O Ministério Público de Rondônia (MPRO), representado pelo Corregedor-Geral Héverton Alves de Aguiar, recebeu a Comenda Madeira-Mamoré na manhã de quinta-feira (2/10), em solenidade realizada no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.
A homenagem, concedida pela Prefeitura Municipal, reconhece a contribuição de pessoas e instituições para o desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade. O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, foi representado pelo Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo Marcelo Lima de Oliveira.
A Comenda Madeira-Mamoré é o maior título honorífico do município, entregue a quem colabora com a melhoria da cidade. O nome faz referência à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, marco histórico da capital rondoniense.
Ao receber a honraria, Héverton Alves de Aguiar expressou orgulho por suas raízes ribeirinhas. “É uma honra muito grande. Ser homenageado é gratificante, não pela vaidade, mas pela validação da sociedade, por suas ações e pela diversidade do pensamento humano. Sinto-me honrado em saber que o povo de minha terra reconheceu minhas ações como merecedoras”, afirmou.
A entrega da comenda integrou as comemorações pelos 111 anos de criação de Porto Velho. A cerimônia reuniu autoridades, servidores públicos e convidados no Teatro Banzeiros, um dos principais espaços culturais da cidade.