QUINTA-FEIRA, 15/05/2025

PF APONTA ENVOLVIMENTO DE SENADORES E DEPUTADOS EM ESQUEMA DE FRAUDES NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Além dos senadores, os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e Paulinho da Força (Solidariedade-SP), além do presidente do PTB, Roberto Jefferson, estão na mira da investigação (leia mais abaixo).

Publicado em 

PF APONTA ENVOLVIMENTO DE SENADORES E DEPUTADOS EM ESQUEMA DE FRAUDES NO MINISTÉRIO DO TRABALHO - News Rondônia

A Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal, apontou nesta semana indícios de que os senadores Dalírio Beber (PSDB-SC) e Cidinho Santos (PR-MT), ambos da base aliado ao presidente Michel Temer (MDB), estão envolvidos em esquema de fraudes no Ministério do Trabalho. Deflagrada pela PF nesta quarta-feira (30), a “fase ostensiva” da operação apura a atuação dos parlamentares para aceitar ou rejeitar demandas de entidades sindicais que desejavam beneficiar. Além dos senadores, os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e Paulinho da Força (Solidariedade-SP), além do presidente do PTB, Roberto Jefferson, estão na mira da investigação (leia mais abaixo).

A investigação da PF demonstra que os senadores agiam mesmo sem ter cargos no Ministério do Trabalho – as negociatas, informa a PF, eram viabilizadas por meio do atual coordenador-geral de Registro Sindical da pasta, Renato Araújo, garantido no cargo por intermédio dos parlamentares. Como descreve o próprio departamento, eles compunham “organização criminosa que atua na concessão fraudulenta de registros sindicais”.

PF APONTA ENVOLVIMENTO DE SENADORES E DEPUTADOS EM ESQUEMA DE FRAUDES NO MINISTÉRIO DO TRABALHO - News Rondônia

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. “Após cerca de um ano, as investigações revelaram um amplo esquema de corrupção dentro da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, com suspeita de envolvimento de servidores públicos, lobistas, advogados, dirigentes de centrais sindicais e parlamentares”, diz a PF.

Investigadores suspeitam que sindicatos beneficiados ofereciam como contrapartida apoio aos senadores em eleições ou assinavam filiação em centrais sindicais que eles indicassem. Diante das evidências, a PF chegou a pedir ao STF a prisão dos senadores, além de indiciamento e abertura de inquérito, bem como permissão para ações de busca e apreensão nos gabinetes dos congressistas, mas as medidas não foram autorizadas pelo ministro Edson Fachin.

Favores trocados

A notícia repercute nos principais veículos de imprensa do país. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, mensagens de celular trocadas entre Dalirio, Cidinho e Renato Araújo demonstram ter havido troca de favores de maneira que os processos envolvendo sindicais fossem direcionados com o objetivo do favorecimento, “em relação ao mérito ou à celeridade de sua tramitação”. “Para isso, contava com apoio político para permanecer em cargos comissionados”, diz trecho de reportagem assinada por Fábio Fabrini e Letícia Casado.

“Em janeiro de 2017, o senador Dalírio Beber solicita a Araújo um ‘tratamento especial’ à tramitação de um processo de registro de uma entidade de Santa Catarina. Na semana seguinte, o senador informa que o pedido de registro do sindicato foi impugnado e pede a Araújo que conceda acesso ao processo a uma funcionária de seu gabinete. Dias depois, ele volta a insistir. Quase um mês depois, o caso ainda não havia sido resolvido. Dalírio Beber continua insistindo em uma posição sobre o registro. No fim de fevereiro, encaminha a Araújo o comprovante de pagamento, feito do próprio bolso, do registro do Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança do Estado de Santa Catarina. O débito foi efetuado em sua conta pessoal e o valor se refere ao repasse para a publicação do registro no Diário Oficial da União. No dia seguinte, Araújo envia ao senador a publicação no Diário Oficial da União com o deferimento do registro”, acrescenta a reportagem.

A Folha relata informações da PF sobre a atuação do senador Cidinho, suplente do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. ”Em 2017, o senador e o coordenador [Renato Araújo] trocaram mensagens. Em fevereiro, Cidinho Santos diz que precisava de uma orientação sobre um sindicato e avisa que sua advogada iria entrar em contato. Em abril, o senador avisa que ‘um pessoal’ irá procurar Araújo no Ministério do Trabalho. No mês seguinte, Araújo questiona se Cidinho Santos continua na base aliada do governo, acrescentando que precisa de ‘uns reforços políticos’ para se manter bem posicionado na secretaria. O senador confirma que permanece na base governista, o servidor lhe diz que há grande possibilidade de ‘subir um cargo’ e pergunta ao congressista se ele poderia contar com seu apoio. Em julho, Araújo agradece ao senador por ter formalizado a indicação de seu nome para assumir cargo no ministério. A PF sustenta que ficou evidenciada a troca de favores entre os dois”, registra o jornal paulista, que transcreve algumas mensagens de celular.

