SÁBADO, 29/11/2025

Em destaque

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel

Por Fátima Diniz Castanheira

Publicado em 

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Nos últimos anos, muitos proprietários de imóveis têm sofrido execução fiscal indevida por débitos fiscais deixados pela construtora ou pelo incorporador, o que é uma temeridade porque os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção nem de decretação de ineficácia da escritura. Esse é o teor do artigo 55 da Lei nº 13.097/2015 que implantou no Brasil o Princípio da concentração na matrícula do imóvel em 2015.

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel. Confira:

Tema Repetitivo 290 – REsp 1.141.990/PR[1]

PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA. ART. 543-C, DO CPC. DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE TERCEIRO. FRAUDE À EXECUÇÃO FISCAL. ALIENAÇÃO DE BEM POSTERIOR À CITAÇÃO DO DEVEDOR. INEXISTÊNCIA DE REGISTRO NO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO – DETRAN. INEFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO. INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA. ARTIGO 185 DO CTN, COM A REDAÇÃO DADA PELA LC N.º 118/2005. SÚMULA 375/STJ. INAPLICABILIDADE. . . . . . . . . . .

  1. A Lei Complementar n.º 118, de 9 de fevereiro de 2005, alterou o artigo 185, do CTN, que passou a ostentar o seguinte teor: “Art. 185. Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública, por crédito tributário regularmente inscrito como dívida ativa.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica na hipótese de terem sido reservados, pelo devedor, bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.”

  1. In casu, o negócio jurídico em tela aperfeiçoou-se em 27.10.2005, data posterior à entrada em vigor da LC 118/2005, sendo certo que a inscrição em dívida ativa deu-se anteriormente à revenda do veículo ao recorrido, porquanto, consoante dessume-se dos autos, a citação foi efetuada em data anterior à alienação, restando inequívoca a prova dos autos quanto à ocorrência de fraude à execução fiscal.
  2. Recurso especial conhecido e provido. Acórdão submetido ao regime do artigo 543-C do CPC e da Resolução STJ n.º 08/2008.

(REsp n. 1.141.990/PR, relator Ministro Luiz Fux, Primeira Seção, julgado em 10/11/2010, DJe de 19/11/2010.)

Esse precedente jurisprudencial é inaplicável aos imóveis porque não existe presunção de má-fé do comprador de imóvel pelo simples fato de existir uma dívida ativa. A legislação evoluiu na última década tornando esse antigo Tema Repetitivo 290 inaplicável aos compradores de imóveis por pelo menos nove boas razões:

1- Esse recurso repetitivo é antigo e já superado (revogação tácita). Ele é de 2010, portanto, superado pela grande mudança ocorrida na legislação brasileira, trazida pelo novo CPC/2015 e pelo Princípio da Concentração na matrícula do imóvel (artigo 55 da Lei nº 13.097/2015);

2 – Princípio da concentração na matrícula. Por esse princípio, os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção ou de decretação de ineficácia (art. 55 da Lei 13.097/2015);

3- Reconhecimento da fraude à execução exige averbação na matrícula. O inciso II do artigo 792 do CPC/2015, ampliou o artigo 593 do CPC antigo e estabeleceu como critério para de ações reais ou reipersecutórias e atos de constrição na matrícula do imóvel a existência de averbação na matrícula. Para os bens imóveis já havia no STJ jurisprudência consolidada nesse sentido (REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, DJe de 01/12/2014):

4- Averbação premonitória da execução. É ônus do exequente promover a averbação premonitória para dar publicidade à existência da execução. O Art. 828 do CPC/2015 deu ao exequente a possibilidade de averbar a certidão de existência da execução na matrícula do imóvel desde quando foi admitida pelo juiz, de todos os bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade. Essa regra já existia no artigo 615-A do CPC antigo;

  1. É ônus do credor averbar a ação ou execução na matrícula do imóvel para dar publicidade. O inciso IX do art. 799 do CPC, estabeleceu a todos os credores, sem distinção do credor tributário, o ônus de averbar na matrícula a existência da ação ou execução, dando publicidade a seu crédito com efeito erga omnes;

6- Princípio da concentração suprimiu o ônus do comprador. Esse princípio eximiu o comprador da apresentação de certidões de feitos para caracterização da boa-fé (art. 54 e seg. da Lei nº 13.097/2015);

7- Inexistência de hierarquia de normas. Em que pese o fato de o artigo 185 do CTN ter sido introduzido por uma lei complementar (LC nº 118/2005), não existe hierarquia entre essa norma e a lei ordinária (Código de Processo Civil e princípio da concentração na matrícula). Isto porque o Supremo Tribunal Federal, no julgamento de casos análogos a este, sedimentou seu entendimento na “ausência de hierarquia entre lei complementar e ordinária”. Neles, a lei complementar é considerada “apenas formalmente complementar, mas materialmente ordinária” (RE 377457/PR). No mesmo sentido o RE 944064;

8 – CPC/2015 é aplicável a todos os processos pendentes (art. 1046);

9 – Sumula 375/STJ exige registro da penhora na matrícula do imóvel. Desde 2009, a matéria já era sumulada no STJ, nos seguintes termos “O reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente. (Súmula 375, Corte Especial, julgado em 18/03/2009, DJe 30/03/2009”.

