SÁBADO, 14/03/2026

Em destaque

MP abre inquérito civil para apurar se Pazuello cometeu improbidade administrativa

Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar suposta ilegalidade no uso de recursos para compra de medicamentos sem eficácia e omissão em relação a vacinas.

Publicado em 

A Procuradoria da República do Distrito Federal abriu inquérito civil para apurar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu improbidade administrativa em relação a ações de combate à Covid-19.

O Ministério Público Federal vai investigar se houve

ilegalidade no uso de recursos para comprar medicamentos sem eficácia comprovada;

baixa execução orçamentária dos recursos no combate à Covid;

omissão de providências do ministério na compra de vacinas.

O inquérito aberto no âmbito da Procuradoria do Distrito Federal é de natureza civil, ou seja, pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão de direitos políticos, ressarcimento aos cofres públicos, entre outras. Em outra frente, a penal, o ministro já é investigado em inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal.

Inquérito foi aberto pelo STF após pedido da Procuradoria-Geral da República. Segundo PGR, ministério soube de risco de colapso no Amazonas em dezembro, mas só enviou técnicos em janeiro.

Com base no inquérito, já se determinou a expedição de ofícios com pedidos de informação ao Conselho Federal de Medicina; ao Ministério da Saúde; ao Exército; aos laboratórios Merck e Pfizer; e ao Instituto Butantã.

De acordo com o MPF, a intenção é detalhar "aspectos relacionados aos fatos que já são objeto de outros procedimentos em tramitação nesta Procuradoria da República, que tratam de temáticas relativas à Covid-19" — há pelo menos outros quatro procedimentos abertos sobre o tema.

A decisão de instaurar a investigação é do último dia 19. No despacho, a procuradora da República Luciana Loureiro determinou uma série de ações. Sobre a produção e recomendação de remédios de tratamento precoce, são as seguintes medidas:

pedido de informações a ser feito via Procuradoria-Geral da República aos Comandos do Exército e Aeronáutica para que, em 15 dias, as Forças informem quais órgãos foram mobilizados e qual o montante total de recursos foram usados na produção, compra e distribuição de cloroquina, para atender ao Ministério da Saúde, no ano de 2020 até os dias de hoje;

pedido de informações ao Conselho Federal de Medicina para que, em 10 dias, manifeste sua posição sobre a utilização do aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde, do ponto de vista da suposta violação da ética, da responsabilidade e autonomia médicas; se há estudos ou posição oficial do Conselho sobre a viabilidade, eficácia e segurança do tratamento precoce para a Covid-19;

pedido de informações ao secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, para que, no prazo de 15 dias, explique por que o ministério retirou do ar o aplicativo TrateCov. O aplicativo recomendava "tratamento precoce" contra a Covid-19;

informações ao Laboratório Merck, fabricante da ivermectina, para esclarecer em dez dias os termos de um comunicado divulgado no começo de fevereiro de 2021, que alertava para a ausência de base científica e evidências significativas de que o medicamento teria eficácia para pacientes com Covid-19. A intenção é saber se é a posição oficial da empresa sobre a

suposta inadequação (por ausência de eficácia e segurança) do uso da ivermectina para o tratamento da covid-19, indicando, preferencialmente, as fontes de convencimento de sua posição.

Em relação à negociação para a aquisição de vacinas, o MPF solicitou:

informações ao Ministério da Saúde, em 15 dias, sobre quais laboratórios farmacêuticos foram contatados pela pasta entre abril de 2020 e os dias de hoje para tratativas de compra de vacinas contra a Covid-19; quais vacinas contra a Covid-19 foram adquiridas até o presente momento; quanto de dinheiro foi aplicado até o momento na aquisição de vacinas contra a Covid-19; qual o montante de recursos empregados na aquisição dos kits de testes de Covid-19 tipo RT-PCR através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), explicando sua suposta falta de compatibilidade com a rede de laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS).

informações ao Laboratório Pfizer, em 15 dias, para esclarecer quantas reuniões realizou com o Ministério da Saúde, seja com o ministro Pazuello diretamente ou com membros de sua equipe, para discutir propostas de compra e venda das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela farmacêutica, em quais datas, e se houve formalização desses encontros; quais foram os motivos apresentados pelo Ministério da Saúde para recusar a aquisição das vacinas produzidas pela empresa; quais foram os preços e eventuais condições de venda (capacidade de oferta, prazos, requisitos e armazenamento, cláusulas comerciais) apresentados pela Pfizer ao Ministério da Saúde e se tais preços/condições estavam compatíveis com aqueles oferecidos a outros países;

informações ao Instituto Butantã e à Fiocruz, em 15 dias, sobre se a entidade fez contato ou foi procurada pelo Ministério da Saúde para tratar de financiamento, compra, venda, produção de vacinas contra a Covid-19, entre abril do ano passado e os dias de hoje; a quantidade de vacinas contra a Covid-19 produzidas pelo Instituto Butantã que foram negociadas até hoje com o Ministério da Saúde; e qual é a capacidade de produção de vacinas em 2021.

informações à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, sobre quais laboratórios farmacêuticos já pediram registro de vacinas contra a Covid-19.

