TERÇA-FEIRA, 16/12/2025

Em destaque

Estudante do Acre, passa 5 meses presa após ser confundida com criminosa: ‘Estou à base de remédios”

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”

Publicado em 

“Fui humilhada, desacreditada, sofri e tive os piores dias da minha vida”. É assim que a estudante Janaína Araújo Silva, de 23 anos, descreve os últimos cinco meses do ano. Em julho, a jovem foi presa por engano em Cruzeiro do Sul pela Polícia Civil em cumprimento de um mandado de prisão por tráfico de drogas e organizações criminosas.

Janaína nunca teve envolvimento com crimes, mas tem o nome semelhante ao de uma mulher procurada pela Justiça chamada Janaína Araújo da Silva e que morava em Belém, no Pará. Com receio de expor mais ainda a família, a jovem pediu para não ter a imagem divulgada.

O erro só foi descoberto quando a mãe de Janaína tentou tirar a carteirinha de visitantes no Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), meses depois, para ver a filha. Contudo, as informações que constavam no sistema eram da suspeita procurada e não batiam com as informações da mãe dela.

A família contratou um advogado e confirmou que Janaína estava presa injustamente. No dia 14 de dezembro, a estudante deixou o presídio após meses encarcerada por um crime que não cometeu.

“Sou estudante, perdi mais de um ano de estudo e um emprego que minha irmã ia conseguir pra mim, além de muitas coisas que poderia ter aproveitado. Não tinha ansiedade, problemas para dormir e passei a ter durante esses meses. Estou à base de remédios”, relatou.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que o erro na prisão ocorreu no momento do cumprimento do mandado. A Polícia Civil é responsável por fazer a identificação do indivíduo e encaminhar ao presídio com os autos da prisão. No presídio, é feita a inclusão da pessoa no sistema e não tem como conferir as informações. O instituto destacou que descobriu o erro quando a família revelou a situação e entrou com advogado.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) afirmou que a Corregedoria-Geral está levantando informações sobre o fato e irá realizar a apuração detalhada. Já a Polícia Civil diz que não consta nos registros nenhuma prisão nesse sentido e que está buscando em outras forças policiais de onde partiu a prisão.

Prisão

O mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil estava no nome de Janaína e não da suspeita. No dia do cumprimento, a jovem tinha acabado de chegar de um seringal, onde estava com o sogro plantando algumas sementes. Ela resolveu ir na zona urbana comprar mais sementes e descobriu que era procurada pela polícia.

Por volta do meio-dia de 13 de julho, uma equipe chegou na casa da cunhada de Janaína e deu cumprimento ao mandado judicial em nome dela. A jovem alega que os policiais foram grosseiros, algemaram e a colocaram dentro de uma viatura e não pediram os documentos de identificação dela.

A ação ainda foi filmada pela polícia. Em todo instante, a jovem dizia que era inocente e perguntava o motivo de estar sendo levada para a penitenciária.

“Não me pediram os documentos, na delegacia pedi para conversar com o delegado e disseram que não, que se eu quisesse esperasse minha audiência na penitenciária. Não deixaram minha família falar comigo, ia ser transferida para Rio Branco e fiquei desesperada porque não conhecia ninguém”, lamentou.

Presa e sem conseguir provar a inocência, Janaína desenvolveu uma crise de ansiedade, passou a ter problemas para dormir e precisou passar por um médico. O profissional receitou um remédio controlado para a jovem, que ela toma até hoje.

“Erraram na hora de expedir o mandado. Minha família sabia que eu era inocente, mas não tinha como provar. Não fui agredida fisicamente, mas fui verbalmente. Quando você chega no presídio querem saber o porquê que você está lá. No caso, eu não sabia e não acreditavam em mim”, falou.

A situação quase acaba também com o casamento de Janaína. No mandado de prisão dizia que ela era casada com homem chamado Alfredo, que não é o marido dela. Além disso, ela revelou que foi reprovada nos estudos. Ela tentava concluir o ensino médio quando foi presa.

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”, lamentou.