Aos imóveis é aplicável o Tema Repetitivo 243/STJ

Importante destacar que para os imóveis existe no STJ jurisprudência consolidada em outro recurso repetitivo, este sim, aplicável aos imóveis porque condizente com a toda a legislação pátria. Ei-lo:

Tema Repetitivo 243 – REsp n. 956.943/PR[2]

PROCESSO CIVIL. RECURSO REPETITIVO. ART. 543-C DO CPC. FRAUDE DE EXECUÇÃO. EMBARGOS DE TERCEIRO. SÚMULA N. 375/STJ. CITAÇÃO VÁLIDA. NECESSIDADE. CIÊNCIA DE DEMANDA CAPAZ DE LEVAR O ALIENANTE À INSOLVÊNCIA. PROVA. ÔNUS DO CREDOR. REGISTRO DA PENHORA. ART. 659, § 4º, DO CPC. PRESUNÇÃO DE FRAUDE. ART. 615-A, § 3º, DO CPC.

  1. Para fins do art. 543-c do CPC, firma-se a seguinte orientação:

1.1. É indispensável citação válida para configuração da fraude de execução, ressalvada a hipótese prevista no § 3º do art. 615-A do CPC.

1.2. O reconhecimento da fraude de execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente (Súmula n. 375/STJ).

1.3. A presunção de boa-fé é princípio geral de direito universalmente aceito, sendo milenar a parêmia: a boa-fé se presume; a má-fé se prova.

1.4. Inexistindo registro da penhora na matrícula do imóvel, é do credor o ônus da prova de que o terceiro adquirente tinha conhecimento de demanda capaz de levar o alienante à insolvência, sob pena de tornar-se letra morta o disposto no art. 659, § 4º, do CPC.

1.5. Conforme previsto no § 3º do art. 615-A do CPC, presume-se em fraude de execução a alienação ou oneração de bens realizada após a averbação referida no dispositivo.

  1. Para a solução do caso concreto: 2.1. Aplicação da tese firmada.

2.2. Recurso especial provido para se anular o acórdão recorrido e a sentença e, consequentemente, determinar o prosseguimento do processo para a realização da instrução processual na forma requerida pelos recorrentes.

(REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, relator para acórdão Ministro João Otávio de Noronha, Corte Especial, julgado em 20/8/2014, DJe de 1/12/2014.)

Os compradores de imóveis não podem ser responsabilizados por dívidas ou execuções fiscais deixadas pelo incorporador ou construtora, nem mesmo quando seja relativa ao próprio prédio. Um condômino não pode responder pelo débito fiscal incidente sobre o prédio inteiro. Se a dívida é do empreendimento inteiro é necessária a convocação de uma assembleia extraordinária para que o síndico e demais condôminos possam deliberar sobre as providências a serem tomadas – pagar se for de natureza propter rem, movendo ação regressiva contra quem sonegou o tributo.

O uso indevido desse Tema 290 contra compradores de imóveis vem de longa data, mas só o descobrimos no final de 2022, quando publicamos um artigo na revista Conjur, alertando sobre esse risco[3].

Portanto, é cabível a defesa do comprador do imóvel através de embargos de terceiro tanto para cancelar a penhora, quanto para suspender o leilão. Quem foi vítima dessas execuções indevidas, embasadas nesse Tema Repetitivo 290/STJ, e já perdeu o imóvel pode valer-se da ação rescisória (e não mais da reclamação), como bem ensinou o professor e jurista Lenio Luiz Streck em artigo da revista Conjur[4].

O uso de precedentes inservíveis configura nulidade por falta de fundamentação da sentença ou acórdão; uma violação ao artigo 489, § 1º, inciso V e ao artigo 93 da CF/88, inciso IX. Convém lembrar ainda que a ação rescisória é uma ação nova, autônoma (e não um recurso), razão por que requer nova procuração.

Essas ocorrências no âmbito do Direito Imobiliário nos levam a uma inevitável reflexão sobre os perigos da cópia de precedentes inservíveis, sobretudo em tempos de IA. É preciso provar a existência de similitude entre o precedente jurisprudencial e o caso em análise, além de informar a URL válida do repositório jurisprudencial oficial.