O Ministério Público pretende ainda ouvir depoimentos, como testemunhas, dos presidentes do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. A intenção é ouvir ainda os ex-Ministros da Saúde, Nelson Teich e Luís Henrique Mandetta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Deputada federal visita obras da associação e garante recursos para compra de equipamentos oncológicos no interior de Rondônia
L

Flávio Bolsonaro pede oração por Jair Bolsonaro após internação

Senador relata preocupação com o estado de saúde do ex-presidente, diz que encontrou o pai abatido e convoca apoiadores para jejum e oração pela recuperação.
L
Eyder Brasil homenageia mulheres em Ariquemes durante o evento Mulheres Relevantes

Eyder Brasil homenageia mulheres em Ariquemes durante o evento Mulheres Relevantes

Projeto do deputado reconhece o protagonismo feminino no Vale do Jamari e confirma próxima edição em Vilhena.
L
Moraes determina prisão definitiva de militares condenados por trama golpista

Moraes determina prisão definitiva de militares condenados por trama golpista

As ordens de prisão foram expedidas após o trânsito em julgado do processo que investigou o planejamento de ações contra autoridades em 2022.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360 : Lena Assis fala sobre políticas públicas e defesa das mulheres

O público está convidado a acompanhar esse bate-papo especial no Sintonia 360, que trará informações, experiências e propostas que fortalecem a luta pelos direitos das mulheres.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sábado (14): dia de descanso e equilíbrio

Previsões do horóscopo para 14 de março de 2026 indicam um dia favorável ao descanso, reflexões e conversas sinceras.
L

Povoado Nerd: Luciano Almeida, o Pavarotti, fala sobre capoeira, educação e inclusão social

A proposta mostra como a capoeira pode ir muito além da roda, alcançando famílias, incentivando a inclusão e criando oportunidades para quem precisa de acolhimento, orientação e motivação.
L

Bora Ali: Alcilene Bezerra fala sobre o EcoLazer Resort Flutuante

A intenção foi criar um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo integrado à paisagem. Segundo Alcilene, o crescimento do projeto também contou com a participação de profissionais de diferentes áreas. Arquitetos, técnicos ambientais e outros especialistas contribuíram para estruturar o espaço e transformar a ideia inicial em um empreendimento consolidado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus defende sistema integrado e fiscalização de medicamentos em RO

Cláudia de Jesus defende sistema integrado e fiscalização de medicamentos em RO

Indicações parlamentares propõem modernizar a gestão de estoques e intensificar a vigilância sanitária para evitar desperdícios no SUS
L
RO-140 recebe manutenção após indicação de Pedro Fernandes

RO-140 recebe manutenção após indicação de Pedro Fernandes

Deputado estadual solicita reparos na rodovia entre BR-364 e Cacaulândia para garantir segurança e melhor trafegabilidade.
L
Dra. Taíssa acompanha chegada de equipamentos ao Hospital Perpétuo Socorro

Dra. Taíssa acompanha chegada de equipamentos ao Hospital Perpétuo Socorro

Investimento de R$ 2,19 milhões destinado pela parlamentar viabiliza a estruturação do novo centro cirúrgico em Guajará-Mirim
L
Entenda a broncopneumonia bilateral: o quadro que causou a internação de Bolsonaro

Entenda a broncopneumonia bilateral: o quadro que causou a internação de Bolsonaro

Infecção pulmonar multifocal exige cuidados intensivos, especialmente em idosos; entenda os sintomas, as causas e os riscos da condição.
L
Lula condiciona entrada de assessor de Trump à liberação de visto para Padilha

Lula condiciona entrada de assessor de Trump à liberação de visto para Padilha

O presidente brasileiro afirmou que o funcionário americano Darren Beattie será impedido de ingressar no país enquanto o ministro da Saúde não puder entrar nos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

Ação no Residencial Orgulho do Madeira flagra apenado com mais de 1kg de maconha e substâncias para refino de entorpecentes.
10
Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Ação do 1º Batalhão no bairro Cai N’água resulta na captura de mãe foragida, nora monitorada e adolescente com porções de crack
10
Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Ele alegou aos policiais que realizou a compra através do Marketplace.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: LUIZ MARIA CALENTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS.
L
Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Modelo ganha maior altura livre do solo e novos ângulos de ataque
L
Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Iniciativa oferece 90 vagas gratuitas em formação tecnológica e técnica voltadas às compras públicas da agricultura familiar.
L
Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Proposta em análise no Contran trata apenas de ajustes tecnológicos no sistema e não prevê suspensão da cobrança da tarifa nas rodovias.
L
Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

A 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher ocorre em Nova York com foco no combate à violência de gênero e na preservação de avanços legais.
L
Cuba atinge três meses sem receber combustível por bloqueio dos Estados Unidos

Cuba atinge três meses sem receber combustível por bloqueio dos Estados Unidos

O presidente Miguel Díaz-Canel confirmou que o país enfrenta apagões de até 30 horas e anunciou o início de negociações diretas com o governo de Donald Trump.
L
Fazenda eleva projeção de inflação para 2026 com alta do petróleo

Fazenda eleva projeção de inflação para 2026 com alta do petróleo

O Ministério da Fazenda revisou a estimativa do IPCA para 3,7% devido às tensões no Oriente Médio, mas manteve a previsão de crescimento da economia em 2,3%.
L
Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Segmento atinge nível 20,1% acima do período pré-pandemia; transporte e tecnologia impulsionam resultado, enquanto serviços às famílias recuam.
L
Brasil vive "clima de Copa" para a 98ª edição do Oscar com "O Agente Secreto"

Brasil vive “clima de Copa” para a 98ª edição do Oscar com “O Agente Secreto”

Filme de Kleber Mendonça Filho lidera bilheterias entre os indicados e mobiliza torcida nacional para a cerimônia deste domingo (15).
L
Com estrela mundial no elenco, Yaras buscam retorno à elite do Rugby Sevens

Com estrela mundial no elenco, Yaras buscam retorno à elite do Rugby Sevens

Lideradas por Thalia Costa, eleita para o “Time dos Sonhos”, seleção brasileira feminina disputa etapas decisivas em Montevidéu e São Paulo.
L