O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21) a indicação do nome do advogado Cristiano Zanin Martins para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O placar da votação foi de 58 votos favoráveis e 18 contrários. A votação foi secreta. No entanto, um representante de Rondônia decidiu tornar público sua manifestação de voto.
“Não concordo com a forma como um ministro é escolhido. Nós sabemos qual é a opinião da maioria da população, do povo brasileiro. Quero dizer que não tenho nada contra a pessoa do Zanin, mas o meu voto é contrário. Meu voto é não. Eu me posiciono com o não ao nome do Zanin”, revelou o Senador Jaime Bagattoli.
Ver essa foto no Instagram
O senador de Rondônia foi um dos poucos que resolveu deixar o voto aberto, livre do sigilo. Além dele, também disseram “não” à Zanin os senadores Sérgio Moro (UB-PR) e Magno Malta (PL-ES).

Zanin Martins pode assumir a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski que pediu aposentadoria do STF. O nome dele é uma indicação do presidente Lula (PT). O relator da indicação presidencial foi o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Após os trâmites, será feita a comunicação à Presidência da República. Zanin pode atuar até 2050, pelo critério de idade que vai até 75 anos.
Cristiano Zanin é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de ser professor de Direito Civil. Atuou como advogado em vários setores, defendendo especialmente entidades de classe.