SÁBADO, 31/01/2026

Em destaque

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel

Por Fátima Diniz Castanheira

Publicado em 

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Nos últimos anos, muitos proprietários de imóveis têm sofrido execução fiscal indevida por débitos fiscais deixados pela construtora ou pelo incorporador, o que é uma temeridade porque os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção nem de decretação de ineficácia da escritura. Esse é o teor do artigo 55 da Lei nº 13.097/2015 que implantou no Brasil o Princípio da concentração na matrícula do imóvel em 2015.

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel. Confira:

Tema Repetitivo 290 – REsp 1.141.990/PR[1]

PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA. ART. 543-C, DO CPC. DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE TERCEIRO. FRAUDE À EXECUÇÃO FISCAL. ALIENAÇÃO DE BEM POSTERIOR À CITAÇÃO DO DEVEDOR. INEXISTÊNCIA DE REGISTRO NO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO – DETRAN. INEFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO. INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA. ARTIGO 185 DO CTN, COM A REDAÇÃO DADA PELA LC N.º 118/2005. SÚMULA 375/STJ. INAPLICABILIDADE. . . . . . . . . . .

  1. A Lei Complementar n.º 118, de 9 de fevereiro de 2005, alterou o artigo 185, do CTN, que passou a ostentar o seguinte teor: “Art. 185. Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública, por crédito tributário regularmente inscrito como dívida ativa.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica na hipótese de terem sido reservados, pelo devedor, bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.”

  1. In casu, o negócio jurídico em tela aperfeiçoou-se em 27.10.2005, data posterior à entrada em vigor da LC 118/2005, sendo certo que a inscrição em dívida ativa deu-se anteriormente à revenda do veículo ao recorrido, porquanto, consoante dessume-se dos autos, a citação foi efetuada em data anterior à alienação, restando inequívoca a prova dos autos quanto à ocorrência de fraude à execução fiscal.
  2. Recurso especial conhecido e provido. Acórdão submetido ao regime do artigo 543-C do CPC e da Resolução STJ n.º 08/2008.

(REsp n. 1.141.990/PR, relator Ministro Luiz Fux, Primeira Seção, julgado em 10/11/2010, DJe de 19/11/2010.)

Esse precedente jurisprudencial é inaplicável aos imóveis porque não existe presunção de má-fé do comprador de imóvel pelo simples fato de existir uma dívida ativa. A legislação evoluiu na última década tornando esse antigo Tema Repetitivo 290 inaplicável aos compradores de imóveis por pelo menos nove boas razões:

1- Esse recurso repetitivo é antigo e já superado (revogação tácita). Ele é de 2010, portanto, superado pela grande mudança ocorrida na legislação brasileira, trazida pelo novo CPC/2015 e pelo Princípio da Concentração na matrícula do imóvel (artigo 55 da Lei nº 13.097/2015);

2 – Princípio da concentração na matrícula. Por esse princípio, os imóveis destinados à comercialização não podem ser objeto de evicção ou de decretação de ineficácia (art. 55 da Lei 13.097/2015);

3- Reconhecimento da fraude à execução exige averbação na matrícula. O inciso II do artigo 792 do CPC/2015, ampliou o artigo 593 do CPC antigo e estabeleceu como critério para de ações reais ou reipersecutórias e atos de constrição na matrícula do imóvel a existência de averbação na matrícula. Para os bens imóveis já havia no STJ jurisprudência consolidada nesse sentido (REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, DJe de 01/12/2014):

4- Averbação premonitória da execução. É ônus do exequente promover a averbação premonitória para dar publicidade à existência da execução. O Art. 828 do CPC/2015 deu ao exequente a possibilidade de averbar a certidão de existência da execução na matrícula do imóvel desde quando foi admitida pelo juiz, de todos os bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade. Essa regra já existia no artigo 615-A do CPC antigo;

  1. É ônus do credor averbar a ação ou execução na matrícula do imóvel para dar publicidade. O inciso IX do art. 799 do CPC, estabeleceu a todos os credores, sem distinção do credor tributário, o ônus de averbar na matrícula a existência da ação ou execução, dando publicidade a seu crédito com efeito erga omnes;

6- Princípio da concentração suprimiu o ônus do comprador. Esse princípio eximiu o comprador da apresentação de certidões de feitos para caracterização da boa-fé (art. 54 e seg. da Lei nº 13.097/2015);

7- Inexistência de hierarquia de normas. Em que pese o fato de o artigo 185 do CTN ter sido introduzido por uma lei complementar (LC nº 118/2005), não existe hierarquia entre essa norma e a lei ordinária (Código de Processo Civil e princípio da concentração na matrícula). Isto porque o Supremo Tribunal Federal, no julgamento de casos análogos a este, sedimentou seu entendimento na “ausência de hierarquia entre lei complementar e ordinária”. Neles, a lei complementar é considerada “apenas formalmente complementar, mas materialmente ordinária” (RE 377457/PR). No mesmo sentido o RE 944064;

8 – CPC/2015 é aplicável a todos os processos pendentes (art. 1046);

9 – Sumula 375/STJ exige registro da penhora na matrícula do imóvel. Desde 2009, a matéria já era sumulada no STJ, nos seguintes termos “O reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente. (Súmula 375, Corte Especial, julgado em 18/03/2009, DJe 30/03/2009”.

