QUARTA-FEIRA, 04/02/2026
Publicidade

Em destaque

Estudante do Acre, passa 5 meses presa após ser confundida com criminosa: ‘Estou à base de remédios”

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”

Publicado em 

“Fui humilhada, desacreditada, sofri e tive os piores dias da minha vida”. É assim que a estudante Janaína Araújo Silva, de 23 anos, descreve os últimos cinco meses do ano. Em julho, a jovem foi presa por engano em Cruzeiro do Sul pela Polícia Civil em cumprimento de um mandado de prisão por tráfico de drogas e organizações criminosas.

Janaína nunca teve envolvimento com crimes, mas tem o nome semelhante ao de uma mulher procurada pela Justiça chamada Janaína Araújo da Silva e que morava em Belém, no Pará. Com receio de expor mais ainda a família, a jovem pediu para não ter a imagem divulgada.

O erro só foi descoberto quando a mãe de Janaína tentou tirar a carteirinha de visitantes no Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), meses depois, para ver a filha. Contudo, as informações que constavam no sistema eram da suspeita procurada e não batiam com as informações da mãe dela.

A família contratou um advogado e confirmou que Janaína estava presa injustamente. No dia 14 de dezembro, a estudante deixou o presídio após meses encarcerada por um crime que não cometeu.

“Sou estudante, perdi mais de um ano de estudo e um emprego que minha irmã ia conseguir pra mim, além de muitas coisas que poderia ter aproveitado. Não tinha ansiedade, problemas para dormir e passei a ter durante esses meses. Estou à base de remédios”, relatou.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que o erro na prisão ocorreu no momento do cumprimento do mandado. A Polícia Civil é responsável por fazer a identificação do indivíduo e encaminhar ao presídio com os autos da prisão. No presídio, é feita a inclusão da pessoa no sistema e não tem como conferir as informações. O instituto destacou que descobriu o erro quando a família revelou a situação e entrou com advogado.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) afirmou que a Corregedoria-Geral está levantando informações sobre o fato e irá realizar a apuração detalhada. Já a Polícia Civil diz que não consta nos registros nenhuma prisão nesse sentido e que está buscando em outras forças policiais de onde partiu a prisão.

Prisão

O mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil estava no nome de Janaína e não da suspeita. No dia do cumprimento, a jovem tinha acabado de chegar de um seringal, onde estava com o sogro plantando algumas sementes. Ela resolveu ir na zona urbana comprar mais sementes e descobriu que era procurada pela polícia.

Por volta do meio-dia de 13 de julho, uma equipe chegou na casa da cunhada de Janaína e deu cumprimento ao mandado judicial em nome dela. A jovem alega que os policiais foram grosseiros, algemaram e a colocaram dentro de uma viatura e não pediram os documentos de identificação dela.

A ação ainda foi filmada pela polícia. Em todo instante, a jovem dizia que era inocente e perguntava o motivo de estar sendo levada para a penitenciária.

“Não me pediram os documentos, na delegacia pedi para conversar com o delegado e disseram que não, que se eu quisesse esperasse minha audiência na penitenciária. Não deixaram minha família falar comigo, ia ser transferida para Rio Branco e fiquei desesperada porque não conhecia ninguém”, lamentou.

Presa e sem conseguir provar a inocência, Janaína desenvolveu uma crise de ansiedade, passou a ter problemas para dormir e precisou passar por um médico. O profissional receitou um remédio controlado para a jovem, que ela toma até hoje.

“Erraram na hora de expedir o mandado. Minha família sabia que eu era inocente, mas não tinha como provar. Não fui agredida fisicamente, mas fui verbalmente. Quando você chega no presídio querem saber o porquê que você está lá. No caso, eu não sabia e não acreditavam em mim”, falou.

A situação quase acaba também com o casamento de Janaína. No mandado de prisão dizia que ela era casada com homem chamado Alfredo, que não é o marido dela. Além disso, ela revelou que foi reprovada nos estudos. Ela tentava concluir o ensino médio quando foi presa.

“Só Deus sabe o que passei. Agradeço a oportunidade para me explicar. Só porque a gente mora em um bairro periférico não quer dizer que somos bandidos”, lamentou.

Soltura

Ainda segundo Janaína, a mãe dela tentou tirar a carteira de visitantes para ver a filha, mas as informações contidas no sistema não batiam. A partir de então, a família da jovem iniciou uma corrida contra o tempo para provar a inocência dela e retirá-la da prisão.

