QUINTA-FEIRA, 15/05/2025

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO

Prazo para escolha das chapas termina neste domingo (5)

Publicado em 

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

 O prazo para realização de convenções partidárias termina neste domingo (5). Segundo a legislação eleitoral, as chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações têm de ser oficializadas até a próxima segunda-feira (6). Neste sábado (4), Patriota, Podemos, Partido Novo, PT, PSDB e Rede confirmaram seus candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018.

Veja os candidatos confirmados até agora: 

 

Álvaro Dias (Podemos) 

O senador Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos para ser candidato à Presidência da República. A candidatura do parlamentar pelo Paraná foi oficializada em Curitiba, durante convenção nacional do partido. Na primeira fala como candidato, Álvaro Dias anunciou que, se eleito, vai convidar o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça, e repetiu a promessa de “refundar a República”.

Ele vai compor chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, cujo partido, o PSC, havia decidido lançar candidatura própria à Presidência, mas desistiu em favor de uma aliança com o Podemos. Além do PSC, fazem parte da coligação até agora os partidos PTC e PRP.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Podemos confirma Álvaro Dias (de camisa azul) como candidato a presidente da República, nas eleições de 2018 – Podemos/Direitos reservados

 

Cabo Daciolo (Patriota)

A convenção nacional do Patriota oficializou a candidatura do deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo. O evento ocorreu no município de Barrinha, no interior de São Paulo. O candidato foi escolhido por unanimidade. A candidata a vice escolhida foi Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido. Ela é pedagoga com 23 anos de experiência e atua na rede pública de ensino do Distrito Federal.

Daciolo defende mais investimentos em educação e segurança por considerar áreas essenciais para o crescimento do país. Em discurso durante a convenção, Daciolo se posicionou contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero. 

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Cabo Daciolo é confirmado como candidato do Patriota nas eleições 2018 – Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

 

Ciro Gomes (PDT)

O PDT confirmou no dia 20 de julho a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido.

O partido ainda não definiu o candidato a vice-presidente. Esta é a terceira vez que Ciro Gomes será candidato à Presidência da República: em 1998 e 2002, ele concorreu pelo PPS. Natural de Pindamonhangaba (SP), construiu sua carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990. Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994), por indicação do PSDB, seu partido na época. Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do ex-presidente Lula. Tem 60 anos e quatro filhos.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

PDT confirma Ciro Gomes como candidato à Presidência da República em convenção nacional – Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Geraldo Alckmin (PSDB)

Em convenção nacional realizada na capital federal, o PSDB confirmou a candidatura do presidente do partido e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República nas eleições de outubro. Dos 290 votantes, 288 aprovaram a candidatura de Alckmin. Houve um voto contra e uma abstenção. A senadora Ana Amélia (PP-RS) é a vice na chapa.

No primeiro discurso como candidato, Alckmin disse que quer ser presidente para unir o país e recuperar a "dignidade roubada" dos brasileiros. Ele defendeu a reforma política, a diminuição do tamanho do Estado e a simplificação tributária para destravar a economia.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Convenção Nacional do PSDB, em Brasília, lança Geraldo Alckmin como seu candidato à Presidência da República – José Cruz/Agência Brasil

 

Guilherme Boulos (PSOL)

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores SemTeto (MTST), Guilherme Boulos, foi lançado no dia 21 de julho como candidato à Presidência da República pelo PSOL, na convenção nacional em São Paulo. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente. 

Boulos destacou que irá defender temas que pertencem aos princípios do partido, como o direito ao aborto e à desmilitarização da polícia. 

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

O PSOL confirmou a candidatura de Guilherme Boulos à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido – Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Henrique Meirelles (MDB)

O MDB confirmou no dia 2 de agosto o nome do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles como candidato à Presidência da República. Hoje, o partido informou que Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, será o vice na chapa.

Henrique Meirelles destacou como prioridades investimentos em infraestrutura, para diminuir as distâncias no país, além de saúde e segurança pública. O presidenciável também prometeu reforçar o Bolsa Família. Para gerar empregos, Meirelles disse que pretende resgatar a política econômica, atrair investimentos e fazer as reformas para que o país cresça 4% ao ano. 

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Convenção Nacional do MDB confirmou candidatura de Henrique Meirelles – Antonio Cruz/Agência Brasil

 

Jair Bolsonaro (PSL)

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), 63 anos, foi confirmado no dia 22 de julho como o candidato à Presidência da República nas eleições deste ano pelo PSL. A chapa ainda não tem vice. 

Na convenção, Bolsonaro adiantou que, se eleito, quer excluir o ministério das Cidades e fundir pastas como Fazenda e Planejamento, assim como Agricultura e Meio Ambiente.

O candidato prometeu ainda privatizar estatais. 

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República – Fernando Frazão/Agência Brasil

 

João Amoêdo (Partido Novo)

João Dionisio Amoêdo foi oficializado candidato à Presidência da República pelo Partido Novo durante convenção na capital paulista. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato à vice-presidente. Entre as principais propostas de Amoêdo estão equilibrar as contas públicas, acabar com privilégios de determinadas categorias profissionais, melhorar a educação básica e atuar fortemente na segurança. O presidenciável também é favorável à revisão do Estatuto do Desarmamento.