Fátima Diniz Castanheira – Advogada especializada em Direito dos Contratos

[1] REsp 1.141.990/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200900998090&dt_publicacao=19/11/2010

[2] REsp n. 956.943/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200701242518&dt_publicacao=14/12/2015

[3] CASTANHEIRA, Fátima Diniz. Fraude à execução fiscal: aplicabilidade do CPC/2015 e do princípio da concentração na matrícula do imóvel (Parte 1).  Conjur, 27.10.2022, disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-out-27/fatima-castanheira-fraude-execucao-fiscal

[4] STRECK, Lenio Luiz. Precisamos falar sobre os precedentes à brasileira. Conjur, 17.10.2022, disponível em:

https://www.conjur.com.br/2022-out-15/observatorio-constitucional-precisamos-falar-precedentes-brasileira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trechos da BR-364 terão Pare e Siga para obras de revitalização

Cronograma segue até 6 de dezembro
L
Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Concerto une Soprano, Violão e Quarteto de cordas.
L
Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Jaru, através da parceria com o deputado estadual Edevaldo Neves, que destinou os recursos para a aquisição dos insumos asfálticos, atendendo uma indicação do vereador Celiandro Marrom.
L
Chuvas irregulares impactam ritmo da semeadura dos cultivos de verão, aponta Boletim da Conab

Boletim da Conab aponta para chuvas irregulares e mal distribuídas em novembro

Ainda assim, umidade no solo e temperaturas máximas não tão elevadas favoreceram o avanço do plantio e o desenvolvimento das lavouras na maioria das regiões produtoras
L
Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Decisão do Superior Tribunal Militar atende pedido do MPM e condena oficial por crime de furto de combustível. A patente militar STM será cassada, resultando na expulsão da força naval.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Lei sancionada amplia isenção para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
L
Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

A empresa de água mineral marcou presença com estande na feira, reforçando o alinhamento com a sustentabilidade e qualidade de vida. Minalinda Agrotec 2025 valoriza inovações do campo.
L
Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Evento celebra crescimento do agro no estado e tem foco em cadeias produtivas de café e mel. Secretário Rodrigo Ribeiro Agrotec reforça modernização sustentável.
L
Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Evento começou na quinta-feira na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com 200 expositores. O Vereador Santana Feira Agrotec reforça a valorização da agroindústria e da família.
L
Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Parlamentar prestigiou o evento em Porto Velho que reúne máquinas e agricultura familiar na Estrada de Ferro. A presença de Cristiane Lopes Feira Agrotec reforça o foco no setor primário.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes proferiu voto condenando ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro. A condenação dos PMs do DF inclui o pagamento de indenização de R$ 30 milhões.
L
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais destacou debates sobre federalismo e reforçou a participação de Rondônia nas discussões sobre a PEC 38/2025.
L
Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Nova lei autoriza uso de veículos abandonados no Detran por policiais e transforma problema histórico em reforço operacional
L
Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Projeto está em sua quinta edição e leva cidadania, saúde e inclusão à zona Leste da capital
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Operação Fio Desencapado flagra luminárias municipais usadas irregularmente em residência.
14
Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Ação integrada da Fio Desencapado reforça combate a furtos de fios na capital.
14

Pai e madrasta matam filha de 3 anos, concretam corpo e convivem com ele por dois meses em Guarulhos

O crime foi descoberto nessa quinta-feira (27/11) após a mãe da criança confrontar o ex-companheiro.
18
Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Polícia Penal flagrou entorpecentes durante revista por raio-X nesta sexta-feira.
16
PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na capital rondoniense para aprofundar investigação sobre esquema criminoso envolvendo empréstimos consignados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: FONTE AGUA MINERAL PARAISO S.A.

Linha C 95, TB 40, Lote 02, Gleba 41 – Zona Rural – Alto Paraiso/RO
L

ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAODINARIA PARA CONSTITUICAO DA CONGREGACAO EVANGELICA LUTERANA BOM PASTOR

Com sede na rua Airton Sena S/N, centro da cidade Distrito de União Bandeirantes.
L
Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Candidatos não selecionados no segundo semestre devem conferir o Portal Acesso Único até esta sexta-feira. A Lista de Espera Fies 2025 garante financiamento a estudantes de baixa renda.
L
Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Praticidade, agilidade e conforto para todas as rotinas do dia.
L
Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Obras e projetos da gestão municipal apoiam a primeira edição do evento de Agroindústria e Agricultura Familiar. Moraes reforça a importância da Léo Moraes Feira Agrotec.
L

Bora Ali: Gilvan Pereira e os novos rumos do turismo em Rondônia

para uma entrevista especial sobre os principais projetos que estão transformando o turismo no estado e ampliando a visibilidade de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Economia, conforto e excelente custo-benefício para o dia a dia.
L

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO TANCREDO NEVES

Rua Lauro Corona nº 8173 – bairro Tancredo Neves – Porto Velho/RO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.