Em funcionamento desde o dia 22 de dezembro de 2025, o programa Pão Nosso, do governo de Rondônia, já ofertou mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social em Porto Velho. Até o dia 3 de fevereiro de 2026, a iniciativa recebeu investimento superior a R$ 700 mil.
O atendimento acontece de segunda a sábado, das 6h às 9h, em 15 estabelecimentos credenciados distribuídos pela capital: cinco na Zona Leste, cinco na Zona Sul, três no Centro e dois na região Norte. Assim como no programa Prato Fácil, os beneficiários podem optar por consumir a refeição no local ou levar para casa.
Entre os atendidos está o mecânico Josué Lobato, que diariamente busca o café da manhã para sua família em um dos restaurantes credenciados na Zona Leste. Ele também utiliza o Prato Fácil, que oferece almoço ao custo de R$ 2 e já distribuiu mais de 5 milhões de refeições desde maio de 2021 em Porto Velho e outros municípios do estado.
Segundo Josué, além de garantir alimentação saudável, os programas representam economia e praticidade para muitas famílias. “Sem dúvida, estes dois programas estão ajudando bastante, garantindo alimentação nutritiva e diversificada”, afirmou.
O governador Marcos Rocha destacou que iniciativas como o Pão Nosso fazem parte das ações estruturais no combate à fome e à desnutrição. “Os programas de segurança alimentar são vitais para garantir acesso a alimentos de qualidade, promovendo dignidade humana e melhoria da saúde pública”, ressaltou.
Já a secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que, além de oferecer alimentação imediata, os programas também movimentam o comércio local e incentivam o desenvolvimento social por meio de capacitações profissionais, como o programa Vencer.
“Com isso, as famílias são atendidas de imediato e, posteriormente, terão mais facilidade de inserção no mercado de trabalho, garantindo melhor qualidade de vida”, concluiu.










































