SEGUNDA-FEIRA, 19/05/2025

DISPARA O NÚMERO DE MULHERES MILITARES QUE VÃO CONCORRER ÀS ELEIÇÕES

E, como se isso não bastasse, é uma das cerca de 200 mulheres ligadas às forças militares que deverão disputar algum cargo eletivo em outubro.

Publicado em 

DISPARA O NÚMERO DE MULHERES MILITARES QUE VÃO CONCORRER ÀS ELEIÇÕES - News Rondônia

Como milhões de mulheres no país, Fátima Souza chefia seu lar desde o divórcio, há 11 anos. Ela conta que, desde então, é “pai e mãe” e cuidou sozinha dos cinco filhos enquanto lutava contra uma depressão. “Quando o pai separa da mulher, ele esquece também que é pai. Muitas passam por isso”, conta ao Congresso em Foco a cabo da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), que dá palestras e é instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). E, como se isso não bastasse, é uma das cerca de 200 mulheres ligadas às forças militares que deverão disputar algum cargo eletivo em outubro.

DISPARA O NÚMERO DE MULHERES MILITARES QUE VÃO CONCORRER ÀS ELEIÇÕES - News Rondônia

O número estimado de mulheres militares na corrida eleitoral em 2018 deve crescer 57% na comparação com o total desse tipo de candidatura registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, quando 127 da ativa concorreram.

Aos 50 anos de idade, dos quais 20 dedicados à PM, Fátima deverá concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em outubro pelo PSL. Mas DEM e PR são as outras legendas que abrigam aliados e simpatizantes à candidatura do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), militar da reserva, ao Palácio do Planalto.

O número de mulheres deve satisfazer o mínimo de 30% exigidos por lei dos aproximadamente 600 candidatos ligados ao serviço militar. São policiais, bombeiros e membros do Exército que devem se candidatar aos cargos deputado estadual, federal e senador, de acordo com as contas do deputado Major Olímpio (PSL-SP), presidente do partido em São Paulo e responsável pela coordenação das candidaturas dos militares. O número já havia sido adiantado pelo próprio Major Olímpio ao Congresso em Foco, em meados de junho. Esse pode não ser o número real. As candidaturas ainda não foram registradas e os 30% de mulheres dependem de cada partido.O partido de Bolsonaro deve lançar cerca de 20 candidatas militares da ativa e da reserva apenas em São Paulo, o equivalente a pelo menos 10% do total esperado de candidaturas de militares femininas neste ano.

“Nós teremos, sim, no estado de São Paulo candidaturas de militares femininas, entre deputadas federal e estadual, pelo menos umas 40 candidaturas, sendo metade delas comigo no PSL. Naturalmente, por eu ser presidente do partido [no estado] e pelo Jair Bolsonaro, o PSL acaba tendo uma tendência maior de procura”, disse o deputado à reportagem.  

Segundo ele, o crescimento do número de candidaturas de mulheres militares não está ligado à exposição que a também cabo da PM paulista Kátia Sastre teve recentemente. Após reagir a uma abordagem e matar o homem que tentou assaltá-la na porta da escola de sua filha, no domingo de Dia das Mães, a policial foi homenageada pelo governador do estado, Márcio França (PSB), e convidada a concorrer a uma vaga na Câmara pelo PSL e pelo PR. Deve disputar uma das 513 cadeiras pelo PR.

"A maioria dessas mulheres que estão participando do processo [eleitoral] já vinha de entendimentos conosco, mesmo antes da ação da Sastre. Então, eu não vejo que possa ter aumentado a procura", disse Major Olímpio.

Sem “suavizar”

Fátima, que deve sair com o nome de urna Fátima “Pérola Neggra”, afirmou à reportagem que não sabia quantas mulheres deverão ser suas correligionárias, quantas colegas de profissão vão concorrer este ano e que desconhecia a opinião delas sobre o presidenciável.

