O casal de estrangeiros Mackendy Bernard, de 32 anos, e Michelaine Francique, junto com o bebê deles de cinco meses, morreram após o carro em que estavam ser arrastado pela correnteza durante as fortes chuvas que atingiram Palhoça, na Grande Florianópolis, na terça-feira, 9 de dezembro de 2025. A cidade foi uma das mais atingidas na região, registrando 137,2 mm de chuva em 12 horas.
Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o momento em que a Land Rover da família é levada pela força da água para baixo do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A autora da gravação, Elisabete Alves de Jesus, que filmava a tubulação após a queda de um muro, descreveu a cena como desesperadora à NSC TV.
Testemunha tentou alertar o casal
Elisabete Alves de Jesus contou que viu o casal entrar no veículo e acreditou que iriam esperar a água baixar, pois havia outro carro parado mais abaixo. “Quando ele entrou, a água já levou o carro. Eu gritava, chamava ele, mas não respondeu”, relatou. Ela disse que o local, no bairro São Sebastião, não tinha guard-rail (estrutura de proteção) e que só soube da existência do bebê, uma menina, após o acidente.
Mackendy Bernard era natural do Haiti e a esposa, Michelaine Francique, da República Dominicana. Eles estavam juntos desde 2023, administravam imobiliárias na região e haviam se mudado recentemente para o bairro São Sebastião, onde ocorreu a tragédia. A imobiliária em que trabalhavam confirmou a morte da família em nota e anunciou a suspensão temporária das atividades.
A Defesa Civil alertou que o tempo deve seguir instável até quarta-feira, 10 de dezembro, com temporais, alagamentos e ventos fortes. As recomendações para a população incluem jamais atravessar ruas alagadas ou dirigir em locais submersos.












































