DOMINGO, 05/05/2024

SAIBA O QUE BOLSONARO E HADDAD PROPÕEM PARA A ECONOMIA

Conheças as propostas para fazer uma escolha consciente

Publicado em 

SAIBA O QUE BOLSONARO E HADDAD PROPÕEM PARA A ECONOMIA - News Rondônia

Em seus programas de governo, os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) apresentam propostas diferentes para a economia.

Das 81 páginas do programa de governo de Bolsonaro, uma das principais propostas é o "orçamento de base zero". Não há detalhamento de como seria implementado, mas a ideia é que o Orçamento Federal passaria a ser definido a partir de metas de cada área e não com base nos gastos de anos anteriores, como é feito atualmente. Criticando a concentração de arrecadação de tributos pela União, o programa fala também em desburocratizar e descentralizar a liberação de verbas públicas para estados e municípios, apesar de não indicar exatamente como isso poderia ser feito na prática.

A área econômica, de acordo com a candidatura do PSL, passará a ter dois organismos principais: o Ministério da Economia e o Banco Central (BC). O objetivo é que o superministério incorpore as atuais estruturas e atribuições dos ministérios da Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio e a Secretaria do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O BC, segundo o programa, seria independente do Poder Executivo, com definição de mandatos para os integrantes de suas diretorias.

SAIBA O QUE BOLSONARO E HADDAD PROPÕEM PARA A ECONOMIA - News Rondônia

Em outros pontos, o programa não menciona a necessidade de mais recursos públicos, mas insiste na ideia de que é possível cortar "desperdícios", "privilégios" e "fazer mais com menos".

Já o programa do candidato Fernando Haddad (PT), que teve sua versão atualizada neste segundo turno, tem como principal diretriz um “novo projeto nacional de desenvolvimento”. Para isso, Haddad defende, primeiramente, a revogação a Emenda Constitucional 95. Essa emenda determina que até 2036 as despesas federais não poderão crescer acima da inflação de 12 meses, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Outra proposta desse projeto de desenvolvimento é a revogação da reforma trabalhista, substituindo pelo Estatuto do Trabalho, produzido de forma negociada. A campanha diz que a “terceirização irrestrita” e a reforma trabalhista aprovadas pela atual governo impôs um “cardápio de contratos precários de trabalho”, desequilibrando as relações entre capital e trabalho, em favor dos empresários, e precarizando ainda mais o trabalho.

O novo estatuto do trabalho prevê “a reformulação e ampliação do sistema de formação ao longo da vida laboral dos trabalhadores, capaz de integrar no novo sistema de formação e aprendizagem das distintas linhas atualmente existentes. A revogação das reformas depende de aprovação do Congresso Nacional.

O programa do candidato do PSL fala em reduzir o pagamento de juros, que custaram R$ 400,8 bilhões em 2017, com a venda de ativos públicos. "Estimamos reduzir em 20% o volume da dívida por meio de privatizações, concessões, venda de propriedades imobiliárias da União e devolução de recursos em instituições financeiras oficiais que hoje são utilizados sem um benefício claro à população brasileira. Algumas estatais serão extintas, outras privatizadas e, em sua minoria, pelo caráter estratégico, serão preservadas", sem detalhar quais empresas estariam envolvidas numa eventual operação de venda ou extinção.

Prevendo eventuais dificuldades políticas na aprovação de privatizações de empresas públicas, o programa do presidenciável fala em desenhar operações que deem à União ações de golden share. Esse tipo de ação, existente no caso da Embraer, permite ao governo, mesmo quando for controlador minoritário de uma companhia, o poder de decisão sobre questões relacionadas à venda, controle e mudança de sede da empresa.

"O BNDES deverá retornar à centralidade em um processo de desestatização mais ágil e robusto, atuando como um 'Banco de Investimentos' da União e garantindo que alcancemos o máximo de valor pelos ativos públicos", descreve outro trecho do programa.

