A Justiça do Espírito Santo condenou, nesta terça-feira (19/8), dois homens pelo assassinato de um adolescente cadeirante de 16 anos, morto com pelo menos 19 disparos no bairro Nova Canaã, em Cariacica, em 2021. Juntas, as penas aplicadas aos réus ultrapassam 60 anos de prisão, que deverão ser cumpridos em regime fechado.
De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Elias M. R. foi sentenciado a 25 anos e quatro meses, enquanto Jackson d. S. M. recebeu pena de 34 anos e oito meses. Ambos estavam presos preventivamente e foram considerados culpados por homicídio qualificado — motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Entenda o caso
O crime aconteceu em 4 de março de 2021, quando os condenados, acompanhados de um adolescente, invadiram a residência de Leonardo G. O grupo exigiu o celular da vítima e passou a questioná-lo sobre suposta ligação com o tráfico de drogas.
Leonardo, que vivia com a mãe em uma área dominada por facção criminosa, foi alvo de mais de 19 tiros, a maioria direcionada à cabeça. O MPES destacou que os réus eram ligados ao tráfico em Cariacica e mantinham rivalidade com grupos de bairros vizinhos.
Julgamento
O caso foi julgado pelo Tribunal do Júri no Fórum Criminal de Cariacica. Durante a audiência, familiares de Leonardo acompanharam a leitura da sentença. Além do homicídio, os condenados também foram responsabilizados por envolvimento com tráfico de drogas e corrupção de menores.
A condenação encerra um dos processos mais violentos registrados na cidade nos últimos anos, marcado pela brutalidade do crime e pela disputa entre facções criminosas na região.