Como parte da Operação Boiuna, a Polícia Federal realizou ação na comunidade de Democracia, localizada em frente ao município de Manicoré (AM), para apurar os impactos do garimpo na saúde de populações ribeirinhas.
Durante a visita, um perito da PF coletou amostras de cabelo de moradores, que servirão para exames de detecção de contaminação por mercúrio. O material será analisado pelo setor de perícias da Superintendência da PF em Manaus.
Atuação integrada
A operação contou com policiais federais de Rondônia e Amazonas e apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional Amazonas.
Além da coleta de material, equipes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram entrevistas e atendimentos, registrando 15 ocorrências formais.
Objetivo da ação
Segundo a PF, as informações levantadas vão subsidiar avaliação técnica sobre a exposição da população a contaminantes químicos, além de embasar medidas de proteção social e de saúde pública em cooperação com órgãos competentes.
A iniciativa reforça a colaboração interinstitucional entre órgãos de segurança, saúde e fiscalização no enfrentamento aos impactos socioambientais do garimpo na região amazônica.