A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em Porto Velho, está promovendo um curso de Braille e adaptação de elementos visuais para servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). A capacitação acontece de 3 a 7 de novembro de 2025.

Com mais de 50 anos de história, a biblioteca é um centro de referência em acessibilidade. Sua Sala de Braille, adaptada há mais de 20 anos, é equipada com máquinas de escrita em Braille, lupas eletrônicas, computadores adaptados e tecnologia de ponta como o dispositivo OrCam MyEye, que transforma textos em áudio instantaneamente, promovendo maior autonomia.
Parceria e Corpo Docente
O curso é fruto de uma parceria entre a Biblioteca Municipal e a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia (ASDEVRON). O objetivo é que os servidores adquiram técnicas de leitura e escrita em Braille, essenciais para a inclusão no ambiente institucional.

A facilitadora do curso é Sebastiana da Silva Santana, servidora municipal, primeira deficiente visual Mestre em Ciências da Educação do estado de Rondônia, e membro da AJEB RO e associada ao Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamore. Sebastiana, que perdeu a visão em 2016, ressalta a importância do conhecimento:
“É fundamental que as pessoas não se sintam reféns de suas deficiências. A inclusão no processo de aprendizado e no mercado de trabalho é essencial para que todos possam exercer suas atividades diárias de maneira mais plena,” afirma.
Carlos Augusto, diretor da Biblioteca, elogiou Sebastiana como um “exemplo de inspiração e superação” em seu trabalho pela acessibilidade.
José Odair, Presidente da ASDEVRON, também destacou a relevância de promover momentos de integração e acessibilidade para a inclusão dos deficientes visuais.







































