As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil estarão fechadas para atendimento presencial entre quarta-feira, 28, e sexta-feira, 30 de janeiro. A interrupção ocorre devido a melhorias programadas nos sistemas previdenciários coordenadas pela Dataprev, empresa de tecnologia da Previdência.
Embora o fechamento das agências ocorra apenas a partir de quarta-feira, os segurados devem ficar atentos aos canais remotos. O portal Meu INSS e a central telefônica 135 funcionarão normalmente apenas até as 19h desta terça-feira, 27, ficando totalmente indisponíveis até o dia 31 de janeiro.
De acordo com o instituto, a medida é fundamental para modernizar a infraestrutura tecnológica, garantindo maior estabilidade, segurança e eficiência no processamento de benefícios. Para reduzir os transtornos, o INSS realizou mutirões de atendimento extra nos últimos dois finais de semana em diversas unidades.
Para os cidadãos que tinham perícias ou agendamentos marcados para os dias de suspensão, o órgão garantiu o reencaixe automático ou a opção de reagendamento para datas úteis após a normalização. A orientação é que os beneficiários consultem o status de seus pedidos antes do desligamento dos sistemas digitais.
A previsão é que todas as atividades, tanto presenciais quanto remotas, sejam restabelecidas integralmente no dia 1º de fevereiro. O INSS reforça que a atualização é necessária para suportar a alta demanda de acessos e implementar melhorias nas consultas de extratos e requerimentos de serviços.









































