O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (17) que o ex-presidente Jair Bolsonaro receba convidados em sua residência para celebrar o aniversário de 15 anos de sua filha, Laura Bolsonaro.
Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, havia solicitado permissão para realizar um almoço em comemoração à data neste sábado (18).
Com a autorização, o ex-presidente poderá receber amigos menores de idade da filha, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e outros amigos da família. A celebração deverá ocorrer entre as 9h e as 18h.
Moraes ressaltou que, para garantir a segurança e o cumprimento das medidas cautelares, os veículos dos convidados deverão ser revistados pela equipe de policiais penais que realiza a vigilância da residência.
Contexto da prisão domiciliar de Bolsonaro
A prisão domiciliar de Bolsonaro foi determinada no âmbito de um inquérito em que ele e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foram investigados. A apuração trata da atuação do ex-presidente e seu filho junto ao governo de Donald Trump nos Estados Unidos. A suspeita era de que eles tentaram promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do STF, como o cancelamento de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky.
No mês passado, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão na ação penal que apura a trama golpista.