A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Murtinho, com o objetivo de apurar crimes de usurpação de bens da União e delitos ambientais relacionados à exploração ilegal de ouro, no município de Guajará-Mirim, em Rondônia.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, no âmbito das investigações que apuram atividades ilícitas ligadas ao garimpo ilegal na região. A operação integra um conjunto de ações de repressão qualificada conduzidas pela Polícia Federal contra crimes ambientais e outras práticas que provocam danos ao meio ambiente e prejuízos ao patrimônio público.
Segundo a PF, a investigação também representa um aprofundamento das recentes ações ostensivas realizadas nos rios Mamoré e Madeira, ambos localizados no município de Nova Mamoré, áreas consideradas sensíveis à exploração ilegal de recursos minerais. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e apurar a extensão dos crimes investigados.









































