SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Estudante do Acre, passa 5 meses presa após ser confundida com criminosa: ‘Estou à base de remédios”

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”

Publicado em 

“Fui humilhada, desacreditada, sofri e tive os piores dias da minha vida”. É assim que a estudante Janaína Araújo Silva, de 23 anos, descreve os últimos cinco meses do ano. Em julho, a jovem foi presa por engano em Cruzeiro do Sul pela Polícia Civil em cumprimento de um mandado de prisão por tráfico de drogas e organizações criminosas.

Janaína nunca teve envolvimento com crimes, mas tem o nome semelhante ao de uma mulher procurada pela Justiça chamada Janaína Araújo da Silva e que morava em Belém, no Pará. Com receio de expor mais ainda a família, a jovem pediu para não ter a imagem divulgada.

O erro só foi descoberto quando a mãe de Janaína tentou tirar a carteirinha de visitantes no Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), meses depois, para ver a filha. Contudo, as informações que constavam no sistema eram da suspeita procurada e não batiam com as informações da mãe dela.

A família contratou um advogado e confirmou que Janaína estava presa injustamente. No dia 14 de dezembro, a estudante deixou o presídio após meses encarcerada por um crime que não cometeu.

“Sou estudante, perdi mais de um ano de estudo e um emprego que minha irmã ia conseguir pra mim, além de muitas coisas que poderia ter aproveitado. Não tinha ansiedade, problemas para dormir e passei a ter durante esses meses. Estou à base de remédios”, relatou.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que o erro na prisão ocorreu no momento do cumprimento do mandado. A Polícia Civil é responsável por fazer a identificação do indivíduo e encaminhar ao presídio com os autos da prisão. No presídio, é feita a inclusão da pessoa no sistema e não tem como conferir as informações. O instituto destacou que descobriu o erro quando a família revelou a situação e entrou com advogado.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) afirmou que a Corregedoria-Geral está levantando informações sobre o fato e irá realizar a apuração detalhada. Já a Polícia Civil diz que não consta nos registros nenhuma prisão nesse sentido e que está buscando em outras forças policiais de onde partiu a prisão.

Prisão

O mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil estava no nome de Janaína e não da suspeita. No dia do cumprimento, a jovem tinha acabado de chegar de um seringal, onde estava com o sogro plantando algumas sementes. Ela resolveu ir na zona urbana comprar mais sementes e descobriu que era procurada pela polícia.

Por volta do meio-dia de 13 de julho, uma equipe chegou na casa da cunhada de Janaína e deu cumprimento ao mandado judicial em nome dela. A jovem alega que os policiais foram grosseiros, algemaram e a colocaram dentro de uma viatura e não pediram os documentos de identificação dela.

A ação ainda foi filmada pela polícia. Em todo instante, a jovem dizia que era inocente e perguntava o motivo de estar sendo levada para a penitenciária.

“Não me pediram os documentos, na delegacia pedi para conversar com o delegado e disseram que não, que se eu quisesse esperasse minha audiência na penitenciária. Não deixaram minha família falar comigo, ia ser transferida para Rio Branco e fiquei desesperada porque não conhecia ninguém”, lamentou.

Presa e sem conseguir provar a inocência, Janaína desenvolveu uma crise de ansiedade, passou a ter problemas para dormir e precisou passar por um médico. O profissional receitou um remédio controlado para a jovem, que ela toma até hoje.

“Erraram na hora de expedir o mandado. Minha família sabia que eu era inocente, mas não tinha como provar. Não fui agredida fisicamente, mas fui verbalmente. Quando você chega no presídio querem saber o porquê que você está lá. No caso, eu não sabia e não acreditavam em mim”, falou.

A situação quase acaba também com o casamento de Janaína. No mandado de prisão dizia que ela era casada com homem chamado Alfredo, que não é o marido dela. Além disso, ela revelou que foi reprovada nos estudos. Ela tentava concluir o ensino médio quando foi presa.

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”, lamentou.

Soltura

Ainda segundo Janaína, a mãe dela tentou tirar a carteira de visitantes para ver a filha, mas as informações contidas no sistema não batiam. A partir de então, a família da jovem iniciou uma corrida contra o tempo para provar a inocência dela e retirá-la da prisão.

“O nome dela estava na lista de visitantes, mas não batiam com as do sistema. No sistema tinha as informações da Janaína Araújo da Silva, CPF e nome dos pais dela. No processo também tinham outras informações que não eram minhas. Minha família conseguiu o advogado e ele viu todo erro e, de imediato, foi conversar com a juíza pedindo minha liberdade”, explicou.

