O Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, está cumprindo agenda em Rondônia. Das atividades mais importantes de hoje (21), destaque para a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Ji-Paraná.
A UPA recebeu quase R$ 4 milhões de reais em investimentos divididos entre o Ministério da Saúde, Prefeitura de Ji-Paraná e Governo do Estado. A unidade é classificada como de 2° porte e vai funcionar no regime de 24 horas. Nela, vão concentrar atendimentos de saúde em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU- 192).
Durante seu discurso, Marcelo Queiroga puxado pelas falas dos presentes fez uma defesa sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e enalteceu a campanha de vacinação promovida por sua pasta, bem como o ato de doação de vacinas para o continente africano.
“Assistimos a uma queda de 90% dos óbitos e dos casos de Covid-19 no Brasil, nos últimos meses. O SUS é um patrimônio de mais de 210 milhões de brasileiros. É um dever de todos nós defendermos o SUS. Foi pelo SUS por meio dos recursos dos impostos que mais de 400 milhões de doses de vacinas chegaram aqui e foram fundamentais para que a população do Brasil busque as mais de 38 mil salas de vacinas para tomar as doses de esperança (…) O governo federal já garantiu estratégias para a vacinação em 2021 e 2022, e agora estamos preparados para ajudar outros países. Ontem 10 milhões foram enviadas para a África para ajudar os nossos irmãos”, comentou.
O ponto alto do discurso de Marcelo Queiroga ficou pela defesa ao governo Bolsonaro e uma resposta a um questionamento feito pela imprensa sobre uma possível candidatura nas eleições de 2022.
“O governo Bolsonaro é um governo que defende a vida desde a sua concepção. É um governo que defende a inocência das crianças na sala de aula. É um governo liberal que acredita na iniciativa privada. É um governo generoso por criar o maior programa social do mundo. Nenhum brasileiro vai receber menos que RS 400 reais. Um governo que vai promover melhorias na atenção primária (…) Dia desses, um uma jornalista perguntou sobre eu ser candidato. Eu falo pra vocês; Eu sou candidato a dar a minha vida para acabar com a Covid-19”, disparou.
O evento ocorrido na manhã dessa terça-feira reuniu representantes do Congresso Nacional como deputados e um senador da república e também prefeitos dos municípios do interior. O governador Marcos Rocha (PSL) não participou da cerimônia de inauguração. Zé Jodan representou o executivo, mas chegou quase no final da festa.