QUARTA-FEIRA, 24/12/2025

Em destaque

MP abre inquérito civil para apurar se Pazuello cometeu improbidade administrativa

Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar suposta ilegalidade no uso de recursos para compra de medicamentos sem eficácia e omissão em relação a vacinas.

Publicado em 

A Procuradoria da República do Distrito Federal abriu inquérito civil para apurar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu improbidade administrativa em relação a ações de combate à Covid-19.

O Ministério Público Federal vai investigar se houve

ilegalidade no uso de recursos para comprar medicamentos sem eficácia comprovada;

baixa execução orçamentária dos recursos no combate à Covid;

omissão de providências do ministério na compra de vacinas.

O inquérito aberto no âmbito da Procuradoria do Distrito Federal é de natureza civil, ou seja, pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão de direitos políticos, ressarcimento aos cofres públicos, entre outras. Em outra frente, a penal, o ministro já é investigado em inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal.

Inquérito foi aberto pelo STF após pedido da Procuradoria-Geral da República. Segundo PGR, ministério soube de risco de colapso no Amazonas em dezembro, mas só enviou técnicos em janeiro.

Com base no inquérito, já se determinou a expedição de ofícios com pedidos de informação ao Conselho Federal de Medicina; ao Ministério da Saúde; ao Exército; aos laboratórios Merck e Pfizer; e ao Instituto Butantã.

De acordo com o MPF, a intenção é detalhar "aspectos relacionados aos fatos que já são objeto de outros procedimentos em tramitação nesta Procuradoria da República, que tratam de temáticas relativas à Covid-19" — há pelo menos outros quatro procedimentos abertos sobre o tema.

A decisão de instaurar a investigação é do último dia 19. No despacho, a procuradora da República Luciana Loureiro determinou uma série de ações. Sobre a produção e recomendação de remédios de tratamento precoce, são as seguintes medidas:

pedido de informações a ser feito via Procuradoria-Geral da República aos Comandos do Exército e Aeronáutica para que, em 15 dias, as Forças informem quais órgãos foram mobilizados e qual o montante total de recursos foram usados na produção, compra e distribuição de cloroquina, para atender ao Ministério da Saúde, no ano de 2020 até os dias de hoje;

pedido de informações ao Conselho Federal de Medicina para que, em 10 dias, manifeste sua posição sobre a utilização do aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde, do ponto de vista da suposta violação da ética, da responsabilidade e autonomia médicas; se há estudos ou posição oficial do Conselho sobre a viabilidade, eficácia e segurança do tratamento precoce para a Covid-19;

pedido de informações ao secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, para que, no prazo de 15 dias, explique por que o ministério retirou do ar o aplicativo TrateCov. O aplicativo recomendava "tratamento precoce" contra a Covid-19;

informações ao Laboratório Merck, fabricante da ivermectina, para esclarecer em dez dias os termos de um comunicado divulgado no começo de fevereiro de 2021, que alertava para a ausência de base científica e evidências significativas de que o medicamento teria eficácia para pacientes com Covid-19. A intenção é saber se é a posição oficial da empresa sobre a

suposta inadequação (por ausência de eficácia e segurança) do uso da ivermectina para o tratamento da covid-19, indicando, preferencialmente, as fontes de convencimento de sua posição.

Em relação à negociação para a aquisição de vacinas, o MPF solicitou:

informações ao Ministério da Saúde, em 15 dias, sobre quais laboratórios farmacêuticos foram contatados pela pasta entre abril de 2020 e os dias de hoje para tratativas de compra de vacinas contra a Covid-19; quais vacinas contra a Covid-19 foram adquiridas até o presente momento; quanto de dinheiro foi aplicado até o momento na aquisição de vacinas contra a Covid-19; qual o montante de recursos empregados na aquisição dos kits de testes de Covid-19 tipo RT-PCR através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), explicando sua suposta falta de compatibilidade com a rede de laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS).

