QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Estudante do Acre, passa 5 meses presa após ser confundida com criminosa: ‘Estou à base de remédios”

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”

Publicado em 

“Fui humilhada, desacreditada, sofri e tive os piores dias da minha vida”. É assim que a estudante Janaína Araújo Silva, de 23 anos, descreve os últimos cinco meses do ano. Em julho, a jovem foi presa por engano em Cruzeiro do Sul pela Polícia Civil em cumprimento de um mandado de prisão por tráfico de drogas e organizações criminosas.

Janaína nunca teve envolvimento com crimes, mas tem o nome semelhante ao de uma mulher procurada pela Justiça chamada Janaína Araújo da Silva e que morava em Belém, no Pará. Com receio de expor mais ainda a família, a jovem pediu para não ter a imagem divulgada.

O erro só foi descoberto quando a mãe de Janaína tentou tirar a carteirinha de visitantes no Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), meses depois, para ver a filha. Contudo, as informações que constavam no sistema eram da suspeita procurada e não batiam com as informações da mãe dela.

A família contratou um advogado e confirmou que Janaína estava presa injustamente. No dia 14 de dezembro, a estudante deixou o presídio após meses encarcerada por um crime que não cometeu.

“Sou estudante, perdi mais de um ano de estudo e um emprego que minha irmã ia conseguir pra mim, além de muitas coisas que poderia ter aproveitado. Não tinha ansiedade, problemas para dormir e passei a ter durante esses meses. Estou à base de remédios”, relatou.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que o erro na prisão ocorreu no momento do cumprimento do mandado. A Polícia Civil é responsável por fazer a identificação do indivíduo e encaminhar ao presídio com os autos da prisão. No presídio, é feita a inclusão da pessoa no sistema e não tem como conferir as informações. O instituto destacou que descobriu o erro quando a família revelou a situação e entrou com advogado.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) afirmou que a Corregedoria-Geral está levantando informações sobre o fato e irá realizar a apuração detalhada. Já a Polícia Civil diz que não consta nos registros nenhuma prisão nesse sentido e que está buscando em outras forças policiais de onde partiu a prisão.

Prisão

O mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil estava no nome de Janaína e não da suspeita. No dia do cumprimento, a jovem tinha acabado de chegar de um seringal, onde estava com o sogro plantando algumas sementes. Ela resolveu ir na zona urbana comprar mais sementes e descobriu que era procurada pela polícia.

Por volta do meio-dia de 13 de julho, uma equipe chegou na casa da cunhada de Janaína e deu cumprimento ao mandado judicial em nome dela. A jovem alega que os policiais foram grosseiros, algemaram e a colocaram dentro de uma viatura e não pediram os documentos de identificação dela.

A ação ainda foi filmada pela polícia. Em todo instante, a jovem dizia que era inocente e perguntava o motivo de estar sendo levada para a penitenciária.

“Não me pediram os documentos, na delegacia pedi para conversar com o delegado e disseram que não, que se eu quisesse esperasse minha audiência na penitenciária. Não deixaram minha família falar comigo, ia ser transferida para Rio Branco e fiquei desesperada porque não conhecia ninguém”, lamentou.

Presa e sem conseguir provar a inocência, Janaína desenvolveu uma crise de ansiedade, passou a ter problemas para dormir e precisou passar por um médico. O profissional receitou um remédio controlado para a jovem, que ela toma até hoje.

“Erraram na hora de expedir o mandado. Minha família sabia que eu era inocente, mas não tinha como provar. Não fui agredida fisicamente, mas fui verbalmente. Quando você chega no presídio querem saber o porquê que você está lá. No caso, eu não sabia e não acreditavam em mim”, falou.

A situação quase acaba também com o casamento de Janaína. No mandado de prisão dizia que ela era casada com homem chamado Alfredo, que não é o marido dela. Além disso, ela revelou que foi reprovada nos estudos. Ela tentava concluir o ensino médio quando foi presa.

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”, lamentou.

Soltura

Ainda segundo Janaína, a mãe dela tentou tirar a carteira de visitantes para ver a filha, mas as informações contidas no sistema não batiam. A partir de então, a família da jovem iniciou uma corrida contra o tempo para provar a inocência dela e retirá-la da prisão.

“O nome dela estava na lista de visitantes, mas não batiam com as do sistema. No sistema tinha as informações da Janaína Araújo da Silva, CPF e nome dos pais dela. No processo também tinham outras informações que não eram minhas. Minha família conseguiu o advogado e ele viu todo erro e, de imediato, foi conversar com a juíza pedindo minha liberdade”, explicou.

