A Petrobras prorrogou as inscrições para a seleção pública que vai destinar R$ 21 milhões a projetos socioambientais nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. O novo prazo, que terminaria nesta semana, se estende até 11 de novembro de 2025.
A iniciativa é inédita e tem como foco o enfrentamento das mudanças climáticas em áreas urbanas. O objetivo é fortalecer a resiliência de cidades e comunidades vulneráveis com o apoio a infraestruturas verdes e azuis, além de tecnologias que promovam a bioeconomia.
O edital, denominado Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação e Resiliência Climática nas Cidades, prioriza sete cidades no Rio Grande do Sul: Canoas, Esteio, Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
Em São Paulo, a iniciativa da Petrobras prioriza Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga e Guarujá. Os projetos podem atuar de forma ampliada, desde que na mesma bacia hidrográfica dos municípios prioritários.
Compromisso com a resiliência urbana
De acordo com José Maria Rangel, gerente-executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, o edital amplia a atuação da companhia diante da crise climática.
“Estamos estruturando uma frente dedicada a soluções baseadas na natureza, com potencial de gerar ganhos em conservação, restauração e resiliência urbana”, afirma José Maria Rangel.
A ação reforça o compromisso da Petrobras com investimentos socioambientais de impacto e com a adaptação das cidades a eventos climáticos extremos. A notícia foi divulgada pela Agência Brasil, no Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 2025.









