Soltura

Ainda segundo Janaína, a mãe dela tentou tirar a carteira de visitantes para ver a filha, mas as informações contidas no sistema não batiam. A partir de então, a família da jovem iniciou uma corrida contra o tempo para provar a inocência dela e retirá-la da prisão.

“O nome dela estava na lista de visitantes, mas não batiam com as do sistema. No sistema tinha as informações da Janaína Araújo da Silva, CPF e nome dos pais dela. No processo também tinham outras informações que não eram minhas. Minha família conseguiu o advogado e ele viu todo erro e, de imediato, foi conversar com a juíza pedindo minha liberdade”, explicou.

Ao saber que deixaria o presídio, Janaína relembra que sentiu a maior felicidade do mundo. Mesmo com o alvará de soltura expedido, a jovem contou que a direção do presídio não queria soltar ela.

“Foi uma lição para vida. Tive a maior felicidade do mundo quando soube que ia sair. Minha família sofreu junto comigo, somos humildes. Meu alvará chegou cedo no presídio, mas não queriam me liberar, foi preciso meu advogado ligar pro diretor para perguntar porque não tinham me liberado. Minha irmã estava me esperando e minha família em casa. Não quero que isso aconteça com ninguém”, acrescentou.

Em casa com a família e os amigos, Janaína contou que vai em busca de justiça para o erro ser reparado. Ainda como consequência da prisão, a estudante complementou que precisa de acompanhamento psicológico para se recuperar do trauma.

“Não fiz nada de errado. Até agora não recebi nada de ninguém nem um pedido de desculpas. Minha família está lutando para conseguir um psicólogo para mim porque estou depressiva e angustiada por conta disso. Vou processar [o Estado], a todo momento falava que não era eu e ninguém acreditou em mim. Fora a humilhação que passei no presídio, você ficar longe da sua família, passei o meu aniversário e da minha mãe lá dentro. Foi um sofrimento horrível, só Deus sabe quantas lágrimas derramei sem saber o que tinha feito”, finalizou.

Processo

Ao G1, o advogado Levi Bezerra, que representa Janaína, explicou que o mandado de prisão contra a cliente foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Rio Branco. Esse mandado é resultado de uma operação policial realizada em 2009 no Acre, Manaus e Belém, contra tráfico de drogas e o crime organizado.

Não houve prisão no dia da operação. Entre 2009 a 2018, o caso foi desmembrado e o Ministério Público pediu a prisão dos envolvidos. Porém, a Janaína Araújo da Silva não foi achada e considerada como foragida.

“Na época dos fatos, da operação contra uma organização que operava no Acre, Manaus e Belém, ela tinha 11 anos, então a família sabia que não era ela. Em 2018, em razão da suspeita não ter sido encontrada, a Justiça determinou a prisão dela. No momento da expedição, o nome da Janaína aparece no processo sem nenhuma diligência ou algo que indicasse o envolvimento dela”, pontuou.

 

.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

Grupo utilizava avionetas para transporte de entorpecentes no Norte; ação da PF, em cinco estados, combate o Tráfico Aéreo de Drogas e sequestra imóveis e aeronaves.
10
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de Filipe Martins, Mário Fernandes, Marcelo Câmara e Silvinei Vasques, todos envolvidos na trama golpista; julgamento será retomado com voto de Cristiano Zanin.
L
STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

Ministro Cristiano Zanin acompanha o relator Alexandre de Moraes e vota pela condenação de cinco acusados na trama golpista, incluindo Filipe Martins e Silvinei Vasques.
L
Novas regras de check-in e check-out em hotéis brasileiros entram em vigor

Novas regras de check-in e check-out em hotéis brasileiros entram em vigor

A portaria do Ministério do Turismo (MTur) padroniza a diária em 24 horas, com três horas de intervalo obrigatório para limpeza, buscando mais transparência para o hóspede e segurança para a cadeia de turismo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Presidente cita queda do desemprego, redução das desigualdades, reforma tributária e fortalecimento de políticas sociais como marcas do terceiro mandato.
L
Coronel Chrisóstomo garante R$ 45 milhões para saúde, educação, esporte e defesa em Porto Velho em 2025