Deputados

Além dos senadores, a Registro Espúrio atinge dois presidentes de partidos de destaque na base governista, Roberto Jefferson e Paulinho da Força. A PF pretende aprofundar as apurações sobre a ação parlamentar no esquema, cujo núcleo político também inclui os deputados Ademir Camilo (MDB-MG), licenciado do cargo, e Wilson Filho (PTB-PB), além de Norberto Martins, 1º secretário-geral do PTB, e Marcelo de Lima Cavalcanti, chefe de gabinete de Paulinho da Força.

Segundo reportagem veiculada nesta sexta-feira (1º/jun) no Jornal Nacional (TV Globo), o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e o diretor do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) perderam o cargo ontem depois que o esquema veio a público. “Leonardo Arantes e Rogério Arantes foram alvos, esta semana, de uma operação que investiga a concessão de registros sindicais em troca do pagamento de propina”, informa a matéria, lembrando que ambos são sobrinhos de Jovair Arantes e se entregaram à Polícia Federal e tiveram prisão decretada.

A matéria exibe vídeo, gravado com autorização do STF, em que um empresário responsável pela denúncia do esquema conversa com uma intermediária e faz menção aos parlamentares. “Ela fala o nome de vários políticos que teriam influência no Ministério do Trabalho, e que sabiam do pagamento de propina. Segundo as investigações, eles estavam cobrando R$ 4 milhões pelo registro de um sindicato em Goiás. No diálogo, para os investigadores, Jovair é o deputado Jovair Arantes, e Paulinho, o deputado Paulinho da Força, do Solidariedade”, diz trecho da reportagem assinada por Vladimir Netto.

“Na quarta-feira (30), a polícia fez buscas nos gabinetes dos deputados Jovair Arantes, Paulinho da Força, e Wilson Filho, do PTB, e chegou a pedir a prisão dos parlamentares e de outros políticos, como o presidente do PTB, Roberto Jefferson, mas o ministro Luiz Edson Fachin, relator do caso, negou os pedidos. A investigação aponta que o PTB e o Solidariedade têm o poder de indicar pessoas para cargos estratégicos dentro do Ministério do Trabalho. De acordo com a PF, os pedidos de registro sindical, que interessavam aos políticos envolvidos, eram sempre analisados por suspeitos de participar do esquema. O objetivo da PF agora é investigar os registros sindicais que foram concedidos nos últimos anos”, acrescenta a matéria.

Todos os nomes mencionados na reportagem negam ter cometido crime ou praticado algum ilícito. Veja a alegação de cada um deles aqui e aqui.

A fase ostensiva da operação envolveu cerca de 320 policiais federais, que cumpriram 64 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva e 15 mandados de prisão temporária, além de outras medidas cautelares. Expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os mandados foram cumpridos no Distrito Federal, em São Paulo, em Goiás, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Paraná, em Santa Catarina eem Minas Gerais.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com Luís Arce fora da reeleição, a disputa pela presidência da Bolívia traz à cena Evo Morales e o estreante Andrónico Rodríguez, de 36 anos

Andrónico é o candidato de Arce para disputar uma possível eleição contra Morales.
L

Israel Cavalcante cumpre agenda em Porto Velho e destaca encontros com lideranças locais

Pastor valoriza o diálogo com representantes da comunicação, da política e do governo municipal
L

Dra. Taíssa dá parecer favorável a projeto que regula carga horária e plantões na saúde

Nova legislação padroniza jornadas, sobreavisos e interjornadas, evitando decisões arbitrárias por parte dos gestores.
L

Dra. Taíssa solicita medidas urgentes diante de falhas na emissão de RGs em Rondônia

Parlamentar relata demora e baixa oferta de vagas para emissão de RG, especialmente na região de Guajará-Mirim.
L

Ieda Chaves destina R$ 1 milhão para reforçar investimentos na saúde de Porto Velho

Recurso será aplicado na compra de insumos básicos e de medicamentos.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Explosão de autoclave assusta funcionários no Hospital de Base em Porto Velho

Equipamento de esterilização explode na central de materiais durante a noite; não há feridos, mas cirurgias podem ser desmarcadas
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L

Prefeitura de Porto Velho esclarece informações falsas e reafirma legalidade de contrato por adesão

