Um servidor temporário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Guajará-Mirim foi condenado pela Justiça a 17 anos e 5 dias de reclusão, além de multa superior a R$ 85 mil, após ser flagrado transportando drogas em um veículo oficial da pasta.
A prisão ocorreu em maio deste ano, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-425. Na ocasião, os agentes encontraram 21 kg de maconha, 7,3 kg de pasta base e 8,4 kg de cloridrato de cocaína, totalizando 36,7 kg de entorpecentes, além de 200 munições de calibre 7.62.
Segundo o processo, o homem confessou aos policiais rodoviários ter aceitado transportar a carga e receberia R$ 4 mil pelo serviço. No entanto, em depoimento posterior, mudou a versão e alegou desconhecer o conteúdo das malas no veículo. Testemunhas relataram que, no dia da viagem, ele insistiu em realizar o trajeto, sob a justificativa de transportar cilindros de oxigênio.
O julgamento, realizado pela 1ª Vara da comarca de Guajará-Mirim, ocorreu em tempo considerado recorde, apenas cinco meses após a prisão. Na sentença, o juízo destacou que “o conjunto de provas apresenta elementos de confirmação externos, produzidos sob contraditório, que atestam a sua credibilidade”.