SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

Com decisão do STF, Witzel deve ganhar 20 dias de fôlego no processo de impeachment, mas cenário na Alerj não deve mudar

Entre os deputados o clima é de que poucos votos contra o governador podem ser revertidos

Publicado em 

Com decisão do STF, Witzel deve ganhar 20 dias de fôlego no processo de impeachment, mas cenário na Alerj não deve mudar - News Rondônia

Com a paralisação do processo de imepachment na Assembléia Legislativa do Rio, o governador Wilson Witzel ganhou uma sobrevida para conseguir negociar com os deputados. O prazo para o governador apresentar sua defesa terminaria nesta quinta-feira e o relatório sobre as denúcias seria apresentado até setembro. Com a decisão de Dias Toffoli de dissolver a Comissão de Impeachment, entre os parlamentares a previsão é que Witzel deve ganhar ao menos 20 dias de fôlego.

Com decisão do STF, Witzel deve ganhar 20 dias de fôlego no processo de impeachment, mas cenário na Alerj não deve mudar - News Rondônia

Enquanto na Alerj, o clima é de que poucos votos podem mudar nos próximos dias, no Palácio Guanabara a suspensão do processo foi recebida com sentimento de alívio e de esperança de que o tempo ajude o governo a negociar com os deputados.

A Alerj estuda uma forma de atender a decisão da criação da Comissão respeitando o limite de proporcionalidade. No recursso que fará ao STF, a Casa irá pedir esclarecimentos sobre o cáculo, que nã oestá expresso na lei de impeachment.

Porém, como uma nova decisão do STF pode demorar, O GLOBO apurou que a Alerj analisa criar a nova Comissão com o cálculo de proporcionalidade previsto no regimento interno. É ele que dita quantas cadeiras cada partido possui nas Comissões permanentes e temporárias.

— Vamos estudar uma forma de criar um critério de proporcionalidade. Temos toda a tranquilidade do rito e do critério de formação da comissão porque seguimos a lei de impeachmet — afirmou André Ceciliano, presidente da Alerj durante a sessão desta terça-feira.

A inclusão dos 70 deputados da Casa também foi sugerida, mas há a percepção que se for formada uma decisão com todos os parlamentares, a Comissão poderia antecipar a decisão do afastamento ou não. Mas o martelo só poderá ser batido pelo plenário.

Também há, entre alguns parlamentares, a sensação que sem uma orientação clara do STF, Witzel poderá judicializar novamente a questão que pode ser definida só no plenário da Corte.

— Estamos seguros dos passos da Alerj. O presidente poderia ter decidio sozinho aceitar a denúncia, mas levou o caso ao plenário. Todo e qualquer critério de proporcionalidade pode ser questionado, porque não há especificação em normas de como deve ser esse cálculo. Na ação, vamos questionar ao STF para saber qual critério o Supremo entende que devemos adotar. Não queremos pressionar o STF, mas esperamos uma pronta resposta da Corte tendo em vista os trabalhos que já estão em andamento — conta Waldeck Carneiro, representante do PT na agora antiga Comissão de Impeachment.

Para a defesa do governador, a suspensão do processo neste momento foi também benéfica para a Alerj, porque poderia ter o resultado impugnado mais à frente:

— No processo da presidente Dilma Rousseff o STF decidiu que a comissão especial deveria ser formada de acordo com o tamanho com as bancas. Ou seja, aqueles partidos com mais cadeiras possuem maior representatividade. O importante é que essa decisão não foi ruim pra alerj, porque o processo poderia ser anulado lá na frente, em iminência de julgamento — comentou o advogado Manoel Peixinho.

Uma das armas de Witzel para tentar reverter o quadro que atualmente se desenha para seu afastamento, é a volta de André Moura para o governo. Com um bom transito na Alerj, Moura em poucos dias consguiu retomar o diálogo com os deputados da casa, mas na avaliação de alguns parlamentares ouvidos pelo GLOBO, poucos votos contra o governo podem ser repatriados pelo secretário.

Ainda sem líder de governo na Assembléia desde o fim de maio, o movimento da troca de cargos no governo pelos votos a favor de Witzel foi retomado, mas ainda é tímido. Fontes ouvidas pela reportagem apontam que apenas quatro deputados fizeram acordos: Marcos Abrahão(Avante), Giovani Ratinho (Pros), Vandro Família (Solidariedade) e Marcelo Cabeleireiro (DC). Procurados, Vandro Família e Giovani Ratinho negaram ter indicado alguém ao governo Witzel. Marcos Abrahão e Marcelo Cabeleireiro não responderam até a publicação desta reportagem.

O que diz a decisão de Toffoli

Nesta segunda-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, mandou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) dissolver a comissão formada para analisar o processo de impeachment aberto contra o governador Wilson Witzel. Ele estipulou que outra comissão seja formada, seguindo os critérios de proporcionalidade da representação que cada partido político tem na Casa.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, mandou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) dissolver a comissão formada para analisar o processo de impeachment aberto contra o governador Wilson Witzel. Ele estipulou que outra comissão seja formada, seguindo os critérios de proporcionalidade da representação que cada partido político tem na Casa.

