SÁBADO, 20/12/2025

Em destaque

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel

Por Fátima Diniz Castanheira

Publicado em 

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Nos últimos anos, muitos proprietários de imóveis têm sofrido execução fiscal indevida por débitos fiscais deixados pela construtora ou pelo incorporador, o que é uma temeridade porque os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção nem de decretação de ineficácia da escritura. Esse é o teor do artigo 55 da Lei nº 13.097/2015 que implantou no Brasil o Princípio da concentração na matrícula do imóvel em 2015.

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel. Confira:

Tema Repetitivo 290 – REsp 1.141.990/PR[1]

PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA. ART. 543-C, DO CPC. DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE TERCEIRO. FRAUDE À EXECUÇÃO FISCAL. ALIENAÇÃO DE BEM POSTERIOR À CITAÇÃO DO DEVEDOR. INEXISTÊNCIA DE REGISTRO NO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO – DETRAN. INEFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO. INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA. ARTIGO 185 DO CTN, COM A REDAÇÃO DADA PELA LC N.º 118/2005. SÚMULA 375/STJ. INAPLICABILIDADE. . . . . . . . . . .

  1. A Lei Complementar n.º 118, de 9 de fevereiro de 2005, alterou o artigo 185, do CTN, que passou a ostentar o seguinte teor: “Art. 185. Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública, por crédito tributário regularmente inscrito como dívida ativa.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica na hipótese de terem sido reservados, pelo devedor, bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.”

  1. In casu, o negócio jurídico em tela aperfeiçoou-se em 27.10.2005, data posterior à entrada em vigor da LC 118/2005, sendo certo que a inscrição em dívida ativa deu-se anteriormente à revenda do veículo ao recorrido, porquanto, consoante dessume-se dos autos, a citação foi efetuada em data anterior à alienação, restando inequívoca a prova dos autos quanto à ocorrência de fraude à execução fiscal.
  2. Recurso especial conhecido e provido. Acórdão submetido ao regime do artigo 543-C do CPC e da Resolução STJ n.º 08/2008.

(REsp n. 1.141.990/PR, relator Ministro Luiz Fux, Primeira Seção, julgado em 10/11/2010, DJe de 19/11/2010.)

Esse precedente jurisprudencial é inaplicável aos imóveis porque não existe presunção de má-fé do comprador de imóvel pelo simples fato de existir uma dívida ativa. A legislação evoluiu na última década tornando esse antigo Tema Repetitivo 290 inaplicável aos compradores de imóveis por pelo menos nove boas razões:

1- Esse recurso repetitivo é antigo e já superado (revogação tácita). Ele é de 2010, portanto, superado pela grande mudança ocorrida na legislação brasileira, trazida pelo novo CPC/2015 e pelo Princípio da Concentração na matrícula do imóvel (artigo 55 da Lei nº 13.097/2015);

2 – Princípio da concentração na matrícula. Por esse princípio, os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção ou de decretação de ineficácia (art. 55 da Lei 13.097/2015);

3- Reconhecimento da fraude à execução exige averbação na matrícula. O inciso II do artigo 792 do CPC/2015, ampliou o artigo 593 do CPC antigo e estabeleceu como critério para de ações reais ou reipersecutórias e atos de constrição na matrícula do imóvel a existência de averbação na matrícula. Para os bens imóveis já havia no STJ jurisprudência consolidada nesse sentido (REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, DJe de 01/12/2014):

4- Averbação premonitória da execução. É ônus do exequente promover a averbação premonitória para dar publicidade à existência da execução. O Art. 828 do CPC/2015 deu ao exequente a possibilidade de averbar a certidão de existência da execução na matrícula do imóvel desde quando foi admitida pelo juiz, de todos os bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade. Essa regra já existia no artigo 615-A do CPC antigo;

  1. É ônus do credor averbar a ação ou execução na matrícula do imóvel para dar publicidade. O inciso IX do art. 799 do CPC, estabeleceu a todos os credores, sem distinção do credor tributário, o ônus de averbar na matrícula a existência da ação ou execução, dando publicidade a seu crédito com efeito erga omnes;

6- Princípio da concentração suprimiu o ônus do comprador. Esse princípio eximiu o comprador da apresentação de certidões de feitos para caracterização da boa-fé (art. 54 e seg. da Lei nº 13.097/2015);

7- Inexistência de hierarquia de normas. Em que pese o fato de o artigo 185 do CTN ter sido introduzido por uma lei complementar (LC nº 118/2005), não existe hierarquia entre essa norma e a lei ordinária (Código de Processo Civil e princípio da concentração na matrícula). Isto porque o Supremo Tribunal Federal, no julgamento de casos análogos a este, sedimentou seu entendimento na “ausência de hierarquia entre lei complementar e ordinária”. Neles, a lei complementar é considerada “apenas formalmente complementar, mas materialmente ordinária” (RE 377457/PR). No mesmo sentido o RE 944064;

8 – CPC/2015 é aplicável a todos os processos pendentes (art. 1046);

9 – Sumula 375/STJ exige registro da penhora na matrícula do imóvel. Desde 2009, a matéria já era sumulada no STJ, nos seguintes termos “O reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente. (Súmula 375, Corte Especial, julgado em 18/03/2009, DJe 30/03/2009”.