Ao saber que deixaria o presídio, Janaína relembra que sentiu a maior felicidade do mundo. Mesmo com o alvará de soltura expedido, a jovem contou que a direção do presídio não queria soltar ela.

“Foi uma lição para vida. Tive a maior felicidade do mundo quando soube que ia sair. Minha família sofreu junto comigo, somos humildes. Meu alvará chegou cedo no presídio, mas não queriam me liberar, foi preciso meu advogado ligar pro diretor para perguntar porque não tinham me liberado. Minha irmã estava me esperando e minha família em casa. Não quero que isso aconteça com ninguém”, acrescentou.

Em casa com a família e os amigos, Janaína contou que vai em busca de justiça para o erro ser reparado. Ainda como consequência da prisão, a estudante complementou que precisa de acompanhamento psicológico para se recuperar do trauma.

“Não fiz nada de errado. Até agora não recebi nada de ninguém nem um pedido de desculpas. Minha família está lutando para conseguir um psicólogo para mim porque estou depressiva e angustiada por conta disso. Vou processar [o Estado], a todo momento falava que não era eu e ninguém acreditou em mim. Fora a humilhação que passei no presídio, você ficar longe da sua família, passei o meu aniversário e da minha mãe lá dentro. Foi um sofrimento horrível, só Deus sabe quantas lágrimas derramei sem saber o que tinha feito”, finalizou.

Processo

Ao G1, o advogado Levi Bezerra, que representa Janaína, explicou que o mandado de prisão contra a cliente foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Rio Branco. Esse mandado é resultado de uma operação policial realizada em 2009 no Acre, Manaus e Belém, contra tráfico de drogas e o crime organizado.

Não houve prisão no dia da operação. Entre 2009 a 2018, o caso foi desmembrado e o Ministério Público pediu a prisão dos envolvidos. Porém, a Janaína Araújo da Silva não foi achada e considerada como foragida.

“Na época dos fatos, da operação contra uma organização que operava no Acre, Manaus e Belém, ela tinha 11 anos, então a família sabia que não era ela. Em 2018, em razão da suspeita não ter sido encontrada, a Justiça determinou a prisão dela. No momento da expedição, o nome da Janaína aparece no processo sem nenhuma diligência ou algo que indicasse o envolvimento dela”, pontuou.

 

.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Acidente deixa casal lesionado após veículo invadir preferencial.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após semanas de luta, ele não resistiu aos ferimentos.
18
Ação Integrada da FICCO e Força Tática do 1º BPM prende quatro envolvidos por tráfico de drogas em Porto Velho

Ação Integrada da FICCO e Força Tática do 1º BPM prende quatro envolvidos por tráfico de drogas em Porto Velho

A operação conjunta prendeu quatro indivíduos, incluindo dois irmãos e um adolescente, no bairro São João Bosco, após flagrarem a comercialização de entorpecentes e apreenderem drogas e rádios comunicadores.
14
Acidente entre caminhonete e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

VÍDEO: Acidente entre carro e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

Uma caminhonete Blazer atingiu e arrastou uma motocicleta na Rua Uruguai, no bairro Nova Porto Velho, mas o motociclista pulou a tempo e não se feriu gravemente.
14
Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

O piloto sofreu lesão na mão e recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
12
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: João Renato Medeiros de Melo e Silva

Professor universitário muito respeitado em Porto Velho, João Renato deixa legado de conhecimento, amizade e dedicação à educação na UNIR, marcando gerações de alunos e colegas.
L

Novo Paredão Formado no Rondônia Reality Show: Eliminação Será Nesta Quinta-Feira

Nete Pinheiro, JP Alves e Sammya Tubarão disputam a permanência na casa, e o resultado de amanhã define oficialmente o Top 10 da temporada.
L

Direção do Rondônia Reality Show cancela paredão desta quarta-feira

A decisão foi anunciada por Fábio Schinayder após reunião de quase cinco horas, motivada pela desistência de uma participante, e um novo paredão será formado ainda hoje.
L

Saiba como vai funcionar o Free Flow na BR-364

A Nova 364, com o objetivo de afastar dúvidas da população sobre o funcionamento do Free Flow, responde aos principais questionamentos ventilados na imprensa e nas redes sociais.
L
HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV apresenta redução e Semusa intensifica estratégias de testagem, diagnóstico precoce e orientação no Dezembro Vermelho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Em visita a polo automotivo no Ceará, o presidente comemorou os números da economia, destacando o crescimento do salário mínimo, a baixa histórica do desemprego e o aumento da circulação de dinheiro entre os trabalhadores.
L
STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender leis de 13 cidades que regulavam apostas esportivas, com o entendimento de que a competência para legislar sobre loterias e bets é federal.
L
Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

