O Brasil registrou um total de 358.553 pessoas em situação de rua no mês de outubro. Os dados são de um levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os números indicam uma predominância da população de rua nos estados do Sudeste, que concentram cerca de 60% do total do país.
São Paulo lidera o número de ocorrências
O estado de São Paulo lidera o ranking com 148.730 pessoas em situação de rua. Desse total, a capital paulista se aproxima da marca de 100 mil pessoas, com 99.477 vivendo nas ruas.
Em seguida, aparecem os estados do Rio de Janeiro, com 33.081 pessoas, e de Minas Gerais, com 32.685. Juntas, as três unidades federativas do Sudeste somam a maior parte da população de rua brasileira.
O levantamento, que utiliza dados da plataforma CadÚnico, também destacou outros estados com números elevados, como Paraná (17.091), Bahia (16.603) e Rio Grande do Sul (15.906).
Crescimento alarmante em Roraima
Um dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi o crescimento na capital de Roraima, Boa Vista. O estado do Norte possui 9.954 pessoas em situação de rua, ultrapassando números de estados com populações maiores, como Distrito Federal, Pernambuco e Amazonas.
Em 2018, Boa Vista tinha pouco mais de mil pessoas em situação de rua, o que representa um crescimento de quase dez vezes no último levantamento.
Em comparação, o crescimento nacional foi de 138 mil para 358 mil pessoas. O da capital paulista saltou de 39 mil para quase 100 mil no mesmo período.
“O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população, majoritariamente negra e historicamente tão vulnerabilizada no nosso país”, afirmou o Observatório em nota.
Os pesquisadores também destacaram a falta de transparência nos dados sobre a população de rua, solicitando que as informações sejam públicas, abertas e acessíveis a toda a sociedade.









































