TERÇA-FEIRA, 20/05/2025

Considerada uma das melhores corporações do país, atuação da Polícia Militar de Rondônia é referência para outros estados

São os policiais militares os responsáveis por manter a ordem pública e o policiamento preventivo nas cidades. Mas é possível entender também os componentes do cenário de hoje.

Publicado em 

Considerada uma das melhores corporações do país, atuação da Polícia Militar de Rondônia é referência para outros estados - News Rondônia

Muito mais solidária que antes, a Polícia Militar de Rondônia nascida 45 anos atrás, atualmente com mais de cinco mil policiais na ativa e três mil na reserva, é uma corporação com reconhecido papel na sociedade. De um ano para cá,  ela estendeu o exercício de seu policiamento como principal aliado ao socorro direto prestado às pessoas desde o início da pandemia da cvid-19, em março de 2020.

São os policiais militares os responsáveis por manter a ordem pública e o policiamento preventivo nas cidades. Mas é possível entender também os componentes do cenário de hoje.

Esse policiamento veio na forma de transporte de doentes, atendimento psicológico –  estendido aos próprios policiais –, e nas inspeções diuturnas a bares, boates, parques e outros locais públicos, durante os decretos estaduais de isolamento social. Enfim, as patrulhas retiraram de circulação pessoas que por suas ações poderiam disseminar a doença.

Considerada uma das melhores corporações do país, atuação da Polícia Militar de Rondônia é referência para outros estados - News Rondônia

Essa disposição foi possível graças ao remanejamento de escalas, incluindo administrativas, as quais, possibilitaram a formação da Patrulha Covid, cujo serviço incluiu até mesmo integrantes da Banda de Música.

Essa polícia ativa teve uma mudança no comportamento, métodos de trabalho e programações rotineiras devido ao contágio do coronavírus. Policiais do setor administrativo doaram-se à assistência às vítimas da covid-19 e guarnecendo o percurso dos imunizantes e o acesso à vacina.

Segundo comandante-geral, coronel Alexandre Almeida, a política administrativa e operacional da PM no âmbito estadual funcionou bem no controle de atividades internas e externas, desde o Quartel do Comando Geral a qualquer região rondoniense. Disse ter contado com o auxílio direto do subcomandante, coronel PM Plínio Cavalcanti.

“No mais longínquo rincão desta terra de Rondon, na última trincheira, onde ele estiver, ali estará seu comandante”, enfatizou o coronel Almeida.

Considerada uma das melhores corporações do país, atuação da Polícia Militar de Rondônia é referência para outros estados - News Rondônia

A PM perdeu aproximadamente 50 policiais militares para a covid-19. Mas não esmoreceu, lembrou o comandante: “Agimos com determinação e confiança em Deus e cumprimos nosso juramento de proteger a comunidade com o sacrifício da própria vida”, disse o comandante geral.

Uma PM dentro dos novos tempos e desafios da suas Forças Táticas recobrem malhas das áreas onde atuam equipes de rádio patrulha, cobrindo pontos de saturação nos bairros, bloqueio de vias e outras ações preventivas que visem à captura de foragidos, apreensão de armas de fogo, armas brancas e substâncias ilícitas. 

CHEFE DO EXECUTIVO É DA PM

Primeiro militar da história política eleito pelo voto para o cargo, o governador Marcos Rocha é oriundo da tropa da PM na patente de coronel. Em abril deste ano inteirou 36 anos a despedida do último governador militar, coronel Jorge Teixeira de Oliveira, que fora nomeado pelo ex-presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.

Rocha enfatizou o rigoroso PM “no aprimorado e regular esforço” como órgão alinhado em políticas públicas de transparência. Lembrou  ter sido “forjado nas forças militares”, vendo nesse aspecto um grande auxílio no trabalho visando ao desenvolvimento estadual.

“A PM de Rondônia é uma das melhores do País em desempenho e referência para outras corporações. Ela tem exportado para outros estados tecnologia e conhecimento sobre atendimento de ocorrências, porque adotamos como principal enfrentamento a ilícitos, o combate à corrupção”, enaltece o governador Marcos Rocha.

APOIO ESPIRITUAL

Nos dias atuais, a Polícia Militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente influenciam no cotidiano das pessoas, seja atuando, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia.