João Amoêdo disse que quer levar renovação à política e mudar o Brasil. O presidenciável defendeu a privatização de empresas estatais.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Partido Novo confirma João Amoêdo como candidato a presidente – Rovena Rosa/Agência Brasil

 

José Maria Eymael (DC)

O partido Democracia Cristã (DC) confirmou no dia 28 de julho, durante convenção na capital paulista, a candidatura de José Maria Eymael à Presidência da República, nas eleições de outubro, e do pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa como vice-presidente.

Na área econômica, as diretrizes gerais de governo do DC incluem política macroeconômica orientada para diminuição do custo do crédito ao setor produtivo, apoio e incentivo ao turismo e a valorização do agronegócio com ações de governo específicas, que ainda não foram divulgadas, e apoio aos pequenos e médios produtores rurais.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Convenção Nacional do DC lançou Eymael como seu nome para a disputa pela Presidência da República – Bruno Murashima/DC/Direitos Reservados

 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

A convenção nacional do PT escolheu, por aclamação, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para ser o candidato à Presidência da República. Não foi definido quem será o vice-presidente na chapa de Lula. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá. O ator Sérgio Mamberti leu uma carta escrita por Lula, onde ele afirmou que "querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas".

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Convenção nacional do PT escolheu Lula para candidato a presidente – Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Manuela D' Ávila (PCdoB)

A deputada estadual Manuela D'Ávila foi confirmada pelo PCdoB no dia 1º de agosto como candidata do partido à Presidência da República. 

Depois de ter a candidatura lançada com apoio unânime dos delegados do partido, Manuela D'Ávila apresentou bandeiras como a da reforma da segurança pública, a justiça tributária, o combate às grandes corporações e a revogação da reforma trabalhista e da emenda constitucional que estabeleceu um teto para os gastos públicos por 20 anos. Ela criticou o “desemprego recorde”, a queda da massa salarial e a evasão de jovens de universidades e escolas técnicas.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Manuela D'Ávila é a candidata pelo PCdoB – Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Marina Silva (Rede)

A primeira convenção nacional da Rede Sustentabilidade confirmou, por aclamação, o nome Marina Silva como candidata da sigla à Presidência da República. O candidato à vice na chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro. 

A presidenciável prometeu uma campanha limpa, sem notícias falsas e sem destruir biografias. Se comprometeu com as reformas da Previdência, tributária e política, que acabe com a reeleição e incentive candidaturas independentes. Se eleita, Marina também disse que pretende fazer uma revisão dos “pontos draconianos” da reforma trabalhista que, segundo ela, seriam feitas a partir de um diálogo com o Congresso.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

Marina Silva é confirmada candidata a presidente pela Rede  – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Vera Lúcia (PSTU)

Em convenção nacional, o PSTU oficializou no dia 20 de julho a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República e de Hertz Dias como vice na chapa. A escolha foi feita por aclamação pelos filiados ao partido presentes na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na zona leste da capital paulista.

De acordo com Vera Lúcia, o plano de governo prevê reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e um plano de obras públicas para atender as necessidades da classe trabalhadora. 

O PSTU decidiu que não fará nenhuma coligação para a disputa presidencial, nem alianças nas eleições estaduais.

PARTIDOS JÁ ESCOLHERAM 13 CANDIDATOS A PRESIDENTE; VEJA QUEM SÃO - News Rondônia

 

Vera Lúcia é a candidata do PSTU – Romerito Pontes/Direitos Reservados

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com Luís Arce fora da reeleição, a disputa pela presidência da Bolívia traz à cena Evo Morales e o estreante Andrónico Rodríguez, de 36 anos

Andrónico é o candidato de Arce para disputar uma possível eleição contra Morales.
L

Israel Cavalcante cumpre agenda em Porto Velho e destaca encontros com lideranças locais

Pastor valoriza o diálogo com representantes da comunicação, da política e do governo municipal
L

Dra. Taíssa dá parecer favorável a projeto que regula carga horária e plantões na saúde

Nova legislação padroniza jornadas, sobreavisos e interjornadas, evitando decisões arbitrárias por parte dos gestores.
L

Dra. Taíssa solicita medidas urgentes diante de falhas na emissão de RGs em Rondônia

Parlamentar relata demora e baixa oferta de vagas para emissão de RG, especialmente na região de Guajará-Mirim.
L

Ieda Chaves destina R$ 1 milhão para reforçar investimentos na saúde de Porto Velho

Recurso será aplicado na compra de insumos básicos e de medicamentos.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Explosão de autoclave assusta funcionários no Hospital de Base em Porto Velho

Equipamento de esterilização explode na central de materiais durante a noite; não há feridos, mas cirurgias podem ser desmarcadas
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L

Prefeitura de Porto Velho esclarece informações falsas e reafirma legalidade de contrato por adesão

Contratação segue modelo legal com pagamento por demanda; nenhum valor foi pago à empresa até o momento
L