informações ao Laboratório Pfizer, em 15 dias, para esclarecer quantas reuniões realizou com o Ministério da Saúde, seja com o ministro Pazuello diretamente ou com membros de sua equipe, para discutir propostas de compra e venda das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela farmacêutica, em quais datas, e se houve formalização desses encontros; quais foram os motivos apresentados pelo Ministério da Saúde para recusar a aquisição das vacinas produzidas pela empresa; quais foram os preços e eventuais condições de venda (capacidade de oferta, prazos, requisitos e armazenamento, cláusulas comerciais) apresentados pela Pfizer ao Ministério da Saúde e se tais preços/condições estavam compatíveis com aqueles oferecidos a outros países;

informações ao Instituto Butantã e à Fiocruz, em 15 dias, sobre se a entidade fez contato ou foi procurada pelo Ministério da Saúde para tratar de financiamento, compra, venda, produção de vacinas contra a Covid-19, entre abril do ano passado e os dias de hoje; a quantidade de vacinas contra a Covid-19 produzidas pelo Instituto Butantã que foram negociadas até hoje com o Ministério da Saúde; e qual é a capacidade de produção de vacinas em 2021.

informações à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, sobre quais laboratórios farmacêuticos já pediram registro de vacinas contra a Covid-19.

O Ministério Público pretende ainda ouvir depoimentos, como testemunhas, dos presidentes do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. A intenção é ouvir ainda os ex-Ministros da Saúde, Nelson Teich e Luís Henrique Mandetta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa celebra Rondônia 44 anos e destaca força do povo rondoniense

Dra. Taíssa celebra Rondônia 44 anos e destaca força do povo rondoniense

Parlamentar relembrou a trajetória histórica do estado e reafirmou seu compromisso em transformar o desenvolvimento econômico em qualidade de vida para a população.
L
Dra. Taíssa solicita patrolamento da Linha Eletrônica entre Jacinópolis e Buritis

Dra. Taíssa solicita patrolamento da Linha Eletrônica entre Jacinópolis e Buritis

Indicação parlamentar foca na recuperação da RO-420 para garantir o tráfego de ambulâncias, ônibus escolares e o escoamento da produção rural.
L
Moraes afirma que reuniões com BC trataram da Lei Magnitsky

Moraes afirma que reuniões com BC trataram da Lei Magnitsky

Moraes diz que encontros com Banco Central foram sobre sanções norte-americanas.
L
Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais

Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais

Lei amplia porte de arma a policiais legislativos dos estados.
L
Moraes autoriza internação de Bolsonaro para cirurgia

Moraes autoriza internação de Bolsonaro para cirurgia

Ex-presidente deixará a prisão para procedimento médico em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entre o decreto e a manjedoura

Uma reflexão sobre como o recenseamento romano conduziu José e Maria até Belém e mostrou que, entre números e promessas, Deus continua guiando a história.
L
Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Apresentação gratuita acontece no dia 25 de dezembro, às 19h, com participação especial da Cia Express Art e apoio da Prefeitura.
L
Bolsonaro deve ser internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro deve ser internado para cirurgia em Brasília

Ex-presidente pode passar por procedimento médico no DF Star.
L

Agenda News: Grego Original ferve com rock, feijoada e virada épica!

Happy Friday, Feijuka com Rock e Réveillon 2026 prometem agitar Porto Velho com música ao vivo e muita energia boa.
L
Polícia Militar apresenta balanço positivo de produtividade em 2025

Polícia Militar de Rondônia apresenta balanço positivo e redução de crimes em 2025

Corporação destaca queda histórica em roubos e homicídios na capital e no interior após investimentos em inteligência e tecnologia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR apoia cirurgia de Bolsonaro autorizada pelo Supremo

PGR apoia cirurgia de Bolsonaro autorizada pelo Supremo

Parecer favorável permite internação e procedimento cirúrgico do ex-presidente.
L
Coronel Chrisóstomo participa de ação natalina na zona Leste

Coronel Chrisóstomo participa de ação natalina na zona Leste

Deputado realizou atividades sociais em comunidades de Porto Velho.
L
Dinheiro público: transparência até a última ponta