Mas, apesar de todo esse trabalho ostensivo, há um outro lado pouco conhecido pela sociedade. Um ofício que trata do emocional de quem vive na zona de confronto todo dia. O subtenente capelão Sérgio Alves dos Santos, 52 anos, comentou seus momentos de alegrias e de angústias: “Minha missão consiste em atender aos policiais militares, levando assistência espiritual a eles, às suas família, e tenho feito isso com alegria e fé”.

Ao receber apoio e ouvir uma oração, o policial se sente motivado, e, da mesma forma, a tropa. “Há uma ligação com os céus, porque Deus vai à frente abrindo portas e caminhos”, assinalou o subtenente Sérgio Alves.

A PM buscou esse fator motivador desde 1993. Conforme ele explicou, os momentos de alegria acontecem quando a Capelania chega ao policial de manhã ou de madrugada, atendendo e ele, à esposa e aos filhos. 

O subtenente tem ouvido elogios de superiores e de subordinados, a respeito das orações em grupo, que são diárias. Mas, houve muita tristeza desde a pandemia, pela necessidade de a Capelania ter que ir a cemitérios várias vezes no mesmo dia para sepultar policiais militares vítimas do coronavírus.

“Foram momentos delicados, nada pudemos fazer mais do que o dever, mas eu creio que Deus nos abençoou, porque, mesmo com tanta dificuldade, tivemos muitas vitórias”, disse referindo-se à recuperação de diversos policiais ‘em estado crítico’. (capelão Sérgio Alves dos Santos).

Na Capelania, cujas atividades iniciaram-se sob a gestão do tenente-coronel Marrieli, o subtenente Sérgio trabalha desde 2019, e atualmente conta com o auxílio de dois pastores: o aluno a sargento Simplício e o cabo Jazem. 

Pela experiência de vida e de trabalho, Sérgio percebe que o policial motivado pela oração é capaz de mudar, e isso ocorreu entre 2020 e 2021, em plena pandemia. Nesse período, segundo o capelão, policiais intubados, com diagnósticos ruins, não davam sinais que voltariam a viver normalmente.

“Ela tirou nosso sono, nosso sossego e nossa paz, mas vencemos, porque vimos o milagre da recuperação dos colegas, e isso se deve também ao trabalho de assistentes sociais, psicólogos, e orientadores profissionais treinados para proporcionar o bem-estar da tropa”, enfatizou dividindo o mérito do atendimento.

O Comando da PM pretende ampliar a Capelania, criando um núcleo para o atendimento ao interior do estado. Atualmente, a lacuna é preenchida por pastores voluntários.

“Sou grato ao comandante da PM, coronel Almeida, coronel Costa, chefe do Estado Maior, e aos 17 comandantes de batalhões que têm visto resultados e acreditam com alegria em nosso trabalho”, manifestou-se. Acrescentando: “Que os meus auxiliares, futuros capelães, continuem trabalhando bem para nossa tropa”.

O subtenente Sérgio Alves dos Santos, chegou a Rondônia em 1988, fez o concurso para a PM, foi aluno a soldado, concluiu o curso e graduou-se. Serviu no 1º Batalhão, e dez anos depois foi promovido a cabo e serviu no gabinete do comandante-geral por quase dez anos. Tem 33 anos de serviços e um filho, Rafael Alves.

Serviu na Casa Militar de 1999-2003, onde foi segurança; retornou ao 1º Batalhão por sete meses, dali, retornou ao Comando Geral e foi elevado ao posto de sargento, comandando a guarda do comando geral por aproximadamente dois anos. 

Em seguida, foi o responsável pelo almoxarifado da ajudância do comando geral. Durante cinco anos também serviu no antigo Ceinfo (centro de Informática) e no departamento de comunicação social. O então comandante, coronel Ênedy Araújo, convocou-o para ser ajudante de ordem, onde ficou dois anos e meio. Voltou novamente à comunicação social, foi subchefe do major Miranda por um ano, e daí assumiu a Capelania.

Banda Musical surpreendeu até no Exterior

“Na pandemia, nos reinventamos também”, disse o regente da Banda de Música, sargento Quélson Amorim Ferraz, 39, que fez apresentações em condomínios próximos. Em janeiro deste ano recebeu ordens para total paralisação. Em obediência a decretos governamentais que restringem aglomerações de pessoas, a banda e o combo chegaram a se reunir com apenas meia dúzia; a maioria foi integrar a Patrulha Covid. 

Na velha Guarda Territorial no Governo, a banda conhecida por “Furiosa” apresentava-se em praça pública e abrilhantava solenidades, festejos e formaturas daquela instituição. 

