SÁBADO, 10/01/2026
Publicidade

Em destaque

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel

Por Fátima Diniz Castanheira

Publicado em 

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Nos últimos anos, muitos proprietários de imóveis têm sofrido execução fiscal indevida por débitos fiscais deixados pela construtora ou pelo incorporador, o que é uma temeridade porque os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção nem de decretação de ineficácia da escritura. Esse é o teor do artigo 55 da Lei nº 13.097/2015 que implantou no Brasil o Princípio da concentração na matrícula do imóvel em 2015.

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel. Confira:

Tema Repetitivo 290 – REsp 1.141.990/PR[1]

PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA. ART. 543-C, DO CPC. DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE TERCEIRO. FRAUDE À EXECUÇÃO FISCAL. ALIENAÇÃO DE BEM POSTERIOR À CITAÇÃO DO DEVEDOR. INEXISTÊNCIA DE REGISTRO NO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO – DETRAN. INEFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO. INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA. ARTIGO 185 DO CTN, COM A REDAÇÃO DADA PELA LC N.º 118/2005. SÚMULA 375/STJ. INAPLICABILIDADE. . . . . . . . . . .

  1. A Lei Complementar n.º 118, de 9 de fevereiro de 2005, alterou o artigo 185, do CTN, que passou a ostentar o seguinte teor: “Art. 185. Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública, por crédito tributário regularmente inscrito como dívida ativa.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica na hipótese de terem sido reservados, pelo devedor, bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.”

  1. In casu, o negócio jurídico em tela aperfeiçoou-se em 27.10.2005, data posterior à entrada em vigor da LC 118/2005, sendo certo que a inscrição em dívida ativa deu-se anteriormente à revenda do veículo ao recorrido, porquanto, consoante dessume-se dos autos, a citação foi efetuada em data anterior à alienação, restando inequívoca a prova dos autos quanto à ocorrência de fraude à execução fiscal.
  2. Recurso especial conhecido e provido. Acórdão submetido ao regime do artigo 543-C do CPC e da Resolução STJ n.º 08/2008.

(REsp n. 1.141.990/PR, relator Ministro Luiz Fux, Primeira Seção, julgado em 10/11/2010, DJe de 19/11/2010.)

Esse precedente jurisprudencial é inaplicável aos imóveis porque não existe presunção de má-fé do comprador de imóvel pelo simples fato de existir uma dívida ativa. A legislação evoluiu na última década tornando esse antigo Tema Repetitivo 290 inaplicável aos compradores de imóveis por pelo menos nove boas razões:

1- Esse recurso repetitivo é antigo e já superado (revogação tácita). Ele é de 2010, portanto, superado pela grande mudança ocorrida na legislação brasileira, trazida pelo novo CPC/2015 e pelo Princípio da Concentração na matrícula do imóvel (artigo 55 da Lei nº 13.097/2015);

2 – Princípio da concentração na matrícula. Por esse princípio, os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção ou de decretação de ineficácia (art. 55 da Lei 13.097/2015);

3- Reconhecimento da fraude à execução exige averbação na matrícula. O inciso II do artigo 792 do CPC/2015, ampliou o artigo 593 do CPC antigo e estabeleceu como critério para de ações reais ou reipersecutórias e atos de constrição na matrícula do imóvel a existência de averbação na matrícula. Para os bens imóveis já havia no STJ jurisprudência consolidada nesse sentido (REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, DJe de 01/12/2014):

4- Averbação premonitória da execução. É ônus do exequente promover a averbação premonitória para dar publicidade à existência da execução. O Art. 828 do CPC/2015 deu ao exequente a possibilidade de averbar a certidão de existência da execução na matrícula do imóvel desde quando foi admitida pelo juiz, de todos os bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade. Essa regra já existia no artigo 615-A do CPC antigo;

  1. É ônus do credor averbar a ação ou execução na matrícula do imóvel para dar publicidade. O inciso IX do art. 799 do CPC, estabeleceu a todos os credores, sem distinção do credor tributário, o ônus de averbar na matrícula a existência da ação ou execução, dando publicidade a seu crédito com efeito erga omnes;