Mpox: no Amazonas, casos confirmados colocam o estado em alerta

Causada por vírus, a doença já soma 35 confirmações, e o MS recomenda cuidados simples, como higienizar as mãos e o uso de máscaras em locais suspeitos.
L

Atlas da Violência 2025: Rondônia mantém posição para o crime de feminicídio, só perde para Roraima

Os estados da Região Norte têm um agravante, segundo o Atlas da Violência: eles superam, e muito, a média nacional, com a marca de 3,5 por 100 mil mulheres.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus e ALE-RO aprovam alterações no PCCR da saúde

Nova lei valoriza servidores da Sesau, flexibiliza jornadas, revoga regras obsoletas e atende reivindicação dos movimentos sociais.
L

Gabinete Itinerante do deputado Eyder Brasil oferece serviços gratuitos à população neste sábado

Primeira edição acontece na Praça do Ecoparque Piracucu, a partir das 9h, com atendimentos médicos, jurídicos, odontológicos e sociais
L

Parlamentares são convidados para comemoração do centenário da Igreja Particular de Porto Velho

A celebração será realizada no domingo, 13 de julho de 2025, às 17h30, com uma Missa Solene na Catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro da capital.
L

Coronel Chrisóstomo cobra instalação da CPI sobre fraudes contra aposentados e critica postura de aliados do governo Lula

Parlamentar reforça que sua prioridade é a CPI da Câmara. “É a Casa do Povo. É aqui que temos que investigar todo o período de irregularidades e responsabilizar quem desviou o dinheiro de quem mais precisa”
L

Ieda Chaves divulga Lei e campanha “Maio Laranja” em palestra lúdica para estudantes

Cerca de 600 alunos conheceram a Lei nº 6.014, de 25 de abril de 2025, voltada ao enfrentamento da violência infantojuvenil.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal recupera veículo com restrição de roubo e furto, em Porto Velho

Polícia Rodoviária Federal recupera veículo com restrição de roubo e furto, em Porto Velho

Motocicleta foi abandonada em via pública da capital
12
Estudante de 12 anos é atropelado na faixa de pedestre em frente de escola

Estudante de 12 anos é atropelado na faixa de pedestre em frente de escola

O motorista disse que teria tentado desviar de um buraco e não viu o menino.
16

BPTAR prende empresário e amigo antes de negociarem pistola

Um deles contou que havia comprado a pistola de um caminhoneiro por R$ 10 mil no município de Itapuã do Oeste.
10
REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

No decorrer das diligências, foram inutilizadas 25 dragas, maquinários de garimpo, apreendidos mercúrio, arma de fogo e aparelhos telefônico
10
PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

A ação resultou em 44 prisões em flagrante por posse de material contendo pornografia infantil.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eletrobras tem prejuízo de R$ 81 milhões no 1º trimestre de 2025 após revisão de ativos da Chesf pela Aneel

Eletrobras tem prejuízo de R$ 81 milhões no 1º trimestre de 2025 após revisão de ativos da Chesf pela Aneel

Resultado reflete revisão feita pela Aneel em ativos da Chesf
L
COB inclui Daiane dos Santos, Guga, Edinanci Silva e Afrânio da Costa no Hall da Fama do Esporte Brasileiro

COB inclui Daiane dos Santos, Guga, Edinanci Silva e Afrânio da Costa no Hall da Fama do Esporte Brasileiro

COB inclui também o atirador Afrânio da Costa na sua lista de heróis
L
Papa Leão XIV promete atuar pela paz global e oferece Vaticano como mediador de conflitos

Papa Leão XIV promete atuar pela paz global e oferece Vaticano como mediador de conflitos

Ele ofereceu o Vaticano para mediar conflitos globais
L
Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos

Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos

Texto viola princípios fundamentais, segundo secretário executivo
L
Prazo para recursos contra notas da prova discursiva do Revalida 2025/1 termina nesta quinta (15)

Prazo para recursos contra notas da prova discursiva do Revalida 2025/1 termina nesta quinta (15)

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina na quinta
L
Governo da Espanha aponta falhas em subestações como causa inicial de apagão que afetou Espanha e Portugal

Governo da Espanha aponta falhas em subestações como causa inicial de apagão que afetou Espanha e Portugal

Informação é da ministra da Energia espanhola, Sara Aagesen
L
Anvisa inicia novo ciclo de coleta para monitorar agrotóxicos em alimentos consumidos no Brasil

Anvisa inicia novo ciclo de coleta para monitorar agrotóxicos em alimentos consumidos no Brasil

Coletas serão feitas em varejista, tais como supermercados e sacolões
L
Anvisa proíbe fabricação e venda de bala com tadalafila

Anvisa proíbe fabricação e venda de bala com tadalafila

Medicamento é utilizado para tratar disfunção erétil
L

Novo sistema de bilhetagem do transporte coletivo exige uso dos créditos do ComCard até 31 de maio

Recadastramento nas modalidades Estudante e cidadão, inicia nesta quinta-feira (15)
L

Dra. Carla Castelli apresenta o CoolFase: A tecnologia coreana que revoluciona a estética facial e corporal

Especialista explica inovação no programa Agenda News e destaca os benefícios do rejuvenescimento sem dor.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.