Aos imóveis é aplicável o Tema Repetitivo 243/STJ

Importante destacar que para os imóveis existe no STJ jurisprudência consolidada em outro recurso repetitivo, este sim, aplicável aos imóveis porque condizente com a toda a legislação pátria. Ei-lo:

Tema Repetitivo 243 – REsp n. 956.943/PR[2]

PROCESSO CIVIL. RECURSO REPETITIVO. ART. 543-C DO CPC. FRAUDE DE EXECUÇÃO. EMBARGOS DE TERCEIRO. SÚMULA N. 375/STJ. CITAÇÃO VÁLIDA. NECESSIDADE. CIÊNCIA DE DEMANDA CAPAZ DE LEVAR O ALIENANTE À INSOLVÊNCIA. PROVA. ÔNUS DO CREDOR. REGISTRO DA PENHORA. ART. 659, § 4º, DO CPC. PRESUNÇÃO DE FRAUDE. ART. 615-A, § 3º, DO CPC.

  1. Para fins do art. 543-c do CPC, firma-se a seguinte orientação:

1.1. É indispensável citação válida para configuração da fraude de execução, ressalvada a hipótese prevista no § 3º do art. 615-A do CPC.

1.2. O reconhecimento da fraude de execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente (Súmula n. 375/STJ).

1.3. A presunção de boa-fé é princípio geral de direito universalmente aceito, sendo milenar a parêmia: a boa-fé se presume; a má-fé se prova.

1.4. Inexistindo registro da penhora na matrícula do imóvel, é do credor o ônus da prova de que o terceiro adquirente tinha conhecimento de demanda capaz de levar o alienante à insolvência, sob pena de tornar-se letra morta o disposto no art. 659, § 4º, do CPC.

1.5. Conforme previsto no § 3º do art. 615-A do CPC, presume-se em fraude de execução a alienação ou oneração de bens realizada após a averbação referida no dispositivo.

  1. Para a solução do caso concreto: 2.1. Aplicação da tese firmada.

2.2. Recurso especial provido para se anular o acórdão recorrido e a sentença e, consequentemente, determinar o prosseguimento do processo para a realização da instrução processual na forma requerida pelos recorrentes.

(REsp n. 956.943/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi, relator para acórdão Ministro João Otávio de Noronha, Corte Especial, julgado em 20/8/2014, DJe de 1/12/2014.)

Os compradores de imóveis não podem ser responsabilizados por dívidas ou execuções fiscais deixadas pelo incorporador ou construtora, nem mesmo quando seja relativa ao próprio prédio. Um condômino não pode responder pelo débito fiscal incidente sobre o prédio inteiro. Se a dívida é do empreendimento inteiro é necessária a convocação de uma assembleia extraordinária para que o síndico e demais condôminos possam deliberar sobre as providências a serem tomadas – pagar se for de natureza propter rem, movendo ação regressiva contra quem sonegou o tributo.

O uso indevido desse Tema 290 contra compradores de imóveis vem de longa data, mas só o descobrimos no final de 2022, quando publicamos um artigo na revista Conjur, alertando sobre esse risco[3].

Portanto, é cabível a defesa do comprador do imóvel através de embargos de terceiro tanto para cancelar a penhora, quanto para suspender o leilão. Quem foi vítima dessas execuções indevidas, embasadas nesse Tema Repetitivo 290/STJ, e já perdeu o imóvel pode valer-se da ação rescisória (e não mais da reclamação), como bem ensinou o professor e jurista Lenio Luiz Streck em artigo da revista Conjur[4].

O uso de precedentes inservíveis configura nulidade por falta de fundamentação da sentença ou acórdão; uma violação ao artigo 489, § 1º, inciso V e ao artigo 93 da CF/88, inciso IX. Convém lembrar ainda que a ação rescisória é uma ação nova, autônoma (e não um recurso), razão por que requer nova procuração.

Essas ocorrências no âmbito do Direito Imobiliário nos levam a uma inevitável reflexão sobre os perigos da cópia de precedentes inservíveis, sobretudo em tempos de IA. É preciso provar a existência de similitude entre o precedente jurisprudencial e o caso em análise, além de informar a URL válida do repositório jurisprudencial oficial.