O parecer do relator Orlando Silva, favorável à PEC 27/24, segue para votação em plenário e prevê aporte inicial da União de R$ 20 bilhões para financiar projetos culturais, sociais e econômicos destinados à população negra, além de instituir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
L
Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

O ministro Ricardo Lewandowski assinou as portarias de demissão dos delegados de carreira da Polícia Federal, cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal que decretou a perda do cargo público por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
L
Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

O Plano de Ação Conjunto visa coordenar a resposta do Estado e do setor privado aos crimes digitais, que colocam o Brasil como o segundo país no mundo em tentativas de golpes, e inclui o lançamento do site “Sofri um Golpe. E agora?”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Diones Pires de Souza, de 40 anos, foi vítima de homicídio na comunidade Laranjal, Reserva Rio Cautário; o suspeito, de 32 anos, fugiu para a mata.
18
Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

A colisão ocorreu no cruzamento com a Avenida Vitória, quando a condutora da bicicleta elétrica realizou uma conversão, e ambos os envolvidos sofreram escoriações.
12
Acusado de porte ilegal de arma de fogo é preso com drogas em RO

Acusado de porte ilegal de arma de fogo é preso com drogas em RO

Wanderson S., de 33 anos, foi detido pela Polícia Militar no centro da cidade com pedras de crack e tinha mandado de prisão em aberto com quase dez anos de pena restante.
10
Inconformado com separação, homem tenta matar ex-esposa e atual companheiro com enxada em RO

Inconformado com separação, homem tenta matar ex-esposa e atual companheiro com enxada em RO

O casal foi atacado no bairro Jardim Vitória, e o vendedor agredido, de 43 anos, sofreu fraturas na face e precisou de cirurgia.
16
Polícia Militar dispara contra pit bull que atacou homem na rua em RO

Polícia Militar dispara contra pit bull que atacou homem na rua em RO

Ocorrência no bairro Ipê na manhã desta terça-feira levou a guarnição a usar pistola contra o cão após ele avançar contra os policiais.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Cerca de 15 veteranos que atuaram em diferentes setores operacionais e administrativos do 1º BPM nas últimas décadas participaram da cerimônia.
L
Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Veículos elétricos impulsionam indústria nacional, afirma Lula, ao destacar produção do Chevrolet Spark EUV e metas de energia limpa no país
L
Distrito União Bandeirantes comemora 26 anos de ocupação

Distrito União Bandeirantes comemora 26 anos de ocupação

Com aproximadamente 25 mil habitantes, União Bandeirantes é hoje um dos distritos mais produtivos do município, mantendo uma economia fortemente ligada à agropecuária, com destaque para a produção de leite, gado de corte e agricultura.
L
Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Encontro destaca a importância das bandas e fanfarras, reúne músicos e estudantes e terá encerramento no Parque da Cidade
L

A infância que estamos perdendo para telas | The Childhood We Are Losing to Screens

Um relato sensível expõe como o consumo excessivo de telas e de conteúdos de YouTubers está substituindo desenhos, brincadeiras e a imaginação na rotina das crianças. | A sensitive account reveals how excessive screen time and YouTuber content are replacing cartoons, playtime and imagination in children’s daily lives.
L
Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as ONGs Água é Vida e Instituto Alok, vai beneficiar mais de 33 mil indígenas em 23 Distritos Sanitários, distribuindo filtros com nanotecnologia que removem agentes causadores de doenças de veiculação hídrica.
L
Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

O Tesouro não concederá garantia da União para o empréstimo de R$ 20 bilhões coordenado por cinco bancos, devido aos juros pedidos de 136% do CDI, acima do limite permitido, forçando a estatal a renegociar ou aguardar um aporte direto.
L
Cobertura vacinal contra a gripe segue baixa em Porto Velho

Cobertura vacinal contra a gripe segue baixa em Porto Velho

As doses continuam disponíveis em todas as unidades básicas do município para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso público para áreas da Saúde

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso público para áreas da Saúde

O edital de convocação dos aprovados no Concurso Público nº 001/2023 foi publicado, chamando candidatos para os cargos de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, todos com jornada de 40 horas semanais.
L
Trabalho avança na revisão técnica sobre a Zona de Urbanização Específica Portuária

Trabalho avança na revisão técnica sobre a Zona de Urbanização Específica Portuária

Zona de Urbanização Específica Portuária ganha novas diretrizes com trabalho integrado entre Semdec, PGM e Semec, que alinham aspectos jurídicos, econômicos e urbanísticos da área portuária de Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.