Ao saber que deixaria o presídio, Janaína relembra que sentiu a maior felicidade do mundo. Mesmo com o alvará de soltura expedido, a jovem contou que a direção do presídio não queria soltar ela.

“Foi uma lição para vida. Tive a maior felicidade do mundo quando soube que ia sair. Minha família sofreu junto comigo, somos humildes. Meu alvará chegou cedo no presídio, mas não queriam me liberar, foi preciso meu advogado ligar pro diretor para perguntar porque não tinham me liberado. Minha irmã estava me esperando e minha família em casa. Não quero que isso aconteça com ninguém”, acrescentou.

Em casa com a família e os amigos, Janaína contou que vai em busca de justiça para o erro ser reparado. Ainda como consequência da prisão, a estudante complementou que precisa de acompanhamento psicológico para se recuperar do trauma.

“Não fiz nada de errado. Até agora não recebi nada de ninguém nem um pedido de desculpas. Minha família está lutando para conseguir um psicólogo para mim porque estou depressiva e angustiada por conta disso. Vou processar [o Estado], a todo momento falava que não era eu e ninguém acreditou em mim. Fora a humilhação que passei no presídio, você ficar longe da sua família, passei o meu aniversário e da minha mãe lá dentro. Foi um sofrimento horrível, só Deus sabe quantas lágrimas derramei sem saber o que tinha feito”, finalizou.

Processo

Ao G1, o advogado Levi Bezerra, que representa Janaína, explicou que o mandado de prisão contra a cliente foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Rio Branco. Esse mandado é resultado de uma operação policial realizada em 2009 no Acre, Manaus e Belém, contra tráfico de drogas e o crime organizado.

Não houve prisão no dia da operação. Entre 2009 a 2018, o caso foi desmembrado e o Ministério Público pediu a prisão dos envolvidos. Porém, a Janaína Araújo da Silva não foi achada e considerada como foragida.

“Na época dos fatos, da operação contra uma organização que operava no Acre, Manaus e Belém, ela tinha 11 anos, então a família sabia que não era ela. Em 2018, em razão da suspeita não ter sido encontrada, a Justiça determinou a prisão dela. No momento da expedição, o nome da Janaína aparece no processo sem nenhuma diligência ou algo que indicasse o envolvimento dela”, pontuou.

 

.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Foragido é preso após tentar se passar pelo próprio pai em Porto Velho

Foragido é preso após tentar se passar pelo próprio pai em Porto Velho

Tentativa de enganar policiais falhou após divergência entre idade informada e aparência física durante abordagem no bairro São Francisco.
12
Mulher é detida após jogar gata de prédio em Curitiba

Mulher é detida após jogar gata de prédio em Curitiba

Animal caiu do 12º andar, sobreviveu e está em estado grave.
10
Criminoso que fazia entregas de drogas de moto é preso na zona sul de Porto Velho

Criminoso que fazia entregas de drogas de moto é preso na zona sul de Porto Velho

Suspeito usava motocicleta para realizar “delivery” de entorpecentes no bairro Cohab.
14
Jovem de 19 anos é preso por tráfico de drogas em varanda de restaurante em Porto Velho

Jovem de 19 anos é preso por tráfico de drogas em varanda de restaurante em Porto Velho

Suspeito tentou fugir e se desfazer da droga durante abordagem policial.
10
Foragido da Operação Audácia é preso com luminária furtada da prefeitura na zona leste

Foragido da Operação Audácia é preso com luminária furtada da prefeitura na zona leste

Mandado de prisão foi confirmado durante abordagem em residência no bairro Três Marias.
12
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Prazo acaba hoje à noite e seleção oferece mais de 112 mil vagas em cursos de graduação de instituições privadas avaliadas positivamente pelo MEC.
L
STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

Corte vai analisar decisão que suspendeu verbas extras sem respaldo legal nos Três Poderes.
L
Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Relatório aponta avanço das deepfakes e maior foco em disputas políticas.
L
Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Pesquisa Vigitel aponta crescimento histórico na realização do exame e Ministério da Saúde celebra avanço no diagnóstico precoce no Dia da Mamografia.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sexta-feira (06/02): encerramentos, ajustes e conversas decisivas

Previsões para sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, indicam fechamento de pendências, diálogos importantes e mais clareza emocional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedido da vereadora Sofia Andrade garante início das obras no Ramal do Jacu da Vala