“O nome dela estava na lista de visitantes, mas não batiam com as do sistema. No sistema tinha as informações da Janaína Araújo da Silva, CPF e nome dos pais dela. No processo também tinham outras informações que não eram minhas. Minha família conseguiu o advogado e ele viu todo erro e, de imediato, foi conversar com a juíza pedindo minha liberdade”, explicou.

Ao saber que deixaria o presídio, Janaína relembra que sentiu a maior felicidade do mundo. Mesmo com o alvará de soltura expedido, a jovem contou que a direção do presídio não queria soltar ela.

“Foi uma lição para vida. Tive a maior felicidade do mundo quando soube que ia sair. Minha família sofreu junto comigo, somos humildes. Meu alvará chegou cedo no presídio, mas não queriam me liberar, foi preciso meu advogado ligar pro diretor para perguntar porque não tinham me liberado. Minha irmã estava me esperando e minha família em casa. Não quero que isso aconteça com ninguém”, acrescentou.

Em casa com a família e os amigos, Janaína contou que vai em busca de justiça para o erro ser reparado. Ainda como consequência da prisão, a estudante complementou que precisa de acompanhamento psicológico para se recuperar do trauma.

“Não fiz nada de errado. Até agora não recebi nada de ninguém nem um pedido de desculpas. Minha família está lutando para conseguir um psicólogo para mim porque estou depressiva e angustiada por conta disso. Vou processar [o Estado], a todo momento falava que não era eu e ninguém acreditou em mim. Fora a humilhação que passei no presídio, você ficar longe da sua família, passei o meu aniversário e da minha mãe lá dentro. Foi um sofrimento horrível, só Deus sabe quantas lágrimas derramei sem saber o que tinha feito”, finalizou.

Processo

Ao G1, o advogado Levi Bezerra, que representa Janaína, explicou que o mandado de prisão contra a cliente foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Rio Branco. Esse mandado é resultado de uma operação policial realizada em 2009 no Acre, Manaus e Belém, contra tráfico de drogas e o crime organizado.

Não houve prisão no dia da operação. Entre 2009 a 2018, o caso foi desmembrado e o Ministério Público pediu a prisão dos envolvidos. Porém, a Janaína Araújo da Silva não foi achada e considerada como foragida.

“Na época dos fatos, da operação contra uma organização que operava no Acre, Manaus e Belém, ela tinha 11 anos, então a família sabia que não era ela. Em 2018, em razão da suspeita não ter sido encontrada, a Justiça determinou a prisão dela. No momento da expedição, o nome da Janaína aparece no processo sem nenhuma diligência ou algo que indicasse o envolvimento dela”, pontuou.

 

.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Manobra mal calculada durante troca de faixa teria provocado o impacto, que terminou com um caminhão lançado contra o muro de um cemitério e de uma funerária na capital.
12
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
10
Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Condutor bateu em carro estacionado em via urbana, sofreu ferimentos no rosto e no braço e foi socorrido pelos bombeiros para o hospital municipal.
16
Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Animal foi encontrado sem vida sobre a pista na zona rural do município; veículo envolvido no acidente deixou o local antes da chegada da polícia e dos bombeiros.
12
Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Mulher acionou a polícia durante a madrugada em Vilhena relatando agressões do companheiro, mas afirmou no local que houve apenas discussão verbal e recusou registrar ocorrência
12
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

O presidente defendeu que a responsabilidade pela segurança das mulheres deve ser assumida prioritariamente pelos homens para frear a violência de gênero.
L
MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

Os candidatos pré-selecionados devem confirmar os dados nas instituições de ensino até o dia 13 de fevereiro para garantir as bolsas de estudo.
L
Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Ministério Público Militar acionou o tribunal após condenação por trama golpista; ex-presidente e outros oficiais podem ser expulsos das Forças Armadas após julgamento.
L
Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Chuvas contínuas por várias horas elevam o risco de alagamentos e vêm acompanhadas de descargas elétricas na capital.
L

Agenda News Folia 2026: Dona Chica celebra 20 anos do Bloco Até Que a Noite Vire Dia

A convidada do programa é Dona Chica, figura emblemática do bloco, que representa não apenas a memória viva da agremiação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Sob coordenação de Renan Calheiros, o grupo investigará suspeitas de irregularidades bilionárias e a tentativa de venda da instituição ao banco público BRB.
L
Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Deputada federal reafirma compromisso com a destinação de recursos e o fortalecimento dos municípios rondonienses no início do novo ano legislativo na Câmara.
L
Dra. Taíssa destaca trabalho da Ascanov e geração de renda com reciclagem

