Com a chegada do Natal, uma pesquisa nacional revela quem os brasileiros pretendem presentear em 2025 e quanto planejam gastar. O levantamento aponta que o valor médio de cada presente será de R$ 174, indicando cautela, mas também disposição para celebrar a data.
Segundo os dados, os filhos lideram a lista de presenteados, citados por 58% dos entrevistados. Em seguida aparecem as mães, com 46%, o cônjuge, com 40%, e pais e irmãos, ambos com 23%.
Filhos devem receber os presentes mais caros
Além de serem os mais lembrados, os filhos também devem receber os presentes de maior valor. De acordo com a pesquisa:
28% pretendem comprar o item mais caro para os filhos;
19% vão investir mais no presente do cônjuge;
18% escolherão o presente de maior valor para a mãe.
Roupas lideram lista de presentes
Entre os itens mais procurados pelos consumidores neste Natal, as roupas aparecem em primeiro lugar, citadas por 52% dos entrevistados. Na sequência estão:
Perfumes e cosméticos – 36%;
Calçados e brinquedos – 30%;
Acessórios – 22%.
O levantamento também mostra que viagens e experiências começam a ganhar espaço como alternativa aos presentes tradicionais.
Experiências substituem presentes físicos
Um dado que chama atenção é a mudança no comportamento do consumidor. Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados já substituíram ou pretendem substituir presentes materiais por experiências, como viagens, jantares ou passeios.
Para o gerente executivo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Daniel Sakamoto, a tendência reflete as novas relações de consumo. “Existe um movimento crescente de troca do presente físico por experiências, algo que dialoga com o momento atual e com o valor atribuído às vivências”, afirmou.
Natal deve movimentar R$ 85 bilhões na economia
A pesquisa, realizada pela CNDL em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), estima que mais de 124 milhões de pessoas devem ir às compras neste fim de ano. Com isso, cerca de R$ 85 bilhões devem ser injetados na economia brasileira.
Pesquisa de preços é prioridade para consumidores
O levantamento mostra ainda que o consumidor está mais atento aos preços. Segundo Sakamoto, 8 em cada 10 brasileiros afirmam que pretendem pesquisar valores em diferentes lojas antes de comprar.
“Os preços variam bastante e hoje existem várias ferramentas que ajudam na comparação, como internet, aplicativos, redes sociais e também as lojas físicas”, destacou.
Compras presenciais ainda têm espaço
A aposentada Daisy Rachid, de 76 anos, mantém a tradição de comprar presentes todos os anos. Ela planeja gastar cerca de R$ 150 por presente, totalizando 15 itens.
“Não gosto de comprar pela internet. Prefiro ir às lojas físicas, porque gosto de ver o produto”, contou à Agência Brasil.








