Aos imóveis é aplicável o Tema Repetitivo 243/STJ

Importante destacar que para os imóveis existe no STJ jurisprudência consolidada em outro recurso repetitivo, este sim, aplicável aos imóveis porque condizente com a toda a legislação pátria. Ei-lo:

Tema Repetitivo 243 – REsp n. 956.943/PR[2]

PROCESSO CIVIL. RECURSO REPETITIVO. ART. 543-C DO CPC. FRAUDE DE EXECUÇÃO. EMBARGOS DE TERCEIRO. SÚMULA N. 375/STJ. CITAÇÃO VÁLIDA. NECESSIDADE. CIÊNCIA DE DEMANDA CAPAZ DE LEVAR O ALIENANTE À INSOLVÊNCIA. PROVA. ÔNUS DO CREDOR. REGISTRO DA PENHORA. ART. 659, § 4º, DO CPC. PRESUNÇÃO DE FRAUDE. ART. 615-A, § 3º, DO CPC.

  1. Para fins do art. 543-c do CPC, firma-se a seguinte orientação:

1.1. É indispensável citação válida para configuração da fraude de execução, ressalvada a hipótese prevista no § 3º do art. 615-A do CPC.

1.2. O reconhecimento da fraude de execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente (Súmula n. 375/STJ).

1.3. A presunção de boa-fé é princípio geral de direito universalmente aceito, sendo milenar a parêmia: a boa-fé se presume; a má-fé se prova.

1.4. Inexistindo registro da penhora na matrícula do imóvel, é do credor o ônus da prova de que o terceiro adquirente tinha conhecimento de demanda capaz de levar o alienante à insolvência, sob pena de tornar-se letra morta o disposto no art. 659, § 4º, do CPC.

1.5. Conforme previsto no § 3º do art. 615-A do CPC, presume-se em fraude de execução a alienação ou oneração de bens realizada após a averbação referida no dispositivo.

  1. Para a solução do caso concreto: 2.1. Aplicação da tese firmada.

2.2. Recurso especial provido para se anular o acórdão recorrido e a sentença e, consequentemente, determinar o prosseguimento do processo para a realização da instrução processual na forma requerida pelos recorrentes.

(REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, relator para acórdão Ministro João Otávio de Noronha, Corte Especial, julgado em 20/8/2014, DJe de 1/12/2014.)

Os compradores de imóveis não podem ser responsabilizados por dívidas ou execuções fiscais deixadas pelo incorporador ou construtora, nem mesmo quando seja relativa ao próprio prédio. Um condômino não pode responder pelo débito fiscal incidente sobre o prédio inteiro. Se a dívida é do empreendimento inteiro é necessária a convocação de uma assembleia extraordinária para que o síndico e demais condôminos possam deliberar sobre as providências a serem tomadas – pagar se for de natureza propter rem, movendo ação regressiva contra quem sonegou o tributo.

O uso indevido desse Tema 290 contra compradores de imóveis vem de longa data, mas só o descobrimos no final de 2022, quando publicamos um artigo na revista Conjur, alertando sobre esse risco[3].

Portanto, é cabível a defesa do comprador do imóvel através de embargos de terceiro tanto para cancelar a penhora, quanto para suspender o leilão. Quem foi vítima dessas execuções indevidas, embasadas nesse Tema Repetitivo 290/STJ, e já perdeu o imóvel pode valer-se da ação rescisória (e não mais da reclamação), como bem ensinou o professor e jurista Lenio Luiz Streck em artigo da revista Conjur[4].

O uso de precedentes inservíveis configura nulidade por falta de fundamentação da sentença ou acórdão; uma violação ao artigo 489, § 1º, inciso V e ao artigo 93 da CF/88, inciso IX. Convém lembrar ainda que a ação rescisória é uma ação nova, autônoma (e não um recurso), razão por que requer nova procuração.

Essas ocorrências no âmbito do Direito Imobiliário nos levam a uma inevitável reflexão sobre os perigos da cópia de precedentes inservíveis, sobretudo em tempos de IA. É preciso provar a existência de similitude entre o precedente jurisprudencial e o caso em análise, além de informar a URL válida do repositório jurisprudencial oficial.

Fátima Diniz Castanheira – Advogada especializada em Direito dos Contratos

[1] REsp 1.141.990/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200900998090&dt_publicacao=19/11/2010

[2] REsp n. 956.943/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200701242518&dt_publicacao=14/12/2015

[3] CASTANHEIRA, Fátima Diniz. Fraude à execução fiscal: aplicabilidade do CPC/2015 e do princípio da concentração na matrícula do imóvel (Parte 1).  Conjur, 27.10.2022, disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-out-27/fatima-castanheira-fraude-execucao-fiscal

[4] STRECK, Lenio Luiz. Precisamos falar sobre os precedentes à brasileira. Conjur, 17.10.2022, disponível em:

https://www.conjur.com.br/2022-out-15/observatorio-constitucional-precisamos-falar-precedentes-brasileira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia apresenta balanço das principais ações realizadas entre 15 e 19 de dezembro

