A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante duas pessoas nesta segunda-feira, 14 de julho de 2025, por provocarem incêndios em áreas de vegetação em Rondônia. As prisões fazem parte da Operação Sentinelas da Amazônia, que visa combater o uso indiscriminado do fogo e proteger as Florestas Nacionais (FLONAS) do Jamari e de Jacundá. As ações ocorreram em Porto Velho e Cujubim.
A primeira detenção aconteceu durante patrulhamento preventivo no município de Cujubim, Rondônia. Policiais avistaram um incêndio de grandes proporções em uma propriedade rural. Ao abordar o responsável, ele confessou que realizava a queimada com o objetivo de construir uma casa e admitiu não possuir autorização para o uso do fogo. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão pelo crime de provocar incêndio em floresta ou demais formas de vegetação.
Durante o deslocamento com o primeiro detido para Porto Velho, a equipe da PF encontrou outro foco de incêndio de grandes proporções às margens da BR-364. Após diligências no local, testemunhas relataram ter visto um homem iniciando o fogo em sua propriedade. O suspeito foi rapidamente localizado e também recebeu voz de prisão.
Os dois indivíduos foram levados à Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho, onde os autos de prisão em flagrante foram lavrados. Ambos permanecerão à disposição da Justiça para as devidas providências legais.