo federal prepara plano de reestruturação dos Correios.
L
Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

A localidade é conhecida pela produção de cupuaçu e pela presença histórica de ex-seringueiros.
L
Dra. Taíssa Souza prestigia Domingão da CDL e reforça apoio ao comércio local em Porto Velho

Dra. Taíssa Souza prestigia Domingão da CDL e reforça apoio ao comércio local em Porto Velho

Dra. Taíssa circula pelo comércio da capital e destaca importância dos pequenos empreendedores
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fórum de Empreendedores e Investidores de Rondônia promove conexões, inovação e oportunidades de negócios

Evento será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, em Porto Velho, com programação técnica, painéis temáticos e foco em empreendedorismo, crédito, sustentabilidade e desenvolvimento econômico
L

Ponto & Contraponto: Entrevista com Valdir de Andrade Souza Junior

advogado licenciado OAB/RO 6840, assistente jurídico do Tribunal de Justiça de Rondônia, empresário do setor de tiro esportivo e palestrante sobre legislação de armas.
L
Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao STF autorização para procedimento de hérnia inguinal após confirmação por ultrassom.
L
Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino votam pela inconstitucionalidade da tese que condiciona a demarcação à data de 1988.
L
Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Rondônia registra queda nos índices criminais, apreensões recordes e destaque nacional em investigações ao longo de 2025
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes solicita aos EUA extradição do deputado Alexandre Ramagem

Moraes solicita aos EUA extradição do deputado Alexandre Ramagem

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o pedido formal para que o ex-diretor da Abin, condenado por golpe, seja trazido de volta ao Brasil.
L
Ramagem fugiu pela Guiana de forma clandestina, confirma PF

Ramagem fugiu pela Guiana de forma clandestina, confirma PF

O deputado Alexandre Ramagem utilizou passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos após sair do Brasil sem passar por fiscalização.
L
CPMI do INSS encerra 2025 com 29 reuniões; Coronel Chrisóstomo reforça cobrança por depoimentos barrados

CPMI do INSS encerra 2025 com 29 reuniões; Coronel Chrisóstomo reforça cobrança por depoimentos barrados

Deputado aponta entraves nas convocações e anuncia retomada em 2026.
L
Adeval Abreu é eleito presidente do MDB em Alta Floresta D'Oeste

Adeval Abreu é eleito presidente do MDB em Alta Floresta D’Oeste

Partido passa a contar com a mais jovem mesa diretora da sua história.
L
PF garante que investiga desvios de emendas sem medir “estatura política”

PF garante que investiga desvios de emendas sem medir “estatura política”

Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, assegura que a Operação Transparência irá apurar todos os elos do processo, sem exceção de políticos.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

Ação conjunta com a PM/RO, PRF e CCPI Amazônia ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré que combate crimes transfronteiriços.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

A vítima foi baleada no Bairro B-1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
18
PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

O valor total confiscado pela Polícia Federal superou os R$ 6,1 bilhões do ano anterior, focando na descapitalização do crime organizado.
10
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Os flagrantes ocorreram em Ariquemes e Vilhena.
L
Idoso de 85 anos é encontrado morto em quintal de residência na capital

Idoso de 85 anos é encontrado morto em quintal de residência na capital

O corpo do homem foi localizado por uma sobrinha na manhã desta segunda-feira em uma casa no bairro Nacional, em Porto Velho, e a perícia indicou um ataque fulminante como causa da morte.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00600.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: HOSPEDARIA ROSA TABORDA LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00491.002/2025-SUL.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RD PNEUS LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO
L

Requerimento de Renovação de Outorga: ALVIM MARQUES DE ALMEIDA

RENOVAÇÃO DE  OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Investimento de R$ 80 mil visa melhorias na estrutura e qualidade do ensino em São Francisco do Guaporé.
L
SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

Prefeitura afirma que sistema não ficou fora do ar e explica suspensão temporária de módulo público
L
Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização arante segurança jurídica a moradores de diversos bairros da capital
L
Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

FUNDEB detalha que valores questionados referem-se a encargos legais da folha da educação e não configuram desvio
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.