Governo de Rondônia apresenta balanço das principais ações realizadas entre 15 e 19 de dezembro

Ações do governo de Rondônia entre 15 e 19 de dezembro incluem investimentos em segurança, educação, agricultura familiar, esporte, meio ambiente e qualificação profissional
L
Prefeito Léo Moraes aparece entre os três mais bem avaliados do país em pesquisa AtlasIntel

Prefeito Léo Moraes aparece entre os três mais bem avaliados do país em pesquisa AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel aponta 75% de aprovação ao prefeito Léo Moraes em Porto Velho, com uma das menores rejeições do Brasil
L

A detecção contínua de sistemas convectivos de tempestades abrange as regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste, Leste e Sudeste

Imagens meteorológicas indicam fortes chuvas na Bolívia e no Norte do Brasil nos próximos dias, com influência direta em Rondônia e risco de elevação dos rios Mamoré e Madeira.
L
Em parceria com Correios, Instituto Beneficente Guerreiras da Nova Porto Velho entrega presentes para crianças

Em parceria com Correios, Instituto Beneficente Guerreiras da Nova Porto Velho entrega presentes para crianças

Parceria solidária entre Correios e instituto atende pedidos de cartas escritas por crianças em ação realizada na zona leste de Porto Velho.
L

Operação feriado tem início na BR-364; obras terão restrições

A Nova 364 Concessionária de Rodovia inicia nesta sexta-feira, 19, a Operação Feriado. Até 4 de janeiro, todo efetivo operacional estará empenhado para garantir pronta-resposta ao usuário e fluidez do tráfego.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Texto fixa meta de superávit de R$ 34,2 bilhões e segue para sanção presidencial.
L
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Relatório do deputado Isnaldo Bulhões prevê despesas de R$ 6,5 trilhões e destina R$ 61 bilhões para emendas parlamentares no próximo ano.
L
Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Deputado Sóstenes Cavalcante afirma que os R$ 400 mil encontrados pela Polícia Federal são fruto da venda de um imóvel e nega irregularidades.
L
Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes nega recurso contra pena de 27 anos de prisão por entender que Jair Bolsonaro não cumpre requisitos para novo julgamento.
L

Avatar Fogo e Cinzas chega ao Cine Araújo em Porto Velho

O novo capítulo da saga dirigida por James Cameron está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho, com diversas opções de horários, salas 3D, sessões dubladas, legendadas, VIP e projeção a laser para o público aproveitar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Bets voltam a permitir contas ativas de beneficiários por decisão do STF.
L
PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

Saúde exige procedimento urgente.
L
Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Educação garante segurança jurídica.
L
Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

A deputada solicita à Seduc reforma geral em escola estadual de Jacinópolis, em Nova Mamoré
L
Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Dra. Taíssa solicita ao DER a revitalização da ponte que dá acesso à Linha 101, em União Bandeirantes
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Três adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas no bairro Mariana

Três adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas no bairro Mariana

A ocorrência foi registrada durante patrulhamento do Setor 13 do 5º Batalhão da PM
10
Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS reacendem debate sobre conduta pública.
L
Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Câmeras de monitoramento flagram suspeita escondendo produtos de higiene e cosméticos em estabelecimento na avenida Jatuarana, em Porto Velho.
10
Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Investigação iniciada em Guajará-Mirim leva policiais a imóvel utilizado para refino e venda de entorpecentes em larga escala na capital.
12
Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão prendem suspeitos com simulacro de arma e celulares roubados após perseguição no bairro São Francisco, em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil espera assinatura rápida do acordo Mercosul–UE

Brasil espera assinatura rápida do acordo Mercosul–UE

Alckmin reforça otimismo sobre acordo Mercosul–União Europeia.
L
Federação Rondoniense de Tênis de Mesa apresenta resultados do nacional

Federação Rondoniense de Tênis de Mesa apresenta resultados do nacional

Presidente Jesse Tagino destaca conquistas de medalhas e evolução técnica de Rondônia no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa durante coletiva.
L
CMN regulamenta crédito de R$ 6 bilhões para caminhões

CMN regulamenta crédito de R$ 6 bilhões para caminhões

Linha do CMN cria financiamento de caminhões novos e seminovos.
L
Campinas encara Perugia na semifinal do Mundial de Clubes

Campinas encara Perugia na semifinal do Mundial de Clubes

Mundial de Clubes tem Campinas como único brasileiro vivo na disputa.
L
Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Mamografia passa a ser direito no SUS para mulheres desde os 40 anos.
L
Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Sociobio Mais permite solicitar subvenção por vendas abaixo do preço mínimo.
L
Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática reúne pesquisadores de Rondônia e povos tradicionais em debates científicos e comunitários no Paraná.
L
Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Manutenção inclui substituição de tubos e manilhas para melhorar vazão.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Governo aposta em receitas extras para reforçar Orçamento de 2026

Governo aposta em receitas extras para reforçar Orçamento de 2026

Medidas incluem combate ao devedor contumaz e tributação sobre criptoativos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.