6- Princípio da concentração suprimiu o ônus do comprador. Esse princípio eximiu o comprador da apresentação de certidões de feitos para caracterização da boa-fé (art. 54 e seg. da Lei nº 13.097/2015);

7- Inexistência de hierarquia de normas. Em que pese o fato de o artigo 185 do CTN ter sido introduzido por uma lei complementar (LC nº 118/2005), não existe hierarquia entre essa norma e a lei ordinária (Código de Processo Civil e princípio da concentração na matrícula). Isto porque o Supremo Tribunal Federal, no julgamento de casos análogos a este, sedimentou seu entendimento na “ausência de hierarquia entre lei complementar e ordinária”. Neles, a lei complementar é considerada “apenas formalmente complementar, mas materialmente ordinária” (RE 377457/PR). No mesmo sentido o RE 944064;

8 – CPC/2015 é aplicável a todos os processos pendentes (art. 1046);

9 – Sumula 375/STJ exige registro da penhora na matrícula do imóvel. Desde 2009, a matéria já era sumulada no STJ, nos seguintes termos “O reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente. (Súmula 375, Corte Especial, julgado em 18/03/2009, DJe 30/03/2009”.

Aos imóveis é aplicável o Tema Repetitivo 243/STJ

Importante destacar que para os imóveis existe no STJ jurisprudência consolidada em outro recurso repetitivo, este sim, aplicável aos imóveis porque condizente com a toda a legislação pátria. Ei-lo:

Tema Repetitivo 243 – REsp n. 956.943/PR[2]

PROCESSO CIVIL. RECURSO REPETITIVO. ART. 543-C DO CPC. FRAUDE DE EXECUÇÃO. EMBARGOS DE TERCEIRO. SÚMULA N. 375/STJ. CITAÇÃO VÁLIDA. NECESSIDADE. CIÊNCIA DE DEMANDA CAPAZ DE LEVAR O ALIENANTE À INSOLVÊNCIA. PROVA. ÔNUS DO CREDOR. REGISTRO DA PENHORA. ART. 659, § 4º, DO CPC. PRESUNÇÃO DE FRAUDE. ART. 615-A, § 3º, DO CPC.

  1. Para fins do art. 543-c do CPC, firma-se a seguinte orientação:

1.1. É indispensável citação válida para configuração da fraude de execução, ressalvada a hipótese prevista no § 3º do art. 615-A do CPC.

1.2. O reconhecimento da fraude de execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente (Súmula n. 375/STJ).

1.3. A presunção de boa-fé é princípio geral de direito universalmente aceito, sendo milenar a parêmia: a boa-fé se presume; a má-fé se prova.

1.4. Inexistindo registro da penhora na matrícula do imóvel, é do credor o ônus da prova de que o terceiro adquirente tinha conhecimento de demanda capaz de levar o alienante à insolvência, sob pena de tornar-se letra morta o disposto no art. 659, § 4º, do CPC.

1.5. Conforme previsto no § 3º do art. 615-A do CPC, presume-se em fraude de execução a alienação ou oneração de bens realizada após a averbação referida no dispositivo.

  1. Para a solução do caso concreto: 2.1. Aplicação da tese firmada.

2.2. Recurso especial provido para se anular o acórdão recorrido e a sentença e, consequentemente, determinar o prosseguimento do processo para a realização da instrução processual na forma requerida pelos recorrentes.

(REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, relator para acórdão Ministro João Otávio de Noronha, Corte Especial, julgado em 20/8/2014, DJe de 1/12/2014.)

Os compradores de imóveis não podem ser responsabilizados por dívidas ou execuções fiscais deixadas pelo incorporador ou construtora, nem mesmo quando seja relativa ao próprio prédio. Um condômino não pode responder pelo débito fiscal incidente sobre o prédio inteiro. Se a dívida é do empreendimento inteiro é necessária a convocação de uma assembleia extraordinária para que o síndico e demais condôminos possam deliberar sobre as providências a serem tomadas – pagar se for de natureza propter rem, movendo ação regressiva contra quem sonegou o tributo.

O uso indevido desse Tema 290 contra compradores de imóveis vem de longa data, mas só o descobrimos no final de 2022, quando publicamos um artigo na revista Conjur, alertando sobre esse risco[3].

