A Polícia Militar (PM) de Mato Grosso fechou uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Nova Mutum, na manhã da última terça-feira (30). Cinco homens foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia. O galpão era utilizado por um grupo criminoso para adulterar cervejas de marcas conhecidas e revendê-las na região.
A ação policial foi iniciada após uma denúncia anônima sobre a existência da fábrica no bairro Cidade Bela. Os militares flagraram os cinco homens manipulando rótulos e tampinhas no local. O grupo, que se identificou como sendo de Brasília, confessou atuar no município há cerca de quatro meses e já ter vendido mais de 10 mil caixas de cerveja.
Durante a operação, os policiais encontraram soda cáustica. O perito da Politec, Jomar, afirmou que a soda cáustica era usada na retirada dos rótulos originais. No entanto, a Polícia não descarta a hipótese de que o produto químico tenha sido misturado ao líquido da bebida, o que seria um risco grave à saúde pública.
A quadrilha comprava os produtos na cidade de Sinop, levava para o galpão em Nova Mutum e realizava a adulteração. As bebidas eram comercializadas a preços abaixo do mercado, garantindo ao grupo um lucro superior a 100% em cada engradado.
A Polícia acredita que os detidos atuavam como trabalhadores braçais e estavam sob o comando de um financiador que não foi encontrado no local. A Polícia Civil continua a investigação para localizar esse líder e apurar um possível envolvimento de alguma cervejaria no fornecimento dos produtos. Todo o material apreendido será enviado à Politec de Cuiabá para análise.