Contratação segue modelo legal com pagamento por demanda; nenhum valor foi pago à empresa até o momento
L

Mpox: no Amazonas, casos confirmados colocam o estado em alerta

Causada por vírus, a doença já soma 35 confirmações, e o MS recomenda cuidados simples, como higienizar as mãos e o uso de máscaras em locais suspeitos.
L

Atlas da Violência 2025: Rondônia mantém posição para o crime de feminicídio, só perde para Roraima

Os estados da Região Norte têm um agravante, segundo o Atlas da Violência: eles superam, e muito, a média nacional, com a marca de 3,5 por 100 mil mulheres.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus e ALE-RO aprovam alterações no PCCR da saúde

Nova lei valoriza servidores da Sesau, flexibiliza jornadas, revoga regras obsoletas e atende reivindicação dos movimentos sociais.
L

Gabinete Itinerante do deputado Eyder Brasil oferece serviços gratuitos à população neste sábado

Primeira edição acontece na Praça do Ecoparque Piracucu, a partir das 9h, com atendimentos médicos, jurídicos, odontológicos e sociais
L

Parlamentares são convidados para comemoração do centenário da Igreja Particular de Porto Velho

A celebração será realizada no domingo, 13 de julho de 2025, às 17h30, com uma Missa Solene na Catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro da capital.
L

Coronel Chrisóstomo cobra instalação da CPI sobre fraudes contra aposentados e critica postura de aliados do governo Lula

Parlamentar reforça que sua prioridade é a CPI da Câmara. “É a Casa do Povo. É aqui que temos que investigar todo o período de irregularidades e responsabilizar quem desviou o dinheiro de quem mais precisa”
L

Ieda Chaves divulga Lei e campanha “Maio Laranja” em palestra lúdica para estudantes

Cerca de 600 alunos conheceram a Lei nº 6.014, de 25 de abril de 2025, voltada ao enfrentamento da violência infantojuvenil.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende empresário e amigo antes de negociarem pistola

Um deles contou que havia comprado a pistola de um caminhoneiro por R$ 10 mil no município de Itapuã do Oeste.
10
REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

No decorrer das diligências, foram inutilizadas 25 dragas, maquinários de garimpo, apreendidos mercúrio, arma de fogo e aparelhos telefônico
10
PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

A ação resultou em 44 prisões em flagrante por posse de material contendo pornografia infantil.
10
PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente
L
PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

Droga era transportada por jovem de 19 anos
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Leão XIV promete atuar pela paz global e oferece Vaticano como mediador de conflitos

Papa Leão XIV promete atuar pela paz global e oferece Vaticano como mediador de conflitos

Ele ofereceu o Vaticano para mediar conflitos globais
L
Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos

Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos

Texto viola princípios fundamentais, segundo secretário executivo
L
Prazo para recursos contra notas da prova discursiva do Revalida 2025/1 termina nesta quinta (15)

Prazo para recursos contra notas da prova discursiva do Revalida 2025/1 termina nesta quinta (15)

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina na quinta
L
Governo da Espanha aponta falhas em subestações como causa inicial de apagão que afetou Espanha e Portugal

Governo da Espanha aponta falhas em subestações como causa inicial de apagão que afetou Espanha e Portugal

Informação é da ministra da Energia espanhola, Sara Aagesen
L
Anvisa inicia novo ciclo de coleta para monitorar agrotóxicos em alimentos consumidos no Brasil

Anvisa inicia novo ciclo de coleta para monitorar agrotóxicos em alimentos consumidos no Brasil

Coletas serão feitas em varejista, tais como supermercados e sacolões
L
Anvisa proíbe fabricação e venda de bala com tadalafila

Anvisa proíbe fabricação e venda de bala com tadalafila

Medicamento é utilizado para tratar disfunção erétil
L

Novo sistema de bilhetagem do transporte coletivo exige uso dos créditos do ComCard até 31 de maio

Recadastramento nas modalidades Estudante e cidadão, inicia nesta quinta-feira (15)
L

Dra. Carla Castelli apresenta o CoolFase: A tecnologia coreana que revoluciona a estética facial e corporal

Especialista explica inovação no programa Agenda News e destaca os benefícios do rejuvenescimento sem dor.
L

Semed convoca profissionais para corrigir inconsistências em dados e contas bancárias

O voluntário que ainda não teve seu pagamento efetivado deve comparecer à Semed; mais de 95% dos voluntários tiveram pagamentos efetivados dentro do prazo
L

Prefeitura estende prazo da seletiva de taekwondo para os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR)

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (15)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.