Em relação à reforma da Previdência, o programa de Bolsonaro defende a implantação, no país, de um modelo privado de capitalização do setor. "A grande novidade será a introdução de um sistema com contas individuais de capitalização. Novos participantes terão a possibilidade de optar entre os sistemas novo e velho. E aqueles que optarem pela capitalização merecerão o benefício da redução dos encargos trabalhistas", diz um trecho da proposta.

Como proposta para o sistema tributário do país, o programa do candidato do PSL fala em unificar impostos e simplificar o sistema de arrecadação de tributos. Uma das promessas é reduzir de forma gradativa os impostos, por meio da eliminação e unificação de tributos, "paralelamente ao espaço criado por controle de gastos e programas de desburocratização e privatização". Apesar disso, o programa não diz quantos nem quais impostos poderiam ser reduzidos ou eliminados. O assessor econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, que já foi anunciado como ministro da Economia se o candidato for eleito, já disse, em recente conversa com investidores, a intenção de criar uma alíquota única de 20% no Imposto de Renda, que passaria a incidir sobre quem ganha acima de cinco salários mínimos.  

Em outro ponto, o programa de governo fala na introdução de mecanismos capazes de criar um sistema de imposto de renda negativo na direção de uma renda mínima universal e, ainda, "melhorar a carga tributária fazendo com que os que pagam muito paguem menos e os que sonegam e burlam paguem mais". Não há, na proposta, o detalhamento sobre medidas legislativas que deveriam ser adotadas para enfrentar as questões apontadas.

Uma reforma tributária depende de aprovação do Congresso Nacional.

Bolsonaro pretende criar um novo tipo de carteira de trabalho, batizada em seu programa de "carteira verde e amarela", que seria voltada ao jovem quando ingressasse no mercado de trabalho. Por essa carteira, o contrato individual de trabalho teria prevalência sobre a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), mas sem violar dispositivos trabalhistas previstos na Constituição.

Em outro ponto, o programa fala em instituir uma renda mínima para todas as famílias brasileiras, em valor acima do benefício pago pelo programa Bolsa Família. Não há detalhamento de como seria implementado o benefício. 

O programa do candidato do PSL propõe facilitar o comércio internacional como forma de promover o crescimento econômico do país no longo prazo. Para dinamizar o setor, a ideia apresentada é reduzir alíquotas de importação além de outras barreiras não tarifárias, paralelamente com a assinatura de novos acordos bilaterais com outros países. O programa não detalha quais impostos e barreiras seriam revistas.

Na área do mercado de trabalho, a proposta de Haddad prevê a criação do Programa Meu Emprego de Novo. Para isso, serão necessárias várias medidas para elevar a renda, ampliar o crédito e gerar novas oportunidades, como prioridade para a juventude e retomada de obras.

O plano de governo de Haddad prevê o Programa Salário Mínimo Forte, com a manutenção da atual política de reajuste, ou seja, definido por meio da fórmula que garante variação da inflação do ano anterior medida pelo INPC, acrescida da variação do PIB de dois anos antes, desde que ela seja positiva. “Haverá ganho real do salário mínimo em todos os anos, mesmo que o crescimento do PIB seja negativo. Isso porque aumentar o poder de compra do trabalhador é uma das maneiras mais eficazes de fazer a economia crescer”, diz o plano de governo.

Haddad também propõe suspender, caso eleito, a política de privatização de empresas estratégicas para o desenvolvimento nacional e a venda de terras, água e recursos naturais para estrangeiros. Além de “recuperar o pré-sal para servir ao futuro do povo brasileiro, não aos interesses de empresas internacionais”. A campanha do PT critica as mudanças nas regras para leilões de áreas de petróleo e gás realizadas pelo governo Michel Temer, que permitiu maior participação de companhias estrangeiras nos certames sob regime de partilha no pré-sal.