Prefeitura de Porto Velho inicia patrolamento e encascalhamento em estrada essencial para transporte escolar e produção rural.
L
Pedro Fernandes apresenta projeto que garante segurança jurídica a produtores do Soldado da Borracha

Pedro Fernandes apresenta projeto que garante segurança jurídica a produtores do Soldado da Borracha

Texto atualizado do PLC 150/25 cria Programa Estadual de Regularização Transitório para apoiar famílias e preservar o meio ambiente
L
Alero aprova projeto de transação tributária; medida não prevê perdão de dívidas

Alero aprova projeto de transação tributária; medida não prevê perdão de dívidas

Projeto cria marco legal para negociação de dívidas em Rondônia e pode aumentar arrecadação e repasses aos municípios.
L
Dra. Taíssa Sousa garante mais de R$ 5,6 milhões em investimentos para Nova Mamoré

Dra. Taíssa Sousa garante mais de R$ 5,6 milhões em investimentos para Nova Mamoré

Emendas parlamentares entre 2023 e 2025 contemplam saúde, infraestrutura, agricultura, educação, cultura, esporte, turismo e segurança pública.
L
Lei reconhece Bike Trilha Ecotur como patrimônio cultural de Rondônia

Lei reconhece Bike Trilha Ecotur como patrimônio cultural de Rondônia

Com mais de duas décadas de história, o evento reúne famílias, ciclistas e entusiastas do esporte e do lazer, movimentando a cidade e fortalecendo o turismo local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policial do Bope prende suspeito de roubo em Porto Velho

Homem é atacado a tiros por motociclista na zona leste de Porto Velho

Crime ocorreu na manhã desta sexta-feira e vítima foi socorrida pelo Samu.
16
Motociclista fica ferido após acidente entre moto e carro em Porto Velho

Motociclista fica ferido após acidente entre moto e carro em Porto Velho

Com o impacto da colisão, o motociclista sofreu escoriações leves e caiu ao solo.
12
Suspeito de 27 anos é preso por tráfico de drogas durante ação do 9º Batalhão

Suspeito de 27 anos é preso por tráfico de drogas durante ação do 9º Batalhão

Prisão ocorreu no bairro Cohab, após monitoramento do setor de inteligência da Polícia Militar.
10
Motociclista quebra perna em grave acidente com carro de aplicativo no centro

Motociclista quebra perna em grave acidente com carro de aplicativo no centro

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Abunã com a Rua Elias Gorayeb
14
Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – AGO: ASSOCIAÇÃO CIPRIANOS TEAM

Av. 7 de Setembro nº 7198 – sala 1 – bairro Cuniã – Porto Velho/RO
L
Planejamento automotivo entra em nova fase com adoção acelerada de inteligência artificial

Planejamento automotivo entra em nova fase com adoção acelerada de inteligência artificial

Incerteza na demanda e pressão sobre custos ampliam dependência de tecnologias preditivas
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAÇA TRANSPORTES LTDA

Licença Ambiental de Grande Porte- Licença Ambiental Prévia(LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO)
L
Maru Escobedo assume liderança regional do BMW Group a partir de março

Maru Escobedo assume liderança regional do BMW Group a partir de março

Executiva mexicana sucederá Reiner Braun e comandará operações em 27 países
L
Argentina inicia ratificação do acordo UE-Mercosul no Congresso

Argentina inicia ratificação do acordo UE-Mercosul no Congresso

Projeto enviado por Milei destaca estímulo às exportações e integração internacional.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAÇA TRANSPORTES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL GRANDE PORTE (LAGP)
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise do lixo em Porto Velho: vereador alerta e prefeitura anuncia rompimento de contrato

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise do lixo em Porto Velho: vereador alerta e prefeitura anuncia rompimento de contrato

Alguns bairros da capital correm risco de crise sanitária; Eco Porto Velho terá 30 dias para manter serviços até nova contratação.
L
justica-do-trabalho-promove-palestra-sobre-direitos-das-comunidades-quilombolas

Justiça do Trabalho promove palestra sobre direitos das comunidades quilombolas

Evento do TRT-14 reforça compromisso com inclusão, equidade e acesso à justiça para populações tradicionais.
L
Assembleia venezuelana avança em proposta que pode libertar manifestantes detidos

Assembleia venezuelana avança em proposta que pode libertar manifestantes detidos

Texto aprovado na primeira votação também prevê retorno de opositores exilados.
L

Requerimento da Licença Ambiental: F S BORGES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO  (LAMP)
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.