QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente

Neste universo heterogêneo de cidadãos, ao menos 23,34 milhões de eleitores e eleitoras atenderão ao compromisso cívico por vontade própria, já que não são obrigados a votar.

Publicado em 

Autor: Alex Rodrigues

Mais de 156,45 milhões de pessoas estão aptas a votar no próximo dia 2 de outubro, quando os brasileiros começarão a escolher o próximo presidente da República, além dos futuros governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Neste universo heterogêneo de cidadãos, ao menos 23,34 milhões de eleitores e eleitoras atenderão ao compromisso cívico por vontade própria, já que não são obrigados a votar.

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos. Só os eleitores que declaram não saber ler, nem escrever, ultrapassam os 6,33 milhões de pessoas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um número que representa cerca de 4% de todas as pessoas em condições legais de votar.

A diarista Maria Sônia Ribeiro da Silva, 50 anos, é uma dessas pessoas. Ainda que, a rigor, sua participação nos pleitos anteriores não tenha sido exatamente espontânea. “Até hoje, eu não sabia que não era obrigada a votar”, reagiu a diarista ao ser informada, pela reportagem, que, na condição de analfabeta, não teria sofrido sanções caso tivesse deixado de votar em eleições passadas. Abolido em 1881, o direito dos analfabetos ao voto só foi restituído em 1985, por meio de uma Emenda Constitucional que garantiu a uma parcela da população que, à época, era ainda maior, o direito a ajudar a escolher seus representantes políticos.

Eu votava porque achava que era o jeito. Que perderia o título de eleitor, pagaria multa, caso não comparecesse. Até falei com meu marido que, se não fosse obrigatório, eu não votaria mais, porque é sempre a mesma coisa, as mesmas promessas. Por outro lado, também acho importante a gente participar, tentarmos fazer com que o país melhore. Tanto que, agora, sabendo que não sou obrigada, acho que vou repensar e, talvez, continuar indo votar”, destacou a diarista, explicando que costuma se informar sobre política pelos telejornais e conversando com parentes e amigos e na hora de votar, leva consigo uma “cola” com o número dos seus candidatos.

De acordo com o último censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a taxa de analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais tinha caído de 13,63%, em 2000, para 9,6%, totalizando 13.933.173 em 2010. Pelos dados disponibilizados pelo TSE, este ano, o maior número de eleitores que se autodeclararam analfabetos no momento do alistamento eleitoral tem entre 70 a 74 anos de idade, superando as 730 mil pessoas.

Jovens e Idosos

Além dos analfabetos, há, entre os dito eleitores espontâneos, 815.063 pessoas com 16 anos de idade e outros 1.301.718 que já completaram 17 anos. Juntos, os dois grupos somam 2.116.781 eleitores. Um número cerca de 50% superior aos 1.400.617 registrados em 2018.

Já o total de eleitores e eleitoras com mais de 70 anos de idade aumentou de 12,02 milhões, em 2018, para 14.893.281, em 2022. Destes, 184.438 têm mais de 100 anos – dentre os quais, 45,4 mil não sabem ler ou escrever.

Favorável à tese de que o voto deveria deixar de ser obrigatório e passar a ser facultativo para toda a população brasileira, o cientista político Antonio Lavareda acredita que o crescente número de pessoas votando sem ser obrigadas indicam um “maior nível de consciência cívica” e de interesse pela política.

As pesquisas têm demonstrado que as pessoas vêm manifestando um inusual grau de interesse pela política, mais especificamente pelo pleito deste ano. O que pode ser um indicador de que a participação eleitoral pode vir a ser maior que na eleição de 2018, quando a abstenção superou os 30 milhões de eleitores”, disse Lavareda à Agência Brasil.

O crescimento do número de eleitores com 70 anos ou mais e de jovens com 16 e 17 anos acompanha o manifesto interesse do restante da população pelo pleito deste ano. E será muito bom para o processo democrático se a alienação eleitoral registrada na última eleição for menor”, acrescentou o cientista político ao pontuar que, apesar das poucas pesquisas acadêmicas sobre os eleitores espontâneos, é possível afirmar que, confirmada a hipótese deles serem mais interessados, tendem a ser mais “ideologizados”, tendo preferências mais “articuladas e consolidadas”. “Com isso, quem tende a ser menos beneficiado por estes votos são os candidatos situados mais ao centro do espectro político ideológico”.

Professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a também cientista política Rachel Meneguello considera que a motivação para o voto espontâneo está associada ao interesse pela política e à percepção da importância de que, em uma democracia representativa como a brasileira, os cidadãos devem assumir a responsabilidade de ajudar a escolher seus líderes políticos.

As pesquisas mostram que, nos últimos 20 anos, se o voto não fosse obrigatório, não menos que 40% dos eleitores iriam votar. Ainda assim, o eleitorado entende o ato de votar como um ato cívico que faz parte de sua vida política – a ponto de, na redemocratização, após a ditadura militar, [o direito a] votar para presidente em eleições diretas ter sido um dos pontos centrais das campanhas que envolveram grande parte da população”, destacou Rachel.

De acordo com a cientista política, as pesquisas existentes indicam que a maioria dos eleitores que votam por vontade própria possuem maiores escolaridade e renda média, mas também exigem campanhas públicas específicas.

O acesso à informação geral e à informação política é um fator central para a mobilização política e esses grupos [no geral] têm maior acesso, contudo, dependem mais de campanhas específicas. Neste ano, por exemplo, vimos a campanha do TSE destinada a estimular o envolvimento dos mais jovens”, frisou Rachel, que também espera uma menor abstenção eleitoral para este ano, mas ao contrário de Lavareda, defende a manutenção do voto obrigatório para os demais eleitores.

Entendo o voto obrigatório como um dever cívico muito positivo. O eleitor deve praticar a responsabilidade pela escolha dos representantes que votam por ele no Congresso, assembleias ou câmaras municipais.  O que pode ser aperfeiçoado no caso brasileiro é a organização do sistema partidário, de forma que os partidos de fato consigam organizar a informação política para os eleitores, pois sabemos que a média do eleitoral tem dificuldades em localizar-se no sistema de partidos e definir as escolhas de deputados federais, estaduais e senadores em um sistema partidário fragmentado como é o sistema brasileiro”, explicou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fachin defende imparcialidade e remuneração constitucional para magistrados

Fachin defende imparcialidade e remuneração constitucional para magistrados

Em meio a tensões no STF, presidente da Corte afirma que o Judiciário deve manter distanciamento das partes e dos interesses em jogo.
L
PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

Julgamento envolve os deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil, além do suplente Bosco Costa; sessão será retomada no dia 17.
L
Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Cerimônia ocorre nesta quarta-feira em Valparaíso; Palácio do Planalto não divulgou os motivos da alteração na agenda presidencial.
L
Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Relator descarta valor mínimo para corridas de passageiros; taxa para entregadores segue como principal impasse.
L
Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Darren Beattie, responsável por assuntos brasileiros no governo dos EUA, planeja visita oficial ao ex-presidente na Papudinha.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo pede ao Cade para investigar aumento dos combustíveis

Governo pede ao Cade para investigar aumento dos combustíveis

Senacon apura indícios de práticas anticoncorrenciais após reajustes sem anúncio prévio da Petrobras.
L
Fies 2026: Pré-selecionados da lista de espera têm até quarta-feira para complementar inscrição

Fies 2026: Pré-selecionados da lista de espera têm até quarta-feira para complementar inscrição

Procedimento é obrigatório para garantir o financiamento; prazo encerra às 23h59 de amanhã (11).
L

Agenda News: Melissa Barbosa apresenta o Ballet Fitness para todos

O Agenda News desta terça-feira promete ser uma oportunidade para quem deseja conhecer uma nova forma de atividade física e entender como o Ballet Fitness pode transformar a relação das pessoas com o próprio corpo.
L
custo-de-vida-porto-velho-aluguel-gasolina

Gasolina cara e aluguel nas alturas: custo de vida dispara em Porto Velho

Com gasolina acima de R$ 7 e imóveis cada vez mais caros, Porto Velho enfrenta aumento no custo de vida, com valores que já se aproximam de grandes capitais brasileiras.
L

