DOMINGO, 15/02/2026

Em destaque

MP abre inquérito civil para apurar se Pazuello cometeu improbidade administrativa

Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar suposta ilegalidade no uso de recursos para compra de medicamentos sem eficácia e omissão em relação a vacinas.

Publicado em 

A Procuradoria da República do Distrito Federal abriu inquérito civil para apurar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu improbidade administrativa em relação a ações de combate à Covid-19.

O Ministério Público Federal vai investigar se houve

ilegalidade no uso de recursos para comprar medicamentos sem eficácia comprovada;

baixa execução orçamentária dos recursos no combate à Covid;

omissão de providências do ministério na compra de vacinas.

O inquérito aberto no âmbito da Procuradoria do Distrito Federal é de natureza civil, ou seja, pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão de direitos políticos, ressarcimento aos cofres públicos, entre outras. Em outra frente, a penal, o ministro já é investigado em inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal.

Inquérito foi aberto pelo STF após pedido da Procuradoria-Geral da República. Segundo PGR, ministério soube de risco de colapso no Amazonas em dezembro, mas só enviou técnicos em janeiro.

Com base no inquérito, já se determinou a expedição de ofícios com pedidos de informação ao Conselho Federal de Medicina; ao Ministério da Saúde; ao Exército; aos laboratórios Merck e Pfizer; e ao Instituto Butantã.

De acordo com o MPF, a intenção é detalhar "aspectos relacionados aos fatos que já são objeto de outros procedimentos em tramitação nesta Procuradoria da República, que tratam de temáticas relativas à Covid-19" — há pelo menos outros quatro procedimentos abertos sobre o tema.

A decisão de instaurar a investigação é do último dia 19. No despacho, a procuradora da República Luciana Loureiro determinou uma série de ações. Sobre a produção e recomendação de remédios de tratamento precoce, são as seguintes medidas:

pedido de informações a ser feito via Procuradoria-Geral da República aos Comandos do Exército e Aeronáutica para que, em 15 dias, as Forças informem quais órgãos foram mobilizados e qual o montante total de recursos foram usados na produção, compra e distribuição de cloroquina, para atender ao Ministério da Saúde, no ano de 2020 até os dias de hoje;

pedido de informações ao Conselho Federal de Medicina para que, em 10 dias, manifeste sua posição sobre a utilização do aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde, do ponto de vista da suposta violação da ética, da responsabilidade e autonomia médicas; se há estudos ou posição oficial do Conselho sobre a viabilidade, eficácia e segurança do tratamento precoce para a Covid-19;

pedido de informações ao secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, para que, no prazo de 15 dias, explique por que o ministério retirou do ar o aplicativo TrateCov. O aplicativo recomendava "tratamento precoce" contra a Covid-19;

informações ao Laboratório Merck, fabricante da ivermectina, para esclarecer em dez dias os termos de um comunicado divulgado no começo de fevereiro de 2021, que alertava para a ausência de base científica e evidências significativas de que o medicamento teria eficácia para pacientes com Covid-19. A intenção é saber se é a posição oficial da empresa sobre a

suposta inadequação (por ausência de eficácia e segurança) do uso da ivermectina para o tratamento da covid-19, indicando, preferencialmente, as fontes de convencimento de sua posição.

Em relação à negociação para a aquisição de vacinas, o MPF solicitou:

informações ao Ministério da Saúde, em 15 dias, sobre quais laboratórios farmacêuticos foram contatados pela pasta entre abril de 2020 e os dias de hoje para tratativas de compra de vacinas contra a Covid-19; quais vacinas contra a Covid-19 foram adquiridas até o presente momento; quanto de dinheiro foi aplicado até o momento na aquisição de vacinas contra a Covid-19; qual o montante de recursos empregados na aquisição dos kits de testes de Covid-19 tipo RT-PCR através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), explicando sua suposta falta de compatibilidade com a rede de laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS).

informações ao Laboratório Pfizer, em 15 dias, para esclarecer quantas reuniões realizou com o Ministério da Saúde, seja com o ministro Pazuello diretamente ou com membros de sua equipe, para discutir propostas de compra e venda das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela farmacêutica, em quais datas, e se houve formalização desses encontros; quais foram os motivos apresentados pelo Ministério da Saúde para recusar a aquisição das vacinas produzidas pela empresa; quais foram os preços e eventuais condições de venda (capacidade de oferta, prazos, requisitos e armazenamento, cláusulas comerciais) apresentados pela Pfizer ao Ministério da Saúde e se tais preços/condições estavam compatíveis com aqueles oferecidos a outros países;

informações ao Instituto Butantã e à Fiocruz, em 15 dias, sobre se a entidade fez contato ou foi procurada pelo Ministério da Saúde para tratar de financiamento, compra, venda, produção de vacinas contra a Covid-19, entre abril do ano passado e os dias de hoje; a quantidade de vacinas contra a Covid-19 produzidas pelo Instituto Butantã que foram negociadas até hoje com o Ministério da Saúde; e qual é a capacidade de produção de vacinas em 2021.

informações à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, sobre quais laboratórios farmacêuticos já pediram registro de vacinas contra a Covid-19.