“Graças a Deus, a atividade física trouxe momentos de inspiração, especialmente aos instrumentistas de sopro, que o tempo todo testaram o seu sistema respiratório”, alegrou-se o regente. Apenas o sargento Félix, que toca trombone, esteve dez dias internados com coronavírus. Voltou e já ensaia regularmente.

Patrimônio cultural do Estado, banda e combo são atualmente o xodó da Corporação são muitos requisitados para atos oficiais e festividades escolares. Foi, porém, na pandemia, que suas lives viralizaram, e os grupos musicais ficaram conhecidos até no exterior.

TOP 10

O combo entra no segundo horário, enquanto na sala mais ampla os demais músicos tiram dúvidas. O som de um, não atrapalha o de outro, porque as paredes possuem abafadores de espuma tradicionais em estúdios de rádio e gravadoras. Há espaço suficiente para uma orquestra com pelo menos 50 integrantes.

Porto-velhense, formado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), o sargento já fez parte da Corporação Musical da Escola Estadual Castelo Branco.

Bem instalados, os estúdios são visitados e requisitados para a gravação de CDs por escolas e instituições religiosas. “Olha, esses estúdios com excelente tratamento acústico são fruto de uma luta de 13 anos, mas na quarta tentativa deram certo e aí estão consolidando um sonho”, contou Quélson revelando-se o autor do projeto.

“Poucas bandas da PM do País possuem instalação assim, aqui podemos mesmo gravar CDs e voltar com as lives”, assinalou.

Foram três lives no ano passado, todas com mais de uma hora de sucessos. Obviamente, as apresentações foram parar no canal da PM no YouTube, e com isso, os mil inscritos passaram para 13 mil. Com esse canal, a PM de Rondônia está no Top 10 entre as corporações com grupos musicais conhecidos no Canadá, Estados Unidos e Japão, entre outros países.

Quélson assumiu a banda em maio de 2020. O quadro atual prevê 85 músicos, a banca tem 25 efetivos.

Durante a reforma do prédio no interior do terreno do Comando Geral, o combo permaneceu ensaiando sertanejos, forrós e pisadinhas durante a pandemia, um repertório mesclado.

A banda musical da PM tem 77 anos e fará 78 em setembro próximo. Iniciou as atividades no período da Guarda Territorial, no século passado. De 1989 a 1995, seu efetivo chegou a 48 músicos.

Incluída entre os melhores instrumentais do Brasil, a banda vem recebendo total apoio do Governo.

“O nosso comandante-geral toda semana toma café conosco”, disse Quélson. Segundo ele observa, a visita do comandante e de membros do Estado Maior da PM é uma forma de incentivo a todos. “Os músicos se sentem lisonjeados, e a própria frequência dos oficiais lhes diminui o estresse do dia a dia”, comentou.

O hábito desse encontro entre superiores e subordinados, ambos ouvindo músicas de todos os gêneros, também surpreendeu ao pessoal da reserva. Quélson conta que alguns deles também visitam os estúdios.

“Quero neste momento ser grato ao Comando Geral e ao Governo do Estado por nos proporcionar uma banda e um combo de primeira linha; esperamos que os músicos sigam estudando e se aperfeiçoando para continuar sendo vistos pelo mercado”, acrescentou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Motorista de Onix se envolve em grave acidente com casal em moto na zona sul

Condutora, de 59 anos, tentou conversão e acabou atingindo a moto ocupada por um casal, que sofreu várias lesões e precisou ser socorrido às pressas.
14

VÍDEO: Peão é arrastado e pisoteado por touro em rodeio no interior

Jovem de 20 anos ficou com o pé preso no arreio e foi violentamente atingido por touro; ele está internado, consciente e fora de risco
16

Homem é detido após agredir companheira em via pública

Agressão foi flagrada por testemunhas; vítima revelou histórico de violência e ameaças de morte
16
Homem é espancado depois de furtar caixas de Trident e galinha de borracha em loja na zona leste

Homem é espancado depois de furtar caixas de Trident e galinha de borracha em loja na zona leste

Imagens de câmera de segurança mostram o momento que o suspeito pega os produtos e coloca em uma sacola, depois fugiu correndo do estabelecimento comercial localizado na Avenida José Amador dos Reis.
12
Ônibus escolar é destruído por incêndio após falha mecânica em Rondônia

Ônibus escolar é destruído por incêndio após falha mecânica em Rondônia

De acordo com informações iniciais, o fogo teve início após uma possível pane mecânica.
10
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista o secretário da Semusa, Jaime Gazola