O ministro atendeu um pedido da defesa do governador que alega que a comissão precisa ser formada respeitando o limite da proporcionalidade, enquanto no entendimento da Assembleia, era necessário a participação de um deputado de cada partido.

"Ante a iminência do prazo para o reclamante apresentar sua defesa (29/07/2020), defiro a medida liminar para sustar os efeitos dos atos impugnados, desconstituindo-se, assim, a comissão especial formada, para que se constitua outra comissão, observando-se a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e blocos parlamentares, bem como a votação plenária dos nomes apresentados pelos respectivos líderes, ainda que o escrutínio seja feito de modo simbólico", diz trecho da decisão.

Toffoli também ordenou que os representantes sejam escolhidos após uma votação em plenária, mesmo que simbólica. Os 25 deputados escolhidos para compor a atual comissão foram indicados pelo líder de cada partido e publicados em Diário Oficial.

O relator da ação no STF é o ministro Luiz Fux, mas como a Corte está de recesso em julho, coube ao presidente Toffoli deliberar sobre o assunto. Ele deu uma liminar, ou seja, um decisão temporária. Em agosto, quando o STF retomar os trabalhos, Fux poderá reanalisar a questão.

O governador é acusado de crime de responsabilidade pelos desvios na área da saúde, em compras e contratos durante a pandemia. Em 16 de julho, o desembargador Elton Martinez Leme, do órgão especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), havia negado um pedido de Witzel para suspender o processo de impeachment. Ele rejeitou o argumento do governador de que a Alerj não dispõe de provas para fazer a acusação. Também refutou a contestação, feita pelos advogados do governador, de que a comissão de impeachment não respeitou os critérios de proporcionalidade.

Uma semana depois, a defesa de Witzel recorreu ao STF, questionando mais uma vez a "desproporcionalidade" da comissão de impeachment. Os advogados disseram que houve desrespeito ao preceito da proporcionalidade previsto na Constituição, ou seja, partidos com mais deputados deveriam ter mais assentos na comissão. Mas a formação foi feita com um parlamentar de cada partido da legislatura.

Toffoli citou decisão tomada pelo STF em dezembro de 2015 que tratou das regras do rito do impeachment e retardou o andamento do processo aberto na Câmara dos Deputados contra a então presidente Dilma Rousseff. Toffoli também destacou que é competência da União, e não dos estados, definir os critérios para configurar crime de responsabilidade e as regras para julgá-los.

Na avaliação do presidente da Corte, a decisão do desembargador do TJRJ não está de acordo com a jurisprudência do STF. Isso porque não houve "obediência à necessária configuração proporcional dos partidos políticos e blocos parlamentares", nem a "realização de votação plenária dos nomes apresentados pelos líderes, ainda que de forma simbólica".

Toffoli também solicitou informações da Alerj e do TJRJ e determinou que, numa etapa posterior, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se pronuncie sobre o tema.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputada Cristiane Lopes e prefeito Léo Moraes entregam tratores para fortalecer agricultura familiar em Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes e prefeito Léo Moraes entregam tratores para fortalecer agricultura familiar em Porto Velho

Mais de R$ 900 mil foram investidos na aquisição dos equipamentos, fruto de emenda parlamentar da deputada e contrapartida da Prefeitura
L

Cláudia de Jesus pede pavimentação de rodovias entre Ouro Preto do Oeste e Rondominas

Deputada cobra do DER a pavimentação das rodovias RO-470, RO-133 e RO-474, consideradas fundamentais para segurança e desenvolvimento regional.
L
O ministro Fux ensina como a verdadeira justiça deve se portar perante o Brasil

Uma luz no fim do túnel: O ministro Fux ensina como a verdadeira justiça deve se portar perante o Brasil

Voto de Luiz Fux expõe falhas jurídicas no julgamento do 8 de Janeiro e contrasta com a postura dura de Alexandre de Moraes no STF.
L
Lula e chanceler da Alemanha reafirmam parceria ambiental

Lula e chanceler da Alemanha reafirmam parceria ambiental

O presidente Lula e o líder alemão, Friedrich Merz, discutiram a COP30 e o acordo Mercosul-União Europeia em uma conversa que reforça a cooperação bilateral.
L
Governo brasileiro reduzirá pela metade o impacto de tarifas dos EUA

Governo brasileiro reduzirá pela metade o impacto de tarifas dos EUA

Ações da Fazenda com o Plano Brasil Soberano devem diminuir o impacto do tarifaço norte-americano, passando a queda do PIB de 0,2 para 0,1 ponto percentual.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Depile-se sorteia sessão de Flash Depilação

Agenda News e News Rondônia promovem sorteio do Combo Verão Pronto, com depilação de axilas, virilha cavada e buço em sessão de 30 minutos.
L

Fim de semana de cinema imperdível em Porto Velho | Grandes estreias e clássicos na telona!

