A modernização da estrutura operacional, o fortalecimento da logística e a qualificação contínua dos profissionais marcaram a atuação do governo de Rondônia entre 2019 e 2025. As ações consolidaram avanços na segurança institucional, no civismo e no apoio social à população, com destaque para o trabalho desenvolvido pela Casa Militar da Governadoria.
Ao longo do período, a gestão estadual ampliou a presença do estado em ações preventivas e em eventos oficiais, inclusive em regiões de difícil acesso. O planejamento estratégico e a reestruturação dos processos contribuíram para uma atuação mais eficiente e integrada, aproximando o poder público da população.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em tecnologia, capacitação e estrutura foram decisivos para garantir uma atuação moderna e eficaz. “Ao apoiar as forças de segurança, desenvolver ações sociais e proteger autoridades, garantimos benefícios reais para toda a população rondoniense”, afirmou.
Inclusão social em regiões remotas
As operações realizadas em apoio à Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) levaram atendimento gratuito a municípios de todo o estado. As ações garantiram milhares de serviços nas áreas de saúde, cidadania, palestras e atividades orientativas, especialmente para famílias que vivem em regiões estratégicas e de fronteira.
Qualificação profissional das equipes
A capacitação dos profissionais foi intensificada durante a gestão, com a realização de cursos internos e externos, como Segurança de Autoridades, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, Operações com Drones, Condução Policial Automotiva e Sobrevivência Policial.
Além de formar centenas de profissionais, a Casa Militar atuou como referência técnica ao disponibilizar instrutores para capacitações junto à Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Polícia Civil de Rondônia (PCRO), Ministério Público de Rondônia (MPRO), Guardas Municipais e Marinha do Brasil.
Civismo fortalecido em eventos oficiais
O civismo foi ampliado com a organização e a segurança dos desfiles cívico-militares de 7 de Setembro, especialmente em Porto Velho. O aprimoramento da estrutura e do planejamento dos eventos resultou em maior participação popular, integração entre instituições civis e militares e valorização dos símbolos nacionais.
Logística, estrutura e infraestrutura estratégica
Desde o início da gestão, a Casa Militar promoveu mudanças para modernizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Entre os investimentos estão a contratação de viaturas blindadas, ampliação da frota, aquisição de camisetas balísticas anatômicas e renovação do parque de armamentos, com adoção de pistolas, fuzis e rifles.
Avanços estruturais também foram registrados em projetos estratégicos, como a futura sede da Gerência de Patrimônio e Transporte e a entrega de um hangar moderno, preparado para atender às demandas atuais e futuras. O Palácio Rio Madeira recebeu melhorias no sistema de monitoramento, com instalação de videowall, novas câmeras, atualização tecnológica e capacitação das equipes responsáveis.
Reconhecimento institucional e compromisso social
O trabalho técnico e integrado desenvolvido ao longo do período foi reconhecido com a concessão da Medalha do Mérito Casa Militar a personalidades e instituições que contribuíram para o fortalecimento da segurança institucional, do civismo e das boas práticas da gestão pública.
Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos Góes, o órgão passa por um processo contínuo de modernização e fortalecimento. “Nosso compromisso é garantir segurança institucional com eficiência, civismo e responsabilidade social, atuando de forma integrada com as demais forças e aproximando o estado do cidadão, especialmente nas regiões que mais precisam”, ressaltou.






