Portanto, é cabível a defesa do comprador do imóvel através de embargos de terceiro tanto para cancelar a penhora, quanto para suspender o leilão. Quem foi vítima dessas execuções indevidas, embasadas nesse Tema Repetitivo 290/STJ, e já perdeu o imóvel pode valer-se da ação rescisória (e não mais da reclamação), como bem ensinou o professor e jurista Lenio Luiz Streck em artigo da revista Conjur[4].

O uso de precedentes inservíveis configura nulidade por falta de fundamentação da sentença ou acórdão; uma violação ao artigo 489, § 1º, inciso V e ao artigo 93 da CF/88, inciso IX. Convém lembrar ainda que a ação rescisória é uma ação nova, autônoma (e não um recurso), razão por que requer nova procuração.

Essas ocorrências no âmbito do Direito Imobiliário nos levam a uma inevitável reflexão sobre os perigos da cópia de precedentes inservíveis, sobretudo em tempos de IA. É preciso provar a existência de similitude entre o precedente jurisprudencial e o caso em análise, além de informar a URL válida do repositório jurisprudencial oficial.

Fátima Diniz Castanheira – Advogada especializada em Direito dos Contratos

[1] REsp 1.141.990/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200900998090&dt_publicacao=19/11/2010

[2] REsp n. 956.943/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200701242518&dt_publicacao=14/12/2015

[3] CASTANHEIRA, Fátima Diniz. Fraude à execução fiscal: aplicabilidade do CPC/2015 e do princípio da concentração na matrícula do imóvel (Parte 1).  Conjur, 27.10.2022, disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-out-27/fatima-castanheira-fraude-execucao-fiscal

[4] STRECK, Lenio Luiz. Precisamos falar sobre os precedentes à brasileira. Conjur, 17.10.2022, disponível em:

https://www.conjur.com.br/2022-out-15/observatorio-constitucional-precisamos-falar-precedentes-brasileira

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Força Penal Nacional tem atuação prorrogada em Porto Velho por mais seis meses

Força Penal Nacional tem atuação prorrogada em Porto Velho por mais seis meses

Presença federal no sistema prisional da capital de Rondônia foi estendida por mais seis meses, com foco em treinamento e prontidão operacional.
L
Planejamento para 2026: seis lições de sabedoria para guiar o novo ano

Planejamento para 2026: seis lições de sabedoria para guiar o novo ano

Reflexões de líderes, escritores e pensadores inspiram ações que valorizam tempo, paciência, paz e afeto nas relações pessoais e profissionais.
L
Horóscopo de segunda-feira (12/1): foco e retomada gradual

Horóscopo de sábado (10/1): pausa consciente e ajustes internos

Previsões para sábado, 10 de janeiro de 2026, indicam um dia propício para desacelerar, refletir e fortalecer o equilíbrio emocional
L

Pedágio eletrônico passa a funcionar na segunda-feira; saiba com cadastrar o veículo

Novo modelo elimina necessidade de parada em cancelas
L

Pelo 3° ano seguido, Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Reconhecimento nacional reforça o compromisso da instituição com a qualidade e a experiência dos associados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Concurso 2.958 terá transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook das Loterias Caixa; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Após dados mostrarem criação de apenas 50 mil empregos em dezembro nos EUA, dólar recua e bolsa brasileira fecha acima de 163 mil pontos, impulsionada por fatores internos e externos.
L
Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Mark Carney aceitou convite de Lula após telefonema em que ambos condenaram o uso da força contra a Venezuela e defenderam cooperação política e comercial.
L
Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Pedido da Fifa inclui benefícios fiscais, nova Lei Geral da Copa e ajustes na legislação eleitoral para viabilizar o torneio no Brasil.
L
Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

O investimento visa agilizar o socorro médico em regiões remotas e reafirma a luta diária da parlamentar pela melhoria do sistema público de saúde em Rondônia.
L
Dra. Taíssa garante R$ 250 mil para exames de imagem em Alto Paraíso

Dra. Taíssa garante R$ 250 mil para exames de imagem em Alto Paraíso

Emenda da deputada para custeio de tomografias e ressonâncias, fortalecendo a saúde pública de Alto Paraíso
L
Deputado Cássio Gois garante R$ 570 mil para construção de praça coberta em Cacoal