Dinheiro público: transparência até a última ponta

Controle dos gastos públicos precisa avançar para evitar desvios.
L
Eduardo Paes anuncia reunião com ministro para discutir limite de passageiros no Santos Dumont

Eduardo Paes anuncia reunião com ministro para discutir limite de passageiros no Santos Dumont

Prefeito do Rio critica intenção do governo federal de flexibilizar teto de voos no aeroporto central, alegando prejuízos à recuperação do Galeão.
L
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo com foco em inclusão social

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo com foco em inclusão social

Novo ministro destaca que o turismo deve ser acessível para a maioria da população e agradece liderança do presidente da Câmara, Hugo Motta.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ação rápida do BPChoque leva à prisão de dupla armada na zona sul

Ação rápida do BPChoque leva à prisão de dupla armada na zona sul

Prisões foram realizadas durante abordagem em motocicleta no bairro Castanheira.
14
Rio registra aumento de audiências e prisões por violência doméstica

Rio registra aumento de audiências e prisões por violência doméstica

Violência contra a mulher apresenta crescimento em audiências e prisões.
14
Acidente envolvendo dois carros deixa mulher ferida em Porto Velho

Acidente envolvendo dois carros deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão de veículos no bairro Maringá deixa mulher ferida.
12
Equipe do sgt Machado flagra dupla com drogas na zona sul

Equipe do sgt Machado flagra dupla com drogas na zona sul

Ação policial ocorreu em boca de fumo no bairro Aeroclube.
12
BPChoque prende traficante após perseguição policial na zona Sul

BPChoque prende traficante após perseguição policial na zona Sul

Ação ocorreu nesta terça-feira (23) no bairro Castanheira, resultando na apreensão de três quilos de maconha e na detenção de um jovem de 23 anos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Legal Rondoniense distribui R$ 500 mil em sorteio especial no Parque da Cidade

Nota Legal Rondoniense distribui R$ 500 mil em sorteio especial no Parque da Cidade

Evento realizado nesta segunda-feira (22) contemplou 50 cidadãos com prêmios de até R$ 20 mil e reforçou a importância da cidadania fiscal em Rondônia.
L
Pão Nosso oferece café da manhã gratuito e gera economia em Porto Velho

Pão Nosso oferece café da manhã gratuito e gera economia em Porto Velho

Programa da Seas beneficia famílias do CadÚnico e idosos como Marcos Uchôa e José Mourão, promovendo segurança alimentar e interação social na capital.
L
Cadastro Territorial Multifinalitário avança com acompanhamento técnico

Cadastro Territorial Multifinalitário avança com acompanhamento técnico

Comissão e especialistas da UFSC realizam visitas estratégicas a secretarias municipais para integrar dados georreferenciados e modernizar a gestão territorial.
L
UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

Obras iniciadas em setembro avançam na infraestrutura da unidade na zona Leste; atendimentos continuam sem interrupções em sede provisória no bairro Juscelino Kubitschek.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Comércio de remédios das marcas é suspenso, mas produtos de beleza seguem à venda.
L
Consumidor terá conta de luz mais barata em janeiro

Consumidor terá conta de luz mais barata em janeiro

Bandeira tarifária verde será aplicada, sem custo extra para os usuários.
L
‘As Aventuras de Vô Capistana’ encanta Rondônia no Sesc 52

‘As Aventuras de Vô Capistana’ encanta Rondônia no Sesc 52

Espetáculo percorreu municípios de Rondônia, levando cultura e histórias da Amazônia.
L
Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Vacina contra HPV terá prazo estendido para resgatar cobertura entre adolescentes.
L
Orçamento 2026 prevê corte de R$ 488 milhões para universidades

Orçamento 2026 prevê corte de R$ 488 milhões para universidades

Universidades federais alertam que cortes comprometem ensino, pesquisa e assistência.
L
Agência seleciona brasileiros para viagem gratuita ao espaço

Agência seleciona brasileiros para viagem gratuita ao espaço

Inscrições para missão da SERA permitem civis brasileiros irem ao espaço.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.