SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

'A saúde de nosso estado precisa de um olhar diferenciado', disse deputada Cláudia de Jesus ao assumir Comissão na ALE

A deputada vai presidir a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Publicado em 

'A saúde de nosso estado precisa de um olhar diferenciado', disse deputada Cláudia de Jesus ao assumir Comissão na ALE - News Rondônia

Por assessoria

A deputada Cláudia de Jesus (PT/RO) foi eleita como presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

'A saúde de nosso estado precisa de um olhar diferenciado', disse deputada Cláudia de Jesus ao assumir Comissão na ALE - News Rondônia

“É um desafio assumir a presidência dessa importante comissão. Tenho certeza que, junto com os outros parlamentares, podemos realizar um grande trabalho. A saúde de nosso estado precisa de um olhar diferenciado, tanto em relação ao atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) como melhores condições de trabalho aos profissionais que estão no cotidiano da população. Entendo que a vida e o bem-estar da população devem ser as prioridades em todas as esferas do poder público”, disse ela.

A parlamentar vai fazer um levantamento sobre as reais condições da saúde em todas as cidades de Rondônia, e definir procedimentos com mais qualidades e eficiência dos atendimentos nas regionais de todos os municípios. Cláudia também garantiu fiscalizar de perto o orçamento da saúde, visando transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos. "O investimento em alta tecnologia e melhorias nas estruturas das unidades de atendimento são necessidades imediatas. Assim como a descentralização e regionalização com eficiência. E principalmente o fortalecimento do Sistema Único de Saúde", disse.

A deputada sempre foi atuante na defesa de melhores condições de trabalho e de atendimento na rede pública de saúde, e defende que a saúde precisa ser uma das prioridades do governo estadual.

LULA VAI AJUDAR RONDÔNIA – Cláudia de Jesus (PT), única parlamentar estadual de esquerda e liderança do Partido dos Trabalhadores, tomou posse na quarta-feira (1º de fevereiro de 2023) como deputada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO) para fazer políticas públicas sociais. Durante seu discurso de cerimônia de posse, ela reafirmou seu compromisso com a sociedade.

“Eu venho fazer debate e lutar por justiça social, pela família, pelos negros, pelos índios, pelas pessoas excluídas dessa sociedade. É esse o papel da esquerda, defender as pessoas que mais precisam de políticas públicas. E, hoje tem sim, um presidente da república que foi injustiçado, que fez o seu trabalho importante e agora veio para governar o País”, disse.

A deputada destacou sua experiência na política, inclusive quando foi secretária municipal de Agricultura e Pecuária e vereadora de Ji-Paraná. “Por onde eu passei, na minha cidade Ji-Paraná, sempre trabalhei com muita dignidade e com esse propósito, chego à Casa de Leis de Rondônia. Não cheguei porque sou querida e educada. Eu cheguei porque, por onde passei, eu fiz luta e lutei pelas pessoas”, enfatizou.

E lembrou a importância do voto de todos os eleitores e o apoio durante a campanha eleitoral. “Eu quero agradecer, primeiramente, a Deus pela vida e tantos cuidados comigo e com as pessoas que eu amo. Aos meus eleitores que estiveram comigo nessa caminhada. Quero agradecer a minha família, em nome dos meus pais Anselmo de Jesus e Maria do Carmo. Não poderia deixar de registrar a participação dos movimentos organizados na minha campanha”.

Cláudia disse que pedirá ajuda ao atual presidente da república, Lula, para as questões do estado de Rondônia. “Não tenham dúvida que esse presidente ajudará o nosso Estado. Digo aqui, ao governador Marcos Rocha, que Cláudia de Jesus e meu partido iremos sim, bater na porta do presidente para pedir apoio ao nosso Estado porque entendemos que é importante”, finalizou.

QUEM É ELA – Cláudia Regina Abreu, conhecida como Cláudia de Jesus (PT), nasceu em Loanda, no Paraná, e se mudou para Rondônia aos dois anos de idade. A família migrou para Rondônia no ano de 1984, chegando a Ji-Paraná e fixando residência na Linha 128, Setor Riachuelo.

Experiente em política, tanto pelo aspecto familiar, sendo filha do ex-deputado federal e ex-secretário de Agricultura do Estado de Rondônia Anselmo de Jesus e Maria do Carmo Abreu, Cláudia iniciou suas atividades desde a infância, acompanhando o pai no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBES) e no Partido dos Trabalhadores, nas mobilizações dos Movimentos Sociais, Marcha das Margaridas e Grito da Terra. Teve importante atuação nos três mandatos de deputado federal de seu pai.

Cláudia possui graduação em Administração e pós-graduação em Gestão Pública, mãe de Felipe Anselmo (in memoriam), foi nomeada para o cargo de Secretária Municipal de Agricultura e Pecuária de Ji-Paraná, em 2013, exercendo com competência o cargo que lhe foi confiado.

Em 2016 foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores no município de Ji-Paraná. Seu mandato pautou importantes debates e efetivou propostas, fiscalizou, denunciou e participou de comissão de inquérito. Nas eleições de 2020, concorreu à prefeitura de Ji-Paraná. E em 2022 foi eleita Deputada Estadual de Rondônia com 8.845 votos distribuídos em todas as regiões do Estado.

Cláudia de Jesus é uma figura política comprometida com as questões sociais, tendo forte atuação na agricultura familiar. Luta por melhorias na saúde, educação urbana e rural. Entende a pauta da reforma agrária e dos assentados. Além de ser protetora do meio ambiente, mantém um sólido diálogo com movimentos sociais campesinos. A deputada defende os direitos das mulheres e minorias.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L
Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L

Vereador de Porto Velho sofre episódio cardíaco e é internado na UTI

Segundo nota divulgada por ele nesta quinta-feira (08), seu quadro já é considerado estável e está sob controle.
L

Mães que Inspiram com Suas Histórias de Superação e Amor

A roda de conversas faz parte da programação da Semana da Mãe Atípica, idealizada pelo deputado Cirone Deiró.
L

Proposta da Deputada Cláudia de Jesus para Agilizar Apoio Psicológico a Vítimas de Abuso é Aprovada por Comissão

Mudança na lei propõe escuta especializada como critério para acesso prioritário à saúde mental.
L
Vereadora Sofia Andrade participa de ato a favor da anistia a condenados do 8 de janeiro em manifestação em Brasília

Vereadora Sofia Andrade participa de ato a favor da anistia a condenados do 8 de janeiro em manifestação em Brasília

Ela foi a única vereadora de Rondônia presente no ato, que reuniu parlamentares e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.