Nesta quinta-feira (3), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, em ação conjunta com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), realizou uma importante operação de fiscalização no interior do Parque Estadual de Guajará-Mirim.
A iniciativa faz parte da continuidade das ações estratégicas oriundas da Operação Temporã, deflagrada em 2024 para combater crimes ambientais de grande impacto na região. Na ocasião, as queimadas ilegais e desmatamentos criminosos resultaram na emissão prolongada de fumaça tóxica, tornando o ar irrespirável por mais de três meses e comprometendo gravemente a saúde da população, com o registro de inúmeros casos de doenças respiratórias, além de danos irreparáveis ao ecossistema local.
Como desdobramento das investigações conduzidas desde então, a Polícia Civil deflagrou recentemente as operações AR PURO e CONTRA-ATAQUE, as quais têm por objetivo identificar e responsabilizar os autores e financiadores das práticas ilícitas, bem como impedir a reativação de atividades criminosas no território protegido.
A presente fiscalização, além de ter caráter ostensivo, representa uma nova etapa da atuação da Polícia Civil, que passa também a adotar medidas preventivas no enfrentamento aos crimes ambientais. O trabalho em campo visa tanto à proteção do bioma quanto à dissuasão de novas invasões, queimadas ou exploração irregular de recursos naturais.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a defesa do meio ambiente, a promoção da saúde coletiva e o cumprimento da legislação ambiental, permanecendo vigilante e atuante, em cooperação com os demais órgãos de segurança e fiscalização do Estado.