Ace Frehley, guitarrista fundador do grupo de rock Kiss, faleceu nesta quinta-feira (17) em Nova York, aos 74 anos. A informação foi confirmada pela família do músico. De acordo com a representante de Frehley, Lori Lousararian, a morte foi atribuída a uma queda recente em casa, conforme reportado pela revista Rolling Stone.
A família divulgou um comunicado expressando profunda devastação e destacou que o músico foi cercado por “palavras de amor, carinho e orações em seus últimos momentos”. Eles ressaltaram que a “magnitude de sua morte é de proporções épicas” e que a memória de Ace, com suas incríveis conquistas, viverá para sempre.
O legado de Frehley na história do rock
Frehley foi peça fundamental na criação do Kiss na década de 1970, contribuindo para o som intenso e a estética inovadora que misturava elementos de hard rock e glam rock. A banda se tornou mundialmente famosa pela maquiagem icônica em preto e branco, os elaborados trajes de couro e a pirotecnia nos palcos, sendo também considerada uma precursora do heavy metal.
Com uma estrela pintada no rosto, Ace Frehley era conhecido pelo alter ego de Spaceman. Ele, o vocalista e baixista Gene Simmons, o guitarrista Paul Stanley e o baterista Peter Criss formavam a formação original.
O Kiss alcançou o estrelato com sucessos como “Rock and Roll All Nite” em 1975 e o álbum ao vivo “Alive!” no mesmo ano. A banda detém o recorde de ter mais álbuns de ouro (26) do que qualquer outra banda norte-americana, vendendo pelo menos 500 mil cópias nos Estados Unidos. Frehley permaneceu no grupo durante o auge e participou da reunião da banda nos anos 1990. Em carreira solo, ele também gravou o sucesso “New York Groove” em 1978.