O jovem venezuelano Jesus David Cataldy Lunar, de 20 anos, que estava desaparecido em Cuiabá, Mato Grosso, há 18 dias, foi localizado em Ji-Paraná, Rondônia, na última quinta-feira (9). A cidade fica a 1.069 km da capital mato-grossense. O jovem viajou de carona e procurou um posto da Polícia Federal (PF) na cidade rondoniense para solicitar a extradição para o seu país de origem.
O Núcleo de Pessoas Desaparecidas (NPD) de Mato Grosso informou ao portal g1 que Jesus David estava fazendo bicos em Cuiabá para sobreviver. O investigador-chefe da equipe, Rafael Mello, relatou que o jovem estava trabalhando na limpeza de um lote no Contorno Leste.
“Ele falou que ajudava a descarregar um caminhão e ganhava um prato de comida ou uma diária e foi pegando carona assim até Rondônia,” relatou Rafael Mello.
Para conseguir dinheiro ao longo da viagem, o venezuelano fez bicos em postos de combustíveis.
A Polícia Federal encaminhou Jesus David Cataldy Lunar à Secretaria de Assistência Social (Semas) do município de Ji-Paraná. O órgão será responsável por fornecer abrigo e providenciar a passagem necessária para o jovem. Ele será levado até a cidade de Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela.
O NPD já contatou a família do jovem, que foi informada sobre sua localização.
O desaparecimento de Jesus David havia sido registrado pela mãe em 7 de outubro, após perder contato com ele desde 22 de setembro. Segundo o boletim de ocorrência, David não tem histórico de uso de drogas ou problemas mentais, sendo conhecido por ser um jovem tranquilo. Em Cuiabá, ele morava sozinho em uma casa de madeira, cedida pela proprietária do terreno onde fazia serviços.