Nesta terça, às 16h, o Giro News recebe Jaime Gazola, secretário municipal de saúde (Semusa).
L

França causará polêmica ao construir presídio de segurança máxima na Amazônia

Nova prisão na Guiana Francesa abrigará traficantes e radicais islâmicos; moradores denunciam falta de diálogo e retrocesso colonial
L

Nota de esclarecimento a respeito da sentença contra ex-prefeito de Porto Velho

O processo corre em segredo de justiça, o que impõe a todos os envolvidos — defesa, acusação e Judiciário — o dever de sigilo quanto aos detalhes do caso e das partes envolvidas.
L
INSS define critérios para pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada por zika congênita

INSS define critérios para pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada por zika congênita

O benefício é voltado a quem nasceu entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024 e teve a deficiência provocada pela síndrome congênita do Zika.
L

TSE tira Evo Morales de disputa eleitoral por entender que partido do qual se filiou não tem reconhecimento jurídico

Outro impedimento à sua pretensão política decorre de um escândalo sexual envolvendo menores, do qual o Tribunal de Justiça da Bolívia ordenou a prisão dele. Morales tem descumprindo ordens judiciais que o intimam a prestar declarações acerca do caso e por isso tem estado recluso na região do Chapare.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Associação Aproaf recebe novos equipamentos agrícolas adquiridos com emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa

Recursos foram usados na compra de uma plantadeira e uma empacotadeira, que já beneficiam dezenas de produtores rurais do município
L

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou a prioridade dada à segurança no campo.
L

Dra. Taíssa participa da cerimônia de troca de comando do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca compromisso com a segurança pública e valoriza atuação da Polícia Militar de Rondônia.
L

Deputada Cláudia de Jesus garante repasse de emenda a agricultores familiares de Vale do Paraíso

Com novas tecnologias o custo final de produção cai para 25% e aumenta o escoamento agrícola em 50%.
L
Publicidade

POLÍCIA

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

Ação integrada investiga possíveis crimes tributários e relações entre empresas suspeitas de integrar grupo econômico informal.
10

Padre é investigado por embriaguez e confusão em posto de combustíveis

Religioso teria ameaçado frentistas e quebrado garrafas em Registro; Diocese promete sanções canônicas além das civis
12
Homem de 42 anos é encontrado com vida após desaparecer em área rural

Homem de 42 anos é encontrado com vida após desaparecer em área rural

As buscas mobilizaram familiares e equipes de resgate, que passaram a trabalhar com a hipótese de que o homem pudesse estar desorientado, possivelmente em decorrência de um quadro depressivo.
12
Mulher morre afogada após carro capotar e cair em vala

Mulher morre afogada após carro capotar e cair em vala

O veículo em que ela estava com o marido, um Corsa Wind, capotou e caiu em uma vala à margem da estrada, ficando com as rodas para cima e parcialmente submerso.
18
Motociclista sofre grave traumatismo craniano após queda no Jardim dos Lagos

Motociclista sofre grave traumatismo craniano após queda no Jardim dos Lagos

Devido à gravidade, ele foi transferido para um hospital em Cacoal.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): MEIRELES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): TACOPORTO PECAS E SERVIÇOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): STELL FRAME INSTALAÇÕES LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Semana da Mãe Atípica: prefeito propõe projeto de lei à Câmara de Porto Velho

A ideia é fomentar encontros, seminários, fóruns, conferências, rodas de conversa e empoderamento das mães atípicas
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): COMERCIO DE PRE-MOLDADOS RONDONIA LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Brasil Investiga Sete Casos Suspeitos de Doenças Respiratórias em Aves

Casos incluem granjas comerciais, criadouros de subsistência e aves silvestres; dois focos de gripe aviária seguem ativos no país
L

Declare seu Amor: Pessoas físicas e jurídicas podem doar até 3% do Imposto de Renda para ações beneficentes destinadas a crianças e adolescentes de Jaru

A iniciativa possibilita o financiamento de projetos sociais voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município.
L

Turista adota cachorrinho que a protegeu durante as férias todas

Radley já tinha viajado muito e estava acostumada a ver cães que vivem em situação de rua.
L

Fã da PM, garotinho ganha surpresa da corporação na festa de 5 anos

O amor pela farda veio de casa. Benício sempre demonstrou vontade de seguir a carreira militar.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.