Giro News : Dr. Célio Lopes debate fraudes no INSS

A entrevista promete trazer esclarecimentos importantes sobre direitos, legislação e políticas públicas que influenciam diretamente a vida dos cidadãos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e presidente da Namíbia discutem ampliação de investimentos em energia

Lula e presidente da Namíbia discutem ampliação de investimentos em energia

Em conversa telefônica, líderes reforçam cooperação Sul-Sul e planejam visitas oficiais entre Brasília e Windhoek.
L
STF proíbe gravação de diálogos entre Daniel Vorcaro e defesa em presídio federal

STF proíbe gravação de diálogos entre Daniel Vorcaro e defesa em presídio federal

Ministro André Mendonça autoriza visitas sem agendamento e anotações escritas para advogados do controlador do Banco Master.
L
Emenda de Lebrinha garante R$ 100 mil para compra de triturador em Pimenteiras do Oeste

Emenda de Lebrinha garante R$ 100 mil para compra de triturador em Pimenteiras do Oeste

Emenda da deputada Gislaine Lebrinha atende solicitação do ex-vereador Clóvis Leiteiro.
L
STF inicia julgamento de deputados do PL em caso inédito de corrupção com emendas parlamentares

STF inicia julgamento de deputados do PL em caso inédito de corrupção com emendas parlamentares

Primeira Turma analisa acusação de cobrança de propina para liberação de recursos em prefeitura do Maranhão; deputados negam irregularidades e apontam falta de provas.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Movimentações partidárias, críticas institucionais e questionamentos sobre contratos e gestão pública marcam o cenário político recente no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Servidor público é afastado após suspeita de direcionar R$ 9,5 milhões para plataformas de apostas online.
16
BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

Dois homens foram presos em flagrante transportando entorpecentes que teriam Porto Velho como destino final.
12
Polícia Federal investiga "trend" no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Polícia Federal investiga “trend” no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Advocacia-Geral da União acionou a corporação após vídeos simulando agressões e feminicídio viralizarem na plataforma.
L
Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

A suspeita é de que a condutora do veículo tenha avançado a preferencial.
16
Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Testemunhas contaram que o jovem seguia de bicicleta em direção à Rua da Beira, quando teria sido derrubado por um caminhão e atropelado pela caçamba que passava ao lado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R. R. ELER – EIRELI

Licença de Operação Nº 043/2026/SEMMA/PMV
L
Rifa Solidária: Em prol do tratamento oftalmológico de Felipe Matheus Pandolfi

Rifa Solidária: Em prol do tratamento oftalmológico de Felipe Matheus Pandolfi

Para viabilizar o tratamento, a rifa oferece como prêmio um veículo Chevrolet Montana ano 2004/modelo 2005, na cor preta, quitada e pronta para transferência.
L
Afya Ji-Paraná promove ações de saúde com foco em prevenção e atendimento gratuito à população

Afya Ji-Paraná promove ações de saúde com foco em prevenção e atendimento gratuito à população

Iniciativas incluem orientações e serviços de saúde para caminhoneiros e participação em atividades da campanha Março Lilás voltadas à saúde da mulher.
L
Hospital de Amor Amazônia inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

Hospital de Amor Amazônia inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

O projeto visa contribuir com o impulsionamento da ciência na região Norte do Brasil.
L
Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

A Prefeitura de Jaru sinalizou as duas avenidas para que a população se adapte ao novo fluxo.
L
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Cenobamato é indicado para adultos farmacorresistentes e demonstrou redução significativa na frequência de crises em estudos clínicos.
L
Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Levantamento revela que 80% dos perfis mapeados monetizam discursos de ódio e inferiorização das mulheres.
L
Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Nova ferramenta inteligente Maria Rosa, apelidada de assistente virtual Rô, oferece atendimento 24 horas e reduz filas presenciais no Portal do Cidadão.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Países da América do Sul se reúnem para discutir soluções as mudanças do clima na agricultura e no abastecimento alimentar

Representantes de nove países debatem cooperação regional e políticas públicas para enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.