O plano de governo de Haddad prevê “regulações que reduzam os movimentos puramente especulativo de curto prazo sobre o mercado interbancário e sobre o mercado de derivativos”. “Dessa forma, a volatilidade da taxa de câmbio, causada pela especulação financeira, deverá ser fortemente inibida”.

Para isso, a proposta é que o imposto de exportações incidente sobre as commodities (produtos primários com cotação internacional) poderá ser usado para estimular a elevação do valor agregado das exportações e minimizar a variação cambial. “Esse imposto deve acompanhar a variação dos preços e formar um fundo de estabilização cambial que beneficiará os exportadores no longo prazo”, diz a proposta.

Em eventual governo de Haddad, o Banco Central (BC) terá a autonomia mantida e o mandato de controlar a inflação, “permanecendo atento a temas como a estabilidade do sistema financeiro e o nível de emprego”. A proposta prevê a redução do custo do crédito, com aprofundamento da competição bancária estimulada pelos bancos públicos e pela difusão de novas instituições de poupança e crédito. “Daí porque torna-se fundamental revitalizar os bancos públicos, especialmente BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social], BB [Banco do Brasil] e CEF [Caixa Econômica Federal], e os mecanismos de financiamento ao desenvolvimento nacional. O Brasil precisa superar a estrutura oligopolista que controla o sistema financeiro e bancário privado. Tudo isso para a retomada da bancarização, ampliação dos serviços bancários e difusão do crédito aos pequenos negócios e à população de baixa renda”, diz a proposta. Simultaneamente, propõe a adoção de uma tributação progressiva sobre os bancos, com alíquotas reduzidas para os que oferecerem crédito a custo menor e com prazos mais longos

O programa de governo de Haddad também propõe alteração da Taxa de Longo Prazo (TLP), “visando filtrar a volatilidade excessiva típica dos títulos públicos de longo prazo e dar incentivo a setores e atividades de alta externalidade e retorno social”.

Um eventual governo Haddad pretende fazer renegociação das dívidas e da situação de guerra fiscal entre estados e municípios. O outro tema considerado central é a realização da reforma tributária voltada para alteração na composição dos tributos, estabilizando, ao longo do mandato, a carga tributária líquida no patamar do último período, assegurando as transferências para as políticas sociais sem perda de receita real dos entes federados.

A reforma tributária compreenderá, entre outras medidas, a tributação direta sobre lucros e dividendos e a criação e implementação gradual de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que substitua a atual estrutura de impostos indiretos. No âmbito da reforma tributária, o plano de governo prevê uma reestruturação da tabela do Imposto de Pessoa Física, para isentar quem ganha até cinco salários mínimos (R$ 4.770), condicionado ao aumento das alíquotas para os “super-ricos”. Com informações da Agência Brasil.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram Rampage causa tumulto entre os concorrentes

Picape compacta-média com preço a partir de R$ 252 mil já é a segunda mais vendida do Brasil
L

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar

As vacinas são um passo essencial da rotina de prevenção dos pets, responsáveis por manter a imunização em dia e deixá-los saudáveis.
L

A poética estetizante das águas – parte I

Segundo o geógrafo francês, Eric Dardel, o domínio das águas é inseparável do espaço verde e está do lado da vida.
L

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemitismo numa prova do vestibular envergonha o país!

O caso mereceu graves protestos da comunidade judaica e dos brasileiros decentes, que não aceitam que se tente mudar a verdade sobre a tragédia humana que se abateu sobre todo um povo.
L

Nosso café de cada dia

A partir de estudos e pesquisas, vamos explorar a verdade por trás de algumas questões frequentes: o café aumenta o risco de doenças cardíacas? E de osteoporose? Causa insônia? É viciante?
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente com custos adicionais para os pacientes e sobrecarga ao sistema de saúde.
L
Cláudia de Jesus propõe mutirões de cirurgia para reduzir filas em todo o estado