“Também gostaria de saber que mulheres são essas que estão apoiando o Bolsonaro. Até porque a gente só vê o contrário, que mulher não vota no Bolsonaro, que as mulheres não votam nele… E eu estou muito curiosa para entender as razões”, diz Fátima.

Para o deputado, as pré-candidatas procuraram o partido por identificação dos propósitos delas como mulheres e como policiais. Olímpio afirmou à reportagem que a imagem de Bolsonaro não precisa ser “suavizada” das frequentes acusações de machismo. “Nós não temos esse tipo de preocupação porque nós sabemos que [repercussão de declarações] foram mais distorções e foco de interesses escusos para tentar diminuir a imagem do Bolsonaro para a opinião pública. Não tem essa história de suavizar o que não deve ser suavizado”, afirma ele.

Fátima contou que faz parte de grupos de mulheres que apoiam o pré-candidato do PSL ao Planalto, mas que considera que ainda há poucas, no geral, apoiando o deputado fluminense”. “Estou achando poucas. Não sei se é por conta do militarismo”, diz ela, que também afirma ter “apreço” pelo deputado e que não vê machismo nas atitudes e declarações dele. “Mas quero saber qual a opinião das colegas. Vou estudar um pouco nos próximos dias”, disse ela.

Financiamento de campanha

Em 22 de maio, o TSE determinou que os partidos deverão repassar no mínimo 30% dos recursos recebidos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para as candidaturas de mulheres. Além dos recursos, o tempo de rádio e TV também deve ser 30% delas.

Segundo Fátima, o partido ainda não havia abordado a questão do financiamento, mas as chamadas “vaquinhas” eleitorais e as doações voluntárias devem ser a base de sua campanha.

De acordo com Major Olímpio, o PSL não deve usar recursos do fundo especial, criado no ano passado e apelidado de “fundão”, por considerá-lo “imoral”. A sigla, que cobrou uma fatia maior do FEFC ao mesmo tempo em que tentava extinguí-lo, terá direito a R$ 9,2 milhões apenas deste fundo.

Prazo de filiação

O prazo para a filiação partidária de uma pessoa ligada ao serviço militar é mais flexível, o que dá mais tempo para que os partidos cortejem possíveis candidatos vindos do militarismo. Como aatividade partidária é proibida aos militares, eles só podem se filiar na época das convenções partidárias – desde que não ocupem posições de comando nas corporações.

As convenções partidárias deste ano ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. A filiação passa a ser entendida a partir do momento em que ele é confirmado pelo partido para concorrer a uma vaga, quando o então candidato deve comunicar a decisão ao seu superior.

As regras também são diferentes para aqueles que têm mais ou menos de dez anos de serviço nas corporações. O candidato que tem mais de uma década como militar é considerado “agregado”, o que significa que ele é afastado para que possa exercer uma outra função temporariamente. Se eleito, ele passa à reserva, do contrário poderá voltar ao posto.

Os que têm menos de dez anos de serviço são considerados militares inativos a partir da filiação e não podem voltar ao posto se não forem eleitos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Investimento de R$ 2,3 milhões vai beneficiar comunidades de Corumbiara, Cerejeiras e municípios vizinhos
L
Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Parlamentar destinou indicação ao programa e destaca importância da ação social para o Vale do Jamari
L

Deputada Cláudia de Jesus defende ampliação de programas sociais em Nova Mamoré

Deputada apresentou indicações para implantação dos programas Prato Fácil e Vencer.
L

Deputada Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre valorização da Emater

Parlamentar quer saber o que foi feito desde a criação da comissão determinada pelo governador.
L

“Quem manda é o povo!”: diz Coronel Chrisóstomo em audiência sobre concessão da BR-364

Durante a audiência, Coronel Chrisóstomo ressaltou que entrou com um mandado de segurança coletivo para tentar impedir o leilão da rodovia.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sesau emite nota de esclarecimento sobre contrato firmado com a unidade hospitalar 9 de Julho em 2023