Coronel Chrisóstomo garante R$ 45 milhões para saúde, educação, esporte e defesa em Porto Velho em 2025

Emendas asseguram investimentos em áreas essenciais, infraestrutura pública e apoio a projetos sociais e militares.
L
Eyder Brasil concede honrarias a Elias Rezende e Anderson Batista em solenidade na Assembleia

Eyder Brasil concede honrarias a Elias Rezende e Anderson Batista em solenidade na Assembleia

Reconhecimento destaca atuação pública e combate ao crime organizado.
L
Ressocialização é fortalecida pelo governo de RO em novo convênio com a Prefeitura de Guajará-Mirim

Ressocialização é fortalecida pelo governo de RO em novo convênio com a Prefeitura de Guajará-Mirim

Parceria garante trabalho e reintegração social para reeducandos, com foco na manutenção urbana e capacitação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Governo de RO comemora 50 anos da Polícia Militar com formatura e entrega de medalhas

Governo de RO comemora 50 anos da Polícia Militar com formatura e entrega de medalhas

Governo celebra 50 anos da Polícia Militar destacando serviços prestados, homenagens e fortalecimento da segurança pública
L
Corpo de idoso desaparecido é encontrado em vala no Tancredo Neves

Corpo de idoso desaparecido é encontrado em vala no Tancredo Neves

A vítima, de 60 anos, estava desaparecida desde domingo (14), quando foi filmada entrando no buraco; o Corpo de Bombeiros localizou o corpo em meio a entulhos na manhã desta terça-feira em Porto Velho.
18
Idoso é filmado entrando em vala e está desaparecido desde domingo em Porto Velho

Idoso é filmado entrando em vala e está desaparecido desde domingo em Porto Velho

O idoso de 60 anos foi visto pela última vez entrando em uma vala aberta por obras no bairro Tancredo Neves; o Corpo de Bombeiros segue nas buscas para localizar o idoso desaparecido.
10
PF deflagra Operação Dark Bet contra tráfico internacional de brasileiros

PF deflagra Operação Dark Bet contra tráfico internacional de brasileiros

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados em cinco estados contra organização criminosa que aliciava e enviava brasileiros ao exterior para exploração laboral e prática de crimes cibernéticos em plataformas de jogos.
10
Grave acidente entre caminhonete e moto deixa homem ferido em RO

Grave acidente entre caminhonete e moto deixa homem ferido em RO

O motociclista sofreu fratura na perna e lesões na face após a colisão na K5 com T9, provocada por caminhonete avança preferencial; a vítima está internada em estado grave.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A nova era dos centros de desenvolvimento e o futuro do futebol na região norte

Expansão de centros de desenvolvimento no Norte fortalece a base do futebol brasileiro ao integrar formação técnica, educação, tecnologia e impacto comunitário de longo prazo.
L

TikTok anuncia megacentro de dados no Ceará

TikTok confirma megacentro de dados na América Latina com investimento bilionário.
L
Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Vídeo que circula nas redes indica volta de Chris Evans e reacende debate sobre legado de Ultimato.
L

Ranking dos melhores hotéis da América do Sul tem vitória brasileira

Melhores hotéis da América do Sul ganham destaque com resort da Bahia no topo.
L

Melhores músicas de 2025 segundo a Rolling Stone

Abracadabra, de Lady Gaga, lidera ranking anual da revista.
L
Dembélé e Bonmatí faturam prêmio Fifa The Best de melhores jogadores do ano

Dembélé e Bonmatí faturam prêmio Fifa The Best de melhores jogadores do ano

Francês Ousmane Dembélé (PSG) conquista láurea inédita, e espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona) é eleita pela terceira vez seguida, após votação que reuniu diversos agentes do futebol.
L
Brasil avança na adaptação climática com primeiro Centro de Clima e Saúde instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com primeiro Centro de Clima e Saúde instalado em Rondônia

Unidade com foco na Amazônia integra ações apresentadas na COP30 e reforça políticas públicas de saúde diante das mudanças climáticas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.