A Ação da Cidadania lançou a campanha Natal Sem Fome 2025 nessa terça-feira (11), sob o tema “Ilumine o Natal de quem precisa”. Considerada a maior mobilização social do país, ela convoca milhares de pessoas a se unirem em um propósito: transformar a fome em esperança. As doações já podem ser feitas pelo site oficial da campanha.
A meta para 2025 é ambiciosa: distribuir mais de 2 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil. Para isso, mais de 3 mil comitês comunitários se mobilizam de norte a sul. Esses voluntários atuam para mapear e garantir que as cestas cheguem diretamente às famílias em situação de vulnerabilidade.
Insegurança alimentar atinge 60 milhões no Brasil
Apesar de o Brasil ter saído do Mapa da Fome, a insegurança alimentar segue como uma realidade persistente. Dados do IBGE de 2024 mostram que cerca de 24,2% dos domicílios brasileiros, o que representa mais de 60 milhões de pessoas, ainda vivem sem acesso pleno e regular à alimentação adequada.
O diretor executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso, destacou a invisibilidade dessas famílias. “Quem trabalha no supermercado, na feira ou no restaurante muitas vezes volta para casa com fome. Recorre a refeições rápidas e ultraprocessadas, permanecendo em insegurança alimentar”, afirmou Afonso, reforçando que essas histórias estão próximas da rotina dos grandes centros.
Solidariedade como valor fundamental
A campanha foi criada por Herbert de Souza (Betinho) em 1993, e segue firme com o mesmo propósito que a inspirou há mais de três décadas: garantir o direito à alimentação.
Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho, lamentou a necessidade de manter a mobilização. Ele lembrou que seu pai faria 90 anos e “estaria indignado, como todos nós, com os milhões de pessoas que ainda passam fome”.
Para Souza, o alimento é um direito universal e constitucional no Brasil. Aliviar a fome, pelo menos no Natal, sempre foi o objetivo desta campanha simbólica. “Erradicar a fome é o próximo passo”, acrescentou o presidente, conclamando a população a fazer a sua parte.











