Secretaria esclarece pontos do acordo realizado no ano passado e reforça compromisso com a transparência na gestão da saúde pública.
L

Um doce para o amor: Sorteio especial de Dia dos Namorados com o Bolo de Festa Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

News Rondônia e Fábrica de Bolo Vó Alzira – Unidade Zona Sul, promovem uma promoção irresistível para adoçar o romance com um delicioso Bolo da Linha Festa Premium.
L

Jovem News | Entrevista Beatriz Neri – Acadêmica de Direito

No programa Jovem News desta segunda-feira, dia 19, às 17h, a entrevistada será Beatriz Neri, acadêmica de Direito na Unisapiens. Com apenas 24 anos, Beatriz já se destaca como estagiária em escritório de advocacia, presidente da Atlética Magistrada e integrante da Subcomissão Universitária da OAB.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Fábio Viana, advogado

Nesta segunda-feira, dia 19, às 16h, o programa Ponto e Contraponto recebe o advogado Fábio Viana para uma entrevista especial.
L
Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Nova política de educação a distância cria a modalidade híbrida
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Proposta do vereador Pedro Geovar busca auxiliar na localização de animais perdidos e incentivar a adoção responsável

A ideia é oferecer um canal acessível e seguro para facilitar esses reencontros e, ao mesmo tempo, promover a guarda responsável.
L
Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

As audiências públicas têm como foco a situação da BR-364, com destaque para os altos valores cobrados em pedágios e as precárias condições da rodovia, considerada essencial para o escoamento da produção agrícola e a integração regional.
L

JAIME BAGATTOLI: Projeto de Lei do senador garante tratamento penal mais rigoroso aos criminosos reincidentes

Tratamento mais rigoroso também valeria para reincidentes em crimes dolosos
L

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil recupera motocicleta furtada e prende homem em flagrante na zona Leste de Porto Velho

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina da DERFRVA no bairro Cascalheira
10

Operação Thánatos: Polícia Civil prende casal envolvido em homicídio em Machadinho d’Oeste

Investigação aponta dívida como motivação do crime; outros dois suspeitos seguem foragidos
10
Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Homem é preso após deixar dois baleados em tentativa de vingar o irmão morto

Johab foi encontrado armado em frente de uma casa no bairro Três Marias, próximo de um dos ataque.
10
Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Testemunhas contaram que o rapaz estava conversando com outro indivíduo, quando um suspeito sacou uma arma e atirou em direção da vítima que ainda tentou escapar, mas foi baleado na cabeça e caiu morto em cima da moto Honda Biz que pilotava.
18
Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

O suspeito foi localizado nas dependências do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no município de Ariquemes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

News Rondônia leva você para o show do Menos é Mais!

Participe da promoção e concorra a ingressos para curtir o pagode ao vivo na Talismã 21, em Porto Velho, no dia 30 de maio!
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L

Como posicionar sua clínica para ser a primeira escolha do paciente particular

Ao explorar esses aspectos, vamos revelar como sua clínica pode não apenas atrair mais pacientes, mas também fidelizar aqueles que já conhecem a qualidade do seu serviço.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GONCALVES E OLIVEIRA COM. DE COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00193.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L
Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

A etapa reunirá atletas de várias cidades da região, como Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
L
General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

Moraes indagou se militar mentiu sobre apoio de almirante a Bolsonaro
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): AGROMAR COMERCIO E REPRESENTACOES DE PRODUTOS AGROPECUARIOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS Nº 544 SOL/DLA
L

Consórcios seguem em alta e ajudam associados do Sicredi a realizarem sonhos e ampliarem patrimônio

Sicredi registra a marca de R$ 50 bilhões em créditos sob gestão, resultado que consolida a instituição financeira cooperativa como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil
L

Conab promove II Diálogo Brasil-África sobre segurança alimentar

A programação do evento continuará no dia 21, em Petrolina/PE, com visitas técnicas organizadas pela Embrapa Semiárido, voltadas para temas como agricultura irrigada, aquicultura e convivência com a seca.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.