Cláudia de Jesus propõe mutirões de cirurgia para reduzir filas em todo o estado

Objetivo é realizar procedimentos urgentes em sete regiões de Rondônia para atender demandas.
L
Fernando Máximo exige a criação imediata da Comissão Especial para tratar da PEC 47 da Transposição

Fernando Máximo exige a criação imediata da Comissão Especial para tratar da PEC 47 da Transposição

A proposta estende este benefício para servidores civis e militares e até mesmo aqueles que trabalhavam sem vínculo efetivo com a Administração Pública.
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Em seu perfil no Instagram, a vereadora lamentou o ocorrido e afirmou que irá acompanhar o caso de perto, para que a motorista seja devidamente responsabilizada pelo ato ora cometido.
L
Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto!!!

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto

O parlamentar Rondoniense é totalmente a favor da vida e faz uma série de mobilizações no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Publicidade

POLÍCIA

INTERRUPTION: PF RO deflagra operação para combater abuso sexual infantojuvenil

INTERRUPTION: PF RO deflagra operação para combater abuso sexual infantojuvenil

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Porto Velho/RO
10
polícia

Policial Militar morre após sofrer infarto na zona rural de Vilhena

Na Polícia Militar desde 1986, o sargento também era pastor da Igreja Assembleia de Deus.
18
Casal com filho pequeno ficam feridos em grave acidente na zona leste

Casal com filho pequeno ficam feridos em grave acidente na zona leste

De acordo com testemunhas, o carro dirigido por uma mulher seguia na Rua Inácio Mendes sentido centro, quando avançou a preferencial e atingiu a moto que estavam as vítimas.
16
polícia

Adolescente que estava desaparecida após discussão com a mãe é encontrada em Vilhena

Mãe nega violência e diz que apenas tentou corrigir a garota.
12
Acidente envolvendo carro e carreta deixa um morto e outro ferido na BR-364

Acidente envolvendo carro e carreta deixa um morto e outro ferido na BR-364

Imagens mostrando a destruição no local viralizaram no WhatsApp
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

polícia

Criminosos invadem loja e furtam mais de R$100 mil reais em joias em Porto Velho

Segundo a vítima, foram furtados anéis, cordões de ouro e pulseiras, um total avaliado em mais de R$100 mil reais.
10

Com filho com deficiência, mulheres superam limitações com empreendorismo

O diagnóstico muda a vida de uma mãe atípica, que passa a se dedicar ao filho com deficiência em tempo integral. Ele irá se desenvolver, se tornará adulto, mas sempre será dependente da mãe.
L

Convênio para programa de bolsas voltado às comunidades pesqueiras artesanais é assinado pelo Governo de RO

A Diretoria Científica e de Apoio à Pesquisa deve lançar o edital em Rondônia, ainda no mês de maio
L

Promoção da saúde e condicionamento físico são reforçados com entrega de academias em Batalhões

Academias foram instaladas em dois Batalhões de Polícia Militar, em Porto Velho
L

Mais de mil estudantes participam de Aula Show de Empreendedorismo e Projeto de Vida promovida pelo Governo de RO

Evento aconteceu nesta sexta-feira, no Teatro Palácio das Artes
L

Motorista é preso após subir calçada e atropelar cliente de bar na zona leste

O suspeito, que estava embriagado, chegou a levar uma surra da população, mas logo foi salvo pela PM que chegou rápido.
12

Mulher é encontrada morta após passar o dia sozinha em motel

Após algum tempo, dois homens chegaram dizendo que levariam remédios para Marle e depois de 10 minutos foram embora.
18

Confira 5 dicas para utilizar eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma econômica e sustentável

Produtos eficientes, fontes de energia renovável e descarte correto são algumas das recomendações da ABREE
L

Minha Casa Minha Vida: DPU recomenda inclusão de moradores de áreas de risco no grupo de dispensados de pagamento

Em 2023, Ministério das Cidades passou a permitir que beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ficassem isentos das parcelas
L
OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L