Dra. Taíssa destaca trabalho da Ascanov e geração de renda com reciclagem

Visita da parlamentar evidencia como a transformação de garrafas pet em vassouras garante dignidade, sustentabilidade e inclusão social para catadores.
L
Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Indicação do presidente da ALE-RO pede providências imediatas para garantir segurança sanitária e melhores condições de atendimento em setores críticos da unidade.
L
Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Indicação apresentada ao DER pede infraestrutura na Rodovia do Café para reduzir riscos e garantir mais segurança a ciclistas que utilizam diariamente o trecho da RO-486.
L
Publicidade

POLÍCIA

Bicicleta elétrica de cozinheira é danificada e furtada em RO

Bicicleta elétrica de cozinheira é danificada e furtada em RO

Veículo havia sido comprado há quatro meses para deslocamento ao trabalho; após barulho durante a madrugada, dona encontrou apenas peças espalhadas e registrou pedido de ajuda.
10
Foragido preso em Jaru é acusado de homicídio e tentativa de assassinato em Vilhena

Foragido preso em Jaru é acusado de homicídio e tentativa de assassinato em Vilhena

Homem capturado em ação conjunta das polícias é apontado como participante de ataque a facadas durante festa, que matou um jovem e deixou outro ferido no bairro Ipê.
14
Polícia impede execução ao vivo e salva homem mantido em cativeiro

Polícia impede execução ao vivo e salva homem mantido em cativeiro

Ação da Polícia Militar interrompeu um tribunal do crime em Campos de Júlio e resgatou vítima que seria decapitada durante chamada de vídeo pelo WhatsApp.
16
Ônibus arrasta moto enquanto piloto bêbado foge em Porto Velho

Ônibus arrasta moto enquanto piloto bêbado foge em Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Floresta, em Porto Velho, quando coletivo atingiu moto estacionada e condutor embriagado abandonou veículo e garrafas de cerveja.
12
Saiba quais sanções podem ser aplicadas aos jovens que mataram cão Orelha

Polícia pede internação de adolescente por morte do cão Orelha

Investigação em Santa Catarina foi concluída e também atualizou o caso do cachorro Caramelo, que sobreviveu a ataque cometido por outros adolescentes.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Autorização Ambiental: JBS S/A

Autorização Ambiental para Destinação dos lodos Oriundos da Limpeza da Lagoa de Polimento – componentes da ETE
L

Recebimento da Licença Ambiental: PETROPOLIS TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS n° Nº 016.00502.002/2025-SUL
L
Moltbook: a fascinante e arriscada rede social exclusiva para IAs

Moltbook: a fascinante e arriscada rede social exclusiva para IAs

A plataforma que está redefinindo os limites da internet em 2026, sendo um espaço onde apenas agentes de inteligência artificial podem interagir, postar e debater, enquanto humanos assumem o papel de meros espectadores.
L
Rodovia-135 recebe microrrevestimento asfáltico em Alta Floresta d’Oeste

Rodovia-135 recebe microrrevestimento asfáltico em Alta Floresta d’Oeste

Governo revitaliza trecho da Linha P-50 para ampliar durabilidade do pavimento e fortalecer o escoamento agrícola.
L
Oftalmologia gratuita em Porto Velho amplia atendimentos com unidades móveis

Oftalmologia gratuita em Porto Velho amplia atendimentos com unidades móveis

Programa Agora Tem Especialistas, oferece consultas e cirurgias de catarata no Parque da Cidade para pacientes de Rondônia.
L
Resposta integrada à cheia do Rio Madeira mobiliza secretarias em Porto Velho

Resposta integrada à cheia do Rio Madeira mobiliza secretarias em Porto Velho

Município define força-tarefa para garantir assistência preventiva e resposta integrada à cheia do rio em áreas vulneráveis.
L
Com projeto do governo Lula, cerca de 122,3 mil rondonienses passam a ser isentos do Imposto de Renda

Com projeto do governo Lula, cerca de 122,3 mil rondonienses passam a ser isentos do Imposto de Renda

Do total, o Governo do Brasil explica que mais de 75,7 mil trabalhadores rondonienses com renda de até R$ 5 mil mensais deixam de pagar o Imposto de Renda a partir de fevereiro.
L
Bacellar mantém licença na Alerj após afastamento determinado pelo STF

Bacellar mantém licença na Alerj após afastamento determinado pelo STF

Deputado estadual segue fora da presidência da Assembleia do Rio enquanto cumpre medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
L
Consulta ao abono salarial começa nesta quinta-feira

Consulta ao abono salarial começa nesta quinta-feira

Trabalhadores poderão verificar se têm direito ao benefício referente ao ano-base de 2024; primeiro pagamento está previsto para fevereiro e soma bilhões em recursos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.