Cine Araújo traz Demon Slayer, Invocação do Mal 4, comédias nacionais e o retorno de Toy Story para animar o público e garantir diversão com sorteio de ingressos no News Rondônia.
L
STF condena Braga Netto a 26 anos por trama golpista

STF condena Braga Netto a 26 anos por trama golpista

General da reserva e ex-candidato a vice-presidente, Braga Netto foi sentenciado a 26 anos de prisão em regime fechado por seu papel na trama golpista.
L
Bolsonaro e condenados deverão pagar R$ 30 milhões por depredação

Bolsonaro e condenados deverão pagar R$ 30 milhões por depredação

A decisão do STF determina que o ex-presidente e outros sete réus da trama golpista ajudem a ressarcir os danos causados aos prédios dos Três Poderes.
L
Condenação do STF deixa Bolsonaro inelegível por oito anos

Condenação do STF deixa Bolsonaro inelegível por oito anos

O ex-presidente e outros sete réus foram condenados e se enquadram na Lei da Ficha Limpa, resultando em mais uma inelegibilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Governo sanciona criação da Carteira Nacional do Professor

Governo sanciona criação da Carteira Nacional do Professor

O presidente Lula sancionou o novo documento, que dará aos docentes descontos em eventos culturais, hotéis e acesso a cartão de crédito sem anuidade.
L
Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Projeto de Lei nº 1032/25 garante recursos para compra de imóvel estratégico que permitirá instalação do Heuro e melhorias na saúde pública de Rondônia
L
Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Projeto de lei do Executivo atende determinação do TCE e garante recursos para a infraestrutura da rede pública de saúde em 2025.
L
Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Parlamentar ressaltou a importância do novo espaço no combate à violência contra a mulher e destacou iniciativas em defesa das rondonienses.
L
Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Projeto de lei do Executivo realoca verba da LOA 2025 para assegurar pagamento de auxílios a servidores e membros da PGE em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Oleir Chaves de Souza, de 55 anos, sofreu uma descarga elétrica na manhã desta sexta-feira e não resistiu.
18
Apenado monitorado e mulher são presos com arma, drogas e moto roubada após acidente com viatura da PM

Apenado monitorado e mulher são presos com arma, drogas e moto roubada após acidente com viatura da PM

Na revista pessoal foi encontrado com Alexsandro um revólver calibre 38 com 12 munições intactas, e com a mulher porções de maconha e cocaína, além de dinheiro trocado.
14
Trabalhador do Acre é encontrado morto perto de alojamento na zona norte de Porto Velho

Trabalhador do Acre é encontrado morto perto de alojamento na zona norte de Porto Velho

Testemunhas acionaram o Samu e a PM quando avistaram a vítima caída desacordada próximo ao alojamento que estava, no entanto, o homem foi constatado o óbito sem indícios de crime.
18
Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Ação policial na noite desta quinta-feira (11) resultou na detenção de suspeito com drogas e objetos.
10
Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

cidente ocorreu na noite desta quinta-feira (11), quando pneu traseiro de motocicleta estourou; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA Sul.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia inaugura unidade da Idaron em Novo Horizonte do Oeste

Governo de Rondônia inaugura unidade da Idaron em Novo Horizonte do Oeste

Nova agência reforça defesa agropecuária e atendimento a produtores rurais, simbolizando compromisso com desenvolvimento sustentável.
L
Governo de RO fortalece proteção social e atenção materno-infantil no Vale do Guaporé

Governo de RO fortalece proteção social e atenção materno-infantil no Vale do Guaporé

Gestantes recebem kits do Mamãe Cheguei e cestas do PAA, unindo cuidado materno-infantil e incentivo à agricultura familiar
L
Governo de Rondônia avança em melhorias na RO-370 no Cone Sul

Governo de Rondônia avança em melhorias na RO-370 no Cone Sul

Obras na rodovia contemplam revestimento primário, limpeza lateral e manutenção de descidas de água, beneficiando produtores e população.
L
Concafé 2025 bate recorde de inscrições e fortalece cafeicultura em Rondônia

Concafé 2025 bate recorde de inscrições e fortalece cafeicultura em Rondônia

10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café atrai cafeicultores de 37 municípios e será premiado na Feira Robustas Amazônicos em Cacoal.
L
Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Evento reúne gastronomia, música e tradições de 12 países no Parque da Cidade até sábado (13).
L

Recebimento da Licença Ambiental: J. S. B. ENDOSCOPIA LTDA.

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 251 SOL/DLA
L
FIERO e SENAI promovem seminário sobre escassez de mão de obra qualificada em Rondônia

FIERO e SENAI promovem seminário sobre escassez de mão de obra qualificada em Rondônia

Seminário reúne lideranças da indústria e discute soluções para a falta de mão de obra qualificada em Rondônia.
L
Promoção garante ingressos para fãs de cinema

Promoção garante ingressos para fãs de cinema

News Rondônia e Cine Araújo premiam mais um participante com par de ingressos para curtir a magia da telona em uma experiência cinematográfica especial.
L

Recebimento da Licença Ambiental: STUDIO PILATES PATRICIA ALECRIM LTDA.

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 210 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.