Deputado Cássio Gois garante R$ 570 mil para construção de praça coberta em Cacoal

Recurso assegurado pelo deputado viabiliza praça coberta com playground no bairro Vista Alegre, ampliando lazer e qualidade de vida
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem agride colega de trabalho e é levado à Unisp em Vilhena

Homem agride colega de trabalho e é levado à Unisp em Vilhena

Funcionária relatou ofensas reiteradas e agressão física dentro de loja no centro da cidade, na presença de outros empregados.
16
Homem é preso por violência doméstica e estupro conjugal em Vilhena

Homem é preso por violência doméstica e estupro conjugal em Vilhena

Suspeito não aceitava separação, ameaçou matar a esposa e mantinha relações sexuais sem consentimento; criança autista presenciou brigas.
18
Polícia flagra adolescentes bebendo e usando drogas em festa funk em Vilhena

Polícia flagra adolescentes bebendo e usando drogas em festa funk em Vilhena

Menina de 14 anos contou à PM que fuma maconha desde os 11; denúncia anônima levou à apreensão de bebidas e entorpecentes no bairro Belém.
14
Bando é preso com moto roubada após perseguição na zona leste:

Bando é preso com moto roubada após perseguição na zona leste

Criminosos tentaram fugir e se esconder em residência, mas foram localizados pela Polícia Militar.
14
homem-e-preso-apos-agredir-a-propria-mae-em-porto-velho

Homem é preso após agredir a própria mãe em Porto Velho

Confusão ocorreu dentro da residência da família, no bairro Jardim Santana, após consumo de bebida alcoólica.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Regina Nazaré da Silva

Nota de pesar: Regina Nazaré da Silva

Mulher ativa, alegre e cheia de energia, Regina Nazaré da Silva deixa um legado de amor, convivência e fé, com cerimônia de despedida marcada na capital.
L
Produtores de Rondônia podem ampliar mercado com nova política do cacau

Produtores de Rondônia podem ampliar mercado com nova política do cacau

Lei nº 15.337 reforça crédito, tecnologia e sustentabilidade, criando cenário favorável para a cacauicultura rondoniense e a abertura de novos mercados.
L
CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

Benefício vale apenas para CNH digital e para motoristas sem infrações; condutores acima de 70 anos ficam fora da regra.
L
Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Pesquisa aponta que 88% sentem impacto no orçamento e adotam economia, com reutilização de itens, troca de marcas e compras híbridas para reduzir gastos em 2026.
L
Jujutsu Kaisen retorna e divulga calendário na Crunchyroll:

Jujutsu Kaisen retorna e divulga calendário na Crunchyroll:

Nova temporada estreia com episódios duplos e marca o início do arco Jogo do Abate, considerado um dos mais violentos e decisivos da série.
L
INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026

Datas de depósitos levam em consideração o número final do cartão de benefício; consulta aos valores pode ser feita pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
L
Acidente entre carros é registrado em cruzamento de Porto Velho

Acidente entre carros é registrado em cruzamento de Porto Velho

Colisão envolvendo Fiat Mobi e Argo ocorreu na madrugada de sábado no cruzamento das avenidas Amazonas e Jorge Teixeira; sem feridos, semáforo estava apenas em alerta.
10
Força Tática prende quatro por furto de soja no Rio Madeira

Força Tática prende quatro por furto de soja no Rio Madeira

Polícia Militar deteve suspeitos que saqueavam carga de soja em embarcação nas margens do Rio Madeira, recuperando parte do produto e encaminhando-os ao flagrantes.
14
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Porto Velho

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Porto Velho

Suspeito de violência doméstica foi detido pela Polícia Militar após perseguir ex-companheira, sendo encontrado com munição e levado a unidade de saúde por mal-estar.
16
Saída dos EUA da Convenção do Clima é "gol contra", afirma secretário da ONU

Saída dos EUA da Convenção do Clima é “gol contra”, afirma secretário da ONU

Simon Stiell alerta que decisão do governo Trump de deixar UNFCCC e Fundo Verde prejudica economia, segurança e liderança climática dos EUA.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.