O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, promove neste sábado (15) uma grande feira de ciências a céu aberto. O evento, com foco nos animais dos rios e riachos que nascem dentro da floresta protegida, é chamado “Re-conhecendo nosso rio”.
O programa é gratuito e aberto ao público. É promovido pelo Laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
O Parque Nacional da Tijuca é reconhecido internacionalmente por abrigar uma das maiores florestas em área urbana do mundo, com mais de 4.200 hectares.
Conscientização sobre a fauna aquática
A programação compreende atividades nas quais os visitantes, especialmente as crianças, poderão aprender sobre os impactos ambientais e a importância de preservar a fauna de peixes e crustáceos (caranguejos e camarões).
Ana Carolina Prado-Valladares, pesquisadora em Ecologia da Fiperj e uma das coordenadoras do evento, explica que há um desconhecimento geral sobre a riqueza da fauna do Parque.
“As pessoas não sabem que os rios e riachos dessa floresta urbana guardam uma fauna rica, de peixes diversos e até mesmo espécies de caranguejos e camarões de água doce”, afirmou Prado-Valladares. A pesquisadora destacou ainda o Rio Carioca, que dá nome ao apelido dos moradores da capital.
Atividades interativas
A lista de atividades oferecidas gratuitamente inclui exposição interativa com peixes e crustáceos que existem no Parque. Haverá também um modelo mecânico mostrando a diferença entre rio natural e rio retificado.
A programação conta ainda com atividades lúdicas como Teia da Vida, Conto do rio Carioca, e teatro infantil de fantoches, com sessões programadas para as 10h, 13h e 15h.









