O Ministério Público pretende ainda ouvir depoimentos, como testemunhas, dos presidentes do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. A intenção é ouvir ainda os ex-Ministros da Saúde, Nelson Teich e Luís Henrique Mandetta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita ao Aché

“O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita ao Aché

Expansão da fábrica em Suape amplia capacidade para 700 milhões de unidades por ano e recebeu R$ 267 milhões em incentivos federais,
L
Lula celebra ouro inédito de Lucas Pinheiro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Lula celebra ouro inédito de Lucas Pinheiro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Presidente destaca talento e dedicação do atleta após vitória no slalom gigante
L
Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

6ª Zona Eleitoral de Porto Velho reconhece fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 e declara inelegibilidade por 8 anos.
L
Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Abono Salarial 2026 começa a ser pago na segunda (16); veja quem recebe

Abono Salarial 2026 começa a ser pago na segunda (16); veja quem recebe

Cerca de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro terão o benefício liberado pela CAIXA nesta etapa
L
BBB26: Leandro Boneco ameaça desistir após discussão com Edílson Capetinha

BBB26: Leandro Boneco ameaça desistir após discussão com Edílson Capetinha

Leandro Boneco ameaça apertar o botão de desistência no BBB 26 após discussão com Edílson Capetinha.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de domingo (15/02): descanso e equilíbrio emocional

Previsões para 15 de fevereiro de 2026 destacam tranquilidade, autocuidado e convivência leve
L
Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L
Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Vice-presidente afirma que propostas legislativas para licenciamento compulsório de fármacos emagrecedores prejudicam a segurança jurídica e afastam novos negócios.
L
Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Governo Federal estabelece cronograma de pagamentos e limites de empenho para ministérios sem aplicar cortes imediatos no Orçamento aprovado pelo Congresso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem pede socorro em posto de combustíveis após ser agredido durante o carnaval

Homem pede socorro em posto de combustíveis após ser agredido durante o carnaval

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou ao Hospital João Paulo II.
14
Ataques incendiários atingem provedores de internet

Ataques incendiários atingem provedores de internet

Criminosos utilizaram coquetel molotov contra terminais de distribuição nos bairros da zona Leste
10
Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Ação integrada da Polícia Militar apreende drogas, simulacro de arma, dinheiro e objetos suspeitos durante operação.
12
VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

Acidente ocorreu na Avenida José Amador dos Reis, no bairro JK
16
PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

Ação policial no Setor 4 de Jaru apreendeu drogas e equipamentos furtados, resultando na condução de suspeitos por tráfico e receptação.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Amante das estradas e do volante, ele viajou por muitos caminhos, sempre protegido por sua fé inabalável.
L
Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Mais de 900 unidades de ensino poderão contratar serviços de manutenção pelo Contrata+Brasil com recursos do PDDE.
L
Vasco supera pressão, vence nos pênaltis e garante vaga na semifinal do Carioca

Vasco supera pressão, vence nos pênaltis e garante vaga na semifinal do Carioca

Após empate no tempo normal, Cruzmaltino bate o Volta Redonda nas penalidades e segue vivo na disputa
L
Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

A Policlínica oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, urologia e infectologia, entre outras.
L
Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, criando um espaço permanente de diálogo entre o poder público e representantes do setor produtivo.
L
Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Seduc reforça prazo para inscrição na Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais e CEEJAs de Rondônia.
L
Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Gestão mobiliza trânsito, saúde, segurança e assistência social para a 46ª Banda do Vai Quem Quer neste sábado (14), em Porto Velho.
L
Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Prefeitura de Porto Velho realiza recolhimento de resíduos e higienização nas avenidas Pinheiro Machado e Carlos Gomes antes do desfile.
L
Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Decreto proíbe ambulantes circulando com blocos no Bera Folia e define pontos fixos, reforço na limpeza e fiscalização até a madrugada.
L
Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Intervenção da Prefeitura na Rua Benjamin Constant amplia escoamento e busca reduzir alagamentos históricos na capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.