Fátima Diniz Castanheira – Advogada especializada em Direito dos Contratos

[1] REsp 1.141.990/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200900998090&dt_publicacao=19/11/2010

[2] REsp n. 956.943/PR, disponível em:

https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200701242518&dt_publicacao=14/12/2015

[3] CASTANHEIRA, Fátima Diniz. Fraude à execução fiscal: aplicabilidade do CPC/2015 e do princípio da concentração na matrícula do imóvel (Parte 1).  Conjur, 27.10.2022, disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-out-27/fatima-castanheira-fraude-execucao-fiscal

[4] STRECK, Lenio Luiz. Precisamos falar sobre os precedentes à brasileira. Conjur, 17.10.2022, disponível em:

https://www.conjur.com.br/2022-out-15/observatorio-constitucional-precisamos-falar-precedentes-brasileira

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desaparecidos no Brasil: país teve 84,7 mil casos em 2025

Desaparecidos no Brasil: país teve 84,7 mil casos em 2025

O Brasil registrou 84,7 mil pessoas desaparecidas em 2025, média de 232 casos por dia, e especialistas alertam que a subnotificação e a violência associada ampliam a gravidade do problema.
L

Paulo Augusto é desclassificado do BBB 26 após violar regras de segurança

O participante foi expulso do reality após colocar em risco a integridade física de Jonas Sulzbach durante a disputa pelo Big Fone.
L

Raposa-voadora: conheça o morcego gigante ligado ao vírus Nipah e os riscos para o Brasil

Com quase 2 metros de envergadura, o gênero Pteropus é o reservatório natural do vírus que alerta a Ásia.
L
Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães em São Paulo

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães em São Paulo

Comerciante mantinha dezenas de cachorros em subsolo insalubre, sem água, comida e cuidados veterinários; Justiça aplicou pena máxima prevista para crimes contra cães e gatos.
L
Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Adolescente de 13 anos morreu após ataque em praia da região metropolitana do Recife; autoridades reforçam monitoramento no litoral.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L
Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Programa de apoio financeiro às unidades municipais teve aumento de 34,8% na gestão Léo Moraes e libera metade das parcelas já no início do ano letivo.
L

Sintonia 360: Paulo Moraes Júnior é o convidado deste sábado

O bate-papo também aborda sua transição do setor privado para a gestão pública e como sua experiência empresarial contribui para decisões mais eficientes e alinhadas às necessidades da população.
L
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Subtítulo: Governo brasileiro e OMS avaliam que risco de pandemia é baixo; casos recentes na Índia foram isolados e contatos monitorados tiveram resultado negativo.
L
PRF em Rondônia prende cinco foragidos da justiça em menos de 24 Horas

PRF informa cronograma de interdição na BR-364 em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal divulgou horários de fechamento e liberação do fluxo no quilômetro 563, trecho de acesso ao município de Cujubim.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
L
TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

O tribunal recebe contribuições da sociedade até o fim desta sexta-feira, preparando o terreno para as audiências públicas que definirão as normas do próximo pleito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

A Polícia Civil realizou buscas na residência de Rogério S., acusado de participar de um ataque que deixou uma criança baleada na cabeça.
16
Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Uma passageira precisou de socorro médico após colisão transversal entre um Fiat Palio e uma caminhonete no cruzamento da avenida 25 de Agosto.
14
Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Dois condutores e uma passageira foram socorridos após colisão no cruzamento da avenida 25 de Agosto com a rua H, no bairro Cidade Alta.
10
Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Um veículo Ford Ecosport ficou totalmente destruído após ser consumido pelas chamas nas proximidades de uma agência bancária na região central da cidade.
12
Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Homem de 60 anos com mandado de prisão emitido em Porto Velho foi localizado em Curvelândia após operação conjunta entre as polícias civis.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Mudança de Titularidade: MERCADO REBOUCAS – LTDA

ALTERAÇÃO CONTRATUAL DE MUDANÇA DE TITULARIDADE,
L
Simples Nacional: prazo para adesão termina neste sábado

Simples Nacional: prazo para adesão termina neste sábado

Empreendedores têm até este sábado para solicitar entrada ou retorno no Simples Nacional, regime simplificado para MEI, micro e pequenas empresas, com pedido feito online.
L
Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

A campanha Show de Prêmios Energisa já premiou 35 clientes rondonienses que pagam a conta de energia via Pix, oferecendo descontos, cartões-presente e até três anos de fatura grátis.
L
Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Nova portaria da Sema entra em vigor em fevereiro e determina autorização prévia para outdoors, cartazes e outros anúncios em vias públicas.
L
Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Um cadáver com ossos expostos foi localizado por um sitiante em um matagal na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.
18
Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Um caminhoneiro de 40 anos, natural de Ouro Preto do Oeste, perdeu a vida em um grave acidente ocorrido na divisa entre Mato Grosso e Rondônia.
18
BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

Banco Central torna credenciamento de empresas de tecnologia mais rigoroso, amplia exigências de governança e gestão de riscos e busca reduzir vulnerabilidades após aumento de ataques cibernéticos.
L
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

Moeda americana avançou 1,03% nesta sexta-feira, enquanto o Ibovespa caiu 0,97%; apesar do ajuste, janeiro terminou com forte queda do dólar e o melhor mês da bolsa desde 2020.
L
Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Um homem foi detido em um supermercado no bairro Lagoinha após furtar carnes, ameaçar funcionários e causar lesões graves em dois seguranças durante uma briga.
12
Policial do Bope prende suspeito de roubo em Porto Velho

Homem é morto a tiros dentro de carro no distrito de Abunã

Um homem de 35 anos identificado como Ronaldo Pereira de Sales morreu baleado na comunidade Vila da Penha após ser atingido na cabeça